sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: JESUS, O MÉDICO DA ALMA*

*TEXTO: MARCOS 2.17*

“Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores”

*REFLEXÃO: JESUS, O MÉDICO DA ALMA*

*INICIANDO A CONVERSA*, quero informar que visitando o hospital na cidade de Sumé - PB no ano 2017, percebi ali um desejo dos pacientes de melhorar do seu incômodo. Deus me fez refletir que a igreja se assemelha muito ao hospital, pois é um lugar de pessoas imperfeitas, com a doença da alma (pecado) em busca de solução. No hospital há medico (a)s para atender e na igreja, um médico é especialista em trazer cura para alma doente desta doença mortal chamada pecado, este é Jesus. Algumas verdades precisam ser fixadas.

*PRIMEIRA, JESUS NÃO OFERECE CURA DA ALMA PARA QUEM SE ACHA JUSTO*. Haviam alguns religiosos, chamados fariseus e escribas, que se achavam justos e melhores que as outras pessoas, quando o Senhor disse que os sãos nao precisam de médico, estava apontando que aqueles religiosos nao teriam salvação, pois quando se declaravam justos, na verdade estavam rejeitando Jesus, o unico que poderia livrar sua alma da chaga mortal do pecado, eles caminhavam para condenação.

*SEGUNDA, JESUS VEIO A ESTE MUNDO PORQUE OS PECADORES PRECISAM DELE*. Nós precisamos de Jesus, pois a chaga perniciosa e purulenta do pecado foi aberta em nossa alma quando Adão e Eva deram lugar ao diabo. Eles abriram a brecha e este câncer espiritual tomou conta do ser humano o afastando de Deus. Como pecadores que somos, precisamos deste médico espiritual para sarar esta ferida espiritual que nos lançou no isolamento de Deus. O seu remédio e chamado perdão, o conteúdo do remédio foi seu sangue derramado na cruz. Precisamos de Jesus, o médico dos médicos!

*TERCEIRA, JESUS CHAMA OS DOENTES PARA RECEBER A CURA*. Jesus disse que nao veio chamar justos e sim pecadores ao arrependimento. Porque Ele nao veio chamar justos e sim pecadores? Porque não existem justos, aqui tem somente pecadores. Ele está te chamando e dizendo: *Venha, eu tenho a cura para o problema da sua alma, eu te ofereço perdão*. Ele quer curar nossa alma nos oferecendo sua graça. Como é maravilhoso o nosso Jesus!!!

*CONCLUINDO*, Jesus o médico da alma quer sarar teu interior e perdoar todo teu passado, afinal de contas, Se alguem está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas passaram e tudo se fez novo (II Co 5.17). Você quer o perdão dos seus pecados? Entregue-se a Jesus agora!!!

Pr. Veronilton Paz da Silva

*Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 evangelizando o Brasil*.

*Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA*

*Contato: cristaoreformado@gmail.com*

*Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

 


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: JESUS, O CENTRO DO VERDADEIRO EVANGELHO*


*TEXTO: MARCOS 1.1-3*

*1* Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. *2* Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; *3* voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

*REFLEXÃO: JESUS, O CENTRO DO VERDADEIRO EVANGELHO*

*INTRODUZINDO*, Jesus é o Centro do evangelho, Ele é o personagem principal desta história de amor que culmina na salvação do pecador. Jesus é o maior nome da história, muitas histórias são contadas tendo muitos personagens, mas se você for no lugar onde foram sepultados, ali estão os restos mortais deles, mas, quanto a Jesus, a cruz e o túmulo estão vazios, o trono, ocupado, pois, Ele é o centro do evangelho. Algumas lições que podemos extrair desta sua centralidade são:

*PRIMEIRA, JESUS É O CENTRO PORQUE TEM AUTORIDADE DIVINA*. A palavra princípio (Gr.  “Archē”, significa início), ou seja, Jesus é o início do evangelho, conforme vemos: *Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus* (v.1). Saiba que na eternidade, antes do homem pecar, o plano de Deus para salvar a humanidade passava pela obra de Cristo como João informa em Apocalipse que o cordeiro foi morto desde antes da fundação do mundo (Ap 13.8), depois do homem pecar, as Escrituras afirmam Jesus como a semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), todas as pessoas do Antigo Testamento foram salvas pela graça do Senhor (At 15.11). As Escrituras afirmam que não há salvação fora de Cristo, pois não há outro nome pelo qual possamos clamar e ser salvos (At 4.12), Pois Jesus é o princípio do evangelho da salvação! Nunca haverá salvação sem ser por Cristo. Fora Dele não há salvação! Ele tem autoridade divina para salvar, pois somente por meio Dele temos vida eterna, pois é o princípio, Não há salvação antes Dele nascer nem depois sem que seja por meio Dele. Creia Nele!!! Entregue-se a Ele Hoje!!!

*SEGUNDA, JESUS É O CENTRO PORQUE É O TEMA PRINCIPAL DAS ESCRITURAS*. O tema principal das Escrituras, inclusive do Antigo Testamento é a pessoa de Jesus, podemos verificar: *Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho* (v.2) ou seja, as escrituras testificam sobre Jesus (Jo 5.39), Cristo presente em cada livro do Antigo Testamento, por isso que o pregador batista inglês Charles Haddon Spurgeon disse que “cada passagem do Antigo Testamento tem um caminho que nos leva a Cristo”. Creia nas Escrituras, pois elas falam sobre Jesus!

*TERCEIRA, JESUS É O CENTRO E SE SERVE DE HOMENS PARA ANUNCIAR PARA ANUNCIAR SOBRE ELE*. Jesus é um Rei Divino e todo rei antes da sua chegada em determinado lugar, havia um cerimonial de preparação para o recebimento daquela pessoa revestida de majestade, Jesus se serviu de homens para preparar este cerimonial, como o texto indica: *Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas* (v.3). No Antigo Testamento Moisés já falava de outro profeta que seria levantado e deveria ser ouvido, os profetas anunciavam que Ele viria, o Deus se tornaria um de nós e nasceria de uma virgem (Is 7.14), que nasceria na menor cidade de Judá (Mq 5.2), depois é dito que seria enviado um profeta como precursor Dele (Is 40.3). Jesus continua se servindo de homens para anunciar a sua Palavra, não espere um anjo vir anunciar o evangelho, pois quem precisa anunciar este bendito evangelho sou eu e você. Paulo diz que pregação o evangelho é uma obrigação de cada um de nós e aí de nós se não pregar o evangelho (I Co 9.16).

*CONCLUINDO*, Jesus é o conteúdo do verdadeiro evangelho, por causa Dele temos salvação, hoje, o Senhor nos convida para buscar conhecê-lo, conforme as Escrituras. Podemos ainda hoje conhecer a vida eterna que Ele nos oferece. Não deixe para depois, renda-se aos cuidados maravilhosos de Jesus. *Trecho do Sermão no Capítulo 1 de Marcos pregado na IPB Zé Doca - MA*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: A RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM*


*TEXTO: GÊNESIS 2.7*

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

*REFLEXÃO: A RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM*

*INTRODUZINDO*, relatamos que Deus criou tudo que existe, inclusive o homem, o que diferencia o ser humano dos outros seres criados é que Deus os fez para se relacionar com Ele de maneira cúltica, adorando-o racionalmente. Sobre esta relação de Deus com homem iremos aprender algumas lições expostas a seguir.

*PRIMEIRA, DEUS CRIOU O HOMEM*. O Senhor criou o homem de um modo diferente do restante da criação, pois, para fazer as demais coisas vir à existência, Ele apenas falou e elas surgiram (Gn 1.3-25), mas, para criar o homem Deus o formou com as suas próprias mãos, segundo se registra: *Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra* (Gn 2.7). Ele nos fez á sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27). Fomos criados de um modo especial, pois, Ele nos projetou com as suas próprias mãos! Que Deus poderoso é esse!

*SEGUNDA, DEUS DEU VIDA AO HOMEM*. Depois de criar o homem, o Senhor soprou no seu nariz e lhe deu a vida, consoante se verifica: *O Senhor Deus lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente* (Gn 2.7), isto é, a vida é um dom de Deus, pois, Dele vem a nossa vida, respiração e tudo mais que precisamos (At 17.25-26). Assim sendo, louve a Deus pela vida, afinal de contas, o simples ato de você e eu respirarmos, é um ato da graça de Deus, pois, Ele não nos deve nada, nós é que devemos tudo a Ele, até o respirar (Sl 150.6).

*TERCEIRA, DEUS DEU RESPONSABILIDADE AO HOMEM*. O Senhor deu ao homem a responsabilidade de trabalhar a terra, cultivando-a e a preservando, conforme está escrito: *Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar* (Gn 2.15). Se tem alguém que deveria proteger o meio a,mbiente , este deveria ser o cristão. Além disso, o trabalho é um ato de culto a Deus, pois, foi instituído antes do pecado. Deus nos dá a responsabilidade de trabalhar honestamente para o nosso sustento, isto é um ato de culto a Deus.

*QUARTA, DEUS FEZ UMA ALINAÇA COM O HOMEM*. O Senhor institiui uma aliança com o homem criado, esta oferecia vida eterna, exigia perfeita obediência e, caso o homem desobedecesse seria punido com a morte espiritual (separação de Deus), morte física (separação do corpo do espírito) e morte eterna (separaçao eterna de Deus no inferno), vejamos: *16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás*. O primeiro homem, Adão, desobedeceu a Deus e morreu espiritualmente, fisicamente e passou a caminhar para morrer eternamente com todos os seus descedentes. Porém, um feito na história mudaria esta trajetória, Deus enviou seu Filho ao mundo. Cristo, ao contrário de Adão, obedeceu perfeitamente, observemos: *Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos*. (Rm 5.19). Deus firmou Nele uma nova aliança, na qual, todos aqueles que nele cressem receberiam a vida eterna, vejamos: *Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna* (Jo 3.16). Ainda hoje você pode ter um encontro com Cristo e receber Dele a vida eterna, ao invés da condenação. Você quer?

*CONCLUINDO*, Deus criou todas as coisas, incluindo o homem, que foi criado sem pecado, mas. se corrompeu e passou a caminhar para condenação. Mas, Deus enviou o seu Filho Jesus para para trazer ao homem libertação da culpa e poder do pecado, bem como nos oferece vida eterna. Você já tem certeza de vida eterna (salvação)? Se sua resposta é negativa , entregue-se a Cristo ainda hoje e receba a plena convicção de ir morar no céu com Jesus. *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais profundamente ao Senhor*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: JESUS, O REDENTOR PESSOAL DO SEU POVO*


*TEXTO: APOCALIPSE 1.17-19*

*17* Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último *18* e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. *19* Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas”.

*REFLEXÃO: JESUS, O REDENTOR PESSOAL DO SEU POVO*

*INTRODUZINDO*, Jesus é o redentor do seu povo, Ele se revelou pessoalmente ao seu servo João, Ele se revela pessoalmente a nós também nos trazendo vida eterna, sobre este redentor que é eterno queremos trazer algumas lições importantes, vejamos:

*PRIMEIRA, ELE É O REDENTOR QUE CONSOLA SEU SERVO*. Cristo é o criador, sustentador e consumador de todas as coisas, Ele é o primeiro e o último como se afirma: *Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último* (v.17). João se quebrantou e foi consolado por Ele, não podemos ver a glória de Deus sem se prostrar, Ele nos consola.

*SEGUNDA, ELE É O REDENTOR QUE É ETERNO*. Cristo é eterno, Ele morreu, mas ressuscitou, conforme está escrito: *E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno* (v.18). Ele é eterno, venceu a morte e ressuscitou para sempre. Ele está vivo eternamente!

*TERCEIRA, ELE É O REDENTOR QUE TEM O CONTROLE SOBRE A MORTE*. Jesus tem o domínio da morte conforme verificamos: *E tenho as chaves da morte [...]* (v.18b). Jesus tem o controle sobre a morte, nada acontece sem que Ele permita, nossos dias estão todos contados no livro de Deus, não se assuste, Jesus está no controle de tudo, inclusive da morte.

*QUARTA, ELE É O REDENTOR QUE TEM O CONTROLE SOBRE AS FORÇAS DO MAL*. Jesus tem o domínio, não apenas da morte, mas também das forças do mal, como poddemos ver: *E tenho as chaves [...] do inferno* (v.18c). Os demônios se submetem ao nome de Jesus, Ele domina o mal. devido a isto, Lutero disse que “o diabo é um cachorro na coleira de Deus”.

*QUINTA, ELE É O REDENTOR QUE É SENHOR DA HISTÓRIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO*. Jesus está no controle da história, inclusive do futuro, vejamos: *Escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder* (v.19). O Senhor te trouxe aqui hoje para que você neste tempo ouvisse a sua voz, aproveite a oportunidade, Deus preparou este momento para falar contigo.

*CONCLUINDO*, Jesus é redentor que se revela pessoalmente aos seus servos. Você pode ainda hoje buscar ao Senhor, Ele tem todo poder e pode nos salvar, consolar, e nada, nem a morte ou forças do mal, podem nos separar Dele, afinal Ele domina tudo, e a nossa história está nas suas mãos. Entregue-se a Deus nesse momento e receba a salvação que somente Ele pode te dar. *Trecho do Sermão em Apocalipse 1 pregado na IPB Zé Doca MA*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: JESUS SUBIU AOS SÉUS DE ONDE VIRÁ NOVAMENTE*


 *TEXTO: ATOS 1.9-11*

*9* Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. *10* E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles *11* e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”

 

*REFLEXÃO: JESUS SUBIU AOS SÉUS DE ONDE VIRÁ NOVAMENTE*

 

*INTRODUZINDO*, Jesus resuscitou dos mortos, esteve com os seus discípulos por quarenta dias, preparando-os para que tocassem a obra que Ele iniciou na terra, depois, foi assunto aos céus, sobre ascensão de Jesus iremos aprender algumas lições.

 

*PRIMEIRA, JESUS ANTES DE ASCENDER CONSUMOU A SUA OBRA*. Após Jesus concluir as suas intruções foi subindo ao céu, como afirma Lucas: *Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos* (v.9), Ele somente subiu ao deixar sua igreja estava pronta para receber o Espírito Santo e continuar a sua obra na terra. Jesus deixa a igreja aqui e continua operando nela, com ela e poe ela do céu (Mc 16.19-20).

 

*SEGUNDA, JESUS FOI ELEVADO ÀS ALTURAS À VISTA DE TODOS*. A ascensão de Jesus aconteceu à vista de todos os seus discípulos, como está registrado: *E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles* (v.10), enquanto Ele subia ia abençoando os seus discipulos: *50 Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. 51 Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu* (Lc 24.50-51). Jesus abençoou eles visivelmente enquanto subia ao céu, deixando para nós a responsabilidade de abençoar outras pessoas, enquanto trabalhamos para Ele aguardamos o seu retorno, assunto tratado a seguir.

 

*TERCEIRA. JESUS VOLTARÁ PESSOALMENTE E VISIVELMENTE*. Jesus voltará da mesma forma como subiu, vejamos: *10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir* (vv.10-11), ou seja, Ele virá pessoalmente e visivelmente. A verdade mais nitida aqui descrita é que Ele voltará. Você já está preparado (a) para este dia?

 

*CONCLUINDO*, Jesus veio aqui realizar sua obra, consumou a nossa redenção na cruz (Jo 19.30), depois ressuscitou e foi assunto ao céu, porém, um dia Ele voltará e cada um de nós iremos prestar contas a Deus, assim sendo, estamos aguardando este dia. Você está preparado para este dia de prestação de contas? *Trecho do sermão do primeiro capítulo de Atos pregado na IPB Zé Doca - MA*.

 

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

 

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

domingo, 17 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA VIDA*


*TEXTO: APOCALIPSE 1.5-7*

5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”

*REFLEXÃO: A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA VIDA*

*INTRODUZINDO*, nestes versículos lidos tratam sobre a presença de Jesus, Ele é maravilhoso, e estar perto Dele nos traz paz, alegria e vida eterna. João vai aqui fazer uma descrição sobre a pessoa de Jesus, sobre isto iremos extrair algumas lições importantes para nossa vida.

*PRIMEIRA, SEU TESTEMUNHO ATESTA A SUA FIDELIDADE*. Jesus trouxe o testemunho perfeito do céu para nós, seu testemunho foi fiel, como está escrito: *E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha [...]* (v.5a). Dr. Hernandes Dias Lopes disse que “Cristo foi fiel durante o seu ministério, sempre testemunhando sobre o Pai, mesmo na hora do sofrimento e morte*, A fidelidade de Cristo no seu testemunho deve nos incentivar a sermos fieis no testemunho do evangelho, Cristo não trocou o testemunho fiel por facilidades, nós devemos imitá-lo!

*SEGUNDA, ELE É O PRIMEIRO A VENCER A MORTE PARA NUNCA MAIS PASSAR POR ELA*. A passagem diz: *E da parte de Jesus Cristo [...] o primogênito dos mortos [...]* (v.5b). Esta expressão significa que Jesus foi o primeiro a vencer a morte para nunca mais passar por ela. ele está vivo para todo o sempre, nós não cremos em um Cristo que esteve vivo e está morto, mas que esteve morto e está vivo para sempre. Ele estando vivo, está presente aqui e algo transformador pode acontece neste lugar porque o Cristo vivo está presente aqui! Aleluia!!!

*TERCEIRA, JESUS GOVERNA SOBRE TODOS OS REINOS DA TERRA*. O texto continua qualificando a pessoa de Jesus dizendo: *E da parte de Jesus Cristo [...] o Soberano dos reis da terra* (v.5c). Ele é quem governa os reis, imperios e governos. Ele é quem coloca autoridades e também quem as tira do poder, Ele está no controle de todas as coisas, nada acontece sem que Ele decrete e governe tudo. Ele é Soberano, nas suas mãos estão a força e o poder. Este é Jesus, o Divino Rei do Universo, Soberano sobre todas as coisas! Aleluia!!!

*QUARTA, JESUS NOS COMPROU COM SEU SANGUE DERRAMADO EM NOSSO FAVOR*. Jesus realizou uma grande obra por nós, ao se entregar naquela cruz , sobre este tão importante assunto aprendemos que: *I. Pela sua morte derramou seu sangue por amor.* A Escritura vai afirmar que a morte de Cristo por nós foi por amor, como podemos observar: “[...] Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados” (v.5d). Jesus teve um ato de amor extremo por nós, pois o que merecíamos era seu ódio, desprezo e julgamento por causa dos nossos pecados, mas Ele resolveu nos amar e vir habitar entre nós para nos acolher. Que amor tão grande é esse? Eu não mereço tão grande amor!!! Ele morreu por nós e nós precisamos apenas rendermos a vida a Ele. *II. Pela sua morte nos introduziu no reino de Deus*. Jesus por sua morte nos inroduziu no seu reino espiritual, conforme está escrito: “E nos fez reino [...]” (v.6a). Hoje somos súditos do Rei Jesus no seu reinado espiritual, e quando Ele voltar nós faremos parte do seu reinado pleno, pois sua morte e ressureição nos introduziu, por isso quando dizemos “venha o teu reino” estamos pedindo que ele se espanda a outros que ainda estão fora! *III. Pela sua morte abriu nosso caminho a Deus e nos tornou sacerdotes*. Jesus com sua morte nos fez sacerdotes para Deus, segundo nos informa o seguinte trecho: “[...] e nos fez [...] sacerdotes para Deus, seu Pai [...]” (v.6b). O que significa esta declaração? Significa que hoje todo crente é um sacerdote, ou seja, qualquer irmão em Cristo pode orar e pregar a palavra de Deus, Lutero chamou essa verdade de Sacerdócio Universal dos Santos”, todos nós podemos adorar a Deus livremente, pois somos sacerdotes de Deus! *IV. Sua morte nos leva a render a glória devida a Ele*. Devemos glorificar ao Senhor, pois Ele com sua obra nos livrou da morte e do inferno, por isso merece toda glória, conforme o versículo seguinte aponta: “[...] a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém” (v.6c). Não devemos render glória e honra a nenhuma outra pessoa, senão ao Senhor.

*QUINTA, JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ PARA NOS BUSCAR*. Aqui João faz uma declaração muito enfática e importante sobre a segunda vinda de Jesus, ele nos apresenta algumas verdades maravilhosas, descritas da seguinte forma: *I. Sua volta será visível*. Jesus voltará visível a olho nu para todas as pessoas como afirma o versículo: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá [...]” (v.7a). Jesus será visto no céu por todos, assim sendo, cai por terra a doutrina do arrrebatamento secreto, pois todos o verão vindo nas nuvens do céu. *II Ele virá para julgar todos os homens de todas as épocas*. Todas as pessoas serão julgadas por Jesus, não apenas desta época atual, mas até mesmo aqueles que o mataram, conforme está escrito: “[...] até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim” (v.7b). Todos comparecerão diante de Jesus, pois, haverá ressurreição de justos para salvação e injustos para condenação (Jo 5.28-29), ou seja, aqueles homens que mataram e escarneceram de Jesus se lamentarão quando comparecerem diante Dele, mas será tarde demais.

*CONCLUINDO*, Jesus está presente na vida de todos aqueles que o servem, que já se entregaram a Ele, sua presença traz paz na alma, alegria na vida e salvação, não apenas agora, mas por toda a eternidade, porém, Ele um dia voltará e fará a separação entre os que creram Nele e aqueles que o rejeitaram. Você está preparado para se encontrar com Cristo hoje? Se não, prepare-se, pois, no dia que não se espera, Ele virá. Sabe como se preparar para encontrar-se com o Senhor? Renda ainda hoje o seu coração a Jesus e receba vida eterna segura e garantida! Deus abençõe *Adaptado do trecho de sermão no Capítulo 1 de Apocalipse, pregado na IPB Zé Doca - MA*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).