terça-feira, 13 de setembro de 2016

DEVOCIONAIS COM O PROFº ANTONIO DE PÁDUA

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar." (Lucas 18:1) 

Deus não é um Pai mesquinho que só vai responder a nossas orações se O importunarmos. Quando oramos, estamos falando com um Pai que quer responder as nossas orações, um pai cujo ouvido é aberto para o que temos a dizer. Jesus disse: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." (Mateus 7:7-8). 

A linguagem do Senhor é extraordinariamente convincente nestes versos, porque os três verbos que Ele usa – pedir, buscar e bater – indicam uma intensidade crescente. Pedir meios de obter ajuda, como estar em uma loja e olhar ao redor para alguém ajudá-lo, mas talvez o atendente esteja ocupado, o que lhe obriga a ser um pouco mais incisivo. 

Isso nos leva para a próxima palavra: buscar. Isto também significa pedir, mas com a inclusão de ação. Por isso você diz: "Desculpe interromper-lhe, mas eu realmente preciso de ajuda agora. Você pode me ajudar?" 

Mas, se ainda assim, você lhe parecer invisível, ha´que se apropriar da última palavra: bater. Bater, fala sobre pedir com ação e perseverança. Neste ponto (sem ter que necessariamente "fazer uma cena"), você simplesmente se recusa a aceitar um não como resposta. 

Às vezes temos que nos intensificar e sermos mais agressivos em nossas orações. Nós não estamos insultando a Deus quando oramos segundo a Sua vontade, quando somos agradáveis a Deus. 

Quando você orar por algo de acordo com Sua vontade e houver um obstáculo em seu caminho, você tem a alternativa de desistir ou então dizer: "Obstáculo? De jeito nenhum. Pois estou superando esse obstáculo e não desistirei disso." 

Continue pedindo. Continue buscando. Continue batendo. É isso que Jesus nos ensina. (Devocionais)

JESUS E A VIAGEM PARA A FELICIDADE - PARTE 1

viagem para felicidade jesus

Exposição em Filipenses 3.1, por John Piper 

Tradução: Thiago Mancini

     “ Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever – vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. ” (Fp 3.1)

Parte I – Como você define a Alegria?

     À medida em que começamos esta série de exposições sobre a alegria na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, parece-me que provavelmente nós deveríamos começar com uma definição de alegria.
     As definições são simples descrições da maneira como as pessoas usam as palavras. As palavras não possuem definições intrínsecas. As palavras recebem definições através das maneiras pelas quais são usadas pelas pessoas.



     Quando eu digo que eu desejo definir a alegria para vocês, eu estou perguntando, a respeito de qual alegria nós estamos falando ou sobre qual  uso da palavra nós estamos falando?
     Eu quero dizer alegria, assim como o apóstolo Paulo utiliza a palavra alegria nas cartas paulinas, e particularmente no livro de Filipenses. Eu não estou apenas perguntando sobre o significado da palavra alegria em geral.
     Eu estou falando sobre a alegria cristã, assim como o apóstolo Paulo a descreve.
     Então, deixem-me dar a vocês a minha definição de alegria, e depois separá-la e tomar uma parte de cada vez:


A alegria cristã é um bom sentimento na alma,
 produzido pelo Espírito Santo,
como o Espírito Santo nos faz ver a beleza de Cristo na Palavra e no mundo. 

Um Bom Sentimento 

     A alegria cristã é um bom sentimento. Por dizer que a alegria cristã é um bom sentimento eu quero dizer que a alegria cristã não é uma ideia. Não é uma convicção. Não é uma persuasão ou uma decisão. É um sentimento. Ou – eu utilizo as palavras alternadamente aqui – uma emoção.
    
     Uma das marcas da diferença entre uma ideia e uma emoção ou sentimento é que diferente das ideias você não tem controle imediato sobre os seus sentimentos ou sobre as suas emoções. Você não pode, por exemplo, estalar o seu dedo e decidir sentir alguma coisa.
     Por exemplo, digamos que você vai acampar. Você acorda, e há uma silhueta gigante de um urso fora da sua tenda, um urso pardo. O urso parece faminto. Você não vai dizer: “Agora, me deixe pensar sobre isto. Há um urso. Os ursos são grandes. Os ursos são perigosos. Conclusão: Eu deveria sentir medo aqui, então agora eu vou decidir ter medo.”
     As emoções não funcionam desta forma. O pensamento funciona assim, mas o sentimento não. Isto acontece com você, o que significa que a Bíblia está cheia de mandamentos para fazermos coisas que estão imediatamente fora do nosso controle fazer – mandamentos para se alegrar, sentir medo, ser grato, ser compassivo.
     Uma das razões pelas quais eu sou o tipo de cristão que eu sou, com a teologia que eu tenho, é que eu sei que a Bíblia requer de mim certas coisas que, de mim mesmo eu não posso produzir imediatamente pelo meu próprio poder. Eu estou caído. Eu sou pecador. E ainda assim eu sei que deveria estar sentindo as emoções que a Bíblia espera que eu sinta. Eu sei que eu sou culpado.
     Santo Agostinho disse: “Pai, concede – me o que ordenas e ordena – me o que queres.” Santo Agostinho sabia que Deus o ordenou sentir certas emoções, que ele não poderia fazer acontecer por si próprio. Então ele orou, Oh Deus, se o Senhor vai me mandar estas coisas, me conceda que o Senhor me daria quando me mandar.
     Então, a primeira parte desta definição é que a alegria é um bom sentimento.

Na Alma
     A segunda parte da minha definição é que a alegria é um bom sentimento na alma. E por isto, eu estou chamando a atenção para o fato de a alegria não estar no corpo.
     A alma, a parte imaterial da minha personalidade, experimenta alegria. E o corpo pode sentir os efeitos disto. Eu posso sentir borboletas no meu estômago¹. Eu posso ter uma mola no meu passo². Pode haver lágrimas de alegria rolando pela minha face. Todavia, nenhum destes efeitos no meu corpo é a própria alegria. Eles são todos distintos da alegria verdadeira.
     O corpo é um produto químico composto de músculos e de nervos. É feito de elétrons, átomos e moléculas. E quando estas moléculas se movem, o movimento das moléculas não é um evento moral. O corpo não tem certo e errado.

     Eu posso movimentar o meu braço para frente e para trás sem nenhum significado moral, até que pelo meu próprio desejo ou pela minha própria emoção eu diga ao meu braço para bater em alguém. Então, a ação que não tinha nenhum significado moral, passa a ser uma ação ruim. Ou então eu posso dizer aos meus braços para abraçarem alguém em necessidade. E então, a ação de movimentar o meu braço para frente e para trás que não tinha nenhum significado moral, passa a ser uma ação boa. A minha alma comunica virtudes, certas ou erradas, para as partes físicas da minha vida.
     E claramente a Bíblia diz que é um direito do homem se alegrar em Deus. Ou, que é errado estar ansioso, à respeito de uma situação. Há certo e errado nestas emoções, e estas emoções precedem os movimentos corporais que seguem. Os sentimentos são movimentos da alma.
Produzido Pelo Espírito
     
 A terceira parte da definição é que estes movimentos da alma são produzidos pelo Espírito Santo, o que é muito claro por que eu não posso fazer estas coisas acontecerem.
     Elas são chamadas de fruto do Espírito Santo. O fruto do Espírito Santo é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22 – 23).
     Portanto, a alegria da minha alma transbordante em Deus, vem do trabalho do Espírito Santo.

A Visão de Jesus
     A quarta parte da definição é que o Espírito Santo realiza este trabalho, não de modo mágico sem que a minha mente esteja envolvida, mas me fazendo ver a glória e a beleza de Jesus Cristo.
     Em Filipenses 3.1 está escrito, “Alegrai – vos no Senhor”. Como é que você se alegra no Senhor, se você não sabe nada sobre o Senhor? Como é que você se alegra no Senhor se você não está vendo coisas sobre o Senhor que causam alegria no seu coração? Este é o trabalho do Espírito Santo.
     O Espírito Santo não apenas vira a chave, e você se alegra de qualquer forma, sem nenhum conteúdo mental.
     O Espírito Santo é dado, de acordo com Jo 16.14 para glorificar a Jesus Cristo, o que significa que o Espírito Santo abre os olhos do meu coração para ver a beleza de Cristo.
     Quando eu vejo a Cristo em tudo o que Cristo está fazendo, e em tudo o que Cristo é, então o meu coração transborda de alegria nEle.
     O Espírito Santo gera o fruto da alegria nos fazendo ver a beleza de Cristo.

Na Palavra e no Mundo
     A última parte da definição é que nós vemos a Cristo na Palavra e no mundo. É óbvio que o lugar mais autoritário e claro aonde nós podemos ver a beleza de Cristo na Palavra, é na Bíblia.
     E é por isto que o Espírito Santo inspirou a Palavra, para que nós pudéssemos ler a Palavra, e conhecer a Cristo. O Espírito Santo nos concede olhos para ver as belezas de Jesus que se chamam a alegria do coração.
     Não é apenas na Palavra que nós vemos a Cristo. Nós vemos a Cristo em seus dons e nas pessoas. Nós vemos a Cristo em seus dons da natureza. Nós vemos a Cristo em seus dons de alimento e em todas as coisas boas que o nosso Pai que está nos céus nos concede.
     Cada dom de Cristo para nós está destinado a ser a comunicação de alguma coisa do próprio Cristo. Então, nós não somente vemos a Cristo – nós não apenas provamos a Cristo – em sua Palavra, mas também em suas obras.
     Como nós vamos nos ocupar com a alegria nas próximas cinco mensagens no livro de Filipenses, a definição com a qual eu estou trabalhando é que a alegria é um bom sentimento na alma, produzida pelo Espírito Santo, como o Espírito Santo nos faz ver a beleza de Cristo na Palavra e no mundo.
    
     Esta mensagem é a primeira mensagem, de uma série de seis mensagens sobre o tema da alegria no livro de Filipenses. John Piper, vai nos guiar através de um pequeno  estudo sobe como entender a alegria, e nos dedicar à alegria, e então aplicar a alegria em toda a nossa vida.





4 simples razões para batizarmos crianças:

Por Esli Soares Via Ricardo Murilo  por meio dofacebook.com

1) A obviedade: Parece certo insistir que nos tempos do Novo Testamento, as crianças simplesmente eram batizadas. É bastante plausível que boa parte (se não a maioria) das famílias que aceitavam a nova fé, e por isso se batizavam, tinham crianças que eram também introduzidas no cristianismo pelo batismo. Assim é razoável pensar que quando o Texto Sagrado disse que alguém foi batizado juntamente com toda a sua casa, ali se batizaram crianças também. 

2) A antiguidade: É tão possível que nos tempos apostólicos se praticava o batismo infantil que registros dos primeiros séculos do cristianismo tratam disso: 
ORIGENES (185 – 254) disse, “A Igreja recebeu dos Apóstolos o costume de administrar o batismo até mesmo para crianças”. 
HIPÓLITO (? - 235) afirma “...e si batizarão as crianças em primeiro lugar. Todos os que puderem falar por si mesmos, falarão. Enquanto aos que não podem, seus pais falarão por eles ou alguém de sua família. Se batizará em seguida os homens e finalmente as mulheres...”; 
CRISÓSTOMO (347 - 407) “batizamos também as crianças de pouca idade”; 
AGOSTINHO (354 – 430) “desde a circuncisão, que era então o sinal da justificação pela fé, tinha valor também para as crianças, pelo mesmo motivo o batismo desde o momento que foi instituído. (com alterações)” 
Interessante o mais antigo registro contra o batismo de infantes parece ser do herege Pelágio no século V. 

3) A continuidade: Se no antigo modo da Aliança, a circuncisão era símbolo do povo de Deus, que devia ser aplicado, sem demora e sem estorvo, a todo o macho (no 8º dia; Lv 12;3), por que agora o batismo nas águas tendo o mesmo sentido, mas ampliado pela largura da Graça em Cristo, deve ser atrasado? Se os filhos dos cristãos, são também parte do povo de Deus, por que negar-lhes o símbolo? Se a promessa é para a família, que faria a fé obediente, além de batizar o infante? 

4) A objetividade: Em Mt 28;18 a 20, quando o mestre passa a Grande Comissão, inequivocamente afirma a necessidade do sacramento do batismo. Daí segue-se que devem ser batizados todos os que estão sendo ensinados a obedecer tudo o que Cristo ensinou, sendo feitos assim discípulos (literalmente cumprir o ide...). Se os filhos dos cristãos devem ser ensinados na disciplina do Senhor (Ef 6;4), logo devem ser batizados! 

Conclusão: 
O Batismo Cristão não é para a salvação, nem para o perdão de pecados, nem mesmo de arrependimento. Segundo Jesus (Mt 28:19 e 20), o 'batismo, com água, no Nome Tríplice' é marca inicial dos que aderem a Fé Cristã. E para tal, não há referência a quantidade de água e nem a origem ou local dessa água, ou percentual do corpo que deve ser molhado. Bem como não há idade mínima ou máxima para receber o selo (batismo). Nem mesmo a quantidade assimilada dos ensinos de Jesus (poucos ou muitos) é apontada como qualificante! A REGRA dada por Jesus é simples: Feito discípulo, isso é, sendo ensinado a obedecer TUDO o que Cristo mandou, fez e ensinou, este deve receber a marca de iniciação cristã (Batismo, com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). SIMPLES ASSIM, tenha fé, OBEDEÇA! 

Esli Soares 
------------- 
A citação dos ‘Pais da Igreja’ (ponto 2) foi retirada de diversas pesquisas, inclusive via internet, mas confirmada sobre tudo, nas afirmações similares de F. Turretini (Compêndio de Teologia Apologética, 3, XIX, 7, pág. 508,) e de H. Bavinck (Dogmática Reformada, 4, 10, pág. 503).
1) A obviedade: Parece certo insistir que nos tempos do Novo Testamento, as crianças simplesmente eram batizadas. É bastante plausível que boa parte (se não a maioria) das famílias que aceitavam a nova fé, e por isso se batizavam, tinham crianças que eram também introduzidas no cristianismo pelo batismo. Assim é razoável pensar que quando o Texto Sagrado disse que alguém foi batizado juntamente com toda a sua casa, ali se batizaram crianças também.
2) A antiguidade: É tão possível que nos tempos apostólicos se praticava o batismo infantil que registros dos primeiros séculos do cristianismo tratam disso: ORIGENES (185 – 254) disse, “A Igreja recebeu dos Apóstolos o costume de administrar o batismo até mesmo para crianças”. HIPÓLITO (? - 235) afirma “...e si batizarão as crianças em primeiro lugar. Todos os que puderem falar por si mesmos, falarão. Enquanto aos que não podem, seus pais falarão por eles ou alguém de sua família. Se batizará em seguida os homens e finalmente as mulheres...”; CRISÓSTOMO (347 - 407) “batizamos também as crianças de pouca idade”; AGOSTINHO (354 – 430) “desde a circuncisão, que era então o sinal da justificação pela fé, tinha valor também para as crianças, pelo mesmo motivo o batismo desde o momento que foi instituído. (com alterações)” Interessante o mais antigo registro contra o batismo de infantes parece ser do herege Pelágio no século V.
3) A continuidade: Se no antigo modo da Aliança, a circuncisão era símbolo do povo de Deus, que devia ser aplicado, sem demora e sem estorvo, a todo o macho (no 8º dia; Lv 12;3), por que agora o batismo nas águas tendo o mesmo sentido, mas ampliado pela largura da Graça em Cristo, deve ser atrasado? Se os filhos dos cristãos, são também parte do povo de Deus, por que negar-lhes o símbolo? Se a promessa é para a família, que faria a fé obediente, além de batizar o infante?
4) A objetividade: Em Mt 28;18 a 20, quando o mestre passa a Grande Comissão, inequivocamente afirma a necessidade do sacramento do batismo. Daí segue-se que devem ser batizados todos os que estão sendo ensinados a obedecer tudo o que Cristo ensinou, sendo feitos assim discípulos (literalmente cumprir o ide...). Se os filhos dos cristãos devem ser ensinados na disciplina do Senhor (Ef 6;4), logo devem ser batizados!
Conclusão: O Batismo Cristão não é para a salvação, nem para o perdão de pecados, nem mesmo de arrependimento. Segundo Jesus (Mt 28:19 e 20), o 'batismo, com água, no Nome Tríplice' é marca inicial dos que aderem a Fé Cristã. E para tal, não há referência a quantidade de água e nem a origem ou local dessa água, ou percentual do corpo que deve ser molhado. Bem como não há idade mínima ou máxima para receber o selo (batismo). Nem mesmo a quantidade assimilada dos ensinos de Jesus (poucos ou muitos) é apontada como qualificante! A REGRA dada por Jesus é simples: Feito discípulo, isso é, sendo ensinado a obedecer TUDO o que Cristo mandou, fez e ensinou, este deve receber a marca de iniciação cristã (Batismo, com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). SIMPLES ASSIM, tenha fé, OBEDEÇA!
Esli Soares ------------- A citação dos ‘Pais da Igreja’ (ponto 2) foi retirada de diversas pesquisas, inclusive via internet, mas confirmada sobre tudo, nas afirmações similares de F. Turretini (Compêndio de Teologia Apologética, 3, XIX, 7, pág. 508,) e de H. Bavinck (Dogmática Reformada, 4, 10, pág. 503).