domingo, 6 de janeiro de 2019

REFLEXÃO SEMANAL - BÍBLIA E PODER DE DEUS



Reflexão: Mateus 22.29
“29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.

Bíblia, poder ou Bíblia e poder, Qual você escolhe?

Há extremos que precisam ser evitados, o teólogo reformado John Stot disse que todos os extremos são perigosos, um dos extremos que precisam ser evitados é sobre a busca do conhecimento das Escrituras e do poder de Deus, embora este versículo esteja num contexto de resposta dada por Jesus aos saduceus que estavam lhe questionando sobre a ressurreição, podemos analisar os extremos que existem entre quem busca muito conhecimento, porém sem piedade ou poder de Deus; também aqueles que buscam poder demais se fantasiando com coisas sobrenaturais, esquecendo de observar se sua espiritualidade está regulada pelas Escrituras Sagradas. Extrairemos algumas lições sobre este assunto exaurido nas linhas abaixo.

Primeira, alguns erram quando separam as Escrituras do poder de Deus (v.29). Há uma dicotomia muito grande no meio evangélico, há um grupo de cristãos que estudam a Bíblia com muito afinco, dedicação e ortodoxia, porém já esqueceram, faz muito tempo, do seu primeiro amor (Ap 2.1-4), seus olhos quando falam em Jesus não brilham mais, não possuem entusiasmo para evangelizar, suas orações são mecânicas, perderam-se em busca da ortodoxia, antes queremos lembrar que a ortodoxia é uma benção, sem ela não pode existir uma espiritualidade saudável, ela é a regra de conduta e fé do cristão, mas as Escrituras separadas do poder de Deus geram uma aridez, uma ortodoxia morta.

O conhecimento das Escrituras sem estar molhado com o derramamento torrencial do Espirito Santo, não causa vida piedosa, faz o cristão tornar-se religioso, conhecedor das verdades das Escrituras, porém, falta o poder para que estas verdades inundem sua vida com uma cachoeira, possui luz na mente, mas falta fogo no coração, o Espírito é quem nos conduz à verdade (Jo 16.13), esta verdade está nas Escrituras (Jo 17.17). Muitos não têm poder para vencer as lutas e tentações, porque sabem sobre Deus, entretanto, não são bocas de Deus, o exemplo de Eliseu cabe bem aqui, pois não apenas conhecia a Deus, ele era boca de Deus, a Palavra de Deus era verdade na boca dele (I Rs 17.24). Muitos conhecem o Livro Sagrado, mas este livro não faz mais efeito nenhum na sua vida, se acostumou com o sagrado, o pecado não é mais tão grave para ele. Porque lhe falta o poder, A Bíblia fala sobre orar sempre (I Ts 5.17), jejuar (Jl 1.14), ter vida santa (I Ts 4.3), da infinitude de Deus (I Rs 8.27), porém muitas vezes oramos e buscamos a Ele como se Ele não tivesse nenhum poder. Falta crê naquilo que Deus revelou na sua Palavra, falta o poder!

Oh irmão! Olhe para as Escrituras e pense que tudo que Deus escreveu ali é a pura verdade, ore usando as Escrituras, peça segundo o que nelas está descrito, busque a este Deus revelado com a fé que Ele nos dispõe, usando as Escrituras Hudson Taylor rogou ao Senhor da seara pedindo trabalhadores para a sua seara (Mt 9.37-38), ele crendo nas Escrituras, disse: Ó Deus! Dá-me 100 homens que nada mais desejem do que a ti, e que nada mais temam do que te desagradar”, Deus não enviou 99 nem 101, enviou 100. Creia nas Escrituras, mas creia no poder de Deus, busque as Escrituras, mas busque este Deus de poder! Quem busca a este Deus Todo-Poderoso com sinceridade e quebrantamento não volta de mãos vazias.

Segunda, alguns erram quando separam o poder de Deus das Escrituras (v.29). O mesmo versículo também explica o outro lado, não adianta querer poder sem o conhecimento das Escrituras, temos visto muitas aberrações do tipo “eu recebo diretamente de Deus”, “Deus me revelou” ou eu “giro no poder de Deus”, isto não é poder, o poder de Deus é revelado pelas Escrituras, por exemplo no dia de pentecostes os irmãos não estava girando ou saltando, estavam assentados (At 2.2), o poder de Deus está no evangelho (Rm 1.16). Deus não fere a sua palavra, Ele a cumpre (Jr 1.12), por isso que João Calvino declarou que: “A Bíblia é a biblioteca do Espírito Santo, Ele passeia em todas as páginas da Bíblia, trabalha com a Bíblia, na Bíblia e pela Bíblia e nunca contra ela”. Buscar poder sem o conhecimento das Escrituras é mergulhar em um labirinto incerto é perigoso da espiritualidade que pode nos levar ao invés de comunhão com Deus para um engano religioso.

Devemos buscar a Deus em oração, jejum, consagração, fé, mas não é uma busca independente das Escrituras. Pelo contrário esta busca é encontrada na Palavra de Deus, pois ela nos ordena orar (Jr 29.12), jejuar (Is 58.6), consagrar-se (Sl 45.1). As Escrituras chamam esta busca por Deus de piedade, o significado de uma vida piedosa é justamente ter uma vida ortopraxa em que se pratica a verdade das Escrituras. Viver piedosamente é viver as Escrituras de maneira avivada, feliz e influenciadora. Ter poder na vida não é gritar, se arrepiar, falar com voz de choro, rodopiar, etc. A Escritura não afirma em nenhum lugar que você precisa das mandigas gospels do mercado da fé, você precisa entender que nem sempre onde há poder Deus está presente, porém, Deus está presente onde sua Palavra é pregada fielmente e ali Ele manifesta o seu poder.

Muitas pessoas sobem ao monte, como se ali tivesse algum poder especial, mas se quiser receber poder de Deus precisas ir para o monte de paginas chamado de Bíblia. Junto a isto precisa também orar a Deus conforme as Escrituras, pois a Confissão de Westminster afirma que deve-se orar somente por coisas lícitas, coisas lícitas são aquelas que não ferem as Escrituras. Ore buscando as promessas de Deus nas Escrituras, oração sem Bíblia são palavras soltas ao vento sem nenhum valor para a verdadeira espiritualidade. Se erram aqueles que conhecem as Escrituras, mas não buscam o poder, erram igualmente os que buscam poder sem o conhecimento das Escrituras.

Terceira, alguns acertam quando buscam igualmente as Escrituras e o poder de Deus  (v.29). Jesus orienta que se busque o conhecimento das Escrituras e também do poder de Deus, pois se nós conhecemos as Escrituras sem buscar o poder de Deus, pedindo que Ele aplique a sua Palavra em nossa vida, seremos infrutíferos, secos, vivendo uma vida apática, semelhantes à igreja de Sardes que parecia viva, mas estava morta (Ap 3.1), a de Efeso que tinha doutrina, entretanto perdeu o fervor (Ap 2.1-4). Por outro lado, se buscar o poder sem observar as Escrituras seremos fanático, teremos uma espiritualidade enganosa.

Quando aliamos a Bíblia com a busca pelo poder de Deus, seremos cheios de Deus, A Escritura traz passagens que indicam esta ligação entre Escrituras e poder, diz que enquanto meditava ateou-se o fogo (Sl 39.3), que a Palavra de Deus vivifica (Sl 119.25), que deve-se buscar ao Senhor e ao seu poder (I Cr 16.11), diz mais que a voz do Senhor é poderosa (Sl 29.4), despede chamas de fogo (Sl 29.7), como esta voz poderosa se examina nas Escrituras, conhecimento das Escrituras e poder de Deus andam juntos.

Para um uma pessoa ter uma vida espiritual com Deus o homem precisa ter um BOI na vida: Bíblia, oração e igreja, pois a Bíblia regula a nossa vida com Deus, a oração nos faz viver na pratica esta vida e a igreja nos ajuda a partilhar com outras pessoas. Saber a respeito de Jesus não nos faz cheios de poder, pois um grupo de exorcistas ambulantes quiseram expulsar demônios pelo Jesus a quem Paulo pregava, sem que tivessem intimidade com ele, os demônios deram uma surra neles (At 19.13-16), não basta saber sobre Ele é preciso ter intimidade com Deus. A Bíblia e o poder de Deus andam juntos, busque a Deus, você não pode agradar a Deus se separa a Bíblia do poder de Deus, mas se você busca conhecimento e o poder de Deus, você será um crente cheio de fervor espiritual e quando você falar será boca de Deus.

Para concluir, não devemos estar em um extremo ou outro, mas no equilíbrio, Bíblia e o poder de Deus, teologia e vida, ortodoxia e ortopraxia, conhecimento e piedade, devem andar juntos, devemos envidar esforços para conhecer as Escrituras, a boa teologia, aprofundar-se nas línguas originais, tudo isso é útil e bom para o cristão. Porém, buscar o poder de Deus em oração, consagração, ter uma vida fervorosa é algo que Deus requer também de nós. Precisamos clamar ao Senhor para que nosso conhecimento de Deus seja repleto da presença do Espírito Santo trazendo poder para nossas vidas, aplicando as Escrituras no nosso interior tanto agora como no ano que inicia. Não esqueça de que você não deve escolher Bíblia ou poder, você pode buscar hoje Bíblia e poder! Deus abençoe a todos nós!

Autor: Missº Veronilton Paz da Silva