segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

REFLEXÃO - A RELAÇÃO DE DEUS COM A CRIAÇÃO (Neemias 9.6)

*A RELAÇÃO DE DEUS COM A CRIAÇÃO*

“Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (Neemias 9.6).

A Teologia afirma sobre a relação de Deus com a criação de duas formas: a) Deus é Transcendente – Maior e distinto da criação (I Rs 8.27). b) Deus é imanente – Está presente no universo criado (Is 57.15). O texto que nós lemos Neemias está levando o povo de volta a Lei que é a palavra de Deus (Ne 9.3), e convidou a povo á adoração, no momento de adoração eles citaram um trecho que relaciona Deus com a criação. Algumas lições podem ser apreendidas, vejamos:

*PRIMEIRA, DEUS É O AUTOR DA CRIAÇÃO* (v.6a). A passagem trazendo Deus como o criador, consoante o texto nos indica: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles [...]”. A Bíblia afirma que Deus criou tudo do nada (Gn 1.1), tudo muito bom (Gn 1.31) e tudo com ordem (Is 40.12.26), se o mundo não está como deveria a culpa é do pecado do ser humano (Gn 3.17-18). Deus como criador indica que tem todo poder, como criou tudo do nada, pode criar coisas novas no homem.

*SEGUNDA, DEUS É QUEM PRESERVA A CRIAÇÃO* (v.6b). Além de criar tudo, Deus preserva a todos com vida, Ele mantém a criação, mesmo com todo descaso que o ser humano causou, o Senhor tem mantido por sua misericórdia homens, plantas e animais com vida, segundo vemos: “[...] e tu os preservas a todos com vida [...]”. A vida não foi gerada do acaso, nem se mantém de modo autônomo, mas Deus é quem sustenta os seres viventes, inclusive, na sua graça comum ele mantém suas bençãos sobre crentes e incrédulos (Mt 5.45). Deus é bom para todos!!!

*TERCEIRA, DEUS É ADORADO PELA CRIAÇÃO* (v.6c). Neemias continua dizendo que Deus é adorado pela criação, pois está escrito: “[...] e o exército dos céus te adora”. Como o exército dos céus foi criado por Deus, Ele é adorado pela criação. Toda a criação glorifica ao Senhor (Sl 29.9). Como toda a criação deve adorar a Deus, os homens criados também devem adorá-lo e viver para sua glória. A vida do ser humano precisa ser vivida para que Deus seja glorificado (Mt 5.16). Se os homens não o adoram ou dividem sua glória com outros estão fora do propósito para o qual foram criados (Is 42.8; Mt 6.24; Ef 4.5). A glória é de Deus!

Nesta reflexão sobre a relação de Deus com a criação, vimos que Ele criou tudo, preserva a criação com vida e deve ser adorado pela criação. Se os homens estão vivendo de forma contrária aos princípios da Palavra de Deus, eles não estão adorando a Deus e o glorificando. Se não são adoradores não são servos nem muito menos salvos. Deus te criou, Deus te sustenta, mas Ele quer te dar algo maior, a salvação. Você já tem certeza de que este Deus criador e sustentador é o seu Senhor e salvador? Já tens certeza da sua salvação? Se a resposta é negativa, precisas entregar tua vida totalmente ao Senhor.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva

*IGREJA PRESBITEERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*

Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.

*CULTOS*: Quartas (19h30min) e Domingos (9h00min e 19h30min)