terça-feira, 17 de agosto de 2010

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO PAPADO


A autoridade monárquica do papa, hoje muito patente sobre a Igreja Católica Romana, é fruto de um longo processo. De um bispo igual aos outros, o de Roma passa a ser o primeiro entre os demais e finalmente cabeça incontestável da Igreja. Sem dúvidas que uma série de elementos contribuiram para este desenvolvimento. Para citar alguns dos mais óbvios temos: Uma linha contínua de bispos ortodoxos, com poucas excessões, nos séculos de formação e expansão e poder. Vários papas de grande envergadura, dos quais devemos citar: Inocêncio (402-417); Celestino (422-432); Leão I (440-461); e Gregório I (590-604). Também ajudou a situação caótica da administração do Império no oeste, dando oportunidade aos papas não só escaparem da tutela do imperador, como também serem elevados ao nível de representantes deste. Ajudou também o uso, devido ou não, dos escritos de Irineu e Cipriano que destacavam a primazia de Roma. Mais tarde seriam acrescentados os documentos falso, tais como a "Doação de Constantino"e os "Decretos de Isidoro". Ao mesmo tempo construiram sobre o conceito agostiniano da Cidade de Deus, sendo esta dirigida da nova Jerusalém, Roma. E por último, a conversão do povos quer posteriormente formariam a Inglaterra, França, Alemanha e o norte da Italia foi estritamente ligada ao apostolado da Igreja de Roma.

1.Até Constantino

Os antigos autores católicos tenham insistido que a Igreja de Roma foi fundada por Pedro e que tenha tido uma linha de papas, vigários de Cristo, desde então. Oscar Cullmann, teólogo protestante, examina detalhadamente a questão de Pedro ter estado em Roma. Conclui que estava lá e lá foi martirizado. Nega entretanto que tenha fundado a Igreja ou passado seus direitos aos bispos subsequentes.. Também temos que Inácio, em princípios do II século, escreveu aos cristãos em Roma. Endereçou a carta à Igreja e não a seu bispo. Todas as outras cartas de Inácio são endereçadas aos bispos das Igrejas. A diferença é significativa.

A lista dos primeiros bispos consta destes nomes: Lino, Cleto ou Anacleto, Clemente (91-100), Evaristo, Alexandre(109-119), Sixto I (119-127), Telesforo (127-138), Higino (139-142), Pio I (142-157), Aniceto (157-168), Soter (168-177), Eleutero (177-193). Estas datas são aproximadas e temos poucas informações do seu pontificado.

Vitor (193--202). Parece ser o primeiro a procurar estabelecer a autoridade papal além das fronteira de sua igreja.

Cipriano. Bispo em Cartago durante o pontificado de Cornêlio e Estevão, contribuiu bastante para fortalecer a autoridade do bispo de Roma. Defendeu as reivindicações petrinas (Mt:16:18) sem entretanto colocar o papa sobre os demais bispos.

Estevão (253-257). Procurou forçar as demais igrejas a seguir o costume romano quanto ao cálculo da data da páscoa.

Um outro elemento que contribuiu para fortalecer a posição de Roma neste período foi a crescente prática das igrejas rurais ou de pequenas cidades serem relacionadas a alguma igreja em cidade grande ou incorporadas num sistema diocesano. Esta prática começou no II século como resultado do sistema missionário das igrejas mães.

2.De Constantino a Gregório Magno

A oficialização da Igreja trouxe em seu bojo rápido desenvolvimento hierárquico. O declínio do Império e sua queda no oeste acelerou ainda mais este processo, particularmente em relação as igrejas ocidentais. Constantino se considerava bispo e até bispo dos bispos em coisas formais e até doutrinárias. Sem sua permissão não se pode reunir um sínodo. sua atuação preparou o caminho para o bispo de Roma se tornar "a episcoporum", como o foi a remoção do governo à Constantinopla.

Roma surge como árbitro entre as igrejas. No conflito entre os arianos e Atanásio, este contribuiu para fortalecer Júlio por ter recorrido ao bispo de Roma, pedindo que convocasse um concílio. Esta e outras questões entre as igrejas do leste e da África foram exploradas pelos papas para fortalecer suas próprias posições. Logo que Damasso foi eleito papa (366), Valentinian e Gratian promulgaram um edito que versava que o bispo de Roma deve ouvir e resolver disputas entre outros bispos. Assim questões religiosas seriam resolvidas pelo "sumo-pontífice"de religião e não pelos magistrados civis.

Siricius (354-398). Conseguiu que um concílio realizado em Roma decretasse que nenhum bispo deve ser consagrado sem o conhecimento e consentimento do bispo de Roma. Mesmo que seja um decreto falso, é muito antigo e exerceu grande influência.

Inocêncio I (402-417). Demonstrou grande ousadia em explorar as reivindicações de Roma, exigindo submissão universal a sua autoridade. Nomeou Rufo bispo de Tessalônica. É a primeira vez que um bispo de Roma nomeia bispo para Iliricum. Insistia que era a obrigação de todas as igrejas ocidentais se conformarem aos costumes de Roma. Afirmava que todas as questões eclesiásticas no mundo devem ser, por direito divino, remetidas à sé apostólica para lá serem decididas. Esta nova reivindicação foi imediatamente rejeitada pelas igrejas da África. Mesmo assim , é a Inocêncio I que a eventual grandeza da Sé de Roma é devida.

Celestino (422-432). durante o exercício do seu papado foi resolvido a mui agitada questão do direito de apelar a Roma decisões nas províncias. Celestino manipulou as questões de uma maneira que sempre saia ganhando o prestígio de Roma, até o ponto de dispensar os cânones de um concílio geral (questão da transferência de bispos de uma sé a outra).

Leão I (440)-461). Homem humilde, insistia que era sucessor de Pedro e que não se pode infringir a autoridade deste. Conseguiu do jovem e fraco imperador Valentino III um edito em que este reconhece a primazia da sé de Pedro e insiste que ninguém pode agir sem a permissão desta sé. No Concilio de Calcedônia (451) os delegados de Leão condenaram um bispo em nome dele, como se fosse por autoridade dele. A este mesmo concílio Leão reclamou bastante porque em um dos seus cânone Constantinopla é elevada ao nível de Roma em direitos e privilégios. A estatura de Leão foi bastante fortificada quando conseguiu interceder com o inimigo e assim salvar Roma em 455 de ser destruída pelos vândalos.

Gregório I (589-604). Possivelmente o maior papa deste período. filho de um senador, adotou o costume monástico. Pretendia ser missionário aos ingleses quando foi consagrado papa aos 49 anos de idade. Reclamou que Máximo foi eleito patriarca de Constantinopla no lugar de seu candidato e suspendeu todos os bispos que o consagraram sob pena de anátema de Deus e do apóstolo Pedro. Repreendeu o patriarca de Constantinopla por ter assumido o título de bispo ecumênico. Eventualmente Máximo foi humilhado pela pressão de Gregório e teve que submeter-se a Gregório.
Fonte: Blog presbiterianos calvinistas

Recomendamos a leitura de: Cairns, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. p.127-136

Por que o homem não é capaz de voltar para Deus?

 
"Suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de prostituição está no coração deles; não reconhecem o Senhor”. Os 5:4
As duras palavras ditas por Deus através do profeta era dirigida aos religiosos, ao povo em geral e à família real, sem deixar ninguém de fora: “Ouçam isto, sacerdotes! Atenção, israelitas! Escute, ó família real! Esta sentença é contra vocês” (Os 5:1). As terríveis consequências da Queda não desviam de nenhum filho de Adão. “Todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Mas o texto nos mostra que o problema com o pecado não é apenas sua extensão, atingindo a todos os homens, mas também a profundidade em que penetra em cada ser humano, afetando todas as suas faculdades.
As obras impedem de voltar para Deus, Is 59:2
O proceder do homem natural é corrompido de tal forma que ele só faz pecar e pecar. Nem mesmo uma reforma exterior ele pode apresentar de forma consistente, pois “suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus” (Os 5:4a). A prática do pecado se torna um hábito tão natural que o homem quase nunca percebe que sua natureza está dominada pelo pecado. Não raro as pessoas consideram seus pecados como sendo falhas desculpáveis, e as vezes os defendem como uma virtude. Na verdade, estão tão acostumados aos seus pecados quanto se acostumaram à cor da pele. “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal” Jr 13:23.
Contrariando os profetas citados, os homens acreditam que é tudo uma questão de escolha, que basta ao homem preferir o bem que é capaz de fazê-lo. Chamam a essa capacidade de livre-arbítrio. Porém, a Escritura não oferece nenhum respaldo a essa filosofia humanista, quando diz que “todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3:12). Isto é corroborado pela observação e a experiência de cada um, que não consegue encontrar um só homem na história que tenha superado sua inclinação para o mal e vivido sem pecar. E quando olhamos para nós, temos que confessar que o “porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7:19).
O coração é dominado pelo pecado, Mc 7:21-23
Num nível mais profundo, o pecado domina o coração das pessoas, “um espírito de prostituição está no coração deles” (Os 5:4b), diz o mensageiro do Senhor. No Gênesis o diagnóstico divino sobre o coração humano era de que “toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6:5) e que tal condição não exclui nem as crianças, pois “a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gn 8:21). As palavras de Salomão sobre o ímpio de que “há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal” (Pv 6:14) não se aplica apenas a Hitler e a quem esquarteja namoradas, mas também a pais de famílias honestos, pois “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso” (Jr 17:9).
Não é o homem que determina como seu coração deve ser, mas o coração é que determina como o homem é, “porque, como imaginou no seu coração, assim é ele” (Pv 23:7). Um homem sempre procederá de acordo com a natureza de seu coração. Se este for endurecido e mau, então tal pessoa resistirá ao Espírito e procederá de forma contrária à lei de Deus. Por isso que as pessoas dos dias de Oséias não podiam voltar para Deus, pois seus coração estavam dominados por um espírito de prostituição e dominavam o comportamento deles. E é por isso que o homem moderno não pode converter-se a Deus, pois a natureza de seu coração é má e o incapacita para o bem.
O pecado cega o entendimento, 1Co 2:14
O pecado afeta também a mente do homem, cegando-o para as coisas de Deus. “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2:14). Ao invés de se voltar para Deus “o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição” (Os 4:14), ainda mais que “por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes” (Rm 1:28). Outro profeta descreve a cegueira do povo como sendo pior que a dos animais, pois “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Is 1:3).
Como “tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tt 1:5), não são capazes de compreender a mensagem do evangelho. Precisam, antes, ter “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” (Ef 1:18), do contrário sua mente irá das trevas presente para as trevas exteriores, sem conhecer a luz do Senhor.
Conclusão
O livre-arbítrio como capacidade do homem se voltar para Deus é uma mentira de Satanás, que assim perverte o evangelho, levando homens a torná-lo persuasivo a defuntos. Pois os pecadores não experimentam outra realidade senão o pecar, tornando a rebelião a Deus um hábito que não podem mudar. Além disso, seu coração que determina suas ações é fonte de toda sorte de males, sendo enganoso e perverso, portanto desinclinado às coisas de Deus. E sua mente é corrompida de tal forma pelo pecado que o evangelho lhe parece loucura indigna de crédito, só aceitando naturalmente se a mensagem for modificada de tal maneira que não se pareça em nada com o evangelho da glória de Deus. Diante disso, eles até “voltam, mas não para o Altíssimo” (Os 7:16). Igrejas lotam, mas corações continuam vazios de Deus, ocupados somente com a prostituição espiritual “porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus” (Os 4:12).
Soli Deo Gloria
Extraído do blog 5 calvinistas
Clóvis Gonçalves é blogueiro do Cinco Solas e escreve no 5 Calvinistas às segundas-feiras.

PES – PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO DO SERTÃO


O ministério Sal da Terra realizou mais um PES – Programa de Evangelização do Sertão. O projeto missionário de férias aconteceu no período de 04 a 10 de Julho no Sertão do Rio Grande do Norte nas localidades seguintes: Nas cidades de Acarí e Jardim do Seridó. Alcançamos também as comunidades Viração, Currais Novos e Caatinga Grande. O projeto contou com a participação de pessoas vindas de diversas cidades do RN e um grupo de pessoas vindas do estado do Pernambuco.
A abertura aconteceu no domingo, na cidade de Acari com o culto de apresentação e boas vindas aos missionários voluntários. No primeiro dia de atividade alcançamos um bairro da periferia de Acari. Fizemos pesquisa religiosa e evangelizamos de casa em casa; no final da tarde foi realizado o trabalho com as crianças. À noite houve o culto de louvor para a comunidade visitada e apresentamos o filme “socorro” da ame evangelizar. Da terça-feira ao sábado pela manhã realizamos as atividades em Jardim do Seridó e nos Povoados já mencionados. Além das atividades relatadas, apresentamos o Filme “Socorro”, em escolas, nos povoados e em bairros das cidades. Apresentamos peças teatrais em cultos ao ar livre e na feira para diversas pessoas. Neste período houve várias decisões, mas as decisões mais convictas foram no Povoado Caatinga Grande.
Estatísticas:
1 - Casas visitadas, pesquisadas e evangelizadas. 290
2 - Apresentação do filme “socorro”.
O filme “Socorro” foi exibido nove vezes, quatro em escolas, uma em um Bairro de Jardim do Seridó, uma vez no povoado em Caatinga, uma no povoada Currais Novos e uma vez em Acarí. No total quase mil pessoas assistiram ao filme.
3 – Programações com Crianças.
Foram feitas programações com crianças quase todos os dias em todas as localidades em que o projeto foi realizado e destacamos que fizemos programações em uma creche com a participação de muitas crianças e professores.
4 – Cultos ao ar livre.
Muitos cultos foram realizados com a participação de diversos visitantes de todas as idades, homens e mulheres.
5 – Novas visitas e decisões.
Muitas pessoas aceitaram receber novas visitas, estudos bíblicos e ainda outras fizeram decisões que estão sendo acompanhadas pelos missionários e crentes das congregações parceiras do projeto.
No Sábado a noite do dia 10 foi o encerramento do projeto com uma grande festa em Acarí. Muita comunhão, louvor e celebração a Deus.Contamos com a presença de várias pessoas da cidade de Acari, caravanas de Igrejas da região, pessoas de Natal, pastores, missionários e líderes de muitos lugares e denominações diferentes.
O evento contou também a participação da banda Candeeiro Santo de Natal, dos cantores Chaguinha, Laércio Lins, Renatinho de Jesus, Marcos Fernandes e da banda Sal da Terra. A palavra foi ministrada por Marcos sal da Terra.
Agradecemos a cada um que esteve de forma direta e indireta contribuindo e ajudando para que mais um projeto missionário de férias fosse possível acontecer. A todos a nossa gratidão e a Deus toda honra e GLÓRIA!
Vejas fotos no nosso blog:
www.saldaterrarn.blogspot.com
Pela redenção do Sertão
Pr. Silvany Luiz da Silva

CONHEÇA MAIS ESSE TRABALHO NA COMUNIDADE "SAL DA TERRA" NO ORKUT
Banda Sal da Terra de músicas evangélicas e ritmos nordestinos. De belíssimas letras.
Garanhuns-Pernambuco.

E vejam abaixo o NOVO cd (7o.)

Site: www.bluenet.com.br/saldaterra
Vejam um clip da música "Coração Nordestino" no site:

http://www.ajudeosertao.com.br/
REGRAS PARA COMUNIDADE:

*Data e local de eventos, favor colocar em Eventos.
E passado a data do evento apagar-se-á o anúncio.

*Propagandas e endereços de outras comunidades serão apagadas se nada tiverem similar com os objetivos da comunidade.

* Envio de mensagens para todos os usuários da lista está desabilitado

*Tópicos anônimos não serão mais aceitos. Os que haviam foram feitos novos tópicos e colocadas as participações já feitas desde 2005.

Abraços amigomanos e participem com as atualizações de nossa comunidade.

Amigamana Ellis.

Josué 1:8

A IGREJA PRESBITERIANA DO PLANALTO COMEMORA O DIA DO PRESBITERIANISMO NACIUONAL E DAS MISSÕES


A I. P. do planalto comemorou o dia do Presbiterianismo Nacional e de missões com culto festivo. Estiveram presentes alunos do Instituto Bíblico do Norte – IBN, onde os mesmo apresentaram um jogral sobre missões, seguido de louvor e muita adoração ao Rei dos Reis; teve sua continuidade com o Miss. Márcio Brito fazendo um rápido e detalhado relatório sobre a Congregação de Serra Grande, logo após o Rev. José Ernando pastor efetivo deixou sua palavra sobre missões, a igreja e aos alunos do referido Instituto. Onde o deixou claro que missões começa após o amém, se começa com nosso vizinho, colega de trabalho e se estende aos mais diversos lugares da terra...
Para finalizar além dos comes e bebes, foi comemorado o aniversário da Miss. Iale Brito.


O missionário Márcio Brito faz um rápido relatório da Congregação de Serra Grande, e deixa uma palavras aos presente.







Nas comemorações no salão anexo da Igreja não poderia de faltar a presença deste tão nobre e ilustre funcionário do IBN o tão amado "Tio Neno" como é chamado a muito tempo por vários alunos, esteve presente.
Deus abençoe a vida do irmão Neno!



As mulheres como sempre fizeram gostosos lanches e não poderiam deixar de serem mostradas.







A turminha animada e futuros plantadores de Igrejas do IBN fazem foto para lembrança da amada irmã Iale que é amada por eles. Parabéns Miss. Iale...





Iale recebe o bolo de seu aniversário de sua enteada Amanda, que segura para sua "Boadastra" como assim a chama crariosamente, para ela soprar as velhinhas.





Não podia deixar passar este momento.
"A mim, só tenho que agradecer a imensurável misericordia de DEUS sobre nossas vidas, ela faz aniversário e quem guanha sou eu. Parabens amada esposa!" Márcio Brito




É motivo de muita alegria em saber que somos uma igreja que ainda pensa em missões, mesmo leigo mais já vi muitos serem formados no IBN e sinto falta de muitos que estão hoje longe, mais felizes porque fazem a obra de DEUS, então vamos comemorar!
Tio Neno,




É festa e a comunhão contia... Aleluia!!!







O Rev. Ernando sempre com sua simpatia, sem falar em sua constante presenças em todas as atividades da igreja e sempre trazendo alegria a todos.