segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR!

*TEXTO: JOÃO 3.16*

*Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

*REFLEXÃO: NATAL, O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR!*

*INTRODUZINDO*, A palavra amor tem vários sentidos no texto grego, tais como paixão, amizade, ou entrega total. O termo usado por João nesta passagem é a expressão grega *Ágape* que significa um amor sacrificial e incondicional, o homem havia se afastado de Deus desde o Éden e se envvolvido em uma vida de miséria espiritual, mas, Ele não esqueceu deste homem e prometeu que enviaria o Salvador para resgatar o perdido pecador (Gn 3.15), agora, de modo amoroso, Deus realizou o natal prometido, fez isso por amor à humanidade caída, sobre este amor de Deus revelado no Natal, iremos extrair algumas lições expostas a seguir.

*PRIMEIRA, O NATAL INDICA PORQUE DEUS AMOU* (v.16a). O texto inicia dizendo: *Porque Deus amou*, isto indica que a causa do amor de Deus não está no ser humano, mas em Deus que livrementte nos amou, pois, Deus olhou para a terra e viu que todos haviam se distanciado Dele (Is 59.1-2) e o pecado havia atingido todas as partes da natureza humana (Rm 3.9-18), o ser humano havia se afastado de tal forma de Deus que a única coisa que mereceria de Deus seria a condenação (Tt 3.11), mas vimos que Deus com base no seu eterno amor decidiu enviar seu Filho, então, o Natal indica que a causa do amor de Deus foi a sua livre vontade de nos amar, mesmo nós não merecendo. Deus não ama porque viu algo bom em mim, mas porque Ele quis me amar de modo livre e gracioso. O Natal é a expressão do amor de Deus por nós!

*SEGUNDA, O NATAL INDICA COMO DEUS AMOU* (v.16b). Deus quando realizou o Natal, indicou não apenas o fato, mas também a maneira como Deus nos amou. Continuando o autor vai declarar que *Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito*, ou seja, Ele disse que Deus amou pessoas de todas as partes da terra, e este amor aconteceu de um modo tão indescritível que o autor não soube explicar qual seria o tamanho deste amor. Depois, ele diz que o ápice deste amor foi Deus ter enviado seu Filho até nós. O Natal descreve para nós que seu grande amor se concretiza na pessoa de Jesus que foi enviado ao mundo para ser entregue por causa dos nossos pecados (Rm 4.25). Oh bendito Natal que Deus nos trouxe o maior presente, Jesus, para nos redimir dos nossos pecados!

*TERCEIRA, O NATAL INDICA PARA QUÊ DEUS AMOU* (v.16c). O autor define que o objetivo da vinda de Cristo foi *para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna*, portanto, Deus amou pessoas e realizou o Natal em nosso favor, pois, o natal é Deus enviando o seu filho como Salvador do mundo (I Jo 4.14), o Natal é Deus ofertando salvação ao mundo através do seu Filho Jesus. Porém, há uma verdade que você precisa saber: Somente será salvo aquele crê em Jesus, o verbo crer vem do grego *Pysteus* e significa confiar, isto é, serão salvos somente os que confiam em Jesus e se entregam totalmente a Ele. Estes recebem a certeza plena da salvação. O Natal é Deus, por meio de Jesus, oferecendo salvação gratuita à humanidade caída, porém, receberão este presente somente os que crêem.

*FINALIZANDO*, o Natal demonstra o amor de Deus oferecido ao homem caído, dando vida eterna a todos aqueles que crêem e se entregam a Jesus. Lembre que o Natal não é tempo apenas de trocar presentes, nem de comilança e bebedice, pois, o verdadeiro Natal indica um Deus que ama pecadores, envia seu Filho para pagar o preço dos nossos pecados e nos conceder a vida eterna. Você tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for negativa, Jesus pode te conceder ainda hoje esta certeza. Renda sua vida e desfrute da vida eterna que somente Ele pode dar! *Se você desejar fazer um estudo bíblico gratuito nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário