sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: HÁ LUGAR NO SEU CORAÇÃO PARA JESUS NESTE NATAL?*


*TEXTO: LUCAS 2.7*

“E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

*REFLEXÃO: HÁ LUGAR NO SEU CORAÇÃO PARA JESUS NESTE NATAL?*

*INTRODUZINDO*, o coração do homem não foi criado para viver cheio de coisas futéis, nem vazio de Deus, pois, há um vazio dentro do coração do homem que somente Deus pode preencher, afinal, Cristo veio paara encher todas as coisas (Ef 1.23), somente o Senhor Jesus pode trazer um preenchimento de alegria e paz ao coração do homem, assim sendo, por mais que o ser humano busque paz em outros lugares, somente estará descansando quando Cristo preencher todas as lacunas do seu coração, vamos analisar a hospedaria e a manjedoura, comparando-as com o nosso coração.

*PRIMEIRA, A HOSPEDARIA ESTAVA OCUPADA, NÃO HAVIA LUGAR PARA JESUS* (v.7). Quando Maria e José chegaram à cidade, não havia lugar na hospedaria, aquele lugar estava cheio de pessoas e faltou lugar para o principal personagem daquela história, pois o decreto de César Augusto para todos irem recencear-se era um ato da providencia de Deus para que o Cristo nascesse em Belém. Hoje, há muitos festejos de Natal que as pessoas estão esquecendo o principal personagem da festa que é o Senhor Jesus. Muitas pessoas estão com os seus corações como aquela hospedaria, dizendo: Não há lugar para Jesus, seus corações estão lotados das práticas e prazeres que este mundo oferece e não resta lugar para o Cristo. É triste um lugar em que Jesus não tem lugar!

*SEGUNDA, A ESTRABARIA OCUPOU-SE, DANDO LUGAR PARA JESUS* (v.7). A hospedaria lotada, a virgem cansada, restou-lhe a hospedaria, ou seja, aquele lugar ocupou-se com o personagem principal do Natal, o Cristo que ali haveria de nascer. Nós olhamos para a história, vemos Deus lançando o seu convite aos homens dizendo: *Filho meu, dá-me o teu coração* (Pv 23.26), isto é, olhamos para examinar que ao longo da vida humana acontecece como houve na manjedoura, Deus lançando convite ao nosso coração, alguns como a manjedoura dão lugar ao Filho de Deus, o recebem como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, tendo assim, o presente da vida eterna.

*TERCEIRA, A HOSPEDARIA OU ESTREBARIA, COM QUAL DELAS SE PARECE O SEU CORAÇÃO*. O desafio para que eu você reflitamos o nosso coração, será que ele estaria mais propenso para ser a hospedaria, na qual o Cristo do Natal não achou lugar ou será que ele estaria mais inclinado para sera estrabaria, lugar onde o Senhor achou lugar e pousada. Precisamos estar atentos para que nosso coração possa dar lugar a Cristo não apenas no mês de dezembro, mas em todo o ano. Pois, o coração do homem não pode ser ocupado por Cristo e por outras coisas, afinal de contas, não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24), então, que no nosso coração haja lugar para Jesus.

*CONCLUINDO*, gostaríamos de dizer que Deus, embora seja soberano, Ele nos dá a responsabilidade de o servimos livremente, portanto, precisamos dar lugar a Cristo no nosso coração, rendermos toda a nossa vida a Ele, entregarmos todo o nosso ser ao Senhor Jesus, recebendo-o como nosso Senhor e Salvador. Lembre-se que mais triste que um Cristo sem lugar é um lugar sem Cristo, pois, onde falta Cristo, não há salvação (At 4.12). Cristo hoje está te desafiando a entregar a Ele teu coração. *Faça um estudo bíblico gratuito conosco*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana de Zé Doca

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

*REEFLEXÃO: NATAL, DEUS VISITA A HUMANIDADE*


*TEXTO: I JOÃO 4.14-15*

14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.

*REEFLEXÃO: NATAL, DEUS VISITA A HUMANIDADE*

*INICIANDO*, Deus agiu na eternidade pela sua infalível presciência, bem como por sua determinação e graça, para salvar a humanidade, neste plano estava a obra de Cristo aqui na terrra que teria início com o seu estado de humilhação, começando pela sua encarnação como um homem, ou seja, o Natal estava no plano eterno de Deus, no qual Ele visitaria a humanidade, nesta visita Deus trouxe algumas realidades que serão trabalhadas através de algumas lições.

*PRIMEIRA, O NATAL TROUXE DEUS PARA NÓS DE FORMA VISÍVEL E PERCEPTÍVEL* (v.14). A vinda de Jesus ao mundo trouxe de modo real a presença de Deus, pois João vai se expressar da seguinte forma: *E nós temos visto e testemunhamos*. Isto é, Ele foi visto, ouvido e tocado pelas pessoas (I Jo 1.1), Jesus foi um homem com tudo que o homem possui, exceto, o pecado (Hb 4.15), podemos examinar nas Escrituras que ninguém nunca tinha visto a Deus e Jesus quem o revelou (Jo 1.18). O natal é um milagre da graça de Deus, pois, Deus veio habitar no meio de pecadores indignos e pecadores e ainda se deixar tocar por eles, tratando-os com amor, cuidado e atenção.

*SEGUNDA, O NATAL TROUXE DEUS COMO O SALVADOR DA HUMANIDADE* (v.14). Além de Deus se fazer presente entre nós, podemos examinar também que Ele veio oferecer salvação à humanidade caída, mas de que Ele veio nos salvar? *Primeiro*, Ele veio nos salvar do poder pecado, afinal, por causa do pecado de um só homem veio a morte e condenação a todos os homens e por meio do ato de justiça de um só homem veio a justificação para a vida eterna (Rm 5.12,18); *Segundo*, jesus veio nos salvar da culpa do pecado, isto é se você confessou seus pecados a Ele, ele perdoa os seus pecados e tira a culpa não apenas dos pecados atuais, mas de todo seu passado (I Jo 1.9; Is 43.25); *Terceiro*, Ele nos salva da condenação do pecado e nos oferece vida eterna segura e garantida, não apenas agora, mas por toda eternidade (Rm 8.1, 33-39).

*TERCEIRA, O NATAL TROUXE PARA OS HOMENS A NECESSIDADE DE CONFESSAR JESUS PUBLICAMENTE* (v.15). Deus teve a iniciativa de vir ao encontro da humanidade caída, Ele enviou o seu Filho para ser nosso Salvador, mas o ser humano, para ser Salvo por Cristo, necessita confessá-lo diante dos homens, conforme João expressa: *Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus*. Esta confissão deve declarar que Jesus é o seu Senhor (Rm 10.9,10), portanto, a pessoa passa a fazer não mais a sua vontade, mas a de Cristo. Também, deve feita publicamente, diante das pessoas, pois o que se negar a declarar sua fé de modo visível não terá lugar no céu (Mt 10.32-33). Somente pode pertencer a Deus quem confessa seu Filho Jesus, diante dos homens, como Senhor e salvador. Já fez isso? Deseja fazer isto agora?

*CONCLUINDO*, Deus se fez presente com a humanidade no Natal, Ele está hoje convocando os homens para que, hoje ainda, confessem o Cristo do Natal como seu Senhor e Salvador, pois de nada adianta você celebrar o nascimento do Filho de Deus, se Ele não encontrar lugar no seu coração. Entregue-se a Cristo e o seu coração receberá o Senhor não apenas por um dia, mas toda a eternidade. Quer convidar o Cristo do Natal para morar em seu coração? Faça isso ainda hoje, amanhã pode ser tarde demais. *leia esta reflexão e desejando conhecer mais da Palavra de Deus, temos um estudo bíblico gratuito para você*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristãoreformado@gmail.com

Cel: (83) 998613778

Visite nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/instituto.reformado

https://www.youtube.com/channel/UCnBt9dAKCFmiQZ8alfoeG5Q

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS O NOSSO REDENTOR*

*TEXTO: GÊNESIS 3.15*

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS O NOSSO REDENTOR*

*INTRODUZINDO*, trazemos baila que o capítulo 3 de Gênesis traz a maior catástrofe da história da humanidade, que foi o homem cair em pecado e miséria espiritual, desta queda do homem decorrem todas as demais misérias físicas e sociais da humanidade. Porém, neste mesmo capítulo onde trata do cáos espiritual, traz a maior esperança de Deus para a humanidade que é a redenção através de Jesus, por isso aconteceu o Natal, algumas lições importantes:

*PRIMEIRA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, NASCEU DE UMA MULHER* (v.15). Nesta passagem exposta, Deus está trazendo uma maldição contra a serpente por ter levado os homens à queda, mas aqui também tem uma esperança para nós, pois, vai indica o nascimento de Jesus, de uma mulher para nos redimir, conforme está escrito: *Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente [...]*, ou seja, esta passagem trata da encarnação do Verbo de Deus para nos redimir, pois Jesus é a semente da mulher, envviada ao mundo para trazer reddenção para a huamanidade. tudo isto aconteceu no Natal!

*SEGUNDA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, FOI FERIDO E TRAÍDO* (v.15). O texto vai indicar o desprezo que Jesus sofreria, humilhações, sobretudo, os tramas dos líderes religiosos para matá-lo (Mc 3.6), a traição de Judas que o entregou com um beijo (Lc 22.48), Pedro que o negou três vezes (Lc 22.34), os outros discípulos que fugiram o deixando sozinho (Mt 26.56), as multidões que antes o exaltavam, depois gritavam crucifica-o (Lc 23.18-21), por fim, a morte na cruz que era a morte mais cruel onde eram assassinados os piores bandidos (Mc 15.25). Quando todas estas coisas aconteciam a Jesus, era a serpente ferindo seu calcanhar, como se observa: *Tu lhe ferirás o calcanhar*. O Natal indica que nossa redenção custaria as dores do nosso Jesus!

*TERCEIRA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, DERROTARIA O DIABO* (v.15). Deus vai trazer para nós, não apenas a verdade que o Natal traria Cristo ao mundo para que derrotasse toda a ação do diabo, podemos observar isto no trecho: *Este te ferirá a cabeça*. Esta frase significa que Cristo derrotaria o diabo e tiraria dele o poder que ele tinha, pois, a parte mais perigosa da serpente é a cabeça, pois, é nela que guarda o veneno. Ao afirmar que Jesus esmagaria a cabeça da serpente, está afirmando que seu poder de nos asusar foi extinto (Ap 12.10), que Cristo veio para destruir as suas obras (I Jo 3.8) e que somos guardados por Cristo, não podendo ele fazer mais nada contra nós (I Jo 5.18-20). O natal indica que Jesus triunfaria dos demônios na cruz (Cl 2.14-15). O Natal indica a vitória de Cristo, bem como, a nossa vitória eterna. Oh bendito Jesus que no Natal se tornou um de nós para nos redimir e conceder vida eterna!!!

*CONCLUINDO*, dizendo que Jesus veio a este mundo nascido de mulher, sofreu a nossa condenação na cruz, foi ferido e maltratado, porém, quando sofria estava esmagando e neutralizando a cabeça e o veneno da serpente para nos redimir. Jesus no Natal veio oferecer vida eterna e ainda hoje pode está oferecendo a sua salvação. Venha para o Cristo do Natal e receba a certeza de um lugar eterno nas mansões celestiais. Deus abençoe! *Leia os textos indicados e querendo fazer um estudo bíblico gratuito, nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: CONHEECENDO O VERDADEIRO NATAL*


 *TEXTO: MATEUS 1.18-25*

*18* Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. *19* Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. *20* Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. *21* Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. *22* Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: *23* Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). *24* Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. *25* Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus”.

 *REFLEXÃO: CONHECENDO O VERDADEIRO NATAL*

 *INTRODUZINDO*, infformamos que o natal historicamente foi secularizado, a ponto de alguns cristãos radicalizarem dizendo que não se deve comemorá-lo nesta data, pois não se sabe ao certo o dia que ele nasceu. Convencionou-se comemorar no dia 25 de Dezembro, mas o que importa é que Ele nasceu para nos dá salvação. No natal não festejamos as secularizações, consumismos, mas presença do EMANUEL “Deus Conosco”. Aleluia! Então, podemos sim comemorar o natal, mas com a centralidade em Cristo.

*PRIMEIRA, ELE INICIA COM A AÇÃO SOBERANA DE DEUS* (vv18-20). A iniciativa de relacionamento entre o homem e Deus sempre foi do Senhor, Ele foi ao encontro de Adão mesmo depois de Adão ter pecado (Gn 3.8-10), procurou Jacó, mesmo ele sendo trapaceiro, transformando-o em um príncipe de Deus (Gn 32.27-28). Aqui nesta passagem o Deus Soberano que habita a eternidade decidiu tornar-se homem para habitar entre nós, sobre isso podemos examinar algumas verdades explicitadas a seguir. Alguns ensinamentos são enfatizados: *a)* O natal é um milagre divino do Espírito Santo em favor do pecador (v.18). *Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo*. O v.18 apresenta a forma como este Deus fez para vir a este mundo como homem escolhendo o ventre da bendita virgem Maria, noiva de José, que engravidou de uma forma inesperada, espiritualmente, pelo Espirito Santo. Isto nos faz lembrar que Deus de maneira miraculosa veio a este mundo, deixando o seu trono de glória para nascer de um bebê, tudo isso em favor de meros pecadores como nós. O natal não foi provocado pelos homens, é uma ação de um Deus todo poderoso em favor do pecador, foi algo sobrenatural, o era impossível aos homens, Deus fez possível aos homens. Porém, o homem em seu estado natural não entende isso, trataremos sobre este assunto a partir das próximas linhas; *b)* O agir do Espírito no natal não é entendido pelo homem natural (v.19): *Mas José, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente*. José não entendeu o agir divino, mesmo sendo justo e amando Maria, queria fugir para levar a culpa e ela não ser apedrejada, pois no fundo ele achava que ela havia o traído. Ainda não havia compreendido o verdadeiro sentido do natal, até hoje os homens ainda não compreenderam o sentido real do natal, muitos confundem com comilança e bebedice, outros trocam o personagem central (Jesus) por um ser mitológico (Papai Noel), outros acham que neste período precisa ter perdão, amor e carinho, quando a ano inteiro mentem, traem e se esquecem de Deus, porque semelhante a José neste versículo, ainda mão entenderam o verdadeiro sentido do natal, um milagre de Deus para salvar o pecador; *c)* O homem só entende o verdadeiro natal quando o próprio Espírito o convence (v.20): *Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo*. Deus com o natal, veio para convencer os homens a crê Nele, o Senhor envia um anjo que fala para José sobre a sua ação no ventre de Maria, sua noiva, convencido pelo Espírito Santo, passou a crê, o natal nos ensina aqui que somente uma intervenção divina no homem faz ele querer servir a Jesus, assim também acontece na história humana, os homens somente se voltam para Deus quando o próprio Deus trabalha nos seus corações. Da mesma forma que o natal foi um milagre de Deus quando gerou Jesus e quando levou José a crê que Ele havia sido gerado por obra do Espírito Santo (v.20), assim também hoje quando um pecador se arrepende dos seus pecados e crê em Jesus, é semelhantemente um milagre de Deus. Que o milagre do natal aconteça hoje no seu coração. Que você creia em Jesus e se entregue a Ele.

*SEGUNDA, ELE CUMPRE O PLANO SOBERANO DE DEUS* (vv.21-23). Deus tem um plano soberano para salvar pecadores, este plano foi estabelecido na eternidade, mas foi realizado na história (I Pe 1.18-20), o natal inicia este cumprimento deste propósito para salvar pecadores. O Deus autossuficiente, que habita nos refolhos da eternidade, abriu um buraco na eternidade para vir habitar no meio de pecadores e realizar o seu plano na plenitude do tempo (Gl 4.4), neste plano podemos examinar algumas lições vistas a partir deste instante: a) Trazendo salvação para o seu povo: *Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo...* (v.21a). O plano de Deus foi enviar o seu Filho como salvador não apenas de Israel, mas de todos os que Nele crêem, que fazem parte do seu povo. Jesus tem um povo, que recebe Dele a salvação, somente será salvo quem fizer parte do seu povo, que é a igreja, assim sendo aqueles que rejeitam a igreja rejeitam o próprio Cristo, se você ainda não faz parte do povo de Deus, se ainda não teve um encontro com Cristo, se ainda não congrega em uma igreja bíblica, que prega verdadeiramente o que a Escritura diz, você ainda não é um salvo (Hb 10.25). O natal demonstra isso, Jesus salvando o seu povo, aqueles que desprezam as praticas que o mundo oferece e se voltam para Jesus fazendo parte da sua igreja. Você já fez isso? b) Trazendo a libertação para o pecado do seu povo: *Salvará [...] dos pecados deles* (v.21b). O natal aponta para uma verdade fantástica que é Deus se reconciliando com o mundo (II Co 5.19), o pecado do homem o fez se afastar de Deus (Is 59.1-2), este afastamento levou o homem para uma vida totalmente distante de Deus (Rm 3.9-15), escravizada pelo pecado (Jo 8.34), caminhando para a condenação (Rm 5.16). Pois, O homem deve uma divida a Deus que é impagável (Sl 49.7-8), sendo Deus um justo juiz que não tem o culpado por inocente (Êx 34.7). Ele deve punir o pecado com a morte espiritual, física e/ou eterna (Rm 6.23), mas Deus é amoroso e quer nos salvar (Jo 3.16), Então Deus ao invés de punir o pecado em nós, puniu no seu Filho Jesus e a sua perfeita justiça Ele colocou em nós (II Co 5.21). Ele nos libertou do pecado por meio do seu Filho (v.21b; Cl 1.13), o natal nos traz esta verdade! Jesus além de perdoar, também liberta do poder do pecado; c) Trazendo o cumprimento profético da Escritura sobre o natal para o seu povo: *22* Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por intermédio do profeta: *23* Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho [...]* (vv.22,23a). Deus falou ao seu povo sobre o nascimento do seu Filho, por meio dos profetas (v.22), observemos que quando os magos estavam à procura de Jesus, os escribas procuram nas Escrituras proféticas onde deveria ser seu nascimento (Mt 2.1-6), assim sendo o natal nos apresenta que se você quiser conhecer a Jesus deve ser por meio das Escrituras (Jo 5.39) e não por intermédio de novas revelações ou tradição religiosa. As Escrituras apontavam para o natal, isto é suficiente para nós, quer conhecer mais sobre Jesus, você tem em casa uma biblioteca de 66 livros chamada Bíblia. Leia, medite e saiba que o natal nos impulsiona a conhecer as Escrituras; d) Trazendo a presença permanente de Deus para viver com o seu povo: *[...] E Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer Deus conosco)* (v.23b). O natal trouxe a presença de Deus para nós de maneira permanente, Ele prometeu está conosco sempre (Mt 28.20), Emanuel quer dizer Deus conosco. Jesus é Deus conosco, João o viu não fora, mas dentro da igreja passeando, exortando, consolando, repreendendo e fazendo promessas à igreja (Ap 1.10-13). Ele está presente quando tudo vai bem, mas também quando tudo vai mal. O natal aponta para a verdade que Jesus veio habitar permanentemente conosco.

*TERCEIRA, RESULTA EM OBEDIENCIA NO SERVO DO DEUS SOBERANO (vv..24,25). Quando José entendeu o verdadeiro sentido do Natal, ele viveu uma vida de obediência espiritual, vejamos algumas lições: a) Deus desperta para obediência voluntária: *Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher* (v.24). José não foi forçado por Deus para obedecer ao plano divino, mas depois do trabalhar de Deus no seu coração, ele voluntariamente obedeceu. Naquela época havia escravos que recebiam carta de alforria dos seus senhores e vários deles amavam seus senhores, e por isso decidiam servir aos senhores voluntariamente furando ambas as orelhas, daí a expressão “servo da orelha furada”, sendo aqueles que obedeciam a seus senhores voluntariamente. José obedecia voluntariamente a Deus. O natal resultou na obediência do servo de Deus ao Senhor. Ele obedeceu de modo voluntário, Deus não força os homens para o serviço, a teologia reformada ensina que, embora Deus seja soberano, ele não violenta a vontade humana nem o livra das consequências dos seus atos, mas os homens servem a Cristo livremente, somos eleitos soberanamente, porém livres para obedecer ao Senhor; b) A nossa obediência deve ter como objetivo a centralidade de Cristo: *Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus* (v,25). O objetivo de José nesta abstinência sexual até o nascimento de Jesus segundo estudiosos do assunto seria para prevenção de saúde da Criança e cumprimento da Lei, José era guardador da Lei e foi dado como responsável por aquela criança e Ele creu no que o anjo de Deus lhe falou sobre Jesus, que é “Javé é salvação”. Conhecer aqui é relação sexual, pois ele “recebeu sua mulher” (v.25), cai por terra o que diz a Igreja Católica que Maria permaneceu virgem, pois ele só se absteve até o nascimento de Jesus. Quando se absteve pensava em Cristo, pensava no bem-estar do bebê Jesus, e nós mesmo quando obecermos, fazendo o que é certo, não devemos buscar elogios humanos, mas que Cristo seja glorificado. A sua obediência é pensando em Cristo como o centro ou no status que ela pode lhe dá perante os homens?

*CONCLUINDO*, Meus amados nós explanamos sobre o *verdadeiro natal* é vimos que ele é: *Uma iniciativa de Deus*; *o cumprimento do plano de Deus* e que *gere em nós obediência*, a obediência*. Pergunto então, nosso natal tem sido verdadeiro ou apenas uma replica do que a sociedade existencialista e consumista tem nos imposto? Se a resposta for a segunda opção então precisamos rever até que ponto nosso cristianismo é verdadeiro e se nós de fato seguimos a Cristo, arrependamo-nos e com certeza Ele nos perdoará porque é rico em perdoar (Is 55.7). O Natal aconteceu faz muitos anos na pequena Belém da Judéia, mas hoje o natal pode acontecer no seu coração, Deus enviou seu filho para nos salvar e esta salvação pode ser sua se o natal do Senhor acontecer no seu coração neste instante. Você quer isto para você? Deseja receber o Jesus do verdadeiro Natal como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador? Faça isso agora e receba certeza de vida eterna.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças; Quintas e Domingos (19h30min).

Morre Cantor Paulinho da Banda Roupa Nova

 O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, vocalista da banda Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14). O músico estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Paulinho estava internado com Covid-19. Reportagem completa em https://pleno.news/brasil/cantor-paulinho-do-grupo-roupa-nova-morre-de-covid-19.html 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR!

*TEXTO: JOÃO 3.16*

*Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

*REFLEXÃO: NATAL, O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR!*

*INTRODUZINDO*, A palavra amor tem vários sentidos no texto grego, tais como paixão, amizade, ou entrega total. O termo usado por João nesta passagem é a expressão grega *Ágape* que significa um amor sacrificial e incondicional, o homem havia se afastado de Deus desde o Éden e se envvolvido em uma vida de miséria espiritual, mas, Ele não esqueceu deste homem e prometeu que enviaria o Salvador para resgatar o perdido pecador (Gn 3.15), agora, de modo amoroso, Deus realizou o natal prometido, fez isso por amor à humanidade caída, sobre este amor de Deus revelado no Natal, iremos extrair algumas lições expostas a seguir.

*PRIMEIRA, O NATAL INDICA PORQUE DEUS AMOU* (v.16a). O texto inicia dizendo: *Porque Deus amou*, isto indica que a causa do amor de Deus não está no ser humano, mas em Deus que livrementte nos amou, pois, Deus olhou para a terra e viu que todos haviam se distanciado Dele (Is 59.1-2) e o pecado havia atingido todas as partes da natureza humana (Rm 3.9-18), o ser humano havia se afastado de tal forma de Deus que a única coisa que mereceria de Deus seria a condenação (Tt 3.11), mas vimos que Deus com base no seu eterno amor decidiu enviar seu Filho, então, o Natal indica que a causa do amor de Deus foi a sua livre vontade de nos amar, mesmo nós não merecendo. Deus não ama porque viu algo bom em mim, mas porque Ele quis me amar de modo livre e gracioso. O Natal é a expressão do amor de Deus por nós!

*SEGUNDA, O NATAL INDICA COMO DEUS AMOU* (v.16b). Deus quando realizou o Natal, indicou não apenas o fato, mas também a maneira como Deus nos amou. Continuando o autor vai declarar que *Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito*, ou seja, Ele disse que Deus amou pessoas de todas as partes da terra, e este amor aconteceu de um modo tão indescritível que o autor não soube explicar qual seria o tamanho deste amor. Depois, ele diz que o ápice deste amor foi Deus ter enviado seu Filho até nós. O Natal descreve para nós que seu grande amor se concretiza na pessoa de Jesus que foi enviado ao mundo para ser entregue por causa dos nossos pecados (Rm 4.25). Oh bendito Natal que Deus nos trouxe o maior presente, Jesus, para nos redimir dos nossos pecados!

*TERCEIRA, O NATAL INDICA PARA QUÊ DEUS AMOU* (v.16c). O autor define que o objetivo da vinda de Cristo foi *para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna*, portanto, Deus amou pessoas e realizou o Natal em nosso favor, pois, o natal é Deus enviando o seu filho como Salvador do mundo (I Jo 4.14), o Natal é Deus ofertando salvação ao mundo através do seu Filho Jesus. Porém, há uma verdade que você precisa saber: Somente será salvo aquele crê em Jesus, o verbo crer vem do grego *Pysteus* e significa confiar, isto é, serão salvos somente os que confiam em Jesus e se entregam totalmente a Ele. Estes recebem a certeza plena da salvação. O Natal é Deus, por meio de Jesus, oferecendo salvação gratuita à humanidade caída, porém, receberão este presente somente os que crêem.

*FINALIZANDO*, o Natal demonstra o amor de Deus oferecido ao homem caído, dando vida eterna a todos aqueles que crêem e se entregam a Jesus. Lembre que o Natal não é tempo apenas de trocar presentes, nem de comilança e bebedice, pois, o verdadeiro Natal indica um Deus que ama pecadores, envia seu Filho para pagar o preço dos nossos pecados e nos conceder a vida eterna. Você tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for negativa, Jesus pode te conceder ainda hoje esta certeza. Renda sua vida e desfrute da vida eterna que somente Ele pode dar! *Se você desejar fazer um estudo bíblico gratuito nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)