sexta-feira, 29 de março de 2013

Esboço do Sermão do Missionário Veronilton Paz (Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote) Dia 24 de Março de


TEXTO: APOCALIPSE 3.7-13

TEMA: FILADELFIA, O EXEMPLO DE IGREJA FIEL

1.      APRESENTAÇÃO DA PESSOA DE JESUS CRISTO. V.7-8b

1.1   Jesus é santo. V.7, 8a
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo [...]”

1.2   Jesus é verdadeiro. V.7b
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve [...] o que é verdadeiro [...]”

1.3   Jesus é soberano em sua vontade e ação. V.7c, 8b
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve [...] o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar)”

1.4   Jesus conhece intimamente a sua igreja. V.8a
”Conheço as tuas obras [...]”

2        APRESENTA AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA. V.8C-e

2.1   Tinha pouca força em si mesma. V.8c
“[...] que tens pouca força, e não negaste o meu nome”.

2.2   Praticava a Palavra de Cristo. V.8d
“[...] entretanto guardaste a minha palavra [...]”

2.3   Não negava o nome de Jesus. V.8e
“[...] e não negaste o meu nome”.

3        APRESENTA AS PROMESSAS DE CRISTO. V.8a, 9-12

3.1   Cristo promete um futuro glorioso à igreja. V.8b
“(eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar)”

3.2   Cristo promete a humilhação dos falsos judeus inimigos da igreja. V.9
“Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem,-eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo”.

3.3   Cristo promete amparo diante da grande tribulação. V.10
“Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra”.

3.4   Cristo promete voltar para buscar a sua igreja. V.11
“Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

3.5   Cristo promete vida eterna as sua igreja. V.12
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome”.

4        APRESENTA O DESAFIO DE CRISTO PARA SUA IGREJA CONTINUAR OUVINDO A VOZ DO ESPÍRITO SANTO. V.13
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

CONCLUSÃO:
Sejamos Fieis ao Senhor como Filadélfia foi.

APLICAÇÃO:
Musica: Hino 312
Desafio: Ser fiei ao Senhor
Oração: Fidelidade ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário