sábado, 29 de janeiro de 2022

REFLEXÃO: DEUS E AS SUAS OBRAS (SALMOS 145.10)

TEXTO: SALMOS 145.10

“Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão”.

REFLEXÃO: DEUS E AS SUAS OBRAS

INICIALMENTE, informamos que Deus é o criador de todas as coisas (Ap 4.11), criando tudo do nada (Gn 1.1), criou o homem e a mulher (Gn 1.31), sem pecado, eles por conta própria se afastaram Dele (Ec 7.29). As obras da criação revelam a pessoa de Deus para a humanidade, neste salmo 145 iremos extrair algumas lições sobre Deus e as suas obras, vejamos:

I. AS OBRAS DE DEUS EXALTAM AO SEU NOME (v.10). A passagem vai nos falar sobre Deus sendo engrandecido pelas suas obras, conforme podemos ler: “Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão”. O salmista informa que as obras do Senhor serão agradecidas a Ele (v.10a). As suas obras são sustentadas e preservadas pelo Senhor (Ne 9.6), os homens que são os seres racionais fazem isto de modo inteligente, especialmente aqueles que servem ao Senhor devem exaltá-lo e adorá-lo (v.10b). Você é grato a Deus? Tem adorado o seu nome?

II. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM SUA JUSTIÇA E BONDADE (v.17). A criação apresenta um Deus que age com justiça e santidade, vejamos: “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras”. A justiça de Deus não é muito apreciada pelo evangelicalismo moderno, pois se fala muito do amor de Deus, esquecendo que Ele é também justo, suas obras são justas, isto é, Ele é todo amor e todo justiça, salva pecadores arrependidos e também condena os impenitentes (Mt 25.46). Deus também é benigno (santo) em tudo que faz, Ele não induz ninguém ao pecado nem aprova nossos erros.

III. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM O SEU ETERNO PODER (V.4). A criação e todas as ações de Deus demonstram seu poder, consoante o texto nos indica: “Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos”. Deus se revela aos homens pela criação, demonstrando seus atributos e eterno poder (Rm 1.19-20), mas esta revelação é insuficiente para salvação, deixando os homens indesculpáveis diante de Deus (Rm 1.20), para que os homens pudessem ser salvos necessitavam de uma revelação especial e escrita (Jo 5.39), devido a isto é que o autor sacro está aqui escrevendo sobre este Deus poderoso, pois um Deus tão poderoso para criar tudo e agir na história, pode mudar sua vida. Creia nisso e proclame seus feitos poderosos.

IV. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM A SUA MISERICÓRDIA (V.9). Deus demonstra a sua misericórdia através das suas obras, conforme o texto indica: “O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”. Deus apresenta a sua misericórdia ao cuidar de cada ser vivo na criação seja pássaros ou arvores (Mt 6.26, 28, 29), então ele também cuidará das necessidades do seu povo (Mt 6.30). A sua misericórdia é vista exclusivamente na salvação de pecadores indignos através da obra de Cristo (Tt 3.5). Quando olhar para natureza exuberante, lembre que Deus, por seu poder criou tudo e por misericórdia preserva as suas criaturas. Este Deus misericordioso oferece salvação gratuita a eterna ao ser humano.

CONCLUINDO, Deus realizou a obra da criação de forma poderosa, mas Ele age na nossa vida todos os dias nos sustentando e cuidando de tudo que precisamos, porém, há uma obra maior que Deus quer realizar na sua vida chamada SALVAÇÃO, Ele quer que você o conheça e seja salvo. Já tens certeza da tua salvação? Se sua resposta é negativa estás em perigo eterno, pois Deus nos diz que podemos saber sobre nossa salvação (I Jo 5.13), Cristo nos garante certeza de salvação (Jo 5.24; Jo 6.47; Jo 10.28). Você pode ter certeza de vida eterna, entregando sua vida a Jesus. Faça um estudo bíblico gratuito! Deus abençoe!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!

Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

CULTOS: Quartas (19h30min) e Domingos (9h00min e 19h30min)