segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

OS PONTOS DO CALVINISMO – EXPOSIÇÃO BÍBLICA (5)


Parte V - Perseverança Dos Santos Ou Segurança Dos Crentes
Os eleitos não são apenas redimidos por Cristo e regenerados pelo Espírito; eles são mantidos na fé pelo infinito poder de Deus. Todos os que são unidos espiritualmente a Cristo, através da regeneração, estão eternamente seguros nEle. Nada os pode separar do eterno e imutável amor de Deus. Foram predestinados para a glória eterna e estão, portanto, assegurados para o céu.  A doutrina da perseverança dos santos não mantém que todos que professam a fé cristã estão garantidos para o céu. São os santos - os que são separados pelo Espírito - os que perseveram até o fim. São os crentes - aqueles que recebem a verdadeira e viva fé em Cristo - os que estão seguros e salvos nEle.  Muitos que professam a fé cristã caem, mas eles não caem da graça pois nunca estiveram na graça.

Os crentes verdadeiros caem em tentações e cometem graves pecados, às vezes, mas esses pecados não os levam a perder a salvação ou a separá-los de Cristo. A Confissão de Fé de Westminster diz o seguinte a respeito dessa doutrina: "Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito, não podem decair no estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos" (XVII, 1). Boettner certamente está correto em afirmar que "essa doutrina não se manifesta isoladamente, mas é uma parte necessária do sistema calvinista de teologia.

As doutrinas da Eleição e da Graça Eficaz implicam logicamente na salvação certa daqueles que recebem essas bênçãos. Se Deus escolheu homens de modo absoluto e incondicional para a vida eterna, e se o Seu Espírito efetivamente aplica-lhes os benefícios da redenção, a conclusão inevitável é que essas pessoas serão salvas" (op. cit., p.182). Os seguintes versículos mostram que o povo de Deus recebe a vida eterna no momento em que crê. Estes são guardados pelo poder de Deus mediante a fé e nada os pode separar do Seu amor. Foram selados com o Espírito Santo que lhes foi dado como garantia de sua salvação e, desta forma, estão assegurados para uma herança eterna: (Is 43.1-3; 54:10; Jer 32:40; Mt 18:12-14; Jo. 3:16, 36: 5:24; 6:35-40, 47; 10:27-30; 17:11-12, 15; Rom 5:8-10; Rom 8:1, 29-30, 35-39; 1Co 1:7-9; 10:13; 2Co 4:14, 17; Ef 1:5, 13-14; 4:30; Col 3:3-4; 1Ts 5:23-24; 2Tm 4:18; Heb 9:12, 15; 10:14; 12:28; 1Pe 1:3-5; 1Jo. 2:19, 25; 5:4, 11-13, 20; Jd 1:24-25)


Tradução Livre e adaptada do livro Os Cinco Pontos do Calvinismo - Definidos, Defendidos, Documentado, de David N. Steele e Curtis C. Thomas, Partes I e II, [Presbyterian & Reformed Publishing Co, Phillipsburg, NJ, EUA.], Feito por João Alves dos Santos)

MANÁ DIÁRIO (GN 37.1-4) - MISSº VERONILTON PAZ

MANÁ DIÁRIO – GÊNESIS 37.1-4
[1] Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. [2] Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai. [3] Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. [4] Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente”.

JOSÉ, O FILHO MAIS INTIMO DO SEU PAI
Muitas vezes os pais possuem mais afinidade com algum dos seus filhos, as criticas surgem sem saber os reais motivos para tal afinidade, pois as vezes estes filhos são os que se aproximam mais dos pais para obedecer, aprender, etc. você tem buscado ter intimidade com Deus? Estaremos iniciando aqui algumas mensagens sobre a vida de José do Egito, falando sobre as fases que ele teve que enfrentar, desde a fase de filho mais amado, traído e vendido como escravo, até chegar ao cargo de governador e livrar o seu povo da fome, neste instante estudaremos um pouco sobre a primeira fase da vida de José que se tratará tendo como base o tema sugerido acima, deste extrairemos algumas lições para a nossa vida.

Primeira, José era o mais intimo seu pai porque desde jovem já o servia. Muitas vezes perguntamos porque José tinha tanta afinidade com José, mas a Bíblia dá respostas, ela apresenta José que desde jovem já fazia tudo para agradar a seu pai, já trabalhava para o pai, conforme os versículos seguintes: “Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos [...]” (v.1-2a). Você tem buscado agradar a seu pai terreno? E o Pai Celestial? Precisamos estar atentos para não cairmos nos laços do diabo, buscando fazer a nossa própria vontade. Precisamos fazer a vontade de Deus! Jesus também era submisso aos seus pais (Lc 2.51), você tem sido obediente? A missão principal do Senhor para nós é adorar e só adora quem obedece, devemos fazer sempre a sua vontade. Mas, José não somente obedecia ao seu pai na presença, também o fazia na ausência, ele além de reputação, tinha caráter, sobre isto trataremos a partir das próximas linhas.

Segunda, José era o mais intimo do seu pai, pois se distinguia dos outros irmãos na integridade. José tinha algo que faltava nos seus irmãos, que era o seu caráter, enquanto aqueles buscavam servir de maneira correta somente na presença do pai, quando ele estava ausente, eles faziam o serviço mal feito, não é a toa que José como sendo uma pessoa honesta teve que denunciar os mesmos ao seu pai, conforme está registrado nas seguintes linhas: “[...] sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai” (v.2b). Você não precisa apenas ter reputação diante das pessoas, mas ter caráter quando se está ausente deles, pois os olhos do senhor estarão nos vendo em qualquer lugar (Pv 15.3), José tinha caráter e você tem? Ele não fazia para aparecer aos homens, mas para agradar a Deus.

Terceira, José era o mais intimo do seu pai a ponto de receber dele presentes valiosos. Jacó amava muito a José, quando você ama alguém dá presentes a ele, José recebeu isto do seu pai, conforme está escrito: “Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas” (v.3), Deus também nos ama muito e demonstra isto ao nos dá a salvação de maneira gratuita, conforme Paulo explicou: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8), nesta passagem ele diz que tanto a salvação como a fé é “dom” do grego “karisma” que significa presente, eu e você também recebemos presentes do nosso Pai celeste, como família, saúde, finanças, porém, a maior destes presentes é a salvação, Como Jacó deu presentes ao filho que amava, Deus Pai nos dá presentes graciosos porque Ele muito nos ama. Mas, além de José buscar sempre agradar seu pai, ser integro e receber presentes do seu pai, o amor de Jacó por ele atraiu o ódio dos seus irmãos contra ele, sobre isto iremos trazer uma reflexão nas próximas linhas.
                                                                                                                  
Quarta, José era o filho mais intimo do seu pai e isto causou ódio de terceiros. Vendo que Jacó tinha amor excessivo por José os seus irmãos o odiaram, conforme  o versículo a seguir: “Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente” (v.4), os irmãos de José não queriam ter os trabalhos que ele tinha, não queriam ter o seu caráter, para eles o que valeria a apena eram apenas as bênçãos que José tinha, estas eles queriam, devido a isto o odiaram por perceber que Jacó tinha mais intimidade com o seu irmão. Da mesma forma nós também somos odiados pelo mundo, porque eles não conhecem a Deus (Jo 15.18-21), a amor de Deus por nós nos torna odiados, pois o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus (I Co 2.14), eles tem os cristãos como arrogantes por dizer que eles precisam de Jesus, por que eles querem receber apenas as bênçãos do Senhor e não obedecer seus ensinos. Lembre-se que da mesma forma que José foi odiado por seus irmãos por causa do amor do seu pai, nós somos odiados pelo mundo por causa do amor de Deus que habita em nós.

Concluindo, você examinou que: Primeira, José foi um filho muito íntimo de Jacó porque Ele desde jovem buscava trabalhar para o pai, agradando-o, este amor é sentido de afinidade, intimidade. Nós temos tido intimidade com Deus nosso Pai? Segunda, vimos que aquele amor intimo de Jacó por José era por causa da sua integridade, ou seja, ele apenas não tinha reputação na presença do Pai, mas tinha também caráter, pois quando estava ausente dele fazia também o que lhe agradava, nós temos reputação diante dos homens ou caráter diante de Deus? Terceira, José era tão próximo de seu pai a ponto de receber dele presentes valiosos, nós também somos tão amados por nosso Pai que recebemos Dele presentes inigualáveis, dentre estes a salvação. Quarta, a intimidade de Jacó por seu filho José atraiu o ódio dos irmãos de José, nós também somos odiados pelo mundo por causa do amor de Deus em nós, se o mundo lhe ama é porque o amor de Deus não está em você. Você tem buscado agradar a Deus? Tem reputação diante dos homens apenas, ou caráter diante de Deus? Já recebeu o presente da vida eterna (salvação)? O mundo tem odiado você? Lembre-se que José buscou agradar a Deus, ele se comportava não apenas para ser visto pelas pessoas, mas para agradar aquele que sonda mentes e corações, ele também recebeu presentes e você hoje pode receber o maior presente de todos, que é a salvação por meio da fé em Jesus, ao fazer isto o mundo que hoje te aplaude, amanhã te odiará, mas você estará no melhor lugar de todos que é a presença de Deus. Entregue sua vida a Cristo agora e viva uma vida de paz aqui e tenha a certeza que quando morrer irá morar eternamente com Ele no céu. Pense e reflita! Deus nos abençoe neste ano em curso!

Autor: Veronilton paz da Silva – Missionário Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB (JMN/IPB); Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras – Língua Portuguesa (UEPB); Pós Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL).