sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, UMA AÇÃO DE DEUS EM FAVOR DA HUMANIDADE

*TEXTO: MATEUS 1.18

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

*REFLEXÃO: NATAL, UMA AÇÃO DE DEUS EM FAVOR DA HUMANIDADE*

*INTRODUZINDO*, Deus criou todas as coisas e deu início ao mundo (Gn 1.1-24), depois de haver criado todas as coisas, Deus criou também o homem e a mulher (Gn 1.25-31), Ele deu ao primeiro casal tudo que precisariam para sobreviver e ser felizes, pois tinham a presença de seu criador que vivia em contante comunhão com eles. Porém, o homem e a mulher, mesmo tendo tudo que precisavam foram seduzidos pela astúcia da serpente e se afastaram de Deus, caindo em pecado e miséria espiritual (Gn 3.1-14). Deus, na sua misericórdia, prometeu a eles que enviaria um descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), então, por isso é que houve o natal, sobre este evento iremos extrair algumas verdades benditas expostas a seguir.

*PRIMEIRA, NO NATAL DEUS AGE SOBRENATURALMENTE SEM INTERVENÇÃO HUMANA* (v.18). O nascimento de Jesus foi um ato de Deus sem ação humana, como Mateus narra: *Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo*. Então, vemos aqui que o plano eterno de Deus de enviar seu Filho ao mundo estava se realizando, Ele soberanamente usou o ventro da bendita virgem Maria para que o Salvador nascesse. Deus quando quer agir não precisa de homens, Ele se serve de homens para cumprir a sua vontade. O Natal é uma prova disso, Deus agindo sobrenatutalmente para que se cumprisse a sua Palavra e o Rei divinal viesse a este mundo para cumprir o seu plano de salvação para a humanidade. Como Deus fez o seu filho nascer sobrenaturalmente no ventre de uma virgem, pode hoje também fazer com que Ele nasça no teu coração para tua salvação!

*SEGUNDA, NO NATAL DEUS AGE GRACIOSAMENTE TRAZENDO SALVAÇÃO E LIBERTAÇAO* (v.21). O Natal além de ser uma ação sobrenatural de Deus, também é um ato da sua graça, vejamos: *Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles*. Deus designou qual seria o nome do Filho nascido que seria Jesus. Este nome siginfica *Iavé Salva*, indicando que Jesus é o único salvador (At 4.12), O texto vai dizer que *salva dos pecados*, isto aponta para a realidade que Jesus veio destruir a condenação deixada pelo pecado de Adão, dando salvação a todos que crêm Nele. Então o Natal não é festas com bebedice e glutonaria, mas o reconhecimento da vida eterna que Jesus veio trazer com o seu nascimento e obra vicária. Porque aconteceu o Natal, nós podemos hoje desfrutar da salvação eterna, pois, Ele veio para oferecer salvação gratuita, perdoando os nossos pecados e nos libertando. Jesus pode hoje perdoar os teus pecados e te garantir vida eterna no céu, pois foi para isso que Ele veio. renda-se a Ele!

*TERCEIRA, NO NATAL DEUS AGE VINDO HABITAR ENTRE NÓS* (v.23). Jesus descer do céu para habitar entre os homens é algo indescrítivel, pois, é Deus vindo viver no meio de pecadores, sobre isto vemos o escritor sacro dizendo: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)*. O Natal significa que a presença de Deus estaria conosco constantemente, pois no Antigo testamento as pessoas somente podiam desfrutar da presença de Cristo nas Teofânias e Cristofânias que aconteciam vez por outra, mas, agora Ele veio habitar conosco de modo perene e eterno. Podemos desfrutar da presença bendita do Deus eterno, pois, Ele de uma forma inexplicável, abriu um vácuo na eternidade para vir habitar com o seu povo no tempo cronológico, tudo isso para fazer a obra redentora e nos oferecer vida eterna. Deus vindo viver entre nós, trazendo o céu junto de nós, para sofrer as nossas dores, sentir de perto nossas mazelas e nos oferecer socorro quando precisarmos (Hb 4.14-16). Oh bendito Natal que trouxe a presença bendita de Deus para junto de nós!!!

*CONCLUINDO*, toda esta ação de Deus no Natal, somente terá um resultado satisfatório no seu coraçao, se este Natal acontecer no ceu coração, se de fato, se o seu coração for tomado pelo Cristo do Natal, então, terás plena certeza de salvação. Que hoje seja natal no nosso coração, que não apenas conheçamos a história do Natal, mas que nosso interior e a nossa vida esteja plena de Deus e possamos viver para honrá-lo e glorificá-lo! *Leia atentamente os textos para entender o assunto e desejando se aprofundar no conhecimento das Escrituras, temos um estudo bíblico gratuito esperando por você*.

 *AUTOR:* Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

 *CONTATO:*

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: O NATAL DO CRISTO ETERNO CHEGOU

*TEXTO: HEBREUS 13.8*

“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”.

 *REFLEXÃO: NATAL, O CRISTO ETERNO CHEGOU*

 *INTRODUZINDO*, o natal está as portas e as pessoas já começam a se preparar para viver o chamado “espírito de natal”, porém, neste interim se lembram de tudo, mas esquecem da principal personagem que é o aniversariante, Jesus. Muitas são as pessoas que usam este período para fazer coisas contrárias à vontade daquele que deveria ser o dono da festa, mas este é um período que nós gostaríamos de lhe convidar para meditar sobre o Cristo do verdadeiro natal, para isto extraíremos algumas lições:

 *PRIMEIRA, O CRISTO DO NATAL SEMPRE EXISTIU, ANTES DO NATAL* (v.13). O texto escolhido nos informa que Jesus, o Filho de Deus sempre existiu, Ele não passou a existir a partir do nascimento, pois antes que Abraão existisse, Ele já existia (Jo 8.58), também não passou a existir a partir da criação, pois Ele é antes de todas as coisas (Cl 1.17), assim sendo, aqueles que dizem que Ele foi a primeira criatura de Deus estão errados, afinal, Ele já era atuante antes de todas as coisas. Ele já tinha uma glória com o Pai antes que houvesse mundo (Jo 17.5). Assim sendo, o Filho de Deus sempre existiu. O natal não comemora a existência do Filho de Deus, mas a sua encarnação, pois Ele já era Deus desde toda a eternidade (Jo 1.1, 14).

 *SEGUNDA, O CRISTO DO NATAL, NÃO MUDA* (v.13). Além do Senhor ser eterno na sua existência, Ele é igualmente imutável, pois é o mesmo ontem e hoje. Ele não mudou jamais, tudo que Ele fez no passado, pode fazer ainda hoje, devido a isto, nós cremos que Deus, dentro da sua vontade soberana, pode fazer sinais, milagres e prodígios ainda no tempo atual. Como Cristo não mudou, o evangelho também não pode mudar, mas devemos pregar o mesmo evangelho que fora pregado por Jesus e pelos apóstolos, convidando pecadores ao arrependimento e conversão, pois, o Salvador é o mesmo, continua transformando pecadores imprestáveis em vasos de benção, Jesus permanece o mesmo e nós precisamos confiar Nele e nos render a Ele, pois como Ele cuidou do seu povo no passado, pode fazê-lo ainda hoje!

 *TERCEIRA, O CRISTO DO NATAL SEMPRE EXISTIRÁ* (v.13). Cristo, além de sempre ter existido e de nunca ter mudado, Ele sempre existirá. Isto para nós é significativo, pois esta promessa de que Ele será sempre o mesmo, também nos traz a verdade que as suas promessas nunca caducarão, que tudo nos prometeu, se cumprirá. Ele prometeu que viria, veio; que morreria por nós, morreu; que ressuscitaria, ressuscitou; que voltaria, esperemos confiantes que um dia os céus se abrirão e Ele aparecerá nas nuvens dos céus. A Palavra de Deus dizer que Ele será sempre o mesmo, é, além de informar sua eternidade também nos trazer a esperança de que a sua salvação é segura e eterna não apenas aqui, mas por toda eternidade (Jo 10.28), mas, aqueles que o rejeitarem também será condenados aqui e eternamente (Jo 3.36; Ap 20.10,15).

 *CONCLUINDO*, O Cristo do natal é o mesmo ontem e hoje e será eternamente, assim sendo, Ele hoje continua oferecendo aos pecadores a salvação eterna e gratuita, bem como alertando que todos que o rejeitam estão caminhando para condenação. Você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é negativa, ainda hoje, receba o Cristo do verdadeiro natal no seu coração e desfrute do presente da vida eterna. *Leia os textos para entender o assunto e desejando receber um estudo bíblico gratuito, procure-nos*.

 *AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

 *CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, DEUS PRESENTE AQUI

 *TEXTO: JOÃO 1.14*

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.

 *REFLEXÃO: NATAL, DEUS PRESENTE AQUI*

 *INTRODUZINDO*, existe uma discussão se deve ou não comemorar o Natal, alguns alegam que não devemos celebrar, pois, não sabemos o dia do nascimento de Jesus, outros alegam que aqueles que celebram esta festa, estão na verdade celebrando um deus pagão, outros alegam que podemos comemorar, pois não importa o dia que Jesus veio, o importante é que Ele veio trazendo salvação para humanidade. Eu me incluo neste último grupo. João estava descrevendo Jesus como um Ser divino (Jo 1.1), mas que, por amor à humanidade veio a esta terra para trazer o céu para nós. Algumas lições será enfatizadas.

 *PRIMEIRA, NO NATAL JESUS SE TORNOU UM DE NÓS* (v.14). Jesus se torna homem, Ele nasceu da bendita virgem Maria, por ação e obra do Espírito Santo (Lc 1.26-32), ele usou uma pele humana, assemelhou-se à nós humanos em tudo, exceto no pecado (Hb 4.15), mas abriu mão da sua glória celeste para ser reconhecido em figura humana (Fp 2.5-8), Ele que era adorado pelos anjos (Hb 1.6), veio ser cuspido pelos homens, escarnecido e morto pelos homens (Mt 16.21), tudo isso que Jesus fez, foi por amor, Ele deu a vida por nós (Jo 13.15). Jesus não precisava se tornar homem e passar pelas humilhações que enfrentou, mas nós precisávamos que Ele viesse e morresse para nos resgatar de uma vida vazia vazia para uma vida alegre, de um viver sem alento para uma bendita esperança. Jesus se tornou um de nós!

 *SEGUNDA, NO NATAL JESUS VEIO HABITAR ENTRE NÓS* (v.14). Quando Jesus se tornou um de nós, Ele quis habitar no meio de pessoas indignas e pecadoras, para cuidar delas e trazer transformação espiritual. A presença de Jesus é a força mais poderosa que você pode ter na sua vida, a sua presença traz paz (Jo 16.33), alegria completa (Jo 15.11) e salvação (Mt 1.21). Jesus veio habitar entre nós para nos tirar da morte espiritual para um novo viver (Ef 2.1). Quando Jesus veio habitar aqui na terra, os homens estavam vivendo em densas trevas, mas, Deus em sua misericórdia quis vir habitar entre nós para nos trazer a luz do céu e garantir salvação eterna a todos que crêem Nele (Jo 3.16-18), Ele está aqui e pode te trazer paz, libertação e perdão!!!

 *TERCEIRA, NO NATAL JESUS TROUXE A MANIFESTAÇÃO DE DEUS PARA NÓS* (v.14). Jesus ao nascer, trouxe o céu á terra, no momento em que o Filho de Deus nasce em um estábulo, o céu e terra se beijam. Ele veio porque os homens tivessem algo para o oferecer, pelo contrario, trouxe a graça (favor) de Deus para os homens que não mereciam. Alguns dizem que Ele apenas parecia homem, mas era um espírito evoluído, porém, quando diz que Ele era cheio de verdade (Gr. *Aletéia*) está informando que tornou-se um homem real e não imaginário. Ele manifestou a graça de Deus, traz salvação, com a sua humanidade real. Ele deu a conhecer a sua glória aos homens, Jesus, o Filho de Deus, que é igual a Deus (Jo 5.18), se dá a conhecer aos humanos, Ele trouxe a glória celeste para nós! Quão amável e glorioso é o nosso Jesus!!!

 *CONCLUINDO*, O Natal é a celebração da vinda de Jesus ao mundo trazendo salvação para a humanidade, Ele tornou-se um homem real e perfeito, veio habitar entre nós para nos libertar dos nossos pecados e oferecer salvação. Ele está te oferecendo salvação eterna neste momento. O Natal é a maior expressão do amor de Deus enviando o seu Filho como salvador da humanidade (I Jo 4.14). Celebre o natal, mas convide o Cristo do Natal para vir morar no teu coração, Ele te oferece vida eterna, não apenas hoje, mas por toda a eternidade! *Leia os textos para entender o assunto e, querendo se aprofundar no conhecimento bíblico, temos um estudo bíblico gratuito para você*.

 *AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

 *CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83) 998613778

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: AGUARDANDO UMA MORADA ETERNA AO LADO DE DEUS

*TEXTO: II PEDRO 3.13*

“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”.

 *REFLEXÃO: AGUARDANDO UMA MORADA ETERNA AO LADO DE JESUS*.

 *INICIALMENTE*, A doutrina biblica sobre o fim dos tempos é chamada de “Escatologia”, este ensino esclarece que haverá o fim desta presente era, este evento acontecerá quando Cristo voltar dos céus cheio de poder e glória, sendo visto por todos nas nuvens (Ap 1.7; Mt 24.30), então, dará ao seu povo a entrada eterna nos novos céus e a nova prometidos por Deus, vamos observar algumas lições sobre este assunto.

 *PRIMEIRA, A MORADA ATUAL É PASSAGEIRA* (v.11). Tudo aqui tem ínicio e fim, assim como a terra criada, ela passará. Sobre isto o apóstolo Pedro diz: *Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade*, ou seja, vemos aqui a loucura daqueles que vivem neste mundo como se ele fosse eterno, galgam uma vida como se ela nunca acabasse, não se lembram de buscar a Deus, nem sabem que esta vida atual é efêmera, assim sendo, o fim dela pode chegar qualquer momento e você precisa ficar preparado. Devemos estar aprcebidos que Cristo pode voltar e por fim a esta presente era, dando início ao julgamento do mundo. Então, iniciará a eternidade de felicidade eterna para os salvos ou sofrimento eterno para os perdidos. Você está preparado para encarar este dia?

 *SEGUNDA, DEUS PROMETEU UMA MORADA ETERNA* (v.13). Existe uma promessa de Deus para todos aqueles que Nele crêem, que é uma morada eterna em uma nova criação, sobre isto o apóstolo falou: *Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça*. A nossa morada permamente não é neste mundo, pois, aqui somos peregrinos e a nossa pátria permanente não é aqui, mas no céu (Fp 3.20). Estamos vivendo aqui com os olhos fixos na nossa pátria permanente e eterna. Quando Cristo voltar, Ele nos introduzirá na nossa morada permanente, ali haverá alegria constante onde desfrutaremos da sua presença gloriosa. Precisamos entender que se nossa alegria e esperança estiver apenas nas glórias desta terrra atual, estaremos distantes dos novos céus e nova terra que Deus criou para o seu povo. Você tem certeza que irá morar neste lugar de gozo e paz eterna?

 *TERCEIRA, PARA CHEGAR À MORADA ETERNA DEVEMOS ABANDONAR O PECADO* (v.14). Deus promete uma morada eterna nas mansões celestiais para todo o que crê em Jesus e vive uma vida ao lado Dele, abandonado o pecado, sobre esta solene verdade, Pedro afirma: *Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis*. Deus está nos afirmando nas Escrituras que somente irá desfrutar do lar permanente nos novos céus e nova terra aquele que teve um encontro real com Cristo, pois Jesus dissse que levaria para junto Dele aqueles que lhe pertencem (Jo 14.1-3) e todo o que professa o nome de Cristo deve se afastar do pecado (II Tm 2.19), assim sendo, todos aqueles que possuem a esperança de ir morar no novo céu e nova terra abandonam toda a mácula do pecado, purificanddo-se da mazela e miséria do pecado (I Jo 3.1-3). Você deseja ir morar eternamente com Jesus? Abandone o pecado agora!

 *FINALIZANDO*, Tratamos nesta reflexão sobre a esperança de ir morar nos novos céus e nova terra, pedimos que você reflita, pois o dia da entrada nos novos céus e nova terra será na vinda de Cristo, naquele dia alguns entrará neste lugar de glória e outros será lançados fora nas trevas eternas. Você já tem certeza que vai desfrutar das moradas celestiais? Se sua resposta é nagativa, precisas ainda hoje render a sua vida e coração a Jesus, pois, Ele garantee a entrada nas mansões celestiais a todos aqueles que creram Nele aqui e o confessaram como o Senhor da sua vida (Rm 10.9,10). *Pense e reflita, leia os textos indicados para entender o assunto, desejando conhecer mais da Palavra de Deus, temos um estudo bíblico gratuito para você, procure-nos*.

 *AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.

 *CONTATO:*

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

 *CULTOS*: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).