quinta-feira, 7 de julho de 2016

MENSAGEM DO CPL 2015 - FAÇA A PODA


Rev. Jeremias Pereira
Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte-MG

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Verdades Espirituais Extraídas de Gênesis 3.15 (Parte 1)


Missº Veronilton Paz da Silva
Pastor Licenciado Pelo PRVP

MENSAGEM BASEADA EM MATEUS 1.1-17 (GENEALOGIA DE JESUS) - PREGADA NA IPB MONTEIRO-PB (IGREJA MÃE)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 1.1-17
[1] Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [2] Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; [3] Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; [4] Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; [5] Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; [6] Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; [7] Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; [8] Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; [9] Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; [10] Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; [11] Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. [12] Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; [13] Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; [14] Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; [15] Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. [16] E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. [17] De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

INTRODUÇÃO
A genealogia na Bíblia é simplificada, mostrando apenas um dos filhos de cada personagem. A genealogia completa contaria com todos. A Bíblia normalmente usa o personagem que tem mais importância na história e descreve a sua genealogia.
Este evangelho foi escrito por Mateus, um cobrador de impostos que creu em Jesus (Mt 9.9), Ele queria apresentar Jesus ao público judeu para provar que Jesus era o tão esperado rei que traria o reino de Deus para o homem e cumpriria o plano redentor de Deus, por isto que ele traz na genealogia que jesus era Filho de Davi e de Abraão (v.1), esta genealogia conta quatorze gerações de Abraão até Davi, de Davi para o Exílio e do exílio até Cristo. Nesta passagem Mateus ao narrar esta genealogia nos traz algumas lições importantes que podemos avaliar nos personagens principais, dentre estes em Cristo que veremos tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A GENEALOGIA DE JESUS

1.     A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE ABRÃAO. V.1-4
[1] Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [2] Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; [3] Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; [4] Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom”.

Abraão casou com Sara (Gn 11.29), saiu de Ur dos Caldeus para harã (Gn 11.31), chamado por Deus (Gn 12.1-5), foi ao Egito (Gn 12.10-20), fez aliança com Deus (Gn 15.18, 17.1-22), foi pai de Isaque, o filho da promessa (Gn 17.1-5), é o único do velho testamento chamado de crente (Gl 3.9), é chamado o pai da fé (Gl 3.7), chamado o amigo de Deus (II Cr 20.7). Cristo foi chamado Filho de Abraão (v.1), numa alusão á salvação dos povos pela fé na pessoa de Cristo. Vamos extrair algumas questões interessantes nesta questão.

1.1    O chamado para o crente Abraão foi para que por meio deste chamado o seu povo atraísse as nações para Ele. Gn 12.3
“Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

As Escrituras Apontam duas formas de Missões: a) A Missão centrípeta, no qual as pessoas atraem as pessoas para o centro, era este o chamado para Israel por meio de Abraão, os quais deveriam atrair as nações para o Deus verdadeiro e eles falharam na sua Missão; b) A missão centrifuga que usa a Força do centro para fora para todos os lados; c) A Igreja possui estas duas missões, centrípeta que atrai as pessoas pelo seu testemunho fiel (Mt 5.16) e, centrifuga, que vai até as pessoas para evangelizar elas  e falar da vida, perdão e graça que está na pessoa de Jesus (Mc 16.15; Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; Lc 24.44-49; Jo 20.19-22; At 1.6-11). Temos cumprido nossa missão? A Missão dada a Abraão só se cumpriu perfeitamente em Jesus, isto será visto a partir do próximo item.

O Rev. Ronaldo Lidório diz em seu livro “Missões, o Desafio Continua”, ele narra a história vivida por ele no noroeste africano quando foi convidado para ir a uma reunião de oração, navegou seis dias de canoa e andou dois dias a pé, ao chegar ao local viu um salão coberto de palha, o líder estava em jejum fazia uma semana para que a igreja evangélica brasileira enviasse um missionário, Ronaldo foi a resposta das orações daqueles irmãos (LIDÓRIO, 2003, P.20). Muitos de nós não oramos por missões porque pode ser que ele seja a resposta de Deus para missões, e para muitos sair do seu mundinho nem pensar. A igreja tem dormido enquanto as pessoas caminham longe de Deus. Levante-se! Saia desta mesmice!

As duas principais missões da Igreja são: a) viver para glória de Deus (adoração, culto) e; b) promover a glória de Deus (evangelização, missões). Jonathan Edwards era pastor de uma grande igreja e ficava triste com tanta estagnação espiritual da sua vida e igreja, ele desafiou a si mesmo e a igreja para buscar a Deus e quando de madrugada estavam orando o Espírito santo foi derramado sobre eles com muito poder e aquelas pessoas saíram dali para evangelizar, o pastor Jonathan Edwards pregou durante 24h sem secar a garganta, falando da vida que Jesus dá para as pessoas e denunciando as injustiças sociais da sua época. Como temos vivido hoje, temos pregado contra o pecado? Contra o erro, roubo, corrupção, etc.?

Leonard Ravenhill escreveu dizendo que “evangelização não é um programa da igreja local, é uma paixão, um estilo de vida” (RAVENHILL, 1989, P.20), não espere a igreja enviar você, Jesus já te enviou, então pregue, atraia as pessoas para Cristo pelo seu testemunho como ensina a missão centrípeta, mas seja um agente do reino, indo até onde estão os perdidos como ensina a missão centrifuga.

Ronaldo Lidório escrevendo ainda sobre missões disse que ao chegar na Floresta Amazônica para iniciar os trabalhos encontrou um índio tradutor que quando encontrou uma aldeia e ali ao ser apresentado como missionário, os índios começaram a dizer “glórias a Deus” e “aleluia”, ele chegou e quis saber onde eles aprenderam este glórias a Deus e aleluia, eles disseram que foi seu João Pescador que falou para eles sobre Jesus Cristo, Ronaldo quis então conhecer seu João, ao chegar à casa do ribeirinho que estava preparando um peixe para o almoço, o índio apresentou o pastor dizendo: “seu João este é o Missionário Ronaldo Lidório que veio iniciar uma igreja aqui”, seu João disse: “Graças a Deus, chegou um missionário de verdade” e chamou a mulher: “Maria, vem ver um missionário de verdade”. Ronaldo com os olhos cheios de lágrimas disse: “Seu João, o senhor é um missionário de verdade”. Irmãos, todo crente é um missionário, como disse o pastor presbiteriano e missionário na Índia Alexander Duff disse que “todo coração com Cristo é um missionário e todo coração sem Cristo é um campo missionário”.

Irmãos! Saiamos da vida fechada, vamos evangelizar, pregar sobre Cristo e viver Cristo, quando eu vou até as pessoas eu lhes anuncio Jesus e quando eu vivo o que prego, eu atraio pessoas para Cristo. No Brasil, o evangelho que tem entrado nas casas é um evangelho distorcido, com venda de amuletos como rosa ungida, água ungida, toalha ungida, tijolo ungido toda esta parafernália de invenções de falsos profetas para vender a fé aos que com um coração carnal vão em busca destas coisas. O que temos feito? Precisamos levar o verdadeiro evangelho aos que se perdem. O chamado de Abraão é também o nosso, viver para Cristo e atrair pessoas a Ele, a missão de Cristo para Igreja é também a nossa missão, ir ao encontro do perdido. Vamos sair das quatro paredes? Mas, o chamado de Abraão só é plenamente realizado em Cristo no alcance as nações, isto é nosso próximo assunto.

1.2    O chamado para o crente Abraão foi plenamente realizado em Cristo Jesus que atrai homens de todas as tribos, povos, línguas e nações por meio da fé. Ap 7.9-14
[9] Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; [10] e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. [11] E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, [12] dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. [13] E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? [14] Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Aqui nesta revelação que Jesus deu ao seu servo João, ele viu o cumprimento da missão inicial lá de Abraão, mas também da missão da Igreja que foi em busca dos homens de todos os povos. Jesus que foi rejeitado pelos judeus porque eles tinham a mente pequena e achavam que a salvação era só para judeus, por isso Jesus disse que Deus amou o mundo (Jo 3.16), este texto não indica que todos os indivíduos do mundo serão salvos, mas pelo contexto da conversa de Jesus com o judeu Nicodemus, podemos chegar à conclusão que Jesus estava se referindo a judeus e gentios, ou seja, a salvação é para todos os povos, tribos e línguas, você se envolve com missões? Você pode contribuir como missões, Indo, Orando ou Contribuindo. Mas a missão não é apenas para que as pessoas conheçam a Jesus, mas devem ser desafiados a tomar uma decisão e se entregar a Ele, assunto das próximas linhas. se você pregar você terá resultados satisfatórios, este resultado será visto de maneira ampla no Dia de Cristo.

1.3   O chamado para o crente Abraão foi colocado como um desafio para ser aceito por todos os que querem se achegar a Deus por meio de Jesus. Gl 3.7,16
[7] Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. [16] Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo” (Gl 3.16).

Toda a mensagem além de transmitir a realidade do pecado do homem, necessita também se apresenta a ação salvadora de Cristo em favor do pecador caído, porém, se deve se concluir com um desafio de receber a Cristo por meio da fé em Jesus. Os filhos de Abraão não são os que nasceram com o sangue de Abraão na veia, mas os que tiveram os seus corações alvejados pelo sangue do descendente de Abraão, que é Jesus. Isso significa que a salvação se estendeu até nós e hoje você pode se tornar um filho de Abraão se você pela fé entregar a sua vida a Cristo, tornando-se um filho de Deus. Este desafio é feito hoje para você que está aqui e ainda não teve um encontro com Cristo, se entregue a Ele hoje! Além de falar de Jesus como filho de Abraão, também fala que Ele é filho de Davi. O que será que isto pode trazer de significação para nós? Isso é assunto para nosso próximo ponto.

2.     A GENEALOGIA DE JESUS TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE DAVI. V.5-16
[5] Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; [6] Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; [7] Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; [8] Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; [9] Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; [10] Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; [11] Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. [12] Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; [13] Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; [14] Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; [15] Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. [16] E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”.

Dizer que Jesus era o Messias prometido, significava que Ele era da descendência de Davi. Mateus 1 traz a genealogia de Jesus, isto implica que Ele foi humano. Jesus é um descendente de Davi, por adoção através de José e pelo sangue por meio de Maria. Primeiramente, porém, quando se referia a Cristo como o filho de Davi, a intenção era se referir ao Seu título messiânico encontrado nas profecias do Antigo Testamento a Seu respeito, dizer que Jesus era filho de Davi era dizer que Ele foi o prometido pelos profetas e que agora veio para trazer salvação para o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21), que Ele veio para ser o nosso Emanuel que é Deus conosco (Mt 1.23), mas além destes fatos reais e verídicos sobre Jesus ser chamado de “Filho de Davi”, há outras implicações que podemos observar ao longo das Escrituras que serão observadas a partir das próximas linhas.

2.1   Davi foi o homem segundo o coração de Deus e Jesus é o único por meio de quem agradamos a Deus.

“E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (At 13.22).

[16] E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. [17] Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” (Mt 3.16-17).

Amados, Davi é chamado o homem que agia conforme o coração de Deus, mas se formos observar Davi foi um homem falho, mentiu, adulterou, traiu, como ele pode ser chamado assim? Davi tinha um coração sincero, Deus prova os corações e ser agrada da sinceridade dos corações (I Cr 29.17), assim Davi agradava a Deus. Mas, se formos observar algumas semelhanças nos títulos de Davi e Cristo como por exemplo: Deus se agradava de Davi, e a Bíblia diz que Deus tem todo o seu prazer em cristo (Mt 3.17), Deus tinha prazer nas atitudes de Davi, mas todo o seu prazer está em Cristo, Davi era uma tipologia de Cristo, assim a única maneira de agradar a Deus é buscá-lo com a intervenção ou intercessão de Cristo. O pastor Batista calvinista John Piper diz falando sobre a necessidade de conhecer a supremacia de Cristo diz que

Todos os planetas da sua vida – sua sexualidade e desejos, seus compromissos e crenças, suas aspirações e sonhos, suas atitudes e convicções, seus hábitos e disciplinas, sua solidão e relacionamentos, seu trabalho e descanso, seus pensamentos e sentimentos – todos os planetas de sua vida estão seguros em órbita pela grandeza, gravidade e esplendor flamejante da supremacia de Jesus Cristo no centro da sua vida. E se Ele deixa de ser a brilhante, flamejante e satisfatória beleza no centro da sua vida, os planetas flutuarão em confusão, e uma centena de coisas estarão fora de controle, e mais cedo ou mais tarde elas irão colidir em destruição. [...] Ah, que o Deus todo-poderoso nos ajude a ver e saborear a supremacia de Seu Filho. Entregue-se a isso. Estude isso. Cultive esta paixão. Coma, beba e durma esta busca em conhecer a supremacia de Cristo (PIPER, John. A Supremacia de Cristo. Extraído de: <www.voltemosaoevangelho.com>).

Jonh Piper fala uma grande verdade, pois Jesus é superior todo e qualquer líder que existiu, existe ou existirá, Ele é Deus (Jo 1.1), se Deus se agradou dos seus servos imperfeitos e falhos como Davi e outros, por meio do seu Filho Jesus nos acolhe e por meio Dele temos um relacionamento com Deus de maneira perfeita. Algumas religiões ainda possuem o ensino da Confissão Auricular, na qual as pessoas precisam confessar seus pecados a um sacerdote, mas as escrituras ensinam que Cristo é o nosso sacerdote perfeito no céu, venceu as tentações sem pecar, e hoje nos socorre quando recorremos a Ele, conforme diz o autor aos Hebreus no trecho que exposto abaixo:

[14] Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. [15] Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. [16] Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4.14-16).

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, porém foi imperfeito, mas o Filho de Deus, Jesus, nunca errou em nada, Ele é aquele em que Deus tem todo o seu prazer, se você desejar se aproximar de Deus de maneira aceitável precisa fazer por meio de Jesus! Davi também foi um dos reis de Israel, mas Jesus é chamado de o Rei (Lc 19.38), esta questão é a pauta do item a seguir.

2.2   Davi foi o rei escolhido por Deus e Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

“Agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” (I Sm 13.14).

[11] E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. [12] Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. [13] Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. [14] Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. [15] Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. [16] No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.11-16).

Jesus, assim como Davi, era Rei, com a diferença de que o reinado de Jesus não terá fim, pois Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.. Davi como já citado acima era um dos reis de Israel, Jesus é o rei, por isso Ele além de ser chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores, também é tem atribuições divinas como Primeiro e Último Ap 1.17), Alfa e Omega (Ap 1.8), isto significa que antes Dele não houve quem o antecedesse e depois Dele não haverá outro que o substitua, em outras palavras: Jesus é o primeiro sem Segundo, e o Último sem antecessor. Conforme o Dr. Donald Kaller chamar Jesus de Rei é

Dizer que Ele vence todos os seus inimigos e nos dá a vitória sobre os nossos: carne, Mundo e Diabo; também é declarar que Ele venceu a nossa natureza pecaminosa e nos conquistou para Ele, ainda é pronunciar que quando tentamos lutar contra a sua vontade, Ele nos vence e a sua vontade permanece como fez com Pedro que negou Jesus (Mt 26.70), tentou voltar a pescar, numa tentativa de voltar atrás (Jo 21.1-14), mas Jesus não desistiu e venceu sua vontade (Jo 21.15-19), ou seja, Ele é o Rei vencedor do seu povo e pelo seu povo (KALLER, 1989, p.25).

Conforme Kaller Jesus é o nosso Rei, ou seja, só Ele pode mandar e nós como servos, obedecer. Você já tem Jesus como seu Rei? Já obedece a sua Palavra? Senão, passe a fazer isto a partir de agora!

2.3   Davi foi quem chamou Cristo de Senhor e Jesus só salvará aqueles que aceitarem o seu senhorio sobre eles.

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Sl 110.1).

[30] e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? [31] Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.30-31).

Davi chamou Jesus de meu Senhor, e a salvação é dada como exigência que se aceite Jesus como Senhor, o interessante é que quando se fala sobre querer Jesus como Salvador todos dizem aceitar, porém, quando se fala em viver debaixo do senhorio de Jesus, obedecer a Ele, a maioria saem de fininho. Amados! Jesus disse que aquele que tem os seus mandamentos e os guarda, esse é o que o ama (Jo 14.21), você freqüentar igreja evangélica, cantar musica evangélica, ter sido batizado na igreja evangélica, nada disto te garante salvação, você precisa receber Jesus como seu Senhor e salvador. Alguém me disse que sua família toda foi de geração crente, seu tataravô, bisavôs, trisavôs, avôs, mãe, pai, esposa, filhos, então eu perguntei se ele era, a sua resposta era que era “quase crente”, ser quase crente é ser quase salvo, ser quase salvo é ser totalmente perdido, se Jesus vier hoje a pessoa quase sobe, por que é quase crente. Entregue-se a Cristo hoje, receba-o como Seu Senhor e seu Salvador, e terás uma vida de alegria e paz! Lembre-se que tão importante quando dizer que pertence a Cristo é obedecer a Ele, se Ele é Senhor, eu como servo devo obedecer-lhe em tudo. já vimos até aqui algumas lições tiradas da genealogia de Jesus como Filho de Abraão e de Davi, a partir de agora serão examinadas algumas verdades sobre o chamado e sua culminância no amor de Deus por meio de Jesus.

3.     A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO O DESCENDENTE, POR MEIO DO QUAL CULMINA O AMOR DE DEUS. V.17
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

A genealogia de Jesus tratando sobre a descendência de Abraão e Davi retratam a história da obra salvadora de Deus, quem escolheu o povo foi Deus, na genealogia de Mateus Ele cita Tamar que teve um caso com o próprio sogro (v.3); citou Raabe, que foi uma prostituta gentia (v.5); Rute era uma moabita que não tinha parte com Israel e foi enxertada no povo de Deus (v.5); Bate-Seba que Davi adulterou, que fora mulher de Urias (v.6), Maria, uma virgem que acabou vendo Deus cumprindo nela a promessa messiânica (Gn 3.15; Is 7.14; Gl 4.4). A genealogia apresenta que apesar do homem, Deus faz coisas improváveis, como colocar mulheres na genealogia do seu filho, pois estas eram menosprezadas no povo hebreu, e escolheu ainda mulheres que tiveram conduta duvidosa, numa alusão à sua misericórdia e ao poder da sua graça de tornar pessoas que caminhavam para o fracasso em pessoas novas e com uma vida transformadas por Ele.

Os principais personagens citados neste texto foram Abraão e Davi, Deus havia também dito que a sua promessa era para os seus descendentes. Será que estes descendentes permaneceriam firmes seguindo a Deus? Se eles se afastassem de Deus, será que o Senhor os desprezaria, se afastaria deles para sempre? Vamos analisar neste versiculo 17 estas verdades.

3.1    Deus fez o chamado para os crentes Abraão, Davi e seus descendentes. V.17a
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze [...]”

Deus tem desde sempre um povo escolhido por Ele para lhe ser por propriedade exclusiva, no VT era Israel e no NT a Igreja agora formada não apenas de judeus e gentios, mas de pessoas de todas as nações. Este chamado revela a soberania de Deus que escolhe (Ef 1.4) chama (Rm 8.29-30) e atrai seu povo para Ele (Jr 31.3), no Salmo 100 diz que foi Ele que nos fez povo do pasto e ovelhas da sua mão (Sl 100.3). Foi Ele que chamou Abraão (Gn 12.1), Ele também nos chama com santa vocação (II Tm 1.9), ou seja, a salvação é um ato monergístico, soberano de Deus, não é você que conquista a salvação, Deus te dá de graça. Ele chamou Abraão, Davi e seus descendentes que pela fé são todos os que seguem a Jesus (Gl 3.7), este é o Deus da Bíblia, soberano e poderoso que continua chamando pecadores para andar com Ele pela fé. Mas, os homens podem abandonar este chamado? Isto será visto abaixo.

3.2    Deus teve o chamado feito para o crente Abraão abandonado por seus descendentes. V.17b
“[...] desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze [...]”

Esta passagem fala sobre o exílio que foi uma maneira de Deus corrigir o seu povo, pois este se afastou de Deus, indo viver uma vida distante Dele (Lm 4.13), O exílio foi uma prova deste abandono do povo da aliança, trocando o senhor, a fonte das águas vivas por coisas sem valor como os ídolos (Jr 2.13), precisamos tomar cuidado porque os israelitas eram muito religiosos,mas seu coração estava longe do Senhor(Is 29.13). É possível que um cristão esteja dentro de uma igreja e distante de Deus. Você e eu precisamos a cada dia olhar para nós mesmos e ver se temos andado com o Senhor, pois se não tomarmos cuidado podemos agir como a Igreja de Laodiceia que causava náusea no Filho de Deus, ela era rica e abastada (Ap 3.17), ali tinha o melhor colírio, o melhor tecido, mas Jesus disse que ela era miserável, infeliz, pobre, cego e nu (Ap 3.17). Era rica na Terra, mas pobre no céu, o pecado daquela igreja era falta de fervor espiritual, disse Rev. Boanerges Ribeiro que igrejas mortas produzem pregadores mortos, que pregam sermões mortos para gerar mais igrejas mortas e uma pregação morta, mata a igreja. Temos que buscar fervor espiritual, pois como os descendentes de Abraão e Davi podemos cair na religiosidade seca e estar afastado de Deus.

3.3    Deus teve o chamado feito para o crente Abraão, que foi deixado de lado pelos homens, restabelecido por Cristo para os seus descendentes. V.17c
“[...] e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

Mateus ao organizar a genealogia em três seções de quatorze gerações apresenta o plano de Deus na história da redenção do seu povo, e que a história tinha um propósito com o chamado dos servos Abraão e Davi e até mesmo com o exílio, tudo isto culminaria com o amor de Deus revelado na pessoa de Jesus Cristo. Não há pecado maior do que a graça de Deus! Qualquer pessoa que se volte para Cristo arrependido dos seus pecados ele perdoa! O povo de Israel deixou o Senhor e foi em busca de outros deuses (Jr 5.19), por isso foram para o exílio, mas quando o povo se arrependeu Deus perdoou (Is 43.25), não importa como foi o seu passado, Deus perdoa todo o teu passado se você se arrepender e Ele não passa mais em rosto, pode ser que tua família, sociedade, amigos, irmãos, o diabo, façam você se lembrar do seu passado, mas Deus não passa mais rosto se você se arrependeu. A culminância do amor de Deus é a obra de seu Filho Jesus na cruz do calvário! Creia Nele e viva para Ele com todo o seu ser.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas lições que foram extraídas da genealogia de Jesus, as quais foram assim enumeradas: Primeira, A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE ABRÃAO, o seu chamado foi para que seu povo atraísse as nações para Cristo, este chamado só pode ser realizado por meio de Jesus e deve ser aceito pelo homem por meio da fé; Segunda, A GENEALOGIA DE JESUS TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE DAVI, como Davi era o homem segundo o coração de Deus, Jesus é o único meio de agradarmos a Deus, Davi foi o rei escolhido por Deus e Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, Davi chamou Jesus de Senhor e só será salvo quem aceitar Jesus como Senhor; Terceira, A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO O DESCENDENTE, NO QUAL CULMINA O AMOR DE DEUS, Deus fez o chamado para Abraão e seus descendentes, este chamado foi abandonado pelos seus descendentes, e Jesus restaura os descendentes e os leva de volta a Deus. Se você estiver afastado do Senhor, hoje Ele te convida para que se volte para o seu coração misericordioso, Ele te perdoará e te dará uma nova oportunidade, se ainda não conheces a Jesus, neste momento te apresentamos Ele, o qual te ama e quer te dá paz, felicidade e salvação.

REFERENCIAS

KALLER, Donald. A Igreja (Estudo Doutrinário. 3 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1989

LIDÓRIO, Ronaldo. Missões: o desafio continua / Ronaldo Lidório; revisão de Ângela Mara. – Belo Horizonte, 2003.

LOPES. Hernandes Dias. Avivamento Urgente. 1 ed. São Paulo-SP: Hagnos, 1997.

PIPER, John. A Supremacia de Cristo. Extraído de: <www.voltemosaoevangeelho.com>Acessoem20/09/2010.

RAVENHILL, Leonard. Porque Tarda o Pleno Avivamento. 1 ed. Venda Nova-MG: Betânia, 1989.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva: Pastor Licenciado pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL. Contato: cristaoreformado@gmail.com Cel: (083) 999713627