quinta-feira, 19 de maio de 2011

Evangelismo e Plantação de Igrejas Sem Medo!


Vamos falar sobre Evangelismo e Plantação de Igrejas. Pode parecer um tema desnecessário, já que estamos cercados por um número cada vez mais crescentes de novas denominações. Todavia, acredito que o leitor comprometido com o Reino e a simplicidade do evangelho conseguirá ver a importância do tema. Aqui, ao falarmos sobre Evangelismo não teremos em mente propagar denominações, mas sim, fornecer algum subsídio sobre evangelismo bíblico, focando na Plantação de Igrejas “orgânicas”; ou seja, igrejas simples, catequeticas e relacionais.

Nosso leitor mais assíduo saberá de nossa caminhada junto a Igreja Anglicana, que é um projeto missionário que almeja impactar o Brasil com a plantação de Igrejas Orgânicas. Sobre isso, no blog Café com o Bispo, de Josep Rossello, está acontecendo um curso em vídeo sobre o assunto; vale a pena dar uma conferida e acompanhar as atualizações.

PodCast: Plantando Igrejas (Curso em Vídeo)

Sempre que o tema é evangelismo há muito interesse nas pessoas, o que nem sempre se converte em ação. Um dos motivos é que o evangelismo acaba sendo visto como um “bicho-de-sete-cabeças”, no qual somente um grupo de especialistas pode obter algum sucesso. Temos medo de evangelizar. Neste primeiro artigo da série estamos disponibilizando alguns livros eletrônicos que abordam de modo muito competente o assunto.
Junto a Igreja Anglicana Reformada estamos planejando um projeto missionário para a Zona Leste de São Paulo. O trabalho missionário consiste justamente na plantação de uma igreja simples, sem grandes estruturas, cujo objetivo é evangelizar e discipular novos cristãos. Acredito que aquilo que planejamos para a Comunidade Anglicana Carisma possa ser reproduzido por todo cristão, em todo lugar; desde que haja comprometimento com o Evangelho e o desejo de ver o Reino de Cristo crescer.

Voltaremos a falar sobre este assunto mais vezes; por hoje, deixo para vocês essas dicas de leituras. Como eu disse, são livros eletrônicos que abordam a questão do Evangelismo e Plantação de Igrejas. Se esse material for útil para você, deixe seu comentário, com isso você estará ajudando nosso trabalho. Os livros foram organizados pela Convenção Batista do Sul (EUA), e estão traduzidos para o português.

Vem com agente!

Evangélicos discutem cartilha contra homofobia

A Banca Evangélica da Câmara está reunida com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir a cartilha do ministério contra a homofobia nas escolas.
Em janeiro, quando a distribuição da cartilha foi anunciada, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), disse que a bancada poderia propor uma ação na Justiça pedindo o recolhimento do material.
O deputado disse que está preocupado porque a cartilha "faz mais uma apologia do sexo entre crianças e adolescentes do que necessariamente uma orientação quanto à homofobia com objetivos educacionais".
A distribuição da cartilha anti-homofobia a cerca de 6 mil escolas públicas de ensino médio deve ocorrer ainda neste ano.
A reunião está sendo realizada na sala da Liderança do Governo.

Notícias Cristãs com informações da Agência Câmara

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A CRISE DE INTEGRIDADE

(2)
A Crise de Integridade é um excelente livro publicado pela Editora Vida que aborda a questão da integridade de forma abrangente e provocadora. O livro tem 12 capitulos ( não incluso o prefacio ), 111 paginas, de facil leitura, empolgante, de linguagem direta facilitando o entendimento e sua aplicabilidade a vida da igreja e pessoal. Uma das frases impactantes do livro é a de Robert Murray McCheyne: " Deus abençoa muito mais a grande semelhança com Jesus do que os grandes talentos ".

Todo cristão deveria ler " A Crise de Integridade ", pastores, presbiteros, diaconos, professores de Escola Dominical e leigos. O escrito é pertinente e trata de um assunto esquecido por muitos cristãos de nossos dias, se não na teoria, o é na prática.

O Autor: Warren W. Wiersbe, pastor americano, escritor e conferencista.
Por Taciano Cassimiro

Evangélico desaparece e familiares ficam aflitos

Edjânio Lima do Nascimento, de 25 anos, sumiu a caminho da igreja, no Cruzeiro do Sul, parte alta de Maceió.

Familiares do jovem Edjânio Lima do Nascimento, de 25 anos, estão aflitos com seu desaparecimento. Ele havia saído de casa domingo à noite, na Forene, para encontrar a namorada em uma igreja da Assembleia de Deus, situada no Cruzeiro do Sul.

Edjânio - assim como a namorada conhecida como Tamires – também é evangélico. De acordo com o pai do jovem, o funcionário público Eduardo Santiago do Nascimento, todos em casa se preparavam para ir à igreja quando o filho resolveu sair mais cedo para encontrar com a companheira.

Ao chegar à igreja, o pai viu a garota desacompanhada do namorado. Começou, então, a busca por ele. Em contato com toda a família, os pais não conseguiram localizar o rapaz. Três dias após o desaparecimento o pai resolveu procurar ajuda da polícia e da imprensa.

Conforme o funcionário público, alguns jovens da vizinhança contaram que Edjânio mantinha amizade com alguns usuários de entorpecentes. Entretanto, o pai enfatizou que nunca percebeu nenhum comportamento suspeito do filho em relação a drogas.

Qualquer informação sobre Edjânio Lima do Nascimento, de 25 anos, pode ser comunicada por meio do telefone 8844-6414.

Notícias cristãs com informações do Gazetaweb

SOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

O TOQUE DO SENHOR


PORJOHN PIPER


"Também Saul se foi para sua casa, a Gibeá; e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara".

Ler estas palavras tem me levado a orar por um novo toque de Deus. Que coisa maravilhosa é ser tocado por Deus, no coração! Não existe nada incomum a respeito da palavra hebraica usada neste versículo; ela significa apenas “tocar”, no sentido comum. Deus tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus no coração de alguém é algo impressionante. É impressionante porque o coração é tão precioso para nós — tão profundo, tão íntimo, tão pessoal. Quando o coração é tocado, somos tocados profundamente. Alguém penetrou as camadas protetoras e chegou ao centro. Fomos conhecidos. Fomos descobertos e vistos.
O toque de Deus é impressionante porque Deus é Deus. Pense no que é dito neste versículo! Deus tocou aqueles homens. Não foi a esposa, nem um filho, nem o pai ou a mãe, nem um conselheiro. Foi Deus quem tocou. Aquele que tem infinito poder no universo. Aquele que tem infinita autoridade, sabedoria, amor, bondade, pureza e justiça. Foi Ele quem tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus é impressionante porque é um toque. É uma conexão verdadeira. O fato de que esse toque envolve o coração é impressionante. O fato de que esse toque envolve a Deus é admirável. E, por ser um toque real é maravilhoso. Os homens valentes não somente ouviram palavras sendo-lhes dirigidas. Não somente receberam uma influência divina. Não foram apenas vistos e conhecidos externamente. Deus, com infinita condescendência, tocou-lhes o coração. Deus estava bem próximo. E os homens não foram consumidos.
Amo esse toque. Desejo-o mais e mais. Desejo-o para mim mesmo e para todos os membros de nossa igreja. Rogo a Deus que toque em mim e em toda a sua igreja, de maneira nova e profunda, para a sua glória. O texto bíblico diz que eles eram uma tropa de homens — “e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara”. A palavra hebraica traz consigo a idéia de força, coragem, substância. Oh! que os santos de Deus sejam valentes para o Senhor — corajosos, fortes e cheios de dignidade, beleza e verdade!
Orem comigo para que tenhamos esse toque. Se vier com fogo, que assim seja! Se vier com água, que assim também seja! Se vier com vento, faze-o vir, ó Deus! Se vier com trovões e relâmpagos, prostremo-nos ante esse toque. Ó Senhor, vem! Aproxima-te bastante, para tocar-nos. Envolve-nos com o amianto da tua graça. Penetra o profundo de nosso coração e toca-o. Queima, encharca, sopra, esmaga. Ou, usa uma voz suave e tranqüila. Não importa a maneira, vem. Vem e toca o nosso coração.

___________________________________



Extraido de www.ipfsantaterezinha.blogspot.com

O GRANDE ERRO CHAMADO PRAGMATISMO

Por Rev.Ronaldo P Mendes

O pragmatismo é uma filosofia americana, criada por William James (1842 – 1910), que enfatiza os resultados práticos de uma teoria. Para um pragmático, uma idéia é considerada verdadeira se funciona. Uma série de medidas está correta se trouxer os resultados desejados.

Para o cristianismo o erro dessa filosofia é considerar as metodologias que “funcionam” como mais importantes e mais viáveis do que as metodologias bíblicas. O pregador pragmático se preocupa, primeiramente, em saber se determinada prática é vantajosa, não necessariamente se ela está em harmonia com a Escritura Sagrada. Ele começa com a pergunta: “O que querem os incrédulos?” E constrói sua estratégia a partir daí, em vez de perguntar: “O que as Escrituras ensinam sobre o ministério da igreja”, e, partindo daí, seguir um padrão bíblico.

O pragmatismo ignora completamente as prioridades bíblicas para a igreja. As reuniões da igreja não deveriam ser estruturadas para os incrédulos. De acordo com a Escritura, a igreja se reúne para adoração, comunhão, edificação e encorajamento mútuo, dentro do Corpo de Cristo (At 20.7ss; 1Co 16.1-2; Hb 10.24-25). A pregação da Palavra de Deus deve ser o ponto essencial em todo culto e ministério da igreja (1Tm 6.2; 2Tm 4.2). A ênfase deve ser a comunhão com Deus através da oração e da adoração, não para entretenimento ou qualquer expressão de auto-satisfação (1Co 11.17-22). Em resumo, as atividades esboçadas em Atos 2.42 são a única ocupação válida para a igreja: “A doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e a oração”.

Além do mais, o pragmatismo ataca a suficiência da Palavra de Deus no evangelismo. Não precisamos comercializar, disfarçar, atenuar ou tentar tornar o evangelho aceitável aos incrédulos. O evangelho puro é o poder de Deus para a salvação.

Ensinar ou dar a entender que a técnica humana pode trazer alguém a Cristo é negar o verdadeiro ensino das Escrituras e, com efeito, nega a soberana graça de Deus. Pois veja o que disse Jesus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.… Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.37,44). Sem Cristo e o ministério do Espírito Santo, nada podemos realizar (Jo 15.5; 2Co 10.4).

Aqueles que colocam o entretenimento no lugar de uma clara proclamação da verdade estão em conflito com os desígnios de Deus para a igreja.
A teologia contemporânea sugere que Jesus é o passaporte para se evitar todos os pesares e experimentar todos os prazeres da vida. Assim, o pragmatismo sucumbiu à noção humanista de que o homem existe para a sua própria satisfação. O humanismo ensina que, para as pessoas serem felizes elas devem ter todas as suas necessidades e desejos satisfeitos.

Muitos que se dizem cristãos abandonaram o evangelho totalmente e, em vez de pregarem a Palavra de Deus, estão convidando as pessoas a buscarem auto-estima, influência política, igualdade social, segurança, prosperidade, saúde, riqueza, felicidade ou quaisquer outros tipos de aspiração que alimentam o “ego”. Raramente o evangelho é apresentado com firmeza, e, por isso mesmo, os pecadores poucas vezes o rejeitam.

Não se prega hoje sobre o céu. As futuras glórias celestiais foram ofuscadas pelo frágil e momentâneo brilho das coisas terrenas.

Talvez o erro fatal do pragmatismo é que ele deixa de considerar corretamente a depravação humana. O homem é uma criatura caída; sua depravação é tão profunda e penetrante que ele nada pode fazer por si mesmo quanto as coisas espirituais (Rm 3.10-11). Portanto, o uso de meios humanos para realizar objetivos espirituais inevitavelmente fracassará.

Como deve ser a pregação?

A Palavra de Deus deve ser pregada: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”(Rm 1.16). Infelizmente, muitos evangélicos, em anos recentes, têm se afastado dessa confiança.

Tudo o que precisamos saber sobre a salvação e como agradar a Deus está descrito na Sua Palavra. Ela é suficiente para alcançar o homem pecador: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”(Rm 10.17).

Deus é o centro de tudo. A sua vontade é soberana e deve ser anunciada. A igreja deve ensinar sobre a pessoa de Deus; seus atributos e seu plano para o homem. Qual o papel do homem na salvação? Qual o verdadeiro papel da igreja no mundo?

A igreja precisa pregar sobre a necessidade do arrependimento. Hoje o arrependimento é visto mais e mais como um ato único, não fazendo parte da restauração da santidade ao longo de toda a vida.

Toda a mensagem da igreja deve levar o ouvinte a Cristo. Pois, toda a Escritura fala sobre Ele. O Senhor Jesus é o conteúdo e o centro de tudo o que Deus revelou em sua Palavra. Jesus é o foco da história bíblica. O próprio Jesus afirmou: “…porque sem mim nada podeis fazer.”(Jo 15.5).



Livros recomendados: “Pregação pura e Simples” (Stuart Olyott); “Reforma Hoje” (James M. Boice e outros), Nossa suficiência em Cristo (John F. MacArthur, Jr). 
Fonte:  www.somente-jesus.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Família-Projeto de Deus!

"O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa" (At. 16. 29-31).
Observando esta história de mais uma prisão injusta de Paulo, que aqui estava acompanhado de Silas, chama-me a atenção o trecho que temos descrito a cima.
Quando o carcereiro percebe que a prisão estava aberta, o desespero bate em seu coração e o mesmo pensa em se matar, porém, o Apóstolo Paulo interrompe seu ato, enchendo o coração daquele homem de temor e desejo de salvação. Segue-se a isso a clássica pergunta feita pelo carcereiro: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?". Diante dessa pergunta, somos conteplado com uma resposta impressionante: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". A sentença deferida por Paulo não contempla somente o carcereiro, mas também faz alcance a uma parte importante da vida daquele homem, e também importante a nossa vida: A FAMÍLIA. Creia, e além de você, seus famíliares também serão alcançados. Isso é uma maravilha, é tremendo, é grandioso, pois vemos que não somente nós, mas nossas famílias fazem parte do projeto de Deus. 
E dentro desta ótica divina, podemos ver a importância dada ao projeto familiar, o amor de Deus que nos alcança e se estende sobre a nossa casa, e dentro desta perspectiva, podemos observar algumas coisas interessante sobre a família.
1º) A FAMÍLIA É ALVO DA PROMESSA
"Creia ... e serão salvos"
Quando o Apóstolo Paulo responde ao anseio do carcereiro sobre a salvação, sua família é inclusa no mesmo plano. Paulo indica que Deus além de alcançar ao indivíduo, faz uma promessa de também salvar sua família. A história do povo de Deus, revela-nos alguns episódios com os mesmo desfechos, mosntando-nos que Deus tem planos para seus servos e promessas para suas famílias. Alguns exemplos: Gn. 12. 1- 3; II Sm. 7. 16.
Creio que Deus tem uma promessa para sua família também, que completar a benção da salvação dentro do seu lar, na sua casa, na vida de seus pais, filhos, cônjuge, parentes, creio que Deus lhe dá a benção da vitória eterna, e ainda estende essa graça sobre os seus.
2º) A FAMÍLIA É FRUTO DA FÉ.
"Creia ... e serão"
O "start" que desencadeou esta promessa estava condicionada a fé..."Creia", e foi a partir dai que as coisas começaram acontecer. Ao demonstrar a sua fé, o carcereiro foi alcançado pela graça salvadora de Cristo, e viu sua família desfrutar da promessa da salvaçã. Da mesma forma, precisamos ter fé para vermos o SENHOR executar em nossas vidas as Suas promessas e Suas vontades. Ao desfrutarmos do poder da fé me Cristo Jesus, desfrutamos também das maravilhas que Jesus tem para a nossa casa. Precisamos crer, precisamos exercitar nossa fé, de forma que não somente nós, mas nossa casa experimente o melhor do SENHOR em sua existência.
3º) A FAMÍLIA É UM OBJETIVO MISSIONÁRIO.
""Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, VOCÊ e os de SUA CASA""
Quando o Apóstolo Paulo expõe o plano de salvação para o carcereiro, o plano não fica restrito somente ao indivíduo, ou seja, a ação missionária, de proclamação das Boas Novas, não se detém somente ao bem estar do invíduo, tanto porque, sem o bem estar da família, o indivíduo não consegue ou não tem condições de esta bem, desta forma, Paulo oferece a graça de Cristo ao carcereiro e também a sua casa, sua família. Que maravilha é saber disso, que bom é saber que Deus tem propósitos missionários, de salvação para as pessoas que mais amamos. Que bom é saber que nossa casa, nosso aconchego, nosso porto seguro faz parte dos planos missionários do SENHOR, por isso, esforce-se para testemunhar para os seus, para levar as Boas Novas para as suas vidas, e creia no milagre acontecendo no seu lar.
 
CONCLUSÃO.

A família é o alicerce da sociedade, todos os disturbios sociais que presenciamos hoje, são influência da desestruturação familiar, do empenho satânico de derrubar as estruturas familiares, sendo assim, cabe a nós, servos tementes do SENHOR, buscarmos o fortalecimento deste núcleo tão primordial da sociedade. Creia que a família tem sobre si uma promessa, creia também que pela fé, sua família pode ser abençoada, e por fim, trabalhe sua família como seu maior campo missionário, desta forma, você e sua casa experimentarão o melhor de Deus para suas vidas.

Em Cristo.
Pr. José Ricardo Capelari
Fonte: Entre Amigos

Orçamento Democrático em Monteiro e Patos Foi Sucesso

Image 
 
A 5ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático Estadual, polarizada pelo município de Patos, elegeu as ações na área de saúde pública com 380 apontamentos. Em segundo lugar, ficou a educação com 363, seguido por estradas e rodagens com 210, segurança com 132 e geração de emprego e renda com 127 votos. Este foi o resultado da 6ª plenária do Orçamento Democrático presidida pelo governador Ricardo Coutinho, que estava acompanhado de secretários de Estado, parlamentares e de caravanas das cidades polarizadas.

Ao analisar a saúde pública como a prioridade número um apresentada pela população da região polarizada por Patos, o governador fez um relato das ações já desenvolvidas nesta área e apresentou, junto com o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, os investimentos e as melhorias que estão em andamento. Destacou que na cidade de Patos o Hospital Regional ganhou em apenas quatro meses 30 novos leitos. Ricardo afirmou que Patos já tem uma grande estrutura de saúde pública, mas vai se tornar em um grande centro de referência no Estado. A região será referência, resolvendo na saúde casos que hoje somente João Pessoa e Campina Grande resolvem. Patos terá equipamentos como tomógrafo, mamógrafo, dentre outros serviços. Por mês o governo já está repassando R$ 5 milhões aos hospitais no Estado. O governador disse ainda que o Governo não tem medo de fazer o debate sobre a saúde. “Nós queremos fazer esse debate sim”, revelou.

Os investimentos na Agricultura Familiar foi outro tema abordado pelo governador, destacando que haverá um processo de desenvolvimento nesta área. Os presídios, as escolas, os hospitais, os quartéis, poderão, por exemplo, adquirir alimentos da agricultura familiar.

Ricardo Coutinho agradeceu a participação de todos presentes à 5ª plenária e destacou que a população caminha para um grande salto de qualidade rumo ao desenvolvimento.  Afirmou que o Governo está aberto ao debate e que o Orçamento Democrático é uma política pública. “Aqueles que discordarem, nós estamos abertos ao debate”, acrescentou, revelando ainda que a grande meta é descentralizar os serviços, sobretudo na saúde.

O governador também fez um balanço das ações do programa Caminhos da Paraíba, que disponibiliza R$ 280 milhões para restaurar e pavimentar estradas no Estado. Observou que muitas cidades com estradas de terra ou rodovias danificadas ainda não estão contempladas com os recursos de agora. Um novo empréstimo internacional junto à Corporação Andina de Fomento, assim que o Estado se recuperar financeiramente, será firmado para contemplar exclusivamente novas pavimentações, ou seja, asfaltar estradas ainda de terra.

Ricardo intercalou várias vezes sua fala com a de secretários e dirigentes de estatais. O secretário da Educação, Afonso Scoguglia, fez breve explanação sobre as principais ações da pasta. Falou sobre fardamento escolar, cursinho pré-vestibular, dentre outros temas. O presidente da Cagepa, Deusdete Leitão, tratou de providências da empresa para melhorar a oferta de água na região.

O secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, avaliou que a 5ª plenária, a exemplo das anteriores, também foi extremamente positiva com a participação de prefeitos, lideranças religiosas, dentre outros segmentos da sociedade sertaneja, mostrando as principais demandas.
Image
O prefeito do município de Patos, Nabor Wanderley, após agradecer ao governador Ricardo Coutinho pela implantação do Orçamento Democrático no Estado da Paraíba, acrescentou que sua cidade já trabalha com o OD deste 2005. Ele disse, ainda, que o projeto Orçamento Democrático é um direcionamento onde a população pode revelar seus anseios, pensamentos e vontades.

A plenária aconteceu nas dependências do ginásio de esportes da Faculdade Integrada de Patos (FIP), que ficou lotado por 636 pessoas que participaram dessa primeira etapa do Orçamento Democrático. No próximo final de semana, as assembleias do OD acontecerão nos municípios de Campina Grande (20) e Esperança (21).

As cidades polarizadas por Patos são as seguintes: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea.

O deputado federal Efraim Filho, usou da palavra para reivindicar pleitos para o Vale do Sabugi. Ele pediu ao governador Ricardo Coutinho atenção especial para o trinômio: Educação, Geração de Emprego e Saúde para o desenvolvimento da região. A interiorização do ensino superior com a construção da Universidade do Sertão e a edificação de um hospital para a cidade de São Mamede foram algumas demandas do deputado.

A caravana do município de Junco do Seridó veio composta por mais de 30 pessoas. Ela foi representada pelo prefeito da cidade, Cosme Simões de Medeiros (Branco), que solicitou ao OD a construção de adutora para abastecer a sede da cidade; a implantação do saneamento básico (esgotamento sanitário); e terraplenagem das estradas da Zona Rural. O agente de Saúde Amagir Natálio da Silva reivindica a construção de Centro de Atividades Múltiplas, como forma de incrementar a cultura e arte local.

A União das Associações Comunitárias de Patos e Região (UAC) solicitou do Governo do Estado, através do Orçamento Democrático Estadual, a construção de 15 mil novas moradias; 100% de saneamento básico; recuperação e dragagem do Rio Espinharas e a instalação e funcionamento de um mamógrafo na cidade. Também foi reivindicado para Patos programas de geração de emprego e renda, a instalação de porto seco e a melhoria do sistema de abastecimento d’água da cidade.

A Câmara de Vereadores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação dos Produtores de Leite do Município de Passagem pleiteiam ao Orçamento Democrático Estadual o asfaltamento da estrada PB-228 (21 km), que beneficiará o escoamento da produção e a própria população, além de perfurações de poços nas comunidades rurais.

Edvan Monteiro (Sivuca), representante da população da cidade de Mãe D’Água, pediu ao Governo Estadual o asfaltamento da estrada que vai ligar o município ao de São José do Bonfim; a construção de uma adutora, já que existe o reservatório de Capoeira e inexiste a adutora para canalizar água para as residências. A edificação de casas populares foi outra reivindicação da caravana de Mãe D’Água.

O representante do município de Salgadinho, José Bezerra colocou como demanda da região para o Orçamento Democrático, as seguintes reivindicações: construção da estrada PB-228, que irá ligar Salgadinho a Assunção/Patos/Cacimba de Areia/Areia de Baraúna – que beneficiará o escoamento da produção mineral e socorro rápido aos pacientes – e apoio à agricultura familiar.
Fonte: www.caririligado.com.br
Eu estava lá dando minha contribuição e você onde estava?