quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

*REEFLEXÃO: NATAL, DEUS VISITA A HUMANIDADE*


*TEXTO: I JOÃO 4.14-15*

14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.

*REEFLEXÃO: NATAL, DEUS VISITA A HUMANIDADE*

*INICIANDO*, Deus agiu na eternidade pela sua infalível presciência, bem como por sua determinação e graça, para salvar a humanidade, neste plano estava a obra de Cristo aqui na terrra que teria início com o seu estado de humilhação, começando pela sua encarnação como um homem, ou seja, o Natal estava no plano eterno de Deus, no qual Ele visitaria a humanidade, nesta visita Deus trouxe algumas realidades que serão trabalhadas através de algumas lições.

*PRIMEIRA, O NATAL TROUXE DEUS PARA NÓS DE FORMA VISÍVEL E PERCEPTÍVEL* (v.14). A vinda de Jesus ao mundo trouxe de modo real a presença de Deus, pois João vai se expressar da seguinte forma: *E nós temos visto e testemunhamos*. Isto é, Ele foi visto, ouvido e tocado pelas pessoas (I Jo 1.1), Jesus foi um homem com tudo que o homem possui, exceto, o pecado (Hb 4.15), podemos examinar nas Escrituras que ninguém nunca tinha visto a Deus e Jesus quem o revelou (Jo 1.18). O natal é um milagre da graça de Deus, pois, Deus veio habitar no meio de pecadores indignos e pecadores e ainda se deixar tocar por eles, tratando-os com amor, cuidado e atenção.

*SEGUNDA, O NATAL TROUXE DEUS COMO O SALVADOR DA HUMANIDADE* (v.14). Além de Deus se fazer presente entre nós, podemos examinar também que Ele veio oferecer salvação à humanidade caída, mas de que Ele veio nos salvar? *Primeiro*, Ele veio nos salvar do poder pecado, afinal, por causa do pecado de um só homem veio a morte e condenação a todos os homens e por meio do ato de justiça de um só homem veio a justificação para a vida eterna (Rm 5.12,18); *Segundo*, jesus veio nos salvar da culpa do pecado, isto é se você confessou seus pecados a Ele, ele perdoa os seus pecados e tira a culpa não apenas dos pecados atuais, mas de todo seu passado (I Jo 1.9; Is 43.25); *Terceiro*, Ele nos salva da condenação do pecado e nos oferece vida eterna segura e garantida, não apenas agora, mas por toda eternidade (Rm 8.1, 33-39).

*TERCEIRA, O NATAL TROUXE PARA OS HOMENS A NECESSIDADE DE CONFESSAR JESUS PUBLICAMENTE* (v.15). Deus teve a iniciativa de vir ao encontro da humanidade caída, Ele enviou o seu Filho para ser nosso Salvador, mas o ser humano, para ser Salvo por Cristo, necessita confessá-lo diante dos homens, conforme João expressa: *Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus*. Esta confissão deve declarar que Jesus é o seu Senhor (Rm 10.9,10), portanto, a pessoa passa a fazer não mais a sua vontade, mas a de Cristo. Também, deve feita publicamente, diante das pessoas, pois o que se negar a declarar sua fé de modo visível não terá lugar no céu (Mt 10.32-33). Somente pode pertencer a Deus quem confessa seu Filho Jesus, diante dos homens, como Senhor e salvador. Já fez isso? Deseja fazer isto agora?

*CONCLUINDO*, Deus se fez presente com a humanidade no Natal, Ele está hoje convocando os homens para que, hoje ainda, confessem o Cristo do Natal como seu Senhor e Salvador, pois de nada adianta você celebrar o nascimento do Filho de Deus, se Ele não encontrar lugar no seu coração. Entregue-se a Cristo e o seu coração receberá o Senhor não apenas por um dia, mas toda a eternidade. Quer convidar o Cristo do Natal para morar em seu coração? Faça isso ainda hoje, amanhã pode ser tarde demais. *leia esta reflexão e desejando conhecer mais da Palavra de Deus, temos um estudo bíblico gratuito para você*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristãoreformado@gmail.com

Cel: (83) 998613778

Visite nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/instituto.reformado

https://www.youtube.com/channel/UCnBt9dAKCFmiQZ8alfoeG5Q

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).


Nenhum comentário:

Postar um comentário