sexta-feira, 29 de março de 2013

Esboço da Mensagem da Ir. Helenilda Maria (Esposa do Missº Veronilton) no Sítio Santa Catarina


TEXTO: I CORÍNTIOS 5.7
“Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois de fato sem fermento. Pois também Cristo, nosso cordeiro pascal , já foi sacrificado”.

INTRODUÇÃO:

       Estamos quase chegando a Paixão de CRISTO, na próxima sexta-feira dia 29 de Março. (ou chamada semana Santa). E dia 31 a Páscoa por causa da morte e ressurreição de nosso SENHOR JESUS CRISTO. E na época de Moisés também era celebrada a Páscoa e durante 7 dias.
       Naquela época era oferecida a cada família um Cordeiro, sem defeito, nem mancha para purificação de pecados. E naquela época era necessário, pois só havia perdão de pecados com derramamento de sangue. Alguns pecados praticados levavam a morte, como idolatria, mulher grávida que fosse morta, quem cometessem tal pecado era morto etc. E como castigo contra o Egito que estava machucando o povo de Deus foi morto o primogênito da família, o mais velho dos homens e animais. O anjo da morte passava nas casas e os matavam, porém na casa onde o sangue cordeiro estivesse sido colocado o anjo não matava, mas voava por cima.  

TEMA: JESUS, NOSSO CORDEIRO PASCAL.

1.    CRISTO, NOSSO CORDEIRO PASCAL MORREU NO LUGAR DO PECADOR.

1.1          Morreu porque todos nós somos pecadores.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23)
“Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal” (I Timóteo 1.15)
“O qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação” (Romanos 4.25).

1.2          Ele morreu porque a justiça de DEUS exigia um sacrifício perfeito pelo pecado.
[18] sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, [19] mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, [20] o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós” (I Pedro 1.18-20)

1.3             Ele morreu por que o amor de DEUS por nós é grande.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5.8).

2.    CRISTO NOSSO CORDEIRO PASCAL RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA PARA NOS DA UMA NOVA VIDA.

2.1          Na nova vida q/ Ele nos deu, Ele apagou todos os nossos pecados, Ele nos libertou da escravidão do pecado.
”Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
“[4] Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, [5] estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Efésios 2.4,5).

2.2           Na nova vida que Ele nos deu se faz necessário mudança de vida, transformação, vida nova em Cristo.
“[1] Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. [2] E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1,2).

2.3           Na nova vida que Ele nos deu trouxe uma esperança de um futuro vitorioso com Ele.
“[3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, [4] para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós” (I Pedro 1.3,4)

3.    CRISTO NOSSO CORDEIRO PASCAL PREPAROU UM LUGAR PRA NÓS NO CÉU.

3.1           No céu só entra quem crê em CRISTO JESUS.
“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu me retiro; buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir” (João 8.21).
“[1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14.1-3).

3.2           No céu só entra aquele que confessa a Cristo com a boca diante dos homens.
“[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. [33] Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10.32,33).
“[9] Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; [10] pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10.9,10).

3.3           No céu só entra quem entrega a sua vida a CRISTO. (At.16.31)
“[28] Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. [29] Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. [30] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mateus 11.28-30).
“Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36.26).
“Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações” (Tiago 4.8).

CONCLUSÃO:
     CRISTO Jesus, nosso Cordeiro pascal já foi sacrificado, ELE já pagou por nossos pecados, e somente crendo nesse sacrifício perfeito, crendo em Jesus você terá certeza de vida eterna. Como diz (Efésios 2.8,9)  Porque pela graça sois salvos,mediante a fé;e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
 Talvez você pense eu não mato, não roubo, faço boas obras, mas a salvação não é por obras, somente será salvo quem reconhece que é pecador, arrepende-se e confessa a Cristo como seu único e suficiente salvador.

APLICAÇÃO:
Se você morresse hoje teria certeza de vida eterna, salvação. Você iria pra o céu com Jesus?
Se você pudesse perguntar pra Jesus, Jesus porque o Senhor deixaria  eu entrar no seu céu?           

Esboço do Sermão do Missionário Veronilton Paz (Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote) Dia 24 de Março de


TEXTO: APOCALIPSE 3.7-13

TEMA: FILADELFIA, O EXEMPLO DE IGREJA FIEL

1.      APRESENTAÇÃO DA PESSOA DE JESUS CRISTO. V.7-8b

1.1   Jesus é santo. V.7, 8a
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo [...]”

1.2   Jesus é verdadeiro. V.7b
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve [...] o que é verdadeiro [...]”

1.3   Jesus é soberano em sua vontade e ação. V.7c, 8b
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve [...] o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar)”

1.4   Jesus conhece intimamente a sua igreja. V.8a
”Conheço as tuas obras [...]”

2        APRESENTA AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA. V.8C-e

2.1   Tinha pouca força em si mesma. V.8c
“[...] que tens pouca força, e não negaste o meu nome”.

2.2   Praticava a Palavra de Cristo. V.8d
“[...] entretanto guardaste a minha palavra [...]”

2.3   Não negava o nome de Jesus. V.8e
“[...] e não negaste o meu nome”.

3        APRESENTA AS PROMESSAS DE CRISTO. V.8a, 9-12

3.1   Cristo promete um futuro glorioso à igreja. V.8b
“(eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar)”

3.2   Cristo promete a humilhação dos falsos judeus inimigos da igreja. V.9
“Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem,-eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo”.

3.3   Cristo promete amparo diante da grande tribulação. V.10
“Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra”.

3.4   Cristo promete voltar para buscar a sua igreja. V.11
“Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

3.5   Cristo promete vida eterna as sua igreja. V.12
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome”.

4        APRESENTA O DESAFIO DE CRISTO PARA SUA IGREJA CONTINUAR OUVINDO A VOZ DO ESPÍRITO SANTO. V.13
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

CONCLUSÃO:
Sejamos Fieis ao Senhor como Filadélfia foi.

APLICAÇÃO:
Musica: Hino 312
Desafio: Ser fiei ao Senhor
Oração: Fidelidade ao Senhor

quarta-feira, 27 de março de 2013

"O Culto Hoje vai ser Maravilhoso..." 

 

Depois de 13 anos (como o tempo passou rápido!) voltamos à Congregação Presbiteriana do Sítio Inhumas. Foi muito bom!
Apesar de conhecer a região, minha memória me deu trabalho: "por onde é mesmo o caminho?"- fiquei me perguntando o tempo todo.
Saímos (eu, Marcos Cabral e Israel Filho) de Garanhuns por volta 17:00 h deste sábado, passando pelo Distrito Taquari, entrando numa estradinha bem ruim (seria por ali, mesmo?). Chegamos em frente a primeira porteira, depois mais outra e por fim estávamos lá, depois de uns 17km de estrada de barro, chegamos no alto do morrote, onde há 64 anos foi construído aquele templo tão bonitinho e aconchegante. Do alto, no outro lado uma linda paisagem, vista para a barragem de Inhumas que abastece a cidade de Garanhuns e de São João.
Os irmãos de Inhumas são muito hospitaleiros e nos recepcionaram com uma galinha de capoeira espetacular. Aliás, Marcos Cabral quebrou o jejum na hora; nos esbaldamos... Eita negócio bom, viu?
Porém, aquele lugar impressiona não só pela paisagem, ou pela hospitalidade, mas sobretudo por sua história; poucas igrejas que eu conheço tem uma história tão linda na formação de cidadãos, que tanto têm contribuído com a sociedade. Cristãos autênticos saíram dali para contribuir em terras distantes, como pastores, profissionais liberais (nas mais diversas áreas) e tantas outras atividades. E dos que ficaram por ali, impressiona a firmeza de caráter, a vida piedosa, a vida de oração e dedicação a Deus em todos os aspectos. Deus tem sustentado tudo e a todos!
Quando descemos do carro percebemos cadeiras cuidadosamente arrumadas do lado de fora. "Pra quê?" - me perguntei. O missionário Keliton, responsável pelo campo, foi logo matando a xarada, "é que hoje o templo vai ficar pequeno e nós vamos instalar um telão aqui fora para os que não couberem lá dentro!". Confesso que eu não acreditei que teríamos tanta gente assim.
Depois do jantar fomos arrumar o som, de modo que as pessoas foram chegando e não percebemos que havia gente já se acomodando do lado de fora. Quando terminou o culto, para minha surpresa, tinha mais gente fora do que dentro! Um monte de moto, carros de passeio e camionete tinham levado para ali pessoas que vieram de longe, outro tanto veio a pé por aquelas estradinhas. Uma coisa linda! Cena que a igreja midiática nem sonha que exista.
"O culto hoje vai ser maravilhoso por que Jesus vai derramar do seu poder", foi o primeiro cântico; profético - porque foi maravilhoso mesmo! Sentimos em tudo a bondosa presença de Deus derramando poder sobre todos. Pr. Inaldo Vilela pregou em 12 minutos como havia prometido, deixando um gostinho de quero mais. E no final um momento de comunhão regado a bolo e refrigerante.

Sabe? Não quero passar mais 13 anos para voltar lá. Pedimos à Deus que nos conceda oportunidade breve. também que Ele continue a sustentar aqueles amados com graça e poder.

Em Cristo, 

Marcos Sal da Terra 

Leia mais: Programa de Evangelização do Sertão