sábado, 26 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: QUALIDADES DE UMA MULHER QUE SERVE A DEUS*

*TEXTO: LUCAS 2.36-38*

*36* Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara *37* e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. *38* E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

*REFLEXÃO: QUALIDADES DE UMA MULHER QUE SERVE A DEUS*

*INTRODUZINDO*, a mulher sempre teve um papel importante no Reino de Deus, esta passagem traz o relato sobre uma serva de Deus chamada Ana. Lucas fez menção sobre ela, aprendemos que aquela serva amava seu Senhor e buscava serví-lo integralmente. Sobre ela aprenderemos algumas lições importantes:

*PRIMEIRA, AQUELA MULHER SERVIA A DEUS, MESMO NA SUA IDADE AVANÇADA* (vv.36-37a). Ela era uma profetiza, coisa rara à época, fazia parte da linhagem de Israel na tribo de Aser, mas era limitada pela idade, pois era viuva de oitenta e quatro anos, mesmo assim servia ao Senhor com entusiasmo, conforme vemos no texto: *36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo [...]*. Aquela mulher não usou a desculpa da idade para não servir ao Senhor, pelo contrário, ela buscava servia a Deus, pois, não inúteis no Reino de Deus. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos são úteis ao Reino de Deus. Basta que estejamos dispostos a servir!

*SEGUNDA, AQUELA MULHER CONGREGAVA REGULARMENTE* (v.37a). Além de servir a Deus mesmo com a sua idade, ela congregava regularmente, conforme vemos: *E que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo*. Ela com oitenta e quatro anos congregava regularmente, nós precisamos rever o valor que temos dado ao culto do Senhor. Ela não se ausentava dos cultos do templo sem justa causa. Aquela mulher foi um exemplo na sua geração e nós também devemos ser um exemplo para a nossa, não se ausentando dos cultos, aliás, congregar é uma ordenança de Deus (Hb 10.25) e não deve ser negligenciada.

*TERCEIRA, ELA SE CONSAGRAVA A DEUS* (v.37b). Aquela mulher se consagrava a Deus em adoração constante, bem como jejum e oração, segundo se examina no trecho: *Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações*. A adoração é a nossa vida com Deus, seja no culto comunitário ou individual. O jejum e a oração são ferramentas que Deus nos oferece para termos uma vida espiritual fortalecida, pois, estas ferramentas nos ajudam a vencer a carne e aproximarmo-nos de Deus. O conhecimento de Deus vem pelas Escrituras, e o poder por meio da aplicação desta Palavra em uma vida prática de consagração, nesta se inclui jejum e oração. Bíblia, adoração, jejum e oração nos faz ter uma vida cheia de poder.

*QUARTA, ELA ANUNCIAVA O NOME DE JESUS* (v.38). Ana buscava anunciar entusiasmada sobre o Senhor Jesus como se observa: *E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém*. Ela anunciava sobre Jesus para todos que se aproximavam dela e esperavam a redenção de Israel. Precisamos imitar esta mulher e anunciar a Palavra de Deus, divulgar o nome de Jesus. Deus nos desafia a divulgar o nome de Jesus para as pesssoas.

*CONCLUINDO*, aquela mulher foi um exemplo para nós, pois, mesmo na idade avançada servia a Deus, congregava regularmente, se consagrava a Deus e anunciava Jesus. Eu e você precisamos imitar esta mulher e nos dedicarmos a Deus. Ele está nos desafiando para que façamos muito mais do que temos feito, vamos orar, buscar, consagrar e evangelizar muito mais do que temos feito. Esta mulher anunciava a pessoa de Jesus e a salvação que Ele oferece, se você ainda não tem certeza de salvação, o mesmo Jesus que esta mulher anunciou, te oferece certeza de vida eterna (salvação) ainda hoje.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, JESUS DESCENDO ATÉ O MUNDO


*TEXTO: JOÃO 1.10-12*

10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS DESCENDO ATÉ O MUNDO*

*INTRODUZINDO*, o Natal para o cristão é celebrar a vinda de Cristo ao mundo, festejar a sua salvação que foi planejada na eternidade e realizada na história, assim sendo, celebrar o nascimento de Jesus é dizer que Ele tornou-se um de nós, descendo a este mundo. Sobre esta vinda de Jesus ao mundo veremos algumas lições:

*PRIMEIRA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E ELES NÃO O CONHECERAM* (v.10). As Escrituras afirmam que Jesus criou o universo e depois disto Ele desceu até este mundo para resgatar o pecador (Lc 19.10), mas este mundo não o conheceu, conforme vemos aqui: *O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu*. Este conhecimento aqui referido é o conhecimento espiritual para a salvação (Jo 17.3), pois, o conhecimento naturral sobre Deus, todos os homens possuem através da criação (Sl 19.1; Rm 1.19-20), mas o conhecimento natural de Deus não salva, apenas deixa os homens indesculpáveis. para ser salvo o homem precisa conhecer Deus espiritualmente por Jesus nas Escrituras (Jo 5.39), por isso que o autor diz que o mundo não o conheceu. Você já conhece a Cristo para salvação?

*SEGUNDA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E FOI REJEITADO* (v.11). vemos que, além do homem natural não conhecer a Cristo espiritualmente, ele o rejeita, conforme observamos: *Veio para o que era seu, e os seus não o receberam*. Aliás, as profecias eram que o Cristo seria rejeitado (Is 52.13-52.12). Os homens rejeitam cristo e se afastam Dele porque suas obras são más, assim sendo, Cristo sendo luz, se eles se aproximarem, a luz de Cristo fará com que suas obras apareçam (Jo 3.19-20). Mas, os homens quando rejeitam a Cristo estão perdendo sua única oportunidade de salvação, pois quem nega o Filho não verá a vida eterna, mas experimentará a ira de Deus (Jo 3.36; I Jo 5.12). Deus enviou o seu Filho para salvar os homens e muitos destes o rejeitam. Você recebe ou rejeita Jesus?

*TERCEIRA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E ALGUNS CRERAM NELE* (v.12). Se a narrativa tivesse encerrado nos dois versículos anteriores ficaríamos frustrados, mas, Deus ensina que é possível o homem crer em Jesus e se tornar um filho de Deus, vejamos: *Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome*. Quando as pessoas creem em Jesus são adotados como filhos de Deus, assim sendo, não é verdade que todos são filhos de Deus, como alguns afirmam. As Escrituras dizem claramente que todos os seres humanos são criaturas de Deus (Mc 16.15), somente pode ser chamado filho de Deus aquele que recebeu Jesus e creu Nele. Este além da filiação divina recebe a vida eterna (Jo 3.36; Jo 6.47). O homem pode tomar a decisão de crer e se entregar a Jesus, tornando-se um filho de Deus e recebendo a herança da vida eterna ou rejeitá-lo e receber a condenação eterna. Qual sua decisão?

*CONCLUINDO*, Jesus desceu a nós no Natal, Ele veio a este mundo para trazer vida eterna para a humanidade caída. Ele oferece esta salvação a todos os homens de maneira geral e sincera, mas somente receberá esta vida eterna aquele que o receber como o seu Senhor e salvador, tornando-se um Filho de Deus. Já teve um encontro com Jesus? Já tem certeza de salvação? Jesus pode e quer te salvar, volte-se para Ele! Feliz Natal! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais sobre Deus, salvação, juízo, volta de Jesus, desejando nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil,161 Evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA, CEP: 65.365-000

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: NATAL, UMA NOTÍCIA DO CÉU*

*TEXTO: LUCAS 2.10,11*

*10* O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: *11* é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

*REFLEXÃO: NATAL, UMA NOTÍCIA DO CÉU*

*INTRODUZINDO*, antigammente nós vivíamos aguardando o carteiro passar na nossa rua para sabermos notícias dos nossos parentes que saíam em busca de melhores condições de vida no eixo Rio-São Paulo, todo mundo corria na expectativa de que houvesse notícias boas deles. O Natal é uma notícia vinda diretamente do céu para nosso coração. Deus nos trouxe esta novade paz e alegria, dizendo que estava enviando o seu Filho ao mundo para nos salvar. Algumas liçoes:

*PRIMEIRA, É UMA NOTICIA BOA E ALEGRE* (v.10). Esta foi, é e sempre será a melhor novidade de Deus para nós, pois Ele nos enviou Jesus para vir a este mundo resgatar-nos das trevas para luz, do reino das trevas para o da luz. Esta é a melhor novidade que a humanidade recebeu, sobre isso o anjo do Senhor falou aos pastores: *Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria*. Portanto, o próprio mensageiro veio trazer esta notícia que é boa porque é vinda diretamernte do céu, do trono da graça de Deus; é alegre por causa dos efeitos que ela causaria na humanidade, pois, Deus estava reconciliando o pecador consigo mesmo (I Co 5.18,19). Que notícia maravilhosa, saber que houve o primeiro natal!!!

*SEGUNDA, É UMA NOTÍCIA CONTAGIANTE* (v.10). Aquela notícia alvissareira deveria contagiar todo o povo, pois, aqueles pastores deveriam espalhar para todos que na cidade de Belém havia nascido um Rei, mais do que isso, uma realeza vinda do céu. O anjo disse para eles sobre aquela notícia: *Vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo*. A notícia do natal não ficaria restrita àqueles pastores, eles inundariam aquela região com as boas novas do nascimento do Deus feito homem (Jo 1.1,14), daquele que habita na vastidão da eternidade, que governa de um alto e sublime trono, comandando cada partícula do universo, por amor, tornar-se-ía um de nós. Cabe a nós também espalhar esta boa, alegre e sublime notícia! temos feito isto?

*TERCEIRA, É UMA NOTÍCIA CRISTOCÊNTRICA* (v.11). O conteúdo da mensagem do anjo não foi sobre príncipes, teólogos, escribas, profetas, políticos, nem sobre os anjos, a nóticia tem um único conteúdo: Jesus nasceu! Vejamos o que os anjos anunciaram: *É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor*. Os anjos declararam três coisas sobre o recém nascido: *a) Salvador*: Ele é quem nos salva do poder do pecado (Mt 1.21), da culpa do pecado (I Jo 1.5-2.2) e da condenação do pecado (Rm 8.1). *b) Cristo*: O termo Cristo significa ungido e indica que Ele é aquele que todo o Antigo Testamento havia predito (Lc 24.44-46; Mt 2.1-6) e agora havia chegado. *c) Senhor*: O termo Senhor aqui usado é o grego kyrios e significa dono, elevado, comandante, ou seja, todo aquele que passa a servir, torna-se propriedade exclusiva Dele (I Pe 2.9.10) e sua vida passa a ser comandada por Ele, alguém somente poderá ter Ele como Salvador depois que o receber como Senhor (Rm 10.9,10). Você já se rendeu ao Cristo do Natal que é Salvador, Cristo e Senhor?

*CONCLUINDO*, o Natal é a melhor notícia que você poderia receber, pois, este evento trouxe a salvação de Deus para a humanidade. Porém, de nada adiantará para você, esta notícia ter acontecido na história se ela não acontece no teu coração. Esta sublime e auspiciosa notícia pode alcançar o teu coração ainda hoje se, pela fé, você render a sua vida a Jesus e o receber como o seu único e suficiente Senhor e Salvador. Quer fazer isso hoje?

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: NATAL, DEUS SE LEMBROU DA HUMANIDADE*.


*TEXTO: ISAÍAS 7.14*

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”.

*REFLEXÃO: NATAL, DEUS SE LEMBROU DA HUMANIDADE*.

*INTRODUZINDO*, o Natal mexe com os ânimos de todas os cristãos em todo o mundo, pois, trocamos presentes nas repartições, desejamos bem a todos e buscamos melhorar nossa espiritualidade. Porém, será que sabemos o verdadeiro sentido do Natal? Este evento foi o marco divisor da história humana, pois, O Senhor lembrou da humanidade e trouxe a sua salvação através de uma pessoa, Jesus. Isaías falou isso 700 a.C.. Sobre o Natal aprendemos três lições nesta passagem:

*PRIMEIRA, O NATAL É UM SINAL DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (v.14). O profeta tratando sobre o natal disse: *Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal* (v.14). O Senhor sempre deu sinais da sua graça, no Éden, depois que Adão e Eva pecaram, eles vestiram uma pele de animal e depois um cordeiro era morto para perdão dos pecados (Gn 3.21; Gn 22.8), ali já apontava para a redenção futura de Deus através da obra do seu Filho na cruz (I Pe 1.18-20), depois do juízo do diluvio contra a impiedade, Deus deixou o sinal do arco no céu como sinal da graça (Gn 9.13), mas, o Sinal maior da sua graça foi a vinda de seu Filho ao mundo no Natal (Jo 3.16). Jesus é o sinal visível da graça de Deus!

*SEGUNDA, O NATAL É UM MILAGRE DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (v.14). O Natal foi declarado como um milagre de Deus por Isaías, afinal ele profetizou: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho*. Ele falou como seria o nascimento de Jesus, que nasceria de uma obra do Espírito Santo no ventre da bendita virgem Maria (Lc 1.31, 34,35), isto é um milagre que já apontava para a obra grandiosa de Deus para salvar pecadores indignos para nós. Seria impossível uma virgem dar à luz um filho, mas para Deus não há impossíveis (Lc 1.37). Semelhantemente, a salvação é impossível para o homem por causa dos seus pecados, mas para Deus é possível salvar o homem (Lc 18.26-27). O milagre do nascimento de Jesus apontava para o milagre da graça salvando pecadores.

*TERCEIRA, O NATAL É MANIFESTAÇÃO REAL DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (V.14). O natal trouxe a manifestação real e visível da graça de Deus, vemos isso na declaração do profeta sobre o menino que nasceria: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel*. O nome Emanuel significa Deus conosco (Mt 1.23), isto é, no Natal Deus desceu até nós de modo real, visivel e apalpável (I Jo 1.1-4), Ele veio aqui trazendo a graça e verdade do céu (Jo 1.14). O evento do Natal demonstrou Deus se apresentando como homem, não no palácio, mas numa manjedoura, nem sendo reverenciado por principes e autoridades, mas por camponees. O natal traz a sua presença real a todos aqueles que, humildemente, reconhecem as suas imperfeições e se voltam para o Senhor em sublime adoração.

*FINALIZANDO*, O Natal é Deus se lembrando do homem e enviando seu Filho como Salvador da humanidade (I Jo 4.14). Ele traz sua graça, opera um milagre no coração do pecador chamado de regeneração ou conversão e promete que sua presença está sempre conosco, afinal, Ele é o nosso Emanuel, que é Deus conosco. Convide a Jesus para fazer na sua vida o milagre da fé, confiança, esperança e salvação. Deus abençoe! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça as grandes doutrinas da Bíblia*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Pagina/Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: JESUS PROCURA UMA MANJEDOURA PARA HABITAR: ELE VAI ENCONTRAR LUGAR?*

*TEXTO: LUCAS 2.7*

“E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

*REFLEXÃO: JESUS PROCURA UMA MANJEDOURA PARA HABITAR: ELE VAI ENCONTRAR LUGAR?*

*INTRODUZINDO*, Outro dia uma mulher gravida estava viajando e deu à luz dentro de um carro, uma frase que foi dita pelo esposo daquela recém-mãe foi: “O carro tornou-se um hospital, nós nos tornamos parteiros”, no nascimento de Jesus a manjedoura se transformou um berço real, camponeses se tornaram súditos um curral se tornou o céu. Qual é a manjedoura que vai acolher Jesus, o Filho de Deus, hoje? Há um lugar em nossa manjedoura para Ele? Algumas questões importantes:

*PRIMEIRA, A MANJEDOURA QUE JESUS QUER HABITAR É O CORAÇÃO*. Há um convite de Deus para nós dizendo: *Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos* (Pv 23.26). Ou seja, da mesma forma que aquele manjedoura acolheu Jesus, o meu e o seu coração precisa hoje dar lugar ao Filho de Deus, render-nos a Ele e passar a viver para Ele, por meio Dele e para Ele. Seu coração já é habitação de Cristo. No Natal Jesus nasceu na manjedoura, e hoje você precisa que Ele nasça na manjedoura do seu coração.

*SEGUNDA, A EXIGENCIA DELE PARA HABITAR NESTA MANJEDOURA É UMA ENTREGA TOTAL*. Não basta você se entregar a Cristo, esta entrega deve total e irrestrita, de todo coração como se observa: *Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele [...]* (II Cr 16.9a). A manjedoura recebeu a Cristo totalmente e o seu coração também precisa receber a Cristo de modo total, pois, Deus não aceita que a entrega seja feita pela metade, você não pode entregar uma parte do seu coração a Cristo e a outra parte ao mundo, seja totalmente Dele!

*TERCEIRA, O RESULTADO DA SUA HABITAÇÃO NA NOSSA MANJEDOURA É A VIDA ETERNA (SALVAÇÃO)*. Quando seu coração se torna esta manjedoura para receber a Cristo, o resultado disso é que Deus te oferrece salvação segura e eterna, conforme podemos ver: *E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo* (I Jo 4.14). Quando Cristo passa a fazer habitação em nosso coração, vem para nos dar a certeza plena que, quando partirmos daqui, viveremos sempre com Ele. Você já tem esta certeza?

*CONCLUINDO*, para que Cristo venha habitar em nosso coração, para que sejamos sua manjedoura, precisamos abandonar todo e qualquer pecado, fugir das práticas que desagradam a Deus e Ele nos oferece vida eterna (salvação). convide-o para fazer do teu coração a sua morada! Pois lá na cidade não houve lugar para Cristo, na manjedoura sim. Seja a manjedoura onde Jesus vai habitar! Feliz Natal! Que o Nosso Coração Seja a manjedoura onde Ele Habite! *Faça um estudo bíblico gratuito conosco e se aprofunde no conhecimento das Escrituras!*

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

  

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: JESUS, O NATAL REAL*

*TEXTO: ISAÍAS 9.6*

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

*REFLEXÃO: JESUS, O NATAL REAL*

*INTRODUZINDO*, informamos que Jesus trouxe de modo real, visivel e palpável a vida que estava oculta no Pai e nos foi manifestada (I Jo 1.1-3), o profeta Isaías estava profetizando cerca de 700 anos antes de cristo, que Ele viria, que aconteceria o Natal de modo real, sobre este asusnto iremos extrair algumas lições.

*PRIMEIRA, ELE TORNOU-SE UM HOMEM REAL* (v.6). Gostaríamos de dizer que Jesus não se pareceu homem ao vir a este mundo, como ensinam algumas religiões. Ele, de fato, tornou-se um homem de maneira legítima (Jo 1.14), esceto no pecado (Hb 4.15), assim sendo, Jesus veio de modo real, como Isaías diz: *Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu*. O milagre do natal aconteceu quando Ele se tornou 100% Homem sem deixar de ser igualmente Deus. O Natal é o milagre da graça, na qual Deus se tornou homem para vir a este mundo resgatar os perdidos pecadores como nós (Lc 19.10). O Natal é real porque Cristo é real e sua salvação também é.

*SEGUNDA, ELE GOVERNA DE MODO REAL* (v.6). Jesus veio aqui para ser o Divino Governador do povo de Deus, sobre isso o profeta atesta: *O governo está sobre os seus ombros*. Todos aqueles que desejam viver no reino de Deus precisam estar debaixo do governo especial de Cristo, pois, somente estará dentro do reino de Deus quem se submeter ao Senhorio de Cristo o Governo real. Todos aqueles que não se submeterem ao governo de Cristo estarão fora deste governo e das bençãos que Ele oferece (Sl 2.12), bem como da salvação eterna e garantida. Entregue-se a Cristo, o Governador Eterno, neste Natal!

*TERCEIRA, ELE É DEUS DE MODO REAL* (v.6). Ele recebe alguns títulos aqui que refletem atributos de Deus, tais como: *A) MARAVILHOSO CONSELHEIRO*: Ele é alguém que aconselha o seu povo nas estratégias que terão para chegar à vitória. *B) DEUS FORTE*: Aqui significa Deus poderoso, referindo-se á divindade de Jesus e ao poder sobre tudo que existe, precisamos confiar neste Deus poderoso. *C) PAI DA ETERNIDADE*: Este termo significa também Pai Eterno, ou seja, Ele sempre existiu e sempre existirá, mas, além de ser eterno, Ele deseja ter uma relação intima conosco de Pai para filho. *D) PRINCIPE DA PAZ*: Podemos observar que a paz procurada pelo ser humano somente será encontrada quando este ser humano estiver em Jesus, somente Ele nos traz paz (Jo 14.27; 16.33). Confie e se entregue a Jesus, o Deus eterno que veio ao mundo no Natal

*CONCLUINDO*, o Natal é real, Cristo veio a este mundo de modo verdadeiro para oferecer vida ao ser humano, mas esta realidade do Natal somente passa a ser realidade no seu coração quando quando o Cristo do Natal passa a fazer habitação nele. Você já tem certeza de vida eterna (Salvação)? Se sua resposta é negativa, convide Jesus, o Deus real que veio ao mundo para fazer morada em tua vida, no teu coração haverá paz e no céu haverá festa. Deus abençõe! *Faça um estudo bíblico gratuito conosco e conheça mais sobre Deus*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)