segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

MANÁ DIÁRIO – GÊNESIS 50.19-20

MANÁ DIÁRIO – GÊNESIS 50.19-20
 “[19] Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? [20] Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”.

A SOBERANIA DE DEUS E O PECADO NA HISTÓRIA
Eu estava lendo uma reflexão do Rev. Hernandes Dias Lopes, na qual ele afirma que: “A história não é como um carrossel que gira enlouquecidamente sem alvo ou destino nem é como uma nave lançada ao espaço monitorada pelos homens. A história não é cíclica como pensavam os gregos nem está sujeita a um determinismo cego como pregavam os estóicos. A história não é dirigida pelo acaso nem avança para o caos como pregam os patronos do pessimismo. A história tem um timoneiro. Deus está assentado sobre um alto e sublime trono e ele tem as rédeas da história em suas mãos”. Os versículos acima tratam sobre os acontecimentos depois da morte de Jacó quando os irmãos de José ficaram com medo dele os perseguir e se vingar do mal que lhe causaram (v.15), eles até tentaram fazer um teatrinho contando uma historieta, na qual disseram que Jacó os havia mandado perdoá-los (v.16-17), depois eles se dispuseram a ser seus servos (v.18), porém, a crença de José era em um Deus que é soberano que faz todas as coisas sem manchar sua perfeição, levando o universo a caminhar para o cumprimento do seu plano soberano que se realiza na história, sobre isto iremos extrair três lições importantes, descritas a seguir.

Primeiro, Deus Criou o Homem sem Resquício de Mal. As Escrituras afirmam que quando Deus criou o homem e tudo mais, viu que era tudo muito bom (Gn 1.31), ou seja Ele não fez Adão manchado pelo pecado, Adão e Eva pecaram porque quiseram, eles não foram forçados nem por Deus e nem pela serpente, houve um convite ao pecado pelo inimigo, Eva aceitou e depois deu ao seu esposo e ele igualmente quis aquele fruto proibido (Gn 3.1-6), aqui nesta passagem José faz uma pergunta retórica que já sabia a resposta: “Acaso, estou eu em lugar de Deus?”(v.19), a resposta obvia é não, pois somente Deus poderia fazer com que Ele chegasse a um tão elevado posto em uma terra estranha. Também José sabia que somente Deus poderia se vingar justamente (Dt 32.35), ele não poderia fazer justiça com as suas próprias mãos, pois esta pergunta veio antecedida pela conversa que os irmãos de José tiveram com Ele dizendo que Jacó tinha mandado perdoá-los, além disse eles se prostraram e se declararam seus servos, eles entendiam que José iria se vingar de tudo que lhe haviam feito (v.15-18), mas José estava bem à frente deles e já vislumbrava este Deus que não pode ser identificado com o mal, isto ele atesta quando afirma que foram os seus irmãos que intentaram o mal contra ele (v.20a), muitas pessoas querem usar a soberania de Deus para justificar o seu pecado, aprenda uma coisa, Deus é soberano sobre todas as coisas, mas Ele não criou o pecado, o pecado quem causou foi o homem, muito pelo contrario, Deus criou o homem bom, mas ele se meteu em muitas astúcias (Ec 7.29), assim cabe ao homem arrepender-se dos seus pecados (At 3.19) e não ficar justificando suas lambanças com a soberania de Deus. Deus não causou o pecado, Ele permitiu a entrada do pecado no mundo, porém, o causador do pecado foi o homem e não Deus, o mesmo afirmou que maldita ficou a terra por causa do homem (Gn 3.17). O seu pecado nem é causado pela soberania de Deus, nem pelo diabo, muito menos pelas circunstâncias, você é o único responsável pelo seu pecado. Arrependa-se dos seus pecados e Deus te perdoará.

Segundo, Deus não é Surpreendido pelo Pecado. Uma segunda verdade é que Deus já sabe antecipadamente todas as coisas, inclusive o pecado, nada surpreende a Deus, Ele não é pego de calças curtas. Deus não foi apanhado de surpresa pela Queda de Adão, pois o Cordeiro, no plano soberano de Deus, já havia sido morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8), também não foi surpreendido pelo pecado dos irmãos de José, já dava indicações do que aconteceria, dando relances por meio dos sonhos de José: Primeiro, sonhou que ia com os seus irmãos ao campo e os feixes dos onze irmãos se dobravam ante o seu (Gn 37.5-8), depois sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se dobravam ante ele (Gn 37.9-10); Segundo, os seus irmãos o venderam (Gn 37.25-28), ele chegou lá como escravo e depois chegou a ser governador do Egito, no Egito eles tiveram que se dobrar diante dele e os seus sonhos se cumpriram (Gn 42.9), lá eles lembraram do que haviam feito a José, porém, antes deles fazer Deus já sabia. Semelhantemente aconteceu conosco, Deus já sabendo que iríamos pecar deixou ferramentas para que pudéssemos ter o nosso pecado perdoado, tais como: Pregação fiel da Escritura, Exercicio fiel da disciplina, Ministração fiel dos sacramentos, eu não sei como você se sente, mas, saiba que nada acontece fora do controle de Deus, até uma folha de uma árvore ou um fio de cabelo só cai ou muda de cor com a sue permissão. Talvez você pergunte: Se Deus sabia que Adão iria pecar, porque permitiu? A resposta é simples, Deus criou o homem como um ser moral responsável, aqui é a parte tensa da teologia: Deus é soberano e o homem é responsável por tudo que faz, as duas doutrinas andam juntas sem que uma anule a outra. Há uma teologia fajuta no mercado afirmando que Deus não sabia do pecado de Adão, nem do genocídio de Hitller na Alemanha, muito menos do tsunami na Ásia, esta teologia cria um “deus” sem onisciência e sem poder, nós cristãos cremos que nada surpreende a Deus nem o pecado, até existem pessoas que já foram pronunciados para a condenação, porque Deus já sabia que iriam viver pecando, antes mesmo que pecassem, antes mesmo de pronunciarmos uma palavra, Deus já sabia que iríamos dizê-la (Sl 139.1-4). Diz a Confissão de Fé de Westminster que: “Nossos primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram, comendo do fruto proibido. Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória”. Deus conhece o passado, presente e futuro. Ele é soberano e nos surpreende, porém, jamais podemos pegar Ele de surpresa.

Terceiro, Deus Transforma o Mal pretendido em bem realizado
O pecado é uma transgressão contra a Lei de Deus (I Jo 3.4), Ele não deixará o culpado passar por inocente (Na 1.3), Deus é justo e pedirá contas de todas as obras dos seres humanos. A justiça de Deus possui uma lógica, ou seja, Ele julga com justiça os que pecam contra Ele, porém, o seu poder é infinito e ilógico, pois Ele pega uma atitude errada e a transforma para a sua glória, como fez com a atitude dos irmãos de José, eles venderam José por inveja e ódio (Gn 37.4), mas Deus usou este mal que fizeram e o transformou em bem, conservando todos os seus algozes e suas famílias com vida (v.20-21). Que poder é este meu irmão! ALELUIA! Talvez você esteja desanimado com as lutas e decepções que as pessoas te fazem passar, Deus pode transformar este mal em bem, Ele pode usar tudo isto para te aproximar de Cristo. Caso semelhante foi a morte de Cristo, pois homens mataram Ele por inveja (Mt 27.18), eles cometeram um grande mal, porém, Deus já havia decretado que pela morte do seu filho salvaria o pecador, os homens pensavam que estavam que estavam acabando com Cristo, porém, Deus transformou aquele mal em um bem eterno para a humanidade que é a salvação (Jo 11.49-52). O império romano prendeu Paulo e naquela prisão ficava em turnos de doze horas soldados algemados no apóstolo, o resultado é que toda a guarda pretoriana ouviu o evangelho de Cristo, ao ponto de depois Paulo enviar uma saudação aos irmãos da casa de César (Fp 4.22). Deus transforma o mal em bem! Ele faz que a face carrancuda das circunstâncias em uma face sorridente da sua providência! Outro personagem que experimentou a bondade de Deus em meio ao caos foi João, o apóstolo, o imperador Domiciano, querendo calar a última voz dos apóstolos de Cristo, o exilou na ilha do Mar Egeu chamada Patmos, parecia que tudo era sombrio, cheio de negras nuvens e de maneira irremediável, o fim do cristianismo, mas lá na ilha da prisão, Deus revelou a vitória da Igreja (Ap 22.14). Deus transforma mal em bem! O mal que pensam fazer contra você, Deus pode transformar em bem. Creia nisso!

Concluindo, gostaria de falar que Deus na sua onisciência e poder já sabia do pecado dos irmãos de José contra ele, mas Deus já havia ordenado transformar a situação para a sua glória e para preservar o seu povo. O senhor de maneira muito sabia, justa e santa, Deus preordenou todos os acontecimentos da história, mas Ele não é autor do pecado, não criou o homem com nódoa, mas com seu coração limpo e com a sua vontade livre para fazer o bem ou o mal; porém, este homem por seu próprio querer decidiu fazer o que Deus havia proibido. Um grande mistério é que Deus já sabia que o homem iria pecar, mas mesmo assim o criou, Deus permite o pecado no mundo porque ele quer que, para sua glória, vidas sejam restauradas, lembre-se que onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 12.20), não há pecado maior que a graça de Deus. Se você estiver vivendo em pecado, Ele pode hoje mesmo transformar a tua vida e o que parecia morte, vai estar cheia de vida

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Presbítero Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL; Pós – Graduando em Estudos Teológicos pelo CPAJ/Mackenzie.