sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TIMÓTEO 3.1-12


ESBOÇO DA MENSAGEM DOUTRINÁRIA DO MISSº VERONILTON PAZ (CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DO SERROTE)

TEXTO: I TIMÓTEO 3.1-12

TEMA: O GOVERNO DA IGREJA

INTRODUÇÃO:
A igreja Visível de Cristo é formada por pessoas que já o confessaram como seu Senhor e salvador, todos  nós somos iguais e temos cada qual sua função definida no corpo de Cristo (I Co 12.20,27), todos nós temos  livre acesso ao Pai por meio de Jesus (Ef 2.18). Mas, Deus escolhe pessoas dentre os crentes para servir na liderança da igreja, essas pessoas não são super crentes, nem mais iluminados, nem também mais espirituais que os demais. Temos alguns “televangelistas” que dizem: “Eu sou servido por vinte mil pessoas”, mas Jesus disse que quem quiser ser o maior, seja o que sirva (Mc 10.43). O líder é um servo, a serviço da obra de Deus. Deus separa homens para a servi-lo e os também a sua igreja. Paulo na sua primeira carta a Timóteo, traz algumas instruções sobre o governo da igreja e as aptidões exigidas para o cargo. Na verdade, as qualidades exigidas para os candidatos ao oficialato, são características que todo cristão precisa ter.

TEMA: O GOVERNO DA IGREJA

1.      A IGREJA É GOVERNADA POR JESUS CRISTO.

1.1  O cabeça da Igreja é Cristo.
Alguns dizem que se pudessem mandar na igreja, dentro de um mês poriam tudo em ordem, mas somente Jesus é que pode mandar na igreja, afinal ele é o Senhor da Igreja. Os oficiais não são uma classe especial, mais espiritual, ou menos pecadora que os demais. Não são os donos da igreja, pois o dono da igreja é Jesus. (Ef 1.22; 5.23)

1.2  O oficial da Igreja é escolhido por Cristo por meio da igreja.
“E, havendo-lhes feito eleger presbíteros em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido” (At 14.23).
“O parecer agradou a toda a comunidade, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia” (At 6.5).


1.3  A liderança da igreja não era unilateral, mas formada por um grupo de homens.
“Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos” (At 15.22).


2        CRISTO GOVERNA A IGREJA POR MEIO DE OFICIAIS

2.1  Os diáconos forma escolhidos para cuidar das questões sociais da igreja.
O Novo testamento traz a formação da primeira junta diaconal (Atos 6.1-6),estes homens eram eleitos pela comunidade cristã,na qual sete homens foram eleitos, sua principal função é social, servir as mesas dos necessitados ,amparar algumas classes sociais desprovidas de recursos como órfãos e viúvas, servir na igreja local .A palavra diácono no grego é dyakonia e tem dois sentidos:
1. O sentido geral de serviço, neste sentido todo os crentes são diáconos, inclusive as mulheres.
2. O sentido restrito de oficio eclesiástico, sendo um oficio da igreja local e masculino (At 6).

2.2  Os presbíteros foram escolhidos para o governo e pregação na igreja.
O termo presbítero, no grego presbiteros ignifica bispo, ancião, no livro de atos faz-se menção deles (At 11.30; 14.23; 15.2, 6, 22; 16.4; 20.17; 21.18), estes oficiais tem a função de pastorear a igreja de Deus (At 20.28), pregar e ensinar a Palavra de Deus (I Tm 3.2), ainda tem a função do governo da igreja. O presbítero não é uma classe superior ao diácono, mas são classes iguais com funções diferentes.

3        CRISTO EXIGE ALGUMAS QUALIFICAÇÕES DOS OFICIAIS

3.1  Qualificações exigidas para o presbiterato.

·         Irrepreensível v.2
“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível [...]”
Não significa sem pecado, pois não existe nenhum sem pecado,  seria alguém que não é visto caindo em repreensões escandalosas. Paulo tinha a preocupação que os presbíteros tivessem um bom conceito fora e dentro da igreja (V.7)

·         Esposo de uma só mulher v.2
“[...] marido de uma só mulher [...]”
Alguns usam este texto  para proibir o solteiro ou divorciado ser presbítero, mas o texto está tratando de uma proibição a poligamia, que havia muito naquela época, como o presbítero é tirado do meio cristão, então isto é qualificação de todo cristao. Paulo era solteiro, e aí, poderia ser apostolo?

·         Temperante v.2
“[...] temperante [...]”
Equilibrado, com domínio suas ações.

·         Sóbrio v.2
[...] sóbrio [...]

·         Modesto v.2
[...] modesto [...]

·         Hospitaleiro v.2
[...] hospitaleiro [...]

·         Apto para ensinar v.2
[...] apto para o ensino”.

·         Não dado ao vinho v.3
“Não dado ao vinho [...]

·         Não violento, porem cordato v.3
“[...] não violento, porém cordato [...]”

·         Inimigo de contendas v.3
“[...] inimigo de contendas [...]”.

·         Não avarento v.3
“[...] não avarento”

·         Governe bem a sua própria casa v.4-5
“[4] que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito [5] (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)”.

·         Não seja neófito (novo na fé) v.6
“Não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo”.

·         Tenha bom testemunho dos de fora v.7
“Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo”.

3.2  Qualificações exigidas para o diaconato

·         Respeitáveis v.8
“Da mesma forma os diáconos sejam respeitáveis [...]”
·         De uma só palavra v.8
[...] de uma só palavra [...]”.

·         Não dado ao vinho v.8
“Não dado ao vinho [...]”.

·         Não cobiçosos de sórdida ganância v.8
[...] não cobiçosos de sórdida ganância”.

·         Fé e consciência limpa v.9
“Guardando o mistério da fé numa consciência pura”.

·         Experimentados v.10
E também estes sejam primeiro experimentados [...]”.

·         Irrepreensíveis v.10
“[...] depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis”.

·         Marido de uma só mulher v.12
“Os diáconos sejam maridos de uma só mulher [...]”

·         Governe bem sua própria casa v.12
[...] e governem bem a seus filhos e suas próprias casas”

3.3  Qualificações das mulheres dos oficiais

·         Respeitáveis v.11
“Da mesma sorte as mulheres sejam respeitáveis [...]”.

·         Não maldizentes v.11
[...] não maldizentes [...]” 

·         Temperantes v.11
[...] temperantes [...]”

·         Fieis em tudo v.11
[...] fieis em tudo”

CONCLUSÃO:
Neste estudo vimos um pouco sobre o governo da igreja, era um governo pluralizado, um grupo de pessoas governava a igreja e não apenas um era o mandatário. Você ora pela liderança da sua igreja? Antes de ser líder somos cristãos, devemos viver como cristãos.

APLICAÇÃO:

Musica: NC 97

Desafio: Orar pela liderança da igreja

Oração: Pela liderança da igreja

REFERENCIAS:
Bíblia de Estudo de Genebra.Edição Ampliada. Campinas-SP: Cultura Cristã, 2010
MARTINS, José. A Igreja: Um Estudo Doutrinário. 4ª ED. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1995.
BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. 2ª ED. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1992.

quinta-feira, 25 de julho de 2013


Por quanto tempo devemos manter um discipulado?


Luciano Sena


O discipulado é um acompanhamento paternal/maternal, de nível espiritual, e tal acompanhamento é enquanto uma pessoa é verdadeiramente dependente.* Em casos especiais, uma limitação mental ou física, exigirá dos pais cuidados para toda vida. Não é impossível isso acontecer na vida espiritual de crentes que deveriam ser maduros (Hb 5.12). Imagine que dentro de um ano a dois, uma pessoa 'deveria' atingir a independência cristã. Por independência indico cinco aspectos: *A)* Ir ao culto sem precisar ser convidado ou conduzido. *B)* Ter o hábito de ler a Bíblia. *C)* Demonstrar ev... mais »

Ex-mendigo que emocionou ao cantar em igreja grava CD e vídeo clipe



Márcio Melânia



Fonte: NOTÍCIAS CRISTÃS


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