quinta-feira, 19 de novembro de 2020

REFLEXÃO SOBRE A SOBERANIA EXTENSIVA DE DEUS

TEXTO: DANIEL 2.21

“É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes”.

REFLEXÃO: A SOBERANIA EXTENSIVA DE DEUS.

INTRODUZINDO, gostaríamos de lhe informar que Deus é Soberano não apenas na vida dos que lhe pertencem, mas em todo o globo terrestre, pois a história está em suas mãos, Ele está no controle de tudo, nada acontece fora do seu governo, os teólogos chamam este governo de *Soberania Exaustiva ou Extensiva de Deus*, neste versículo iremos examinar algumas lições sobre este Deus que a tudo governa de modo sábio santo, justo e poderoso.

PRIMEIRA, DEUS, NA SUA SOBERANIA, GOVERNA OS TEMPOS E ESTAÇÕES (v.21). Deus no seu governo soberano tem o controle sobre os tempos e as estações, pois foi Ele que criou os tempos e as estações para dar ao seu tempo os frutos para nossa sobrevivência (Gênesis 1.14; At 14.17), mas, alem de criar estes tempos e estações frutíferas, o Senhor também pode modificá-las segundo seu querer. Muitas vezes, Ele muda para mostrar para os seres humanos que estes nada podem fazer por si mesmo sem a sua ajuda, afinal, sem Ele nada podemos fazer (Jo 15.5). Ele governa também as coisas mais infimas do universo para nos mostrar que cada centímetro cúbico deste universo pertence a Ele!

SEGUNDA, DEUS, NA SUA SOBERANIA, GOVERNA AS AUTORIDADES HUMANAS (v.21). Os governos humanos são instituidos por Deus, na sua graça comum, Deus detém o mal por meios de autoridades constituidas (Rm 13.1-7). As autoridades que estão no poder e aquelas que estarão daqui para frente, foram colocadas por este Deus soberano. Nossa responsabilidade é orar por todos aqueles que Deus investiu de autoridade (I Tm 2.1-2), se o seu candidato (a) a prefeito (a) não venceu, ore porquem foi eleito (a), pois estes foram instituidos por Deus! Ele coloca governos justos para abençoar uma nação justa e governos maus para castigar uma nação impia. Mas, todos os governos foram instituídos por Deus, ore e os respeite, não apenas aqueles bons, mas também os maus e injustos. Deus governa os reinos humanos retirando reis e estabelecendo reis. Ele é soberano!!!

TERCEIRA, DEUS NA SUA SOBERANIA, GOVERNA A SABEDORIA E INTELIGÊNCIA HUMANAS (v.21). Deus governa também governa dando sabedoria e entendimento aos homens. Os teologos dizem que sabedoria é algo que Deus dá ao homem naturalmente, a pessoa não estudou sobre algo e consegue realizar ações como consertar moveis e eletrodomésticos; eles ainda dizem que entendimento é adquirido pelo estudo e pesquisa, ou seja, tanto aqueles que aprenderam naturalmente ou pela pesquisa e estudo, aprenderam porque Deus lhes deu sabedoria e entendimento! Nunca foi por nossa causa, todo nosso sucesso intelectual vem de Deus. Você reconhece isto?

FINALIZANDO, Deus é soberano em todas as coisas, Ele está no controle e governa os reinos, tempos e estações, bem como a sabedoria e conhecimento humanos. Deus pode ainda hoje fazer mudar situações adversas e modificar todo o teu viver. Ore pelas autoridades constituidas: Executivo, Legislativo e Judiciário. Estas autoridades foram colocadas por Deus, reconheça que tudo na sua vida vem de Deus. Entregue-se a Cristo totalmente, pois Ele está no controle de todas as cosias, Ele pode cuidar de você!!! *Leia os textos para entender o assunto e desejando fazer um estudo bíblico gratuito, procure-nos*.

 AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 161 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL.

 LOCALIZAÇÃO: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA, CEP: 65.365-000.

 CULTOS: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).