sábado, 26 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: QUALIDADES DE UMA MULHER QUE SERVE A DEUS*

*TEXTO: LUCAS 2.36-38*

*36* Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara *37* e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. *38* E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

*REFLEXÃO: QUALIDADES DE UMA MULHER QUE SERVE A DEUS*

*INTRODUZINDO*, a mulher sempre teve um papel importante no Reino de Deus, esta passagem traz o relato sobre uma serva de Deus chamada Ana. Lucas fez menção sobre ela, aprendemos que aquela serva amava seu Senhor e buscava serví-lo integralmente. Sobre ela aprenderemos algumas lições importantes:

*PRIMEIRA, AQUELA MULHER SERVIA A DEUS, MESMO NA SUA IDADE AVANÇADA* (vv.36-37a). Ela era uma profetiza, coisa rara à época, fazia parte da linhagem de Israel na tribo de Aser, mas era limitada pela idade, pois era viuva de oitenta e quatro anos, mesmo assim servia ao Senhor com entusiasmo, conforme vemos no texto: *36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo [...]*. Aquela mulher não usou a desculpa da idade para não servir ao Senhor, pelo contrário, ela buscava servia a Deus, pois, não inúteis no Reino de Deus. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos são úteis ao Reino de Deus. Basta que estejamos dispostos a servir!

*SEGUNDA, AQUELA MULHER CONGREGAVA REGULARMENTE* (v.37a). Além de servir a Deus mesmo com a sua idade, ela congregava regularmente, conforme vemos: *E que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo*. Ela com oitenta e quatro anos congregava regularmente, nós precisamos rever o valor que temos dado ao culto do Senhor. Ela não se ausentava dos cultos do templo sem justa causa. Aquela mulher foi um exemplo na sua geração e nós também devemos ser um exemplo para a nossa, não se ausentando dos cultos, aliás, congregar é uma ordenança de Deus (Hb 10.25) e não deve ser negligenciada.

*TERCEIRA, ELA SE CONSAGRAVA A DEUS* (v.37b). Aquela mulher se consagrava a Deus em adoração constante, bem como jejum e oração, segundo se examina no trecho: *Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações*. A adoração é a nossa vida com Deus, seja no culto comunitário ou individual. O jejum e a oração são ferramentas que Deus nos oferece para termos uma vida espiritual fortalecida, pois, estas ferramentas nos ajudam a vencer a carne e aproximarmo-nos de Deus. O conhecimento de Deus vem pelas Escrituras, e o poder por meio da aplicação desta Palavra em uma vida prática de consagração, nesta se inclui jejum e oração. Bíblia, adoração, jejum e oração nos faz ter uma vida cheia de poder.

*QUARTA, ELA ANUNCIAVA O NOME DE JESUS* (v.38). Ana buscava anunciar entusiasmada sobre o Senhor Jesus como se observa: *E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém*. Ela anunciava sobre Jesus para todos que se aproximavam dela e esperavam a redenção de Israel. Precisamos imitar esta mulher e anunciar a Palavra de Deus, divulgar o nome de Jesus. Deus nos desafia a divulgar o nome de Jesus para as pesssoas.

*CONCLUINDO*, aquela mulher foi um exemplo para nós, pois, mesmo na idade avançada servia a Deus, congregava regularmente, se consagrava a Deus e anunciava Jesus. Eu e você precisamos imitar esta mulher e nos dedicarmos a Deus. Ele está nos desafiando para que façamos muito mais do que temos feito, vamos orar, buscar, consagrar e evangelizar muito mais do que temos feito. Esta mulher anunciava a pessoa de Jesus e a salvação que Ele oferece, se você ainda não tem certeza de salvação, o mesmo Jesus que esta mulher anunciou, te oferece certeza de vida eterna (salvação) ainda hoje.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário