sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: DEUS, O CRIADOR PODEROSO*


*TEXTO: GÊNESIS 1.1-2*

*1* No princípio, criou Deus os céus e a terra. *2* A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.

*REFLEXÃO: DEUS, O CRIADOR PODEROSO*

*INTRODUZINDO*, o criacionismo é uma doutrina básica do cristianismo, pois, se excluir esta doutrina que trata de Deus como criador, acaba-se toda a esperança cristã, afinal de contas, um Deus que não criou tudo, não pode fazer nada por ninguém. Dizmos que Deus é o criador de todas as coisas e veremos no capítulo primeiro de Gênesis e versículos 1 e 2 algumas lições sobre este Deus criador.

*PRIMEIRA, DEUS CRIOU DO NADA* (v.1). O texto inicia falando sobre o poder de Deus de criar sem que houvesse material pré-existente como se vê: *No princípio criou Deus*. São usadas duas palavras hebraicas: *Bereshid*: origem e *baráh*: criar, indicando que Deus criou do nada. Esta verdade sobre Deus criando sem houvesse matéria prima para a obra aponta para o seu poder. Como Ele criou tudo do nada, pode fazer situações novas acontecer na nossa vida e dar cabo de velhos problemas que nos afligem. Coloque tudo diante deste Deus Todo-Poderoso!!!

*SEGUNDA, DEUS TUDO QUE EXISTE* (v.1). Este texto ainda vai nos informar que Deus criou todas as coisas, ao afirmar: *No princípio, criou Deus os céus e a terra*. Quando ele cita o céu e a terra, está usando uma economia de palavras para infirmar que Deus criou tudo, pois depois vai detalhar cada ato da criação (vv.3-31). Deus criou todas as coisas, desde as mais complexas às simples, as visíveis e as invisíveis, cada partícula do universo existente tem a ação criadora deste Deus todo poderoso. Ele mede o universo a palmos (Is 40.12), mede as águas do oceano na concha da mão (Is 40.12), conta cada uma das estrelas e as chama pelo nome e nenhuma vem a faltar (Is 40.26), pois, todas as coisas são criadas e preservadas por Ele. Entretanto, mesmo Ele sendo tão grande e poderoso, Ele se importa conosco! Louvado seja o Senhor!!!

*TERCEIRA, DEUS ANIMA A CRIAÇÃO* (V.2). O Espírito de Deus anima a criação, como veremos: *A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas*. Ele tronou a terra sem forma em um lugar organizado, Deus pode hoje ainda reorganizar tua vida, Ele te convida para que toda bagunça espiritual saia da sua vida, pois, o dia da prestação de contas está chegando. Deus tornou a terra vazia em um local habitadp, semelhantemente podee tirar todo vazio do seu coração e da sua alma e preencher você de paz, alegria, ânimo e com a sua presença. Ele trouxe luz para a terra que estava em trevas, pode também, ainda hoje, te libertar das trevas do pecado, volte-se para Ele e seja verdadeiramente livre. O Espírito Santo pairava sobre a face do abismo, o verbo pairar usado aqui significa se mover, Ele se moveu e colocou o eixo da terra em movimento, trouve vida ao homem e ainda hoje pode se mover na sua vida e lhe oferecer salvação eterna.

*CONCLUINDO*, Deus criou do nada, tudo que e existe e trouxe ânimo para a criação com o mover do Espírito Santo. Hoje, podemos clamar ao Senhor que se mova em nossa vida, retirando de nossa vida o que não agrada a Deus e traz prejuízo espiritual para nós e que através do seu mover o nosso coração seja tomado pela presença de Deus, e que nossa vida passe a experimentar mais do Senhor. Você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é não, Deus pode se mover ainda hoje e te garantir salvação eterna e garantida. Você deseja isto para a sua vida? Entregue-se a Cristo ainda hoje! *Faça um estudo bíblico gratuito e se aprofunde no conhecimento de Deus!*

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook:

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: DEPENDENDO DE DEUS EM TUDO!*


*TEXTO: SALMOS 62.7*

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio”.

*REFLEXÃO: DEPENDENDO DE DEUS EM TUDO!*

*INTRODUZINDO*, o ser humano depende de Deus para viver tanto material como espiritualmente, pois, sem a ajuda Dele, nada podemos fazer (Jo 15.5), aliás, sem Ele somos seres sem sentido e sem razão, levados de um lado para outro pelos vendavais da vida, mas, quando dependemos de Deus, Ele mesmo guia nossa vida, iremos examianar algumas questões importantes sobre a dependência de Deus.

*PRIMEIRA, NOSSA SALVAÇÃO DEPENDE DE DEUS* (v.7a). A salvação é um dom da graça de Deus (Ef 2.8), não vem das nossas obras (Ef 2.9). Esta salvação é oferecida a todas as pessoas de maneira sincera por Deus (Mt 11.28), mas é recebida somente por aqueles que crêem em Jesus (Jo 6.47). A verdade é que alguns não crerão, estes seguirão seu próprio coração que é enganoso e corrupto (Jr 17.9), mas, Deus de modo gracioso salva pecadores que nada merecem Dele, cujas obras de justiça são trapo de imundicia (Is 64.6), Salvação não é Deus recompensando bons, mas, Deus dando aos pecadores o que eles não merecem, a vida eterna! Dele vem a nossa salvação!!!

*SEGUNDA, NOSSO SUCESSO DEPENDE DE DEUS* (v.7b). O texto ainda vai dizer que a nossa glória (sucesso) vem de Deus. assim sendo, se o sucesso parou á sua porta seja na politica, economia, literatura, empreendimento, não se orgulhe, atribua a Deus todos os louros da sua vitória. Renda a Ele toda a glória, pois o sucesso que tivemos, temos ou teremos é um presente de Deus. Deus te concedeu sucesso, então honre a Ele, use as habilidades para fazer o bem as pessoas e glorificar ao Senhor. Evite exibicionismo, humiilhar os menos favorecidos, pelo contrário, seja generoso (a) com quem precisa como Deus foi com você. O teu sucesso vem de Deus, é um presente Dele!

*TERCEIRA, A NOSSA SEGURANÇA DEPENDE DE DEUS* (v.7c). O salmista vai atribuir a Deus sua segurança, ele usa duas palavras: Rocha e Refúgio, ao usá-las está se referindo a Deus como a fonte de toda nossa segurança, pois as casas para ser construídas com segurança e o refúgio era um lugar onde as pessoas se encondiam para se livrar dos inimigos e atacá-los nos períodos de guerra. Nossa segurança contra o COVID 19 não depende das máscaras, álcool gel, distanciamento, mas de Deus. fazemos nossa parte usando estas coisas, mas, Deus é quem usa estes instrumentos para nos assegurar segurança. Nada nos acontece sem sua permissão, Dele vem a nossa segurança!!!!!

*CONCLUINDO*, dizemos que nossa dependência de Deus nos leva a viver em paz aqui, mas traz para nós a certeza que podemos ter plena certeza de salvação, pois, é de Deus que depende toda a nossa vida e salvação. Entregue a Deus toda a sua vida e Ele te garante segurança aqui e na eternidade. Deus abençõe!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)