quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ESBOÇO DOMINICAL DO SERMÃO DO MISSº VERONILTON PAZ


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: APOCALIPSE 5.1-14

TEMA: TRÊS VISÕES QUE DEUS DEU A JOÃO

1.        A VISÃO DO LIVRO SELADO. V.1-5

1.1      O livro representa o cumprimento do propósito de Deus. V.1-2
“[1] Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. [2] Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos?”

1.2      Estas coisas estavam encobertas a todos os viventes. V.3-4
“[3] E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. [4] E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele”

1.3      O propósito de Deus só é revelado em Jesus. V.5
“E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos”.

2.        A VISÃO DO CORDEIRO DE DEUS. 6-12

2.1      O Cordeiro estava no meio do trono, ou seja, Ele é Deus. V.6a
“Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto [...]”.

2.2      O Cordeiro tinha sete chifres, ou seja, Ele tem todo o poder. V.6b
“[...] E tinha sete chifres [...]”.

2.3      O Cordeiro tinha sete olhos, ou seja, Ele é o doador do Espírito Santo. V.6c
“[...] e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra”.

2.4      O Cordeiro abriu o livro selado, ou seja, Ele cumpre o propósito da redenção e restauração. V.7-10

2.4.1            Só por meio Dele os propósitos divinos se cumprem. V.7
“E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono”.

2.4.2            Só Ele pode atender as orações dos santos. V.8
“Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”.

2.4.3            Pelo seu sangue comprou homens de todo o mundo. V.9
“E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação”.

2.4.4            Por meio Dele os seus servos ingressam no reino de Deus e tornam-se sacerdotes sobre a terra. V.10
“E para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”.

3.        A VISÃO DA ADORAÇÃO A DEUS. V.11-14

3.1      O Cordeiro é digno de todo louvor e adoração. V.11-12
“[11] E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, [12] que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

3.2      Tudo que é criado adora ao seu criador. V.13a
“Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória [...]”

3.3      O Filho (Jesus) deve receber a mesma adoração que o Pai recebe. V.13b-14
“[...] Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: [14] e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram”.

CONCLUSÃO:
Deus neste capitulo deu três visões a João que são importantíssimas para a igreja em todo o tempo. São elas: 1. A visão do livro selado, este apresenta o cumprimento do propósito de Deus, que antes estava encoberto a todos os seres viventes, mas só em Jesus é revelado; 2. A visão do Cordeiro de Deus, Ele estava no trono sendo Ele é Deus, Ele tinha sete chifres  tendo Ele todo poder, Ele tinha sete olhos sendo Ele doador do Espírito Santo, Ele abriu o livro selado sendo Ele o cumpridor da redenção e restauração de Deus – Só por meio de Jesus os propósitos divinos se cumprem, só Jesus pode atender as orações dos santos, seu sangue comprou homens de todas as nações, por meio dele os homens ingressam no reino de Deus e tornam-se sacerdotes sobre a terra; 3. A visão da adoração a Deus, sendo o cordeiro digno de todo louvor e adoração, sendo louvado por toda a criação, e recebendo a mesma adoração que é dada ao Pai. Qual a nossa reação diante dessa grande revelação que Deus nos deu? Temos buscado sermos vasos nas mãos dele para cumprir seu propósito aqui na terra? Temos apresentado Jesus como a única solução para a humanidade? Temos o adorado?

APLICAÇÃO:
Hino NC 27
Desafio: Adorarmos ao Nosso Deus Pai, o Senhor Jesus e falarmos do seu grande a toda a criatura (Mc 16.15). Temos feito isto?
Oração: Por uma maior disposição de servir, adorar e proclamar Cristo ao mundo.

QUAL É O PAPEL DE UM PRESBÍTERO?


Pastor Ronaldo P. Mendes


De acordo com o Novo Testamento, os presbíteros são responsáveis pela liderança e supervisão de uma igreja local. A função e o papel de um presbítero é bem resumida por Alexander Strauch em seu livro *Biblical Eldership*: “Os presbíteros lideram a igreja [1Tm 5.17; Tito 1.7; 1 Pedro 5.1-2], ensinam e pregam a Palavra [1 Timóteo 3.2; 2 Timóteo 4.2; Tito 1.9], protegem a igreja de falsos mestres [Atos 20.17, 28-31], exortam e admoestam os santos na sã doutrina [1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo 3.13-17; Tito 1.9], visitam e oram pelos doentes [Tiago 5.14; Atos 20.35], e julgam questões dou... mais »