sexta-feira, 27 de maio de 2011

HINO DA UPH

NC 326



Homens presbiterianos do Brasil,
Testemunhas de Jesus, o Salvador!
Levantemo-nos, com fé e com vigor,
Em mensagem varonil!
O Senhor nos manda a todos proclamar
O valor do sangue que nos verteu
Lá na cruz onde, bondoso, padeceu
Para a glória nos levar!

Sim, lutemos por Cristo Jesus,
Apontando aos descrentes ateus
O caminho repleto de luz,
Ó varões santos, filhos de Deus.

ORAÇÃO
Homens presbiterianos do Brasil,
Na oração teremos perenal poder!
E faremos sempre a Bíblia resplender
Nesta Pátria senhoril!
Com Jesus, o nosso grande e bom país,
Viverá em paz, e, olhando o seu porvir,
terá benção copiosa a espargir,
Para o mundo ser feliz!

TRABALHO
TrabalhoHomens presbiterianos do Brasil
Que integramos vasta Confederação,
Com valor e piedosa vocação
Trabalhemos, um por mil,
Da querida e santa causa de Jesus,
Poderosa, forte, bela e triunfal!
Arvoremos, com amor, pendão real,
Como filhos, sim, da luz!

P.S. minha: Pena que muitos pastores tentam menosprezar um trabalho tão bonito. Qual o medo que alguns pastores e presbíteros têm da UPH?

POR QUE A PL-122 É INCOSTITUCIONAL?

Antes de fazer qualquer comentário, é importante frisar que uma coisa é criticar conduta, outra é discriminar pessoas. No Brasil, pode-se criticar o Presidente da República, o Judiciário, o Legislativo, os católicos, os evangélicos, mas, se criticamos a prática homossexual, logo somos rotulados de homofóbicos. Na verdade, o PL-122 é contra o artigo 5º da Constituição, porque o projeto de lei quer criminalizar a opinião, bem como a liberdade religiosa.
Vejamos alguns artigos deste PL:

Artigo 1º: Serão punidos na forma desta lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual, identidade de gêneros.
Comentário: Eles tentam se escorar na questão de raça e religião para se beneficiar. O perigo do artigo 1º é a livre orientação sexual. Esta é a primeira porta para a pedofilia. É bom ressaltar que o homossexualismo é comportamental, ninguém nasce homossexual; este é um comportamento como tantos outros do ser humano.

Artigo 4º: Praticar o empregador, ou seu preposto, atos de dispensa direta ou indireta. Pena: reclusão de 2 a 5 anos.
Comentário: Não serão os pais que vão determinar a educação dos filhos porque se os pais descobrirem que a babá dos seus filhos é homossexual, e eles não quiserem que seus filhos sejam orientados por um homossexual, poderão ir para a cadeia.

Artigo 8º-A: Impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público, em virtude das características previstas no artigo 1º desta lei. Pena: reclusão de dois a cinco anos.
Comentário: Isto significa dizer que se um pastor, ou padre, ou diretor de escola que por questões de princípios não queira que no pátio da igreja, ou escola haja manifestações de afetividade, irão para a cadeia.

Artigo 8º-B: Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãs. Pena: reclusão de dois a cinco anos.
Comentário: O princípio do comentário é o mesmo que o do anterior, com um agravante: a preferência agora é dos homossexuais; nós, míseros heterossexuais, podemos também ter direito à livre expressão, depois que é garantida aos homossexuais. O parágrafo do artigo que vamos comentar a seguir "constituiu efeito de condenação".

Artigo 16º, parágrafo 5ª: O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.
Comentário: Aqui está o ápice do absurdo: o que é ação constrangedora, intimidatória, de ordem moral, ética, filosófica e psicológica? Com este parágrafo a Bíblia vira um livro homofóbico, pois qualquer homossexual poderá reivindicar que se sente constrangido, intimidado pelos capítulos da Bíblia que condenam a prática homossexual. É a ditadura da minoria querendo colocar a mordaça na maioria. O Brasil é formado por 90% de cristãos. Não queremos impedir ou cercear ninguém que tenha a prática homossexual, mas não pode haver lei que impeça a liberdade de expressão e religiosa que são garantidas no Artigo 5º da Constituição brasileira. Para qualquer violência que se cometa contra o homossexual está prevista, em lei, reparação a ele; bem como assim está para os heterossexuais. A PL-122 não tem nada a ver com a defesa do homossexual, mas, sim, quer criminalizar os contrários à prática homossexual — e fazem isso escorados na questão do racismo e da religião.
Fonte: PIB.com
Pr. Silas Malafaia
P.S. Minha: Discordo de várias coisas do Malafaia, mas não posso deixar de o parabenizar por esta explanação.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pastor protestante diz que há 40 mil cristãos na Coreia

Segundo Lim Chang-ho, 30 mil cristãos encontram-se em campos de trabalho, mas 10 mil estão em liberdade.
Um pastor protestante oriundo da Coreia do Sul afirma que existem cerca de 40 mil cristãos vivos na Coreia do Norte, o país com pior registo de violações da liberdade religiosa do mundo.
Lim Chang-ho diz ter fontes no interior do país comunista e pode garantir que a comunidade cristã sobrevive, embora só o consiga fazer em segredo: “Preservam-se da única maneira possível, casando-se entre eles, e em segredo”.
Na Coreia do Norte o Cristianismo, tal como a adesão a qualquer outra religião, são expressamente proibidos. O regime promove o culto da figura de Kim Il Sung, “o Presidente Eterno”, e do seu filho, o “Querido Líder” Kim Jong Il.
A crença religiosa é vista como uma ameaça a este culto, especialmente porque a propaganda oficial utilizou várias imagens bíblicas para criar um mito à volta de Kim Il Sung, incluindo a lenda de que o seu nascimento havia sido acompanhado pelo aparecimento de uma estrela no céu.
Segundo Chang-ho dos 40 mil cristãos no país, apenas 10 mil estarão em liberdade com os outros detidos em campos de trabalho, sujeitos a condições deploráveis.
Os números apresentados pelo pastor sul-coreano são impossíveis de verificar. Fontes próximas da AsiaNews, uma agência de informação católica especializada na Ásia, dizem que no país há apenas umas duas centenas de católicos, na sua maioria idosos sobreviventes da Guerra Civil. Todo o clero que ainda existia na altura da divisão da Coreia desapareceu sem deixar rasto, incluindo o bispo de Pyongyang.

Notícias Cristãs com informações da Renascença

Kit Gay é Suspenso das Escolas


Sob pressão intensa da bancada católica e evangélica, a presidenta Dilma Rousseff acabou de dar ordens expressas proibindo temporariamente a distribuição de qualquer material ligado ao “Kit Gay” nas escolas.
Ontem os deputados da Frente Parlamentar Evangélica e da bancada católica avisaram que devido à falta de atenção do governo de Dilma e às mentiras contadas pelo ministro da Educação, eles iriam obstruir as votações na Câmara, iriam assinar a convocação do ministro Palocci para se explicar sobre seus últimos escândalos, iriam pedir uma CPI contra o Ministério da Educação e ainda exigiram a exoneração do ministro da Educação.
Devido às ameaças contra seus ministros, e não contra a evidente imoralidade pedofílica do kit gay, hoje a presidenta Dilma deu ordens expressas proibindo temporariamente o ministro Haddad de distribuir os kits gays nas escolas públicas.
Não se sabe ainda se essa reação é uma vitória para nós, mas prova conclusivamente que pressões nos lugares certos causam incômodos com resultados positivos.
Quer deter o kit gay e o PLC 122? Faça pressões para que os corruptos do PT sejam julgados e demitidos, e o PT na mesma hora para de impor a imoralidade e a ditatura gay.
Meu conselho é: a pressão deve continuar!
Vamos então lutar para que Palocci e Haddad sejam mandados para a cadeia. Ou quem comete corrupções e promove pedofilia merece algo melhor?
O QUE TENHO A DIZER SOBRE ESTA DECISÃO:
Continuemos orando e nos posicionando, pois, como diz a Bíblia: "A nossa luta não é contra a carne, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Ef 6.12)
A nossa luta não é contra os homossexuais, e muito menos contra aqueles que têm defendido a bandeira colorida no Congresso, mas contra aquele (o Diabo) que tem inspirado estas pessoas a buscarem inserir na mente do povo brasileiro, a todo custo, uma visão que banaliza o pecado da homossexualidade, para que este passe a aceitá-lo até mesmo como um modelo e uma possibilidade de “felicidade”; quando sabemos que isto é simplesmente um ato de rebeldia contra Deus e um culto ao EU, puro hedonismo,instigado pelo inimigo de nossas almas. Estas pessoas, iludidas pelo pecado, afirmam que “Se você é feliz praticando o homossexualismo, pratique, pois nada é censurado quando o objetivo é ser “feliz”, e se alguém disser que isto é errado ou que é pecado, este alguém é digno de punição e/ou até mesmo reclusão.”
É bom saber que a presidente fez jus às suas promessas... Espero que ela não ceda às pressões de uma minoria que tenta ferir os valores essenciais para a conservação da Família.
Precisamos impedir que a nossa Sociedade se torne uma sociedade ainda mais doente. Somos sal e luz!
Fonte: conectadonabiblia
Profª Ana Chagas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mark Driscoll e Dons Espirituais

Algumas pessoas estranharam quando comecei a publicar a série sobre dons do Mark Driscoll. Imagino que por dois motivos: (1) a aflição que o assunto dons causa em alguns círculos do meio reformado e (2) o autor é o polêmico Mark Driscoll.
Dons: assunto que causa arrepios
Quanto ao primeiro aspecto, creio que o assunto dons não pode ser negligenciado por nós, reformados. É uma pena que um tema que aparece repetidas vezes nas Escrituras seja abandonado por nós e deixado à mercê de “mestres” neopentecostais de caráter duvidoso. Ninguém tem melhor condição de tratar desse assunto do que nós. Nossos fundamentos de fé são nossa segurança neste e em todos os outros assuntos da Palavra.
Creio que por influência principalmente da velha escola de Princeton, o cessacionismo ganhou muita força no meio reformado, especialmente entre os presbiterianos. Heróis da resistência como o Dr. Martyn Lloyd-Jones procuraram manter a postura continuacionista (Deus pode manifestar qualquer dom para a sua igreja conforme o seu beneplácito em todo e qualquer tempo). Lloyd-Jones foi acusado por muitos de ser pentecostal em função de sua postura bíblica de não ir além do que está dito nas Escrituras.
Hoje, com homens como C.J. Mahaney, Lingon Duncan e Mark Dever andam lado a lado o que nos faz crer que há espaço para um reposicionamento. Tive a grata surpresa de saber através do meu querido irmão Raniere (Frases Protestantes, Editora Monergismo, Fórum Monergismo) que o polêmico e por vezes radical Vincent Cheung posicionou-se contra o cessacionismo. Raniere até me mandou algumas frases e dois links (Cessacionismo e o Falar em Línguas e Cessacionismo e Rebelião) traduzidos por outro querido irmão (Felipe Sabino de Araújo Neto – leia-se Monergismo (risos)). Dali ele (Raniere) destacou alguns trechos muito contundentes:
“Cessacionismo é a falsa doutrina que as manifestações de concessões miraculosas tais como aquelas listadas em 1 Coríntios 12 cessaram desde os dias dos apóstolos e a finalização da Bíblia.”
“O cessacionismo é também perverso e perigoso. Isso porque se o cessacionismo é falso, então aqueles que advogam essa doutrina estão pregando rebelião contra o Senhor.”
“Visto que os argumentos para o cessacionismo são forçosos e frágeis, e visto que a doutrina apresenta um perigo tão grande, é melhor acreditar na Bíblia como ela está escrita, e obedecer aos seus mandamentos como estes estão declarados…”
Uau! Como sempre, Cheung não tem papas na língua. Como disse o Raniere, “ACHO QUE É UM ASSUNTO QUE MERECE ATENÇÃO!”. Amém.

Mark Driscoll

Eu gosto do Mark Driscoll. Simplesmente gosto dele. Já ouvi dezenas de pregações e palestras dele e ele é claramente um sujeito fora do comum. Às vezes ele exagera e fala de maneira excessivamente irreverente, defeito que ele já admitiu e espero que esteja trabalhando. Mas a liderança e capacidade de trabalho desse jovem pastor é fora de série. Seu compromisso com as Escrituras e especialmente com o Senhor Jesus Cristo é inviolável. Uma palestra que ouvi, dirigida a pastores, foi uma das mais contundentes e sérias que já ouvi na minha vida. Até prova em contrário considero que foi Deus que levantou esse homem para fazer um trabalho de larga escala em meio à juventude de um país que um dia já foi fortemente cristão.
Concordo com todas as posições dele? É claro que não. Mal e mal concordo com as minhas próprias posições (risos). Entretanto, a série que estou publicando e que é um resumo do tema, baseado nas pregações que ele fez em 1 Coríntios e que tive oportunidade de escutar uma por uma, abordam o assunto de uma forma que nos leva a pensar em alguns aspectos. O fato dele ser um calvinista, dos novos calvinistas, ajuda a partir das mesmas bases.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram histórias que ele contou de amigos de ministério que saíram em missão em outro país e que foram capacitados por Deus a falar uma língua que nunca tinham ouvido falar nas suas vidas. Também a abordagem dele sobre a diferença entre o ofício de pastor (equivalente a presbítero e bispo) e o dom de pastor, é algo que salta aos olhos no nosso dia a dia. Quantos pastores já vimos na vida que claramente não tinham o dom de pastor. O mesmo ocorre com os apóstolos (veja artigo publicado hoje). Fico pensando o quanto apóstolos são necessários nos dias de hoje e em nosso país. Plantar igrejas realmente bíblicas em outro país ou mesmo aqui no Brasil é algo muito difícil e que exige uma capacitação muito especial da parte do Senhor.
De qualquer forma, creio que o assunto precisa ser tratado com coragem e disposição e não deve ficar relegado às mãos de gurus do movimento de crescimento de igreja como Peter Wagner e líderes neopentecostais inescrupulosos que usam os dons como meio de barganha. Está na hora do meio reformado se posicionar diante do assunto e encontrar o verdadeiro sentido bíblico dos dons do Espírito. Mark Driscoll tem feito a sua parte.
Fonte: Bom Caminho

Melhores Oportunidades da Fase - Para Mulheres Mães de Crianças Pequenas

Carolyn Mahaney
mumkids3_big.jpg (11K) - pilha de livros
A Bíblia não nos deixa sozinhas para adivinharmos quais as "melhores oportunidades" para pais. Em cada fase da vida dos nossos filhos, desde bem pequeninos, nós devemos fazer do treinamento deles no caminho do Senhor a nossa maior prioridade (Ef.6:1-4).
Esta é uma enorme tarefa e um tópico importante demais para tratar suficientemente nesta série. Ao invés disso, vamos encorajá-las, ou melhor, fortemente encorajá-las a fazer algum estudo por conta própria. Queremos recomendar nossos quatro livros favoritos sobre educação de filhos, junto com alguns trechos escolhidos.
A Dica de Carolyn: The Shaping of a Christian Family (A Formação de uma Família Cristã) de Elisabeth Elliot
Parte memória, parte conselhos de criação de filhos, este livro não apenas dá conselhos bíblicos simples para criação de filhos, mas um lindo exemplo de um lar piedoso e cheio de amor. Os pais de Elisabeth Elliot criaram seis crianças para servir a Deus e ela tece os sábios conselhos deles ao longo do livro. Aqui estão alguns pensamentos para considerar:
"Treino tem que vir antes de ensino. [Ensinar] é impossível a menos que a criança coopere. E ela não coopera a menos que seja disciplinada desde a mais tenra idade. A disciplina põe a base para o ensino." Katherine Howard (mãe de Elisabeth Elliot)
"A dificuldade com tantos pais é que eles não começam cedo o bastante para insistir na obediência, no falar a verdade e no respeito aos pais; e infelizmente muitos não se comportam em casa de maneira a inspirar este respeito. Amor, bondade, alegria e bons momentos deveriam abundar em todo lar cristão, mas estes são abafados onde há desobediência, desrespeito e onde a vontade das crianças domina. Os pais são os representantes de Deus no lar e, como Ele, deveriam manter adequadamente o equilíbrio entre lei e graça." Philip Howard (pai de Elisabeth Elliot)
"Chamada a ser mãe, confiada com a santa tarefa de cooperar com Deus moldando os destinos de seis pessoas, ela sabia que era um fardo muito pesado para carregar sozinha. Ela não tentou. Ela foi para Ele cujo nome é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade. Ela pediu Sua ajuda." Elisabeth Elliot (descrevendo a fé de sua mãe)
A Dica da Nicole : Pastoreando o Coração da Criança (1) de Tedd Tripp.
Elisabeth Elliot recomenda este livro por seu "ensino notavelmente claro, bíblico, e prático." Eu o mantenho na cesta ao lado de minha cadeira de hora silenciosa e recorro a ele freqüentemente. Pastoreando o Coração da Criança fornece um fundamento bíblico para criação de filhos e constrói sobre ele com métodos bíblicos e objetivos e procedimentos de treinamento para cada fase da vida da sua criança. É centrado no evangelho e cheio de esperança no evangelho. Aqui estão algumas citações:
"Você deve considerar a criação de filhos como uma de suas tarefas mais importantes enquanto você tem filhos em casa. Este é o seu chamado. Não há nada mais importante. Você tem somente uma pequena fase da vida para dedicar-se a esta tarefa. Você tem somente uma oportunidade para fazer isto. Você não pode voltar e fazer de novo. Você vive em uma cultura na qual há oportunidades para você fazer coisas que nunca foram feitas em outras épocas da história. Você é apresentada diariamente a inúmeras oportunidades. Há muito mais do que você jamais poderia fazer. [Mas] fazer bem este trabalho de criar filhos deve ser uma tarefa prioritária. É seu chamado prioritário."
"A criança treinada em obediência bíblica pode entender melhor o evangelho. O poder e a graça do evangelho são mais profundamente compreendidos, não por aqueles que nunca encaram seus deveres bíblicos, mas por aqueles que o fazem."
A Dica da Janelle: Don't Make Me Count to Three (Não me Faça Contar até Três) de Ginger Plowman
O subtítulo deste livro, "O olhar de uma mãe sobre disciplina orientada ao coração" é a descrição perfeita do porquê este é um dos meus favoritos quando o assunto é criação de filhos.
Ginger Plowman combina seu estilo inteligente de escrever, com a verdade da Palavra de Deus para ajudar as mães a aprenderem como usar a Bíblia como base para o treinamento e disciplina dos seus pequenos. Ela encheu o livro com referências bíblicas específicas e conselhos úteis em como estar perto e ajudar nossos filhos a ver o pecado em seus corações e sua necessidade de um Salvador. Algumas citações:
"A Palavra de Deus tem bastante para dizer aos pais se lermos diligentemente, aplicarmos e colhermos o fruto. Verdadeiramente, Deus nos deu tudo o que precisamos para vida e piedade (2Pe.1:3)."
"Se nós realmente formos ajudar nossos filhos, devemos trabalhar no sentido do comportamento para o coração. Devemos nos preocupar com as atitudes do coração que levam áquele comportamento. Fazemos isto nos comunicando com nossas crianças de tal modo que eles não só entendam como é uma atitude cristã, mas aprendam a viver isto em suas vidas."
"Quando você ajudar seu filho a entender o que está em seu coração, você está lhe ensinando a avaliar seus próprios motivos, o que ajudará a equipá-lo para sua caminhada com Cristo à medida que ele se torna um adulto."
A Dica da Kristin: The Duties of Parents (2) (Os Deveres dos Pais) de J.C. Ryle
Neste sóbrio, mas inspirador clássico, o Bispo Ryle nos chama a considerar, a partir da Bíblia, nosso santo chamado como pais para "treinar a criança no caminho que deve andar". Ele nos fornece 17 "sugestões" úteis na criação de filhos que simplesmente "não podem ser sutilmente deixadas de lado". Aqui estão algumas citações para abrir seu apetite:
"Treine com este pensamento continuamente diante de seus olhos: A alma dos seus filhos é a primeira coisa a ser considerada. Em todo passo que você dá em relação a eles, em todo plano e projeto e arranjo que diz respeito a eles, não deixe de lado aquela poderosa pergunta, "Como isto afetará suas almas?"
"Tenha o cuidado de não deixar que pequenas faltas passem despercebidas sob do pensamento "é uma falta tão pequena". Não há nenhuma coisa pequena no treinamento de filhos; tudo é importante. Pequenas ervas daninhas precisam ser arrancadas como qualquer outra. Deixe-as e elas logo crescerão."
J.C. Ryle nos encoraja: "Treine bem para esta vida e treine bem para a vida por vir; treine bem para a terra e treine bem para o céu; treine-os para Deus, para Cristo e para a eternidade."

(1) Publicado pela Editora Fiel

(2) Existe uma versão editada e modernizada deste livro aqui