sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Política e Escapismo

Written by: Phillip G. Kayser


marca_dagua_banners2
O
pecado do escapismo é uma realidade, e mesmo os melhores dos santos têm sido tentados neste pecado. No Salmo 11 Davi foi tentado a fugir como um pássaro para uma montanha pois os fundamentos da sua cultura estavam sendo destruídos. De fato, naquele capítulo ele está descrevendo vários problemas que estamos experimentando atualmente na América. Mas ele resistiu à tentação de escapar, e resistiu pela fé. Ele recusou escapar das suas responsabilidades.

Nossa cidadania está somente no céu.

Uma forma de escapismo é encontrada na declaração “nossa cidadania está no céu e devemos tirar as pessoas da terra”. Mas Paulo não encontrou nenhuma contradição em reivindicar uma cidadania celestial em Filipenses 3.20 e ao mesmo tempo reivindicar e usar sua cidadania romana em Atos 16.37-39 e em 22.22-29. Nossa cidadania celestial (se corretamente entendida) impactará profundamente nossa cidadania terrena. Ela traz em perspectiva aquela frase maravilhosa, “Uma nação sob Deus”.

O reino de Deus não é deste mundo.

Outra forma de escapismo pode ser encontrada na declaração, “O reino de Deus não é deste mundo”. Novamente, essa é uma declaração verdadeira se enterdemos pela palavra “de” [deste = de + este] que o reino de Deus não é derivado deste mundo. Ele é derivado do céu. Mas o que a oração do Senhor pede? “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Essa não é uma oração escapista. É uma oração que deseja ver o reino celestial influenciar e mudar as coisas terrenas.

Estamos buscando apenas aquelas coisas que são de cima.

Outra forma de escapismo pode ser encontrada na expressão, “Estamos buscando apenas aquelas coisas que são de cima”. Uma vez mais, essa é uma declaração verdadeira, mas retirada do contexto. O contexto de Colossenses 3 é que Cristo (que é de cima) é suficiente para tudo o que precisamos na vida. Não se trata de um chamado para escapar da vida. E sabemos isso porque Paulo continua e mostra em Colossenses como Cristo é suficiente para as nossas relações no casamento, com os filhos, patrões, empregados e “tudo quanto fizerdes”. Isso não é escapismo. Isso é pedir que a Sua vontade seja feita na terra como é feita no céu. Mas era um mundo terra firma que estava sendo afetado em Colossenses.

O mundo não é importante.

Outra escusa dada é que o mundo não é importante. J Vernon McGee disse certa feita: “Você não dá uma polida no casco do navio que está afundando”. A ideia é que quando um navio está afundando, não se preocupe com o navio – salve almas! Ele acreditava que o nosso mundo estava afundando, sendo o evangelismo a única coisa importante com a qual deveríamos nos envolver. Mas João o Batista estava polindo casco quando tentou produzir reforma política em Lucas 3.19? Não! Ele estava fazendo o que todos os profetas do Antigo Testamento fizeram – confrontando males na sociedade e tentando fazer a diferença. Louvo a Deus que ele está levantando candidatos que estão tentando produzir reforma em Washington, DC. E você verá sem dúvidas vários deles chegando através dessas portas. Se o mundo não fosse importante, por que o Novo Testamento diz que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (2Co 5.19)? Por que ele prometeria que os mansos herdarão a terra (Mt 5.5)? Por que Jesus recebeu toda a autoridae no céu e na terra no primeiro século? Por que Romanos 13 diz que o magistrado civil é servo de Deus, um ministro de justiça? Por que o Novo Testamento diz tanto sobre empregadores, empregados, economia e administração da terra? Obviamente o mundo é muito importante para Deus. A Bíbliz diz, “Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas”, demonstrando de maneira óbvia que ele está interessado em gados e montanhas. Eu amo o hino cristão “Alegria para o Mundo”. Ele diz que a graça de Deus é destinada a avançar, indo até mesmo onde a maldição é encontrada. Isso é bem longe. A maldição tem impactado negativamente a política? Sim, tem, e a graça de Deus é suficiente para ir bem longe, mesmo onde a maldição é encontrada.
 
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto – janeiro/2012
Fonte: www.monergismo.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Princípio Regulador do Culto

Na época da Reforma, os reformadores estabeleceram o princípio básico que no que diz respeito ao culto público a Deus, se não for ordenado pelas escrituras é proibido.
Este princípio era necessário para dar uma clara razão da exclusão da missa, da oração pelos mortos, orações pelos santos, o culto do rosário, etc. os Reformadores queriam restabelecer o culto puro da igreja apostólica. O Princípio Regulador era o instrumento principal deles pelo qual eles buscaram fazer isto.
Uma vez que quase todos os cristãos reformados aceitam este princípio, é surpreendente que os salmistas exclusivos aleguem que o Princípio Regulador do Culto proíbe a introdução de hinos não-inspirados nos cultos da igreja neotestamentária. “Se não é ordenado, é proibido” é o que eles pensam ser o principal argumento a favor de se cantar exclusivamente os salmos na igreja. Mas de modo algum este princípio dá apoio ao argumento dos sole salmistas, como nós veremos pelos três seguintes motivos.
A. Os Reformadores e os Puritanos que estabeleceram este princípio e lutaram por ele nunca entenderam que ele significava a exclusão dos hinos não-inspirados do culto da igreja.
  1. Calvino não incluiu hinos não-inspirados no saltério de Genebra? Sim.
  2. Os primeiros saltérios escoceses, ingleses e holandeses não incluíam hinos não-inspirados? Sim.
  3. Os Puritanos que desenvolveram este princípio ativamente não se dedicaram em escrever hinos (Baxter, Henry, Bunyan, etc) e a publicá-los (Owen)? Sim.
  4. Nem mesmo os grandes expoentes do despertamento evangélico[1] se oporam por princípio à prática de se cantar hinos não-inspirados nos cultos (Whitefield, Romaine, Wesley, Toplady, Williams, etc.).
Se os próprios autores e expositores do Princípio Regulador nunca deduziram a Salmodia Exclusiva do Princípio Regulador, suspeita-se que o presente uso do Princípio para a Salmodia Exclusiva baseia-se num entendimento errado do Princípio do próprio Princípio.
B. Este mau entendimento causa uma confusão entre a essência do ato de culto e as circunstâncias que acompanham o culto. Dr. J.I. Packer considera esta distinção como algo fundamental para o conceito puritano do Princípio Regulador do Culto.
1. Só a Escritura diz o que constitui a essência do culto. Deus revelou ao seu povo que deve haver (1) uma reunião para o culto (2) a pregação e o ensino da Palavra, (3) a administração dos sacramentos,(4) disciplina eclesiástica,(5) orações, (6) canto, (7) comunhão e recolhimento de ofertas. Os católicos buscavam acrescentar a veneração dos Santos cultos a Maria, missas pelos mortos, adoração a imagens, confissão auricular, penitência, velas, rosários, etc. Os Reformados e Puritanos se recusaram a acrescentar qualquer dessas coisas à essência do culto. Nada pode ser acrescentado exceto se for uma norma das Escrituras. Este é o claro ensino do capítulo XXI da Confissão de Fé de Westminster.
2. Por outro lado, as circunstâncias do culto são uma questão da prática e da liberdade cristãs. As igrejas primitivas se reuniam em templos e em sinagogas até serem expulsos pelos judeus. Depois o lar foi o lugar das igrejas até as congregações crescerem numericamente, então eles tiveram que ir para os campos para adorar. Quando o cristianismo foi legalizado, os crentes construíram locais de culto. O design das construções, a presença de bancos, órgãos, inclusive a roupa do ministro pertence às circunstâncias do culto. A controvérsia da vestimenta do dia de Owen não foi se o ministro tem  ou não usar vestimentas, mas se o ministro tem que usar vestimentas  como parte da essência do culto.
Se você canta com o acompanhamento de instrumentos musicais ou não, se você canta salmos ou hinos não-inspirados são assuntos pertencentes às circunstâncias do culto.
C. Mesmo se tivermos que admitir que o Princípio Regulador do Culto ditará o material a ser cantado no culto , onde nas escrituras encontramos nas Escrituras quaisquer ordens explícitas que a respeito do canto congregacional? Mesmo se nós querendo admitir que Efésios 5:19 e Colossenses  3:16 se referiam direta e exclusivamente ao culto público, essas passagens incluem hinos e cânticos bem como salmos.
D. Nós somos obrigados a concordar com os Reformadores, Puritanos, e os melhores comentaristas reformados no entendimento que eles tem do Princípio Regulador do Culto, ou seja, que o  Princípio Regulador não pode ser usado para estabelecer a Salmodia Exclusiva.

Extraído do site: http://www.eleitosdedeus.org/adoracao/uma-analise-da-salmodia-exclusiva-3-parte-dr-robert-morey.html#ixzz1jupqaS1Q

Pastor é assassinado em frente a Igreja na cidade de Patos: Polícia não em pistas do assassino

Cinco pessoas foram assassinadas na cidade de Patos nos últimos meses e o caso mais recente aconteceu na tarde desta quarta-feira (dia 18). A vítima foi pastor Luciano Lúcio de Oliveira, de 60 anos.
O crime aconteceu por volta das 13h30, dentro de um curral na Rua Alfredo Lustosa Bairro, Dona Melindra, em frente à Igreja Assembléia de Deus, na cidade de Patos.
Luciano era pastor evangélico e congregava na Igreja Assembléia de Deus do Ministério Emanuel há 10 anos.
A vítima também era representante comercial de uma empresa de sabão e morava na própria igreja.
De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi morto com vários tiros que atingiram o ombro, o peito e a nuca.v A Polícia foi acionada e saiu em diligencias em busca do autor do crime, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

Notícias Cristãs com informações do Paraíba.com

 Extraído do site NOTÍCIAS CRISTÃS: http://news.noticiascristas.com/2012/01/pastor-e-assassinado-em-frente-igreja.html#ixzz1jumlXH9E

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jogador Rivaldo participa de início de obra em igreja na Angola

Jogador Rivaldo participa de início de obra em igreja na Angola
Jogador Rivaldo participa de início de obra em igreja na Angola
Jogador Rivaldo participa de início de obra em igreja na AngolaRivaldo afirma ter uma missão em Angola muito além do futebol. O jogador, que assinou contrato para defender o Kabuscorp, também pretende montar uma igreja evangélica no país africano. Em seu Twitter, o meia-esquerda postou foto do lançamento da pedra fundamental no que será a igreja.
“Eu e o bispo Victor colocamos a primeira pedra da igreja Shammah que esta sendo construída”, escreveu Rivaldo, que volta na segunda-feira para o Brasil.
Via Twitter, o experiente meia revelou que há cinco meses vem investindo na construção de uma igreja evangélica no país africano.
“Quero compartilhar algo com vcs (sic): Deus já tinha preparado este meu tempo em Angola. Há cinco meses atrás eu já tinha investido nesta terra sem mesmo imaginar que um dia poderia jogar aqui”, escreveu o jogador, apresentado na última sexta-feira como jogador do Kabuscorp.
Veja também:

A prosperidade e os trouxas.


Por Bispo José Moreno

Quando Abraão se encontrou com Melquisedeque, entregou-lhe o dízimo.
Posteriormente, quando Moisés recebeu a lei no monte Horebe, um dos mandamentos era o do dízimo e das ofertas alçadas.
Os profetas que viveram no tempo da lei, ensinavam que deixar de entregar o dízimo e as ofertas era equivalente a roubar a Deus.
Quando o Senhor Jesus falou sobre o dízimo, disse que deveríamos praticá-lo sem omitir outros preceitos da Lei, como a misericórdia, por exemplo.
Atualmente, há uma pseudoteologia, chamada “da prosperidade”, que na mente de muitos, infelizmente, oblitera a verdadeira teologia da prosperidade ensinada na Bíblia. Nessa pseudoteologia, ensina-se a barganhar com Deus, a plantar em “boa terra” (certos ministérios “aprovados” por Deus). Se você der uma oferta de R$ 900,00 para um desses ministérios, Deus vai prosperar a sua vida abundantemente; se der uma oferta equivalente ao valor do aluguel da casa em que mora, Deus vai lhe dar uma casa própria; se fizer um “sacrifício”, então você deixará de ser empregado e virará patrão; se já for patrão, vai abrir filiais do seu negócio; com um pouco de sorte… quer dizer, de fé, você chegará até a comprar o seu jatinho particular, pois o servo de Deus foi posto por cabeça e não por cauda.
Esse pessoal sem grana das favelas e dos cortiços e os milhões de africanos que morrem de fome todos os dias, são pessoas desprovidas de fé, por isso merecem morrer mesmo.
Se, num ato de extrema loucura, você duvidar dessas promessas de prosperidade e, pior, se você se atrever a falar qualquer coisa contra esse golpe… quer dizer, essa revelação celestial, então você é um “incrédulo”, um “trouxa”, um “bundão” – e deve ser outras coisas que não podem ser ditas na tevê nem aqui, mas imagino que são ditas nos covis… quer dizer, nos gabinetes pastorais. Afinal, a Bíblia ensina que é para nós crermos em Deus e nos seus profetas, é ou não é? Se não crê, você só pode ser um trouxa mesmo.
Mas, se você mandar uma boa oferta para uma dessas “boas terras”, receberá “de graça” uma linda “Bíblia da vitória financeira” e tudo se ajeitará na sua vida. Se mandar o “trízimo”, então, aí é que a coisa ficará boa para o seu lado!
Entretanto, o plano de Deus continua sendo o mesmo desde Abraão, Moisés, os profetas e Jesus: dízimos e ofertas devem ser entregues a “Melquisedeque”, “aos pés dos apóstolos” (leia isso no livro de Atos). Traduzindo: os dízimos e as ofertas devem ser entregues para aquele que está alimentando você biblicamente, aquele que está cuidando da sua alma, aquele que está disponível para você e é solidário quando uma intempérie qualquer vem sobre a sua vida – e não diz que isso está acontecendo porque você não fé.
Outra coisa: apesar de que dízimos e ofertas são mandamentos bíblicos e, portanto, temos o dever de entregá-los, isso, porém, deve ser feito de modo voluntário. Ninguém deve dar o dízimo e as ofertas por obrigação, por pressão, ou, pior, por interesse. O fruto do nosso trabalho deve ser entregue voluntariamente, pois Deus ama ao que dá com alegria, não com tristeza ou por necessidade.
Como é Deus quem nos dá a capacidade de adquir riquezas, o que temos, seja pouco ou muito, é produto da bênção de Deus na nossa vida financeira. Ao separar o dízimo e a oferta, estamos reconhecendo a ação de Deus em nós e sua soberania sobre o nosso dinheiro. E ninguém consegue vencer Deus nessa questão de dar e receber: ele sempre será muito mais generoso do que qualquer um de nós!
Portanto, comprometa-se com aquele que é a voz de Deus na sua vida, entregue-lhe fielmente dízimos e ofertas e depois faça prova de Deus para ver se ele não abrirá as comportas do céu e não derrarará sobre você uma bênção tão grande que você não terá nem onde guardá-la. Você repartirá com os necessitados e nunca terá falta de nada! Palavra do Senhor.
Fonte: ALÉM DA LETRA

Extraído de www.ministeriobbereia.blogspot.com

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A igreja dos bodes do movimento hedonista

Estamos vivenciando nos dias atuais uma onda de igrejas e movimentos que surgem, não se sabe de onde, com doutrinas das mais absurdas, e o que tem de seguidores é algo fora do normal. Igrejas que pregam prosperidade a qualquer custo. Igrejas envolvidas com G12. Igrejas do cai-cai. Igrejas que buscam unção disso unção daquilo. Igrejas judaizantes que tem arca e costuram o véu que Jesus já rasgou. Igrejas que só pregam milagres e mais milagres. Líderes com títulos dos mais diversos; apóstolo, paipóstolo, bispo, arcebispo, reverendo, eu ainda não vi vice-deus, mas daqui a pouco aparece, é só esperar. Como disse Charles H. Spurgeon: “Nós somos assaltados por todo tipo de doutrinas novas. A velha fé é atacada por assim-chamados “reformadores” que adorariam reformá-la completamente. Eu espero ouvir notícias de alguma doutrina nova uma vez por semana. Tão freqüentemente como a lua muda, um ou outro profeta é movido a propor alguma nova teoria, e acreditem, ele lutará mais bravamente por sua novidade do que jamais fez pelo Evangelho. O descobridor se acha um Lutero moderno, e da sua doutrina ele pensa como Davi pensou da espada de Golias: “Não há outra semelhante.”
Isso foi dito no séc. 19, de lá para cá nada mudou, pelo contrário, só vemos surgir novas igrejas com novas doutrinas, com seus líderes dizendo serem os donos da verdade.
Quero deixar bem claro que não creio que todas as igrejas sejam corruptas e que os cristãos devam viver enfurnados em suas casas. Acredito que devemos nos reunir regularmente com os outros cristãos, participando de um uma igreja fundamentada na Bíblia e que reverencie a Deus. O fato é que as igrejas fundamentadas na Bíblia e onde há reverência ao nome de Deus estão se tornando cada vez mais raras nestes últimos dias. Conseqüentemente, está ficando cada vez mais difícil para uma família encontrar uma igreja que reverencie a Deus, onde todos possam amadurecer e crescer em Cristo.
Diante desse quadro atual eu denominei essas igrejas que estão na contramão da Palavra de: “Igreja dos Bodes do Movimento Hedonista”.
Por que Igreja dos Bodes?
Porque é uma igreja onde não tem ovelhas. O que vemos nessas igrejas são bodes dando marradas, pois não se sujeitam a doutrina bíblica. Pessoas pensando que podem dar ordem a Deus e que Ele é seu escravo particular. Pessoas mais preocupadas em aparecer do que ser. Pessoas que seguem cegamente seu líder, mas não segue a Jesus nem seus ensinamentos.
Qual a diferença entre ovelhas e bodes? As ovelhas são dóceis, mansas, humildes e obedientes, já os bodes são rudes, agressivos, gostam de dar cabeçadas naqueles que a cuidam. É bom lembrar que os bodes não são ateus que repudiam a existência do Deus eterno. Pelo contrário, são aqueles que, tendo “uma forma de piedade, negam, entretanto, o poder dela”, são pessoas que estão sempre aprendendo e “nunca são capazes de chegar ao conhecimento da verdade” (2 Tm 3.5-7).
Uma coisa que podemos afirmar é que muitos seguidores dessas igrejas ou movimentos não são salvas. Elas participam da igreja apenas para ouvirem palavras agradáveis, por razões sociais, ou para fazer contatos nos negócios. Esse tipo de pessoa merece um lobo transigente como pastor.
Mas existe algum culpado por essas pessoas agirem assim? Sim. São os seus líderes que na verdade não passam de mercenários. Como disse Jesus: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas, por dentro são lobos roubadores” (Mt 7.15). Não são pastores no sentido da Palavra, são líderes que só se preocupam com o seu umbigo. Como disse Judas em sua carta: “…pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelo vento; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas… (Jd 12).
Esses falsos líderes que tem vários títulos são na verdade, o que podemos chamar de Pastores Réprobos. É a pior variedade possível; esses homens estão na parte inferior do amontoado de estrume (desculpe a colocação). Entregam-se ao mal e à falsa doutrina. Envolvem-se em relacionamentos com as mulheres da igreja (muitos trocam de esposas como se troca de camisa), e ensinam ou pregam falsas doutrinas. Os pastores réprobos também rejeitam a sã doutrina. Muitos não crêem na doutrina da Trindade, na salvação pela fé e sem a necessidade de obras, na inspiração das Escrituras, no nascimento virginal de Jesus Cristo, e em outros fundamentos da fé cristã. Também não vêem nada de errado com o homossexualismo e alguns na verdade até oficiam casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Esses pastores dão muita importância aos direitos humanos e às coisas mundanas, mas são muito levianos com a Bíblia.
E por que Movimento Hedonista?
Porque é o tipo de igreja do movimento, da moda, da atualidade. A “Igreja do Gosto do Freguês”. Onde o que vale é o que da certo e não o que é certo. O importante é o movimento. É igual aquela história de um homem que tinha um pequeno comércio, e para atrair os fregueses ele resolveu inovar. Ele comprava frango a um preço e o revendia mais barato. Um dia ele foi questionado e lhe falaram que ele estava levando prejuízo, no entanto ele respondeu: “E o movimento? Vocês já perceberam como cresceu o movimento?” Há líderes assim, que preferem o prejuízo espiritual “dos seus fregueses” em favor do movimento.
E o que é Hedonismo?
É a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável. Hedonismo vem do grego hedoné, que significa prazer. Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral.
O que temos visto hoje em várias igrejas e ministérios é exatamente isso, um evangelho disfarçado, sem vida com Deus, mas uma busca por diversão e prazer. A igreja não é um lugar para se adorar a Deus, mas um lugar para se sentir bem. Não é um lugar onde se confronta o pecado, mas um lugar onde se alisa o ego dos presentes. Um lugar onde há um grande número de adeptos, mas não de pessoas salvas, pois a palavra de salvação não é pregada, onde a psicologia está no púlpito não o Evangelho de Jesus Cristo.
Que o Senhor nos ajude a preservarmos a verdade sem nos deixar levar por essa patologia que tem assolado muitas igrejas em nosso país e no mundo. Que possamos dar ouvidos ao conselho do apóstolo Paulo a Timóteo:
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério (2Tm 4.1-5).
Esse conselho é para você e para mim. Vamos ouvir o que o Senhor está nos falando aqui.
Que Deus nos ajude.
Extraído de www.ministeriobbereia.blogspot.com 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Doutrina na Igreja Mãe pelo Presbitero e Missionário Veronilton Paz Baseada na Revista Missoes por Toda Parte de Autoria do Rev. Marcos Severo

TEXTO: Atos 16.6-10

TEMA: O CLAMOR MISSIONÁRIO

Objetivo: Perceber que os campos estão maduros e que, apesar das barreiras, não se pode esmorecer na obediência ao “Ide de Cristo”.
Introdução:
Os índices de evangélicos são pequenos nas cidades do Sertão, mas muitos ao tomar conhecimento do ensino e doutrina de igrejas sérias, demonstram o interesse em conhecer mais do Filho de Deus, nosso Salvador, Jesus. Um trabalho missionário sério é uma oportunidade de captar muitas almas, pois o clamor do nosso povo é para ouvir o evangelho da salvação. Tudo isto só faremos se tivermos amor como Paulo tinha por seus conterrâneos que orava a Deus por Israel para sua salvação (Rm 10.1), e queremos neste expor algumas coisas que se usam como desculpa por pastores e igrejas, inclusive a nossa, para não plantar igrejas em cidades e povoados pequenos, no ide de Jesus não diz Ide e pregai o evangelho a todas as pessoas das grandes cidades e centros industriais que irão ter condições de ter igrejas organizadas, mas pelo contrário ordena pregar a toda criatura.

Exposição:
1.    UMA DAS BARREIRAS: LOCAIS INÓSPITOS
As pequenas cidades nos rincões distantes, desprovidas de recursos, trabalho, educação, lazer e carentes de ação social para amenizar as suas diferenças, não se apresentam como candidatas a serem ocupadas por igrejas e nem mesmo por atividades seculares, que lhe tragam algum benefício. Mesmo as promessas de campanha dos políticos ficam no esquecimento quando se trata do sertão, vi uma reportagem no site da Rede Paraíba de Comunicação que o Pe. Djaci Brasileiro, muito envolvido nas questões sociais vai fazer greve de fome pois a transposição parou as obras depois das eleições, lembramos da música do poeta: “Entra ano, sai ano e nada vem e o sertão continua ao Deus dará”. Será que nós como igreja iremos fazer a mesma coisa? E não venha com desculpa esfarrapada que a doutrina da eleição divina ensina que não precisa evangelizar, pois a Bíblia diz que Deus já nos elegeu antes da fundação do mundo (), mas também diz que devemos pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15) e que a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus ( ) e como ouvirão se não há quem pregue ().
Na verdade o sertão, o interior, são lugares onde ninguém deseja morar, não só o médico, advogado, juiz, mas também muitos pastores que estão nas capitais e grandes centros sendo muitas vezes favorecidos por políticos e tendo benesses. O sertão é símbolo de êxodo permanente e em especial em tempos de seca, sem estruturas, empregos e com muitas dificuldades, não demonstrando nenhuma atração, embora já estejamos vivendo no séc. XXI com toda modernidade e transformações pós-modernas e globalizadas. Porém, Jesus não fez acepção por pequenos ou grandes lugares, como tem sido feito nos dias de hoje. Existem igrejas que tem procurado subordinar a conveniência de grupos ou situações econômicas para irem as cidades plantar igrejas. São definidos por parâmetros: Populacional, financeiro, social, etc, que justifiquem a plantação da igreja em determinada cidade. O senhor Jesus e seus apóstolos manifestavam o desejo de alcançar a todos os pecadores por onde eles estivessem, quer numa cidade grande, pequena ou comunidade inóspita: “E aconteceu depois disto que, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele” (Lc 8.1). O importante para Jesus não é o tamanho da cidade e sim a necessidade das pessoas que se encontram lá, elas são o alvo da pregação da Palavra de Deus. Se estes lugares precisam de tudo para viver como cidadãos, precisam de salvação para ser cidadãos do céu. Amém! Nos lugares inóspitos, nós também devemos ir.

2.    OUTRA BARREIRA É A IDOLATRIA
Além das condições de atraso em que se encontram as cidades do Sertão, grande parte é idólatra e algumas delas em pleno séc. XXI, perseguem e põem obstáculos à presença da igreja do Senhor Jesus. Com respeito ao verdadeiro ensino bíblico são totalmente ignorantes, e alguns nem crêem na Bíblia. Vivem em completa ignorância e escuridão espiritual. As tradições dos pais interferem nos filhos, é comum as pessoas dizerem: “Minha família é toda assim e eu vou no mesmo caminho” e “Nasci assim, estou vivendo assim e vou morrer assim (a síndrome da Gabriela). Quando um dos familiares é atraído para ouvir o evangelho é perseguido pelos próprios familiares que preferem ver o filho morto, na embriaguez, vícios outros, prostituição do que ver ele ser um crente. Minha família quando conheci o evangelho, foi uma perseguição terrível a ponto de minha mãe dizer: Você vai escolher entre eu  e o pastor, eu respondi que não escolhia nem ela nem o pastor, escolhi Jesus.
As perseguições são de todo tipo. Muitas são diretas. Aqui em Monteiro no inicio, esta igreja sofreu todo tipo de retaliação como proibição de católicos encomendarem costuras a Ir. Belinha que era excelente costureira, a ponto do Frade Capuchinho Frei Damião juntou uma turba para vir quebrar tudo na casa da irmã Belinha, dizendo: “Onde se mata Cobra? Os fiéis respondiam: “Na cabeça”, só não conseguiu por causa da intervenção do Tenente Chaves que impediu aquela atrocidade, vários irmãos foram expulsos de fazendas a pedido do Padre da época por aceitarem a fé evangélica. Na cidade de Vilhena no Acre. O Rev. Luciano Breder e sua esposa Dorcas iniciaram o trabalho missionário e uns vândalos, bebarrões, quebraram uma imagem da santa padroeira da cidade e o pároco disse: “Eu tenho certeza que foram os protestantes, vão lá no seu templo e quebrem tudo, da mesma forma que fizeram com nossa mãe”. Eles foram e quebraram tudo, depois colocaram fogo, nesta fogueira foi-se o piano de Dorcas que era um sonho de criança e agora eram cinzas. Ele ficou triste, mas não parou de evangelizar. Um casal de comerciantes o procurou de noite às escondidas e lhe disse: Pastor, não concordamos com a ordem do Padre nem com os que queimaram sua igreja, eu e minha esposa gostaríamos que o senhor falasse um pouco da sua religião, eles ficaram  durante um ano recebendo estudos bíblicos de maneira secreta, aí procuraram o Padre e comunicaram sua decisão de se tornarem evangélicos, o dito cujo, esculachou com eles e devido a isto um grupo de pessoas que gostavam deles por serem pessoas sociáveis, que ajudavam os mais pobres, saíram com eles para a nova igreja, foi reconstruído outro templo de madeira, foi iniciado um discipulado e uma classe de catecúmenos e um ano depois o pastor dava a ceia a 20 novos membros. Outra história aconteceu no Oeste do Rio Grande do Norte, onde o Ministério Rumo ao Sertão do Rev. Marcos Severo, pároco local foi na casa das pessoas pedindo que não os recebessem, pois estavam falando mal de Maria, uma mentira absurda. Fez frases e colocou nas casas, diziam as frases: “Obedecemos ao Papa, Veneramos Maria e Gostamos de Jesus”. Muitos obedeceram e não abriram as portas e nem foram ao culto, mas no dia-a-dia as pessoas foram conhecendo o pastor e sua família, com quatro anos, a igreja Presbiteriana ali já contava com 50 membros e 30 congregados para receberem o batismo. A ignorância e idolatria do povo não impede o crescimento da igreja e não é motivo para deixar de semear. No Sítio Serrote, alguns chegaram a dizer que era melhor vender aquela congregação que não estava indo ninguém mais à igreja, não estavam indo porque o trabalho funcionava seis meses e passava seis de portas fechadas, mas hoje temos um grupo de 15 crianças recebendo lições da Palavra de Deus, aproximadamente 10 adolescentes e 04 adultos. O que precisamos é não desistir.
Enquanto estivermos no mundo, aguardamos a volta do Senhor Jesus, as perseguições sempre existirão. Paulo enfrentou muitas perseguições em sua época: “Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé e os lançaram fora da cidade

3.    O INCENTIVO É MAIOR QUE AS BARREIRAS: OBEDIÊNCIA AO IDE
A missão da Igreja é anunciar o evangelho para toda a criatura onde elas estiverem, pois elas são fruto do amor de Deus. A igreja não deve escolher aqui ou ali, deve obedecer a Palavra de Deus e estar disposta a pregar o evangelho como fez filipe para o eunuco (At 8.26-39). Ele foi para um lugar deserto e falou exclusivamente para uma pessoa no objetivo de atender ao mandado de Deus.
Nos lugares que manifestarem facilidade para se pregar o evangelho ou nos lugares não atraentes, não existe diferença, o papel da igreja é o mesmo. Não existem cidades difíceis onde o evangelho não possa penetrar. Pode haver resistência ao evangelho em razão da incredulidade e idolatria do povo. No entanto, o evangelho é o poder de Deus e quem convence o homem do pecado, justiça e juízo é o Espirito Santo (Jo 16.8). às vezes ouvimos testemunhos de pessoas que dizem que cidade tal é muito difícil para o evangelho, pois o povo é idólatra. As pessoas podem ser difíceis, mas não resistem ao chamado de Deus todos os eleitos, eles estão por toda parte, quando ouvem a Palavra, são tocados pelo Espírito Santo, recebem a salvação e a vida eterna. Mas, eles não tem o nome eleito escrito na testa, por isso devemos pregar para todos.
O Rev. Luciano Breder e sua esposa Dorcas, ele que era funcionário conceituado de uma multinacional, deixou seus 15 salários da empresa por 05 da Junta de Missões Nacionais, um lugar infestado de doenças, mas cumpriram sua missão deixando várias igrejas organizadas no Acre e Mato Grosso.
A cidade de Caiçarinha da Penha-PE, tinha 0% de crentes, pois as igrejas não queriam abrir pela cidade ser pequena, enviou meu amigo e colega de CPO Jorge Macalé e sua esposa, hoje já tem um templo presbiteriano na cidade e 25 membros. O que falta é amor pelas almas das pequenas cidades, precisamos ir até elas e cumprir o chamado de Jesus. Pregar sua Palavra e plantar igrejas.
Rev., José Gomes Sá (Neto) agora inaugurou um trabalho com 143 membros só na Sede, mas já vem há anos com um igreja na Zona Rural com uma média de 150 membros, passou por lutas, perseguições, mas está lá a Igreja Presbiteriana de São José do Belmonte organizada.

CONCLUSÃO:
Dentre as maiores dificuldades enfrentadas pelas igrejas para irem aos lugares distantes ou aparentemente inacessíveis está a ausência de pessoas dispostas a enfrentar as carências existentes, pois muitos cristãos não têm ao chamado de Deus para ir ao campo missionário: “E como pregarão, se não forem enviados? “ (Rm 10.15). No Momento em que o evangelho for pregado, os eleitos responderão satisfatoriamente e quebrarão as barreiras do atraso, idolatria e perseguições, basta atender a ordem de pregar o evangelho a toda criatura.   

Aplicação:
Musica: Música Eu quero ser um missionário
Desafio: Evangelizar, orar por missões e ir ao campo
Oração: Ousadia na pregação do evangelho

Sermão do Presbítero e Missionário Veronilton Paz Na Igreja Mãe (IP Monteiro-PB)

TEXTO: MIQUÉIAS 7.8-20

EXÓRDIO:
Meus amados, nós costumamos desejar feliz natal e ano novo, boa sorte, etc. para nossos amigos, familiares, irmãos e projetar planos para o ano em curso e para o futuro. Isto não é errado, mas estamos preocupados com o que Deus deseja para nós e de nós no ano em curso e no futuro? Estamos projetando planos, mas estes irão glorificar a Deus? O que Deus tem para nós é menos importante do que nossos planos? Às vezes passamos o ano inteiro sem olhar no rosto do outro, nas festividades de final de ano fazemos questão de apertar a mão, dá abraço e até beijar o próximo, outras vezes durante todo o ano pratica-se todo tipo de maldade contra o outro e final de ano deseja-se feliz natal e próspero ano novo. Muitos políticos como prefeitos, governadores atrasam o salário dos servidores e final de ano desejam feliz natal e próspero ano novo para os mesmos. Que incoerência! É de fato isto que Deus deseja? Fazemos todo tipo de promessas: Emagrecer, parar de fumar, beber, falar menos, ser mais tolerante, aceitar o contraditório; basta alguém nos contrariar que voltamos a fazer tudo de novo. É isto que Deus deseja para nós?

NARRAÇÃO:
O comentário da Bíblia de Genebra divide os acontecimentos do livro de Miquéias em três ciclos: Ameaças e libertação (1-2); degradação e humilhação (3-5) e esperança na escuridão (6-7). Esta passagem faz parte do terceiro ciclo onde aflora a esperança, neste esboço há a última subdivisão que é o hino da vitória (7.8-20), este não tem sabor de mel, mas é cântico de vitória também. Ele é dividido em quatro estrofes: a) Jerusalém em seu estado de decadência, confessa seu pecado e sua fé no Senhor (v.8-10); b) o profeta promete que Deus tornará a cidade um redil de ovelhas e oferece a salvação a um mundo sob julgamento (v.11-13); c) o profeta ora para que Deus venha ser o pastor do seu povo como outrora (v.14) – o que o Senhor promete fazer (v.15) – profetiza que o inimigo será conquistado (v.16-17); d) o povo celebra o perdão, fidelidade, misericórdia de Deus (v.18-20). Este livro narra os acontecimentos quando Israel era oprimido pela Assíria, Miquéias foi contemporâneo de Isaías. Antes o povo fazia seus próprios desejos e vontades, agora a partir deste texto o profeta apresenta o que Deus deseja fazer com o seu povo. O texto escrito há tanto tempo atrás pode ser aplicado à nossa vida atual? O nosso desejo é de acordo com o do Senhor? Mas, o que Deus deseja para nossas vidas? Irei a partir deste momento trabalhar sobre este assunto baseado no tema abaixo:

TEMA: O QUE DEUS DESEJA PARA NÓS?

1.    A SUA PRESENÇA EM NOSSA VIDA. V.8-13
A presença de Deus sempre foi enfatizada no meio do seu povo, no velho testamento o tabernáculo era um símbolo da presença de Deus (Ez 37.27), no Novo Testamento o apóstolo S. Mateus diz que Jesus é o Emanuel que significa Deus conosco (Mt 1.23), o apóstolo S. João diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.14). Habitou no texto grego seria tabernacular, ou seja, Deus armou sua tenda, habitação entre os homens quando Jesus veio ao mundo. Jesus também disse antes de morrer que onde se reunissem dois ou três em Nome Dele, o mesmo estaria no meio deles (Mt 18.20); disse ainda depois da ressurreição: “Eis que estou convosco todos os dias e até a consumação dos séculos” (Mt 28.20). Esta expressão nos leva a entender que Ele não estará conosco no futuro, já está conosco no presente, “eis que estou convosco”; ainda clareia nossa mente para entendermos que Ele não está em nossa companhia somente agora, mas também continua sempre conosco, “até a consumação dos séculos”. Sua presença nos leva a contemplar e viver de acordo com os padrões de Deus, sua presença nos leva a vivermos os padrões de Deus:

1.1    A sua presença nos faz viver na luz. V.8
“Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.”
A figura aqui seria de uma masmorra sem luz, “trevas”, indicando que a cidade de Judá estava sob julgamento divino.
A presença do Senhor sempre traz luz para nós e nos exige que espalhemos esta luz para outros que ainda não o conheçam como Senhor e Salvador nos diz o refrão do hino 308 NC “Resplandeçam nossas luzes/ Através do Escuro mar/ Pois nas trevas do pecado/ Almas podem naufragar”. Jesus usando, por exemplo, um instrumento conhecido na época como candeeiro ou candelabro disse este não deveria ser aceso para ser colocado na mesa, mas no velador, ou seja, na parte alta para que todos possam ser iluminados (). Meu filho bota a cara na rua para as pessoas ver que tu és crente como diz o Hino 386 NC “Direi ao mundo que sou crente/ Não me envergonho de o dizer”. Jesus não precisa de agente secreto 007, todos os seus seguidores devem segui-lo sem vergonha de suas palavras () como disse Paulo: “Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). ALELUIA!!! Mesmo que o mundo diga que você é louco, pois todo crente tem alguma coisa de doido, pois crê em um Deus que ninguém ver e diz que vai morar no céu, mas a Palavra da Cruz é loucura para os que se perdem e para nós que somos salvos é poder de Deus e por sua própria sabedoria o mundo não o conheceu, mas aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação (). Quando eu recebi a Cristo meus familiares diziam que eu tinha enlouquecido, se eu soubesse que ser louco era tão bom tinha sido louco há mais tempo. Sou louco por Jesus! Você é louco por Jesus? GLÓRIAS A DEUS. Luz é para brilhar! Se você está apagado é hoje que o Espírito de Deus quer reacender a chama em teu coração.

1.2     A sua presença faz que reconheçamos o nosso pecado. v.9a
“Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele...”.

Meus amados é impossível alguém se aproximar de Deus em verdade e não ver suas fragilidades, vários homens e mulheres de Deus ao se aproximar de Deus seu pecado vem à tona, não para condená-lo e sim para a operação da graça bendita de Deus, veja alguns exemplos disso:
Jó depois que passou pelo sofrimento e de dizer que era justo e questionar o porquê de passar por aquilo, reconheceu que não tinha o direito de contender com Deus, então disse: “Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.6).
Davi depois que repreendido por Natã por seu pecado, diz ao Senhor: “Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim”. ()
Isaias teve uma visão gloriosa do Céu onde anjos cantavam “Santo, Santo, Santo é o Senhor (Adonai) dos Exércitos, o Deus Santo com sua glória enchia o templo e ele disse: “Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros e meus olhos viram o Rei, o Senhor (Adonai) dos Exércitos!
Pedro estava tentando pescar com seus sócios pescadores e trabalharam a noite inteira sem nada cair em sua rede. Deus deu ordem a todos os peixes para que na sua rede não caísse nem uma piaba, pois Deus tinha na sua soberania marcado um encontro com Pedro ali. Jesus disse: Filho pescaste alguma coisa, lança da banda direita e achareis e Pedro disse: Senhor já joguei para tudo que é lado, trabalhei a noite toda e nada pesquei, mas sob tua Palavra lançarei a rede. A rede veio cheia que precisou de ajuda para tirar o Molho de peixe que estava no barco, Pedro falou algo marcante: “Senhor afaste-se de mim que sou pecador”(Lc 5.8), Jesus disse que a partir daquele momento ele seria pescador de homens (). Diz o grupo catedral: “Quanto mais a gente chega perto de Deus, a gente se conhece mais”. É verdade! Quando estava no seu juízo perfeito Caio Fábio disse que a presença de Deus é o melhor lugar de está, mas também o mais perigoso, pois nosso pecado e nossas falhas aparecem, toda máscara cai. Eu na presença de Deus sou eu mesmo sem drama, sem fingimento. Os atores e atrizes caem por terra e resta somente a pessoa com todas as suas fragilidades vindo à tona, nenhum pecador tem créditos no céu, mas tudo que esperamos é com base na graça de Deus, como disse o cantor Luiz de Carvalho em sua música graça: “Quando eu me encontrar no céu e alguém me perguntar porque estou ali, eu direi/ Foi graça, graça e graça, foi abundante graça/ Foi pela graça de Jesus que eu venci e estou aqui”.
   
1.3     A sua presença nos faz ver sua justiça. V.9b
“...até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça”.
A justiça de Deus será manifestada na salvação de Israel, bem como na  destruição dos inimigos incrédulos (v.10)
A justiça de Deus se revela no evangelho (Rm 1.17), então é impossível ver, refletir a justiça de Deus sem o evangelho da graça. O homem foi criado à imagem de Deus e antes da queda ele refletia a perfeitamente a presença de Deus, sua justiça e seu caráter; depois da queda passou a refletir estas coisas imperfeitamente; em Cristo o homem é regenerado e passa a ter de maneira progressiva a imagem de Deus, justiça de Deus e caráter de Deus sendo restaurados nele. No calvário Deus colocou sobre Cristo o nosso pecado e nos imputou a perfeita justiça de Cristo (II Co 5.19,21). Essa justiça de Cristo é que nos faz dizer não ao pecado e não nossa própria justiça “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). A Escritura diz que somos justificados mediante a fé e temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1), ainda diz que somos justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24), e que depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se a direita da majestade nas alturas (Hb 1.3b). O teólogo reformado John Stot disse que a Justiça de Deus exige a condenação do pecador, sua misericórdia a salvação, como Deus é 100% justo e igualmente bom, ele planejou o cumprimento da sua justiça, pagando a nossa divida com a vida de seu filho na cruz, cumprindo sua justiça e nos libertando do pecado cumprindo seu amor. Ele disse que Deus nos salvou em três lugares: 1. No tribunal – Nos declarou justos baseado na justiça de Cristo (II Co 5.19,21, Rm 5.1); No mercado de escravos – Nos libertando do pecado e nos tornando servos da justiça (); 3. No Tabernáculo – Onde se ofereciam os sacrifícios do cordeiro pelo pecado, ele ocupou o lugar do cordeiro na cruz, nos salvou e algo marcante é que os sacerdotes no VT de pé ofereciam o cordeiro e Cristo depois do sacrifício assentou-se, indicando que o sacrifício antigo era incompleto e em Cristo foi perfeito de uma vez por todas (Jo 1.29, Hb 1.3, Hb 10.10). Deus cumpre assim sua justiça e nos torna justos não pelos nossos esforços, mas mediante a perfeita justiça que há em Cristo.

1.4     A sua presença faz com que nossos inimigos sejam envergonhados. V.10-13
“A minha inimiga verá isto, e a ela cobrirá a vergonha, a ela que me diz: Onde está o teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora, será pisada aos pés como a lama das ruas. No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe. Nesse dia, virão a ti, desde a Assíria até as cidades do Egito, e do Egito até ao rio Eufrates, e do mar até o mar e da montanha até a montanha. Todavia a terra está posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras.”
Fora das fronteiras seguras da proteção divina está a destruição para os incrédulos, aqui segundo estudiosos prefiguraria o juizo universal de Deus.
Meu irmão se teus inimigos querem se levantar contra você, não se desespere, nem esquenta a cabeça, pois o Senhor quebra o arco, despedaça a lança e queima os carros no fogo e te diz aquietai-vos que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações e sou exaltado sobre a terra (Sl 46.9-10), o teu inimigo ora por ele que o Senhor mesmo cuidará dele, se teu inimigo tiver fome daí-lhe de comer, se tiver sede dai-lhe de beber, pois fazendo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele (). Nós temos um inimigo cruel que é o mundo, e o mundo vive para procurar denegrir a imagem de um filho de Deus e Cristo mesmo disse que se chamaram ao dono de casa possesso de demônios, imagine aos domésticos (). Meu irmão se você ver um ímpio acusar teu irmão, acredita no teu irmão até que se prove o contrário. Muitos de nós ouvimos difamações sobre irmãos e ao invés de orarmos pelo irmão ficamos espalhando algo que na maioria das vezes é mentira. Nós já temos o mundo, a carne e o diabo para lutarmos contra, então não devemos ser inimigos aqui dentro, mas irmãos! Davi no Salmo 23 fala algo brilhante no ver. 5 “Prepara-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda”. A figura aqui é de um banquete para celebrar uma vitória, os vitoriosos eram ungidos no banquete, da mesma forma que o podium representa vitória, o banquete e unção também naquela época, como também o cálice cheio era dado ao vencedor de desafio. Se tem pessoas te desafiando, querendo ver sua queda, não se preocupe que o teu Deus já te ungiu e já te deu o cálice transbordante. A vitória é tua e Deus vai envergonhar os teus inimigos. O mal que pensam está fazendo, Deus transforma em bem como fez com José no Egito. ALELUIA!!!!
  
2.     O SEU PASTOREIO ESTEJA PRESENTE EM NOSSO VIVER. V.14-17

2.1    Ele nos apascenta como um pastor ao seu rebanho. v.14
“Apascenta o teu povo com o teu bordão, o rebanho da tua herança, que mora a sós no bosque, no meio da terra fértil; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias de outrora”.
O salmista Davi ainda diz no Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”. A imagem de Deus como pastor é muito rica. O pastor permanece com seu rebanho (Is 40.1; 63.9-12), suas ovelhas dependem totalmente Dele quanto a alimento “pastos verdejantes”, água, sossego, paz na alma “Águas tranqüilas” e “refrigera-me a alma”, e proteção de animais ferozes e tropeços “bordão e cajado”, pois o bordão servia para espantar animais ferozes e o cajado servia para guiar o rebanho e retirar alguma ovelha ou cabrito do buraco, foi esta imagem que Cristo citou na parábola da ovelha perdida (). Os termos “Ele me faz repousar”, “leva-me”, “refrigera-me” e guia-me” exprimem a metáfora dos cuidados do pastor pelas ovelhas e são os mesmos do Senhor que amorosamente cuida do seu povo.
No novo testamento Jesus é o bom pastor, vejamos o que Ele faz pelas suas ovelhas: 1. Ele Guia as ovelhas (Jo 10.1-5); 2. Ele salva as ovelhas (Jo 10.9,10); 3. Ele dá a vida (morre) pelas ovelhas (Jo 10.11, 15); 4. Ele reúne suas ovelhas e haverá um rebanho e um pastor (Jo 10.16), 5. Ele vai em busca da ovelha perdida até encontrar e trazê-la ao aprisco; 6. Ele dá segurança de salvação eterna as suas ovelhas (Jo 10.28,29). Aqui citamos algumas características do nosso bom pastor Jesus, mas a ovelha de Cristo apresenta alguns sinais de acordo com o ensino dos puritanos escoceses: 1. Ela é marcada na orelha, pois ouve a voz do bom pastor (Jo 10.3,4,27a); 2. Elas são marcadas no pé, pois seguem o Bom Pastor (Jo 10.4, 27b); 3. Elas são marcadas no coração, pois crêem no Bom Pastor (Jo 10.40,41; 6.37). Nós somos ovelhas do Bom Pastor, Jesus? Se somos devemos viver como tal, obedecendo a Ele. Muitas vezes o Bom Pastor dá varadas nas ovelhas para largar mão de ser desobediente, então sejamos obedientes e vivamos para sua glória!

2.2     Guia-nos e faz-nos ver suas maravilhas como fez na saída do Egito. v.15
“Eu lhe mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito”.
Meus amados gostaria de lembrar o que disse o Rev. Erivan da Igreja Presbiteriana Renascer de Lagoa Seca-PB que a vida de Moisés poderia ser dividida em três fases: Eu tudo Posso (filho da filha de Faraó – Príncipe do Egito); Eu nada posso (Errante, fugitivo, pastor de ovelhas no deserto de Midiã); 3. Deus tudo pode (Sinais e proezas no Egito, Mar Vermelho e Deserto), Deus estava presente com seu povo, Deus usou pessoas ímpias como a filha de Faraó para preservar a vida de Moisés, transformou seu erro de matar alguém no ímpeto de emoção para levá-lo ao deserto e ali ensiná-lo a obediência, pois o deserto é a escola de Deus para nós, o deserto não é nossa morada é apenas uma passagem, nossa morada é na Terra Prometida. Seu deserto vai passar! Suas lutas vão findar! Não esqueça que os mais hinos e poesias cristãs foram feitos em horas de angustias e tribulações, como o hino NC 108 “Sou Feliz” de Sparford foi escrito quando perdeu três filhas em um naufrágio, no dia seguinte foi de barco até o lugar e disse: Se paz a mais doce me deres gozar/Se dor a mais forte sofrer/ Ou Seja o que for tu me fazes saber/que feliz com Jesus sempre sou”. Seu deserto vai passar! Sua batalha vai chegar ao fim! Deus está no controle! O Senhor foi glorificado no deserto, deu carne ao seu povo em um lugar que não nasce nem capim, fez brotar água de uma pedra, derramou maná do céu. Deus cuidou, cuida e continuará cuidando do seu povo como fez no deserto.
Conta-se uma história de uma irmã da época do FUNRURAL que passava por necessidades pelo atraso do seu pagamento de aposentadoria e ela orava a Deus pedindo providência, alguns escarnecedores jogaram um feira pela sua janela e apareceram na porta dizendo: “Quem enviou estes alimentos foi Satanás”. A velhinha disse: “Graças a Deus”, eles disseram: “A Senhora não entendeu? Nós estamos dizendo que isto foi mandado pelo Cão do inferno, a velhinha disse novamente: “Ô meu filho, é porque quando Jesus manda até o Cão obedece e vem trazer comida na casa de crente”. A verdade é que continuamos seguindo em um novo êxodo até chegar no céu, mas o melhor da história é que o Deus que conduziu o remanescente fiel de Israel à terra prometida é o mesmo que nos levará ao céu. ALELUIA!!! GLÓRIAS A DEUS!! 

2.3     As suas maravilhas em nós devem causar espanto nas nações e atraí-las para ELE. V.16-17
“As nações verão isso e se envergonharão de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca e os seus ouvidos ficarão surdos. Lamberão o pó como serpentes, como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos e, tremendo, virão ao nosso Deus; e terão medo de ti”.
O pastor e missiólogo John Leonard disse que Deus ao escolher o povo de Israel tinha um propósito missionário, a chamada missão centrifuga, onde Israel seria um espelho para outras nações, um exemplo disso é no chamado de Abraão onde é dito: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Deus criou o homem para ter comunhão com Ele, quando chamou Abraão queria que através da adoração de Israel outras nações fossem influenciadas e também adorassem ao Deus verdadeiro, como exemplo vemos: Raabe de Jericó, temeu a Deus e escondeu os espias de Js 2.8-13); Rute, Moabita, resolveu servir ao Deus verdadeiro (Rt 1.16); Naamã, o comandante do exército da Síria, disse que em toda terra não há Deus senão em Israel (II Rs 5.15). São estes exemplos que Deus está preocupado com a salvação de todas as nações, mas Israel falhou na sua missão de influenciar e foi influenciada pelas nações, adorando os deuses das nações, praticando feitiçaria e cometendo seus erros como prostituição e outras coisas que desagrada a Deus (). No novo testamento a igreja tem a missão chamada centrípeta, não apenas de atrair, mas também sair em busca das pessoas ao nosso redor e ir alargando até chegar “Aos confins da terra”(), ou seja todas as nações. “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em Samaria e até os confins da terra” (At 1.8). Hoje nós vemos muitas vezes a igreja copiando o mundo, como “sal grosso”, “sete sextas-feiras”, “Quarta-feira da vitória”, copo d’água na televisão ou rádio, levar peça de roupa, além da semente de R$ 1000,00 de Malafaia, e os cantores e pregadores que muitas vezes exigem cachê altíssimo  e hotel 5 estrelas, muitas vezes está um cara engravatado na televisão fazendo charlantanismo, pagando pessoas para falarem que foram curadas como certo “apostolo” que está processado por charlatanismo e o mala adoeceu do joelho e foi operar-se no melhor hospital Albert Einst, o melhor da América Latina, mas para os fiéis, manda ter fé e passar a tolha suja de suor na dor, só não curou seu nódulo no joelho. No último censo das religiões do IBGE houve uma caída das igrejas pentecostais e neo-pentecostais e crescimento das igrejas históricas como Presbiteriana, Batista, Metodista, Luterana, Anglicana Reformada, Episcopal, etc. As pessoas estão cansadas de tanta mentira e enganação e agora estão procurando estas igrejas tradicionais que velam pela pregação da Palavra e tem ética cristã. Precisamos influenciar as pessoas para vir a Cristo. Amém!
 
3.    A SUA GRAÇA SOBRE NÓS. V.18-20
Deus é gracioso e tem demonstrado isto pelo seu agir misericordioso, olhando para nós e nos concedendo aquilo que não merecemos (graça – favor imerecido) e não dá o que merecemos (misericórdia – Retira a condenação que eu merecia), eu gostaria de expor algumas vertentes desta graça a seguir:

3.1    Deus perdoa nosso pecado. v.18-19
Uma das características de Deus é que ele perdoa nosso pecado de uma vez por todas como está escrito: Arrependei-vos e convertei-vos para serem apagados o vosso pecado e o seu perdão tem algumas características:
3.1.1    Ele é o único Deus que perdoa pecado, além disso não passa em rosto. v.18a
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança?...”.
O nome de Miquéias significa “Quem é como Yhwh (Iawé)” (1.1) utiliza um jogo de palavras enfatizando a graça perdoadora de Deus.
Só Deus pode perdoa o pecado do homem que o separa de Deus, o Senhor não apenas perdoa, mas também esquece, Ele não joga a sujeira para debaixo do tapete como alguns fazem para depois dizer: “Estou de olho. Pensa que já esqueci o que você fez? Dá próxima vez eu te pego”. Deus é diferente, ele perdoa e nos dá uma nova chance, quando Cristo estava na Cruz disse: “Pai perdoa porque não sabem o que fazem”(). Se você hoje reconhecer seus erros e pedir perdão, ele perdoa e não passa em rosto, no episódio do filho pródigo, que saiu de casa e gastou tudo e quando estava na pior voltou dizendo: “Pai pequei contra o céu e diante de ti, não precisa me receber como teu filho, se o senhor quiser pode me receber como um dos teus empregados”. O pai não assim não “Há seu cabra safado, seu vagabundo gastou tudo e agora que não tem mais nada volta com a cara cínica”; NÃO!!!! O pai disse assim: “Tragam uma roupa nova, coloquem um anel no seu dedo e chinelos nos pés e comamos e alegremos porque meu filho estava morto e reviveu”(). Este mesmo Pai amoroso quer te perdoar e não vai te passar em rosto. “Se alguém está em Cristo é nova criatura coisas velhas se passara e tudo se fez novo” (II Co 5.17)

3.1.2    Deus nos perdoa porque tem prazer em ter misericórdia. V.18b
“...O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”.
Deus nos perdoa porque ele gosta de perdoar, ele não é forçado a isto, faz porque nos ama. Como um cantor cristão que disse: “Eu sou pecador, mesmo quando erro me entristeço, seu amor é grande assim, pois Jesus gosta de mim”. Jesus quando fez o sacrificio pelo nosso pecado ele ficou satisfeito (), ele é rico em perdoar (Is 55.7) e ama agir com misericórdia!
3.1.3    Deus nos perdoa porque sua misericórdia sempre se renova. V.19
“Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.
O termo lançará no mar seria uma explicação do v.15 que fala na saída do Egito, da mesma forma como Deus iniciou a jornada na saída do Egito precipitando os egípcios no mar vermelho, o mesmo Deus lançará o pecado do seu povo lançando nas profundezas do mar. O profeta Jeremias em momentos que só se viam motivos de lamentos, ele viu motivo para ter esperança: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade!” (Lm 3.22-23). A MISERICÓRDIA DE DEUS É INFINITA!!!!!! PODE CONFIAR!!!!
  
3.2     O Senhor se manifesta a nós. v.20
Deus sempre se manifestou ao seu povo, mas a maior manifestação de Deus, do seu amor, graça foi a vinda de Cristo ao mundo para nos livrar do pecado (Mt 1.23), tudo isto só nos mostra um Deus que podemos confiar, hoje Ele se manifesta em nossa vida, ele quer nos usar e quer que experimentemos da sua maravilhosa graça e esta manifestação nos apresenta com alguns atributos. Como Deus se manifestou aos patriarcas que partiram crendo na promessa do Messias, aos apóstolos e discípulos no novo testamento ele apareceu e fez sinais que nenhum outro fez, a nós Ele se manifesta em nós pelo seu Espírito Santo que habita em nós (Jo 15.26):

3.2.1    Com sua fidelidade. v.20a
“Mostrarás a Jacó a fidelidade...”.
O Deus que nos chamou para servi-lo é fiel e nos tem chamado à comunhão de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor (I Co 1.9); é fiel também quando permite passarmos por tentações, pois junto com a tentação proverá livramento (I Co 10.13); Ele é fiel no nosso chamamento para o servir e também para nos levar a bom termo, por isso que nós não vivemos como alguns com medo de perder a salvação, pois o Deus que nos chamou com santa vocação é fiel e completará até o dia de Cristo Jesus (I Ts 5.24); o Senhor é fiel, Ele vos confirmará e vos livrará do maligno (II Ts 3.3), alguns ficam com medo do Diabo, mas a Bíblia diz que o maligno não nos toca () e contra Jacó não vale encantamento e nem feitiçaria contra Israel (); ainda vemos na Bíblia que Sara quando recebeu  a promessa de ser mãe teve por fiel o Deus que fez a promessa (Hb 11.11); No Apocalipse, o livro da revelação, Cristo é chamado o cavaleiro  que se chama fiel e verdadeiro (Ap 19.11), pode confiar no Senhor, pois mesmo se formos infiéis, Ele permanece fiel (). Confie em Deus como diz o hino 32 NC “Tu és fiel Senhor/Ó pai celeste, dia após dia com benções sem fim/Tua mercer me sustenta e me guarda/ Tu és fiel Senhor, fiel assim.” Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” ().
3.2.2    Com sua misericórdia. v.20b
“... e a Abraão, a misericórdia...”.
Diz o Salmista que a misericórdia do Senhor dura para sempre (Sl 100.5), ou seja é infinita. Misericórdia é retirar uma condenação merecida de alguém, no hebraico às vezes vem no plural hesed, misericórdias indicando intensidade e infinidade. Joel apregoou que o povo deveria converter-se ao Senhor que é misericordioso (Jl 2.13). Nós fomos chamados para imitarmos as atitudes do Senhor e Lucas descreve Jesus dizendo que devemos exercer misericórdia como nosso Deus é misericordioso (Lc 6.36). Temos agido com misericórdia? Temos olhado para as pessoas como quem precisa de ajuda sem esperar nada em troca? Isto é misericórdia e foi assim que Jesus agiu.
3.2.3    Cumprindo todas as suas promessas. V.20c
“...as quais jurastes a nossos pais, desde os dias antigos”.
Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (), Deus cumpre tudo o que promete, não é como políticos sem compromisso que dizem que vão fazer, mas quando tiveram oportunidade não fizeram, conta-se de um político antigo que ia nas casas das pessoas e dizia: “Essa sua máquina de escrever está muito velha, jogue fora que vou lhe dá uma nova”, olhava para o seu puxa-saco, digo, assessor: “Fulano note aí no caderno. Prometeu distrito mecânico no Sítio Serrote, Maquinário de 1° mundo para a agricultura e outras tantas, o assessor notando no caderno. O acessor olhou para ele e disse: Seu beltrano, o caderno já está cheio, não tem mais uma folha em branco, ele olhou e disse: “Jogue fora que eu vou lhe dá um novo”, e junto com o caderno todas suas promessas enganosas. Deus é diferente, Ele cumpre tudo que nos promete. Ele nos prometeu que um dia viria nos buscar, eu creio que Ele virá me buscar, também disse que todo que crer Nele tem a vida eterna (Jo 6.47). Ele cumpre tudo que diz, então se você crê verdadeiramente em Cristo, você tem salvação, não espere que Ele te toque não, Ele já te tocou. Creia Nele! Seja Feliz com Jesus!

CONCLUSÃO:
Nós perguntamos o que Deus deseja para nós? Sugerimos de acordo com o texto exposto: que Ele deseja que a sua presença esteja em nós; que o seu pastoreio seja sobre nosso viver e que sua graça esteja sobre nós. Entendo que isto é o que Deus quer para nós durante todo os anos. Eu pergunto: Estamos vivendo de acordo com estas verdades? Se a resposta é negativa, precisamos clamar a Deus para a partir de agora e sempre vivamos a Palavra de Deus e estas verdades inauditas façam parte do nosso cotidiano.

APLICAÇÃO:
Cântico: Transformação (336 NC)
Desafio: Que sejamos pessoas que de fato possamos viver da maneira que Deus quer vivamos, ter as atitudes que Deus quer que tenhamos e que o ano novo seja na vontade de Deus, que é o centro de tudo.
Oração: Crentes: Consagração e não crentes: entrega pessoal a Cristo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo.  CEP. Campinas: São Paulo, 2010. SMITH, Willian. Deus e Seu Povo: Comentário do Velho Testamento 2vl. 2ed. CEIBEL. Patrocínio: Minas Gerais, 1987.
LOPES, Hernandes Dias. Comentário do Velho Testamento, Miquéias. 1ed. Ed. Betânia. Venda Nova: Minas Gerais, 2009.
SOUSA, Flávio Nunes de. Panorama do Velho Testamento. 1ed. ITG. Belo Jardim: Pernambuco, 2008.   
LEONARD, John. Além do Brasil: Introdução à Missões.5ed. CEIBEL. Patrocínio: Minas Gerais, 1992.

Data: 15/01/2011
 
Presentes no Culto: Aproximadamente 200 pessoas