sexta-feira, 18 de setembro de 2020

REFLEXÃO: JESUS, O CAMINHO PARA DEUS

Reflexão Bíblica: João 14.6

No mundo há muitas religiões e cada um delas se coloca como uma alternativa para o homem chegar-se a Deus. O termo religião vem do latim “religare”, sendo uma tentativa do homem se achegar a Deus, ou seja, é o homem em busca de Deus. Porém, o Evangelho traz a única alternativa plausível ao amor de Deus, que é Ele vindo em busca do homem para salvá-lo, perdoá-lo e lhe dá vida abundante. O versiculo lido é uma resposta de Jesus aos seus discipulos sobre qual era o caminho para que pudessem estar para sempre com Jesus, Ele responde: “Eu Sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguem vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6), iremos pegar a primeira parte deste versículo para tratarmos sobre a grande verdade: Jesus, o Caminho para Deus. Para uma compreensão melhor iremos extrair algumas lições, colocadas a seguir.

 

Primeira, Ele é o caminho para falarmos com Deus. Jesus fala para os discipulos: 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (Jo 14.13-14). Se nós quisermos falar com Deus precisamos estar ligados a Jesus, pois as orações aceitas por Deus são as que fazemos em Nome de Jesus, pois, as religiões, muitas vezes, ensinam seus fiéis a fazer pedidos a outras pessoas, mas a Bíblia deixa bem claro que as nossas orações serão atendidas se forem feitas em nome de seu Filho, Jesus Cristo. Não há nome que possa se igualar ao de Jesus, pois o seu Nome está acima de todo nome (Fp 2.9), não podemos então cometer o erro de pedir a outras pessoas que morreram e permenecem mortas, mas pedir a Jesus que está vivo pelos seculos dos seculos, sendo o nosso mediador no céu, entre nós e Deus (I Tm 2.5). Quer falar com Deus da forma correta? Então peça a Deus por meio de Jesus,seu Filho!

 

Segunda, Ele é o caminho para vivermos com Deus. O Senhor Jesus é a vida que estava oculta no Pai e nos foi manifestada, como João nos indica: “E a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada” (I Jo 1.2). A vida do Pai foi manifestada a nós através de Jesus. Existem duas palavras para indicar vida são as palavras “bios” (vida fisica) e “zoe” (vida espiritual) e o termo usado aqui é o segundo desta ordem, indicando que além da vida física podemos ter vida espiritual com Deus e esta vida espiritual está escondida no seu Filho Jesus, assim sendo, para termos vida espiritual, alegria interior precisamos conhecer a Jesus. Se sua alma está vazia, é sinal que precisas de Jesus para que Ele preencha o seu interior e possas ter paz interior. Você quer esta vida de paz interior que Jesus te oferece?

 

Terceira, Ele é o caminho para desfrutarmos da salvação de Deus. Quando nós perguntamos as pessoas se elas possuem certeza de salvação, geralmente as pessoas respondem que ninguem pode dizer que está salvo. Será que estão com a razão os que assim pensam? O autor da carta aos Hebreus disse sobre Jesus: 22 Por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança. 25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.22,25), no Antigo Testamento haviam os sacerdotes se colocavam como intermediarios entre os homens e Deus, mas eles eram homens falíveis e um dia morreriam, Jesus então, assume o posto de Sumo Sacerdote para sempre, sua obra em nosso favor é perfeita, pois Ele salva totalmente, aqueles que por meio Dele se aproximam de Deus; Ele além de salvar garante e preserva esta salvação porque está vivo e intercede constantemente por nós. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa quero fazer outra pergunta: Você quer ter certeza da salvação? Saiba que para você receber esta salvação de Deus para sua vida Precisas entregar a vida a Jesus! Faça isso hoje!

 

Concluindo, vimos nesta pequena reflexão que Jesus é o caminho para Deus e precisamos Dele para: 1. Para orarmos, pois as orações só são respondidas pelo Pai quando feitas em Nome do Filho; 2. Para vivermos com Deus, pois a vida espiritual do Pai está em seu Filho Jesus e para desfrutarmos desta vida precisamos ter Jesus; 3. Para termos salvação, pois somente Jesus pode salvar e nos preservar salvos pelo seu poder e intercessão. Se você deseja experimentar paz interior e certeza de salvação, Jesus te oferece hoje, qual sua decisão?

 

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA