quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Reflexão Bíblica – Josué 2.1




1 De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.

A graça chegou, o prostíbulo fechou!

A Graça de Deus é maravilhosa, quando chega na vida de alguém, tudo que estava torto se endireita. As coisas que estavam desarrumadas se ajeitam e a pessoa passa a ter nova vida. A Bíblia conta a história de uma meretriz chamada Raabe, ela morava e tinha sua clientela em Jericó, mas teve uma ação de fé ao esconder os espias de Josué quando iam invadir Jericó (Js 2.1). Um fio escarlate ali posto na sua casa salvou a sua vida e de toda a sua família (Js 2.18). A graça de Deus transforma uma prostituta, não em uma ex-prostituta, mas em uma nova criatura. A chegada da graça ali fez a vida daquela mulher dar uma volta de 180º, uma mudança de direção e de sentido, vejamos o que aconteceu na vida Dela.

Primeira, ela fechou o prostíbulo e tornou-se uma mulher casada de respeito. Vemos que aquela mulher encontrou um homem Salmon que a tomou por esposa, conforme nos afirma Mateus no capitulo 1 e versículo 5a:5 Salmom gerou de Raabe a Boaz [...], Deus a honrou, fez que ela encontrasse casamento. Não importa como foi sua vida até hoje, você pode a partir deste instante dar um novo rumo a ela ! Jesus torna novas todas as coisas!

Muitas vezes vemos as pessoas menosprezarem outros que tiveram um passado impróprio, porém, as Escrituras afirmam que Deus perdoa aquele que se arrepende e dos seus passados não lembra mais (Is 43.25), ou seja, Ele não passa os nossos pecados em rosto. As pessoas, a sociedade, você e até o diabo podem lembrar-se dos seus pecados, mas Deus já perdoou e não vai mais te cobrar algo que já perdoou. Raabe de cafetina de bordel, passou a ser uma mulher casada. Oh que imensurável  é a graça de Deus!

A graça de Deus é maravilhosa, como afirma o teólogo Santo Agostinho: “A graça transforma lobos em cordeiros, monstros em homens e homens em anjos”. A graça purificou aquela mulher, agora ela não era de muitos, mas de um homem só. Isto somente a graça de Deus pode fazer. O coração do ser humano é depravado por natureza, mas tendo um encontro com a graça de Cristo, este coração encontra uma transformação espiritual e isto se traduz em ações santas. Você já foi alcançado pela graça de Deus?

Segunda, ela fechou o prostíbulo e entrou para o quadro dos heróis da fé. Aquela mulher que não era um bom exemplo, tornou-se um modelo de fé para ser imitado, conforme o autor aos Hebreus no capitulo 11 e versículo 31 afirma: 31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias”, a sua atitude foi um exemplo de fé que deveria ser seguida pelo povo, ela é colocada no quadro da fé que possui pessoas como Jefté, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e tantos outros.

A graça de Deus alcança tanto a mulher religiosa que leva uma vida de casada, porém ainda sem um encontro com Cristo; mas também alcança uma prostituta que leva uma vida de paixão carnal, para que esta conheça a graça de Deus e seja salva. Certa vez eu estava evangelizando uma prostituta no centro de Monteiro-PB, passou um crente santarrão e disse: “Meu irmão não jogue perolas ao porco! Eu olhei para ele e disse: “Você um dia já foi porco também! Continuei pregando e aquela mulher depois de uns tempos veio a seguir Jesus, deixando a prostituição e vivendo para evangelizar. Vale a pena pregar o evangelho da graça de Deus!

Uma mulher que era prostituta passa a ser um modelo de fé para o povo de Deus, porque para Jesus não há causa perdida, nem problema insolúvel e muito menos pessoa irrecuperável, Ele tem todo poder para transformar uma vida que vivia na sarjeta, na esparrela do mundo em uma nova criatura. Deus de maneira graciosa operou na vida de Raabe e pode operar ainda hoje, pois nunca mudou e não mudará.

Pregue o evangelho da graça e deixe os resultados com Deus, mas fique ciente que você vai se surpreender com este Deus, pois Ele quebranta e salva pecadores que o mundo já havia desistido deles. A sua fé foi uma fé operante, pois Tiago descreve isto quando diz: “25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.25-26), ou seja, a fé cristã não pode ser apenas teórica, precisa ser prática, foi isto que o servo declarou aqui sobre Raabe, nós precisamos ter ortodoxia, mas também ortopraxia, não apenas conhecer a verdade, mas esta necessita se tornar real nossa vida.

Terceira, ela fechou o prostíbulo e entrou para a história da salvação. A genealogia de Cristo é algo bem interessante, pois ela é formada de pessoas que não mereciam estar ali, entre estas pessoas estava Raabe, atestado isto por Mateus no Capitulo 1 e versículo 5: 5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé”, uma mulher que tem uma mancha na sua história, pois viveu como meretriz, porém, sua alma foi lavada quando creu em Deus, estava purificada do seu pecado. Sua presença na genealogia de Jesus só demonstra a graça de Deus aos pecadores, pois Jesus conquanto seja Rei, Soberano, elevado, ama está no meio de pecadores.

A genealogia de Jesus apresentando a pessoa de Raabe afirma a grande verdade que Ele veio para salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21), que a salvação não depende dos homens, mas Dele, pois se fosse por mérito, nenhum dos que estavam na genealogia Dele se salvaria. Aquela mulher entrou para a história da salvação, pois Davi era da linhagem dela e o Cristo que seria o salvador viria da descendência de Davi. Assim, a graça de Deus colocou ela na história da redenção do povo de Deus, bem como apresenta a gratuidade da salvação, ninguém poderia pagar o preço da redenção, mas Jesus pagou por nós.

A graça de Deus retira a pessoa de um lugar de desonra para um lugar de honra, pois aquela mulher que tinha má reputação, agora participa da linhagem real, da linhagem messiânica, Deus exalta aqueles que se humilham, pois ela pediu humildemente aos espias que livrassem ela e a família dela, sendo prontamente atendida. A graça nos faz pessoas humildes porque entendemos que a misericórdia de Deus é que nos salvou e não nossos méritos. Quando vemos Raabe participando da genealogia de Jesus, devemos nos ver ali, como a graça alcançou ela, semelhantemente a nós também.

Para concluir gostaria de perguntar se você já foi alcançado (a) pela graça de Deus, se sua vida já foi transformada por Ele, se você já experimentou a salvação que Jesus tem para te dar? Se a sua resposta é negativa, se entregue a Jesus ainda hoje, venha descansar nos seus braços gloriosos, nas suas promessas consoladoras e graciosas. Jesus pode salvar e libertar qualquer pessoa, somente Ele tem poder para isso. Que o seu amor te preencha totalmente e te faça feliz! Em Nome de Jesus!

Autor: Missº Veronilton Paz da Silva (Igreja Presbiteriana do Brasil)