quinta-feira, 23 de setembro de 2021

REFLEXÃO BÍBLICA: VOCÊ JÁ É UM FILHO DE DEUS? (I JOÃO 3.1-3)

*TEXTO: I JO 3.1-3*

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

*TEMA: VOCÊ JÁ É UM FILHO DE DEUS?*

*INTRODUÇÃO*

As pessoas geralmente dizem que todo mundo é filho de Deus, mas será que as Escrituras afirmam isso? Quando vamos olhar o que realmente está escrito na Bíblia, vemos que os homens são criaturas de Deus (Mc 16.15), que somente se tornam filhos de Deus aqueles que entregam suas vidas ao Senhor Jesus (Jo 1.12). João corrobora com esta verdade sobre nossa filiação a Deus trazendo algumas lições sobre o assunto.

*I. A REALIDADE DE SE TORNAR UM FILHO DE DEUS* (v.1).

João traz a verdade sobre a doutrina da adoção, pois Deus nos adota como seus filhos quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, vejamos: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo” (v.1). João vai dizer que esta filiação divina: (1) É resultado do amor de Deus por nós (v.1a). (2) É uma realidade para aqueles que já creram em Jesus (v.1b; Jo 1.12). (3) Faz com que nós sejamos desprezados pelo mundo, pois este mesmo mundo desprezou Cristo (v.1c). Um filho de Deus não deve esperar aplausos do mundo, mas rejeição, pois se Jesus foi odiado pelo mundo, quem o segue também será!

*II. A ESPERANÇA QUE TEM UM FILHO DE DEUS* (v.2).

João depois de tratar sobre a realidade da filiação a Deus de todos aqueles que creem em Jesus, vai afirmar que eles possuem uma esperança, conforme observamos: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (v.2). Ao tratar sobre esta esperança superior que aqueles verdadeiros filhos de Deus possuem o apóstolo afirmou que: (a) O salvo já é filho de Deus desde o momento que crê em Jesus (v.2a). (b) O salvo mesmo sendo filho de Deus ainda tem os resquícios do pecado, devido a isto ainda não está no estado de santidade plena como haverá de ser no céu (v.2b). (c) O cristão verdadeiro, se tornou Filho de Deus, e um dia terá um corpo glorificado igual ao de Cristo ressuscitado (v.2c; Fp 3.20-21). d) O homem que se tornou filho de Deus através da fé em Jesus o verá como Ele é (v.2d; Jó 19.25-27).

*III. A VIDA PRÁTICA DE UM FILHO DE DEUS* (v.3).

O servo de Deus, João, vai dizer ainda que todos aqueles que são filhos de Deus, devem viver uma vida prática de santidade, segundo escrito está: “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro (v.3). Alguns dizem que a certeza plena de salvação induz as pessoas a viver pecando, mas as Escrituras afirmam o contrário, pois podemos observar que: (I) A certeza de salvação leva o filho de Deus a ter vida santa para agradar aquele que nos deu esta esperança (v.3a). (II) A certeza de morar eternamente com o Senhor faz com que o filho de Deus queriram imitar Cristo, vivendo longe do pecado (v.3b; I Pe 1.15,16). c) A certeza de vida eterna faz com que o filho de Deus abandone todo e qualquer pecado, pois quem tem Jesus não vive na prática do pecado, quem vive na impureza não conhece a Deus (vv.6,9).

*CONCLUSÃO*

Retomando a pergunta inicial queremos questionar: *Você já é um (a) filho (a) de Deus?* Se sua resposta for positiva, então eu lhe pergunto: *Você já tem certeza plena da sua salvação?* Se sua resposta na primeira pergunta foi positiva e na segunda negativa, infelizmente tenho que dizer que você ainda não é um (a) filho (a) de Deus, pois quem é filho de Deus tem certeza absoluta da sua salvação. Porém, você pode se tornar ainda hoje um filho de Deus pela fé em Jesus, recebendo certeza plena da sua salvação. Pense e reflita!!!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz

*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*

Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

*CULTOS*: QUARTAS: 19h30min; DOMINGOS: 9h00min e 19h30min.