sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Imagine que um impio vá para o céu


J. C. Ryle

Tua igreja me aceita como eu sou?

Por Josemar Bessa

 Ah! A vida requer morte! O evangelho pregado em nossa geração se tornou tão destituído de sua substância que fez essa indagação se tornar comum e ser vista como algo relevante a ser replicado tanto na vida como nas redes sociais... Mas esse tipo de questão só pode ser levantada por quem nunca de fato ouviu o evangelho pregado de verdade, nunca foi tocado por ... continua em  MINISTÉRIO BERÉIA

MEU CACHORRO SUMIU (uma visão “canina” do Cristianismo)

Pr. Silas Figueira

Meu cachorro tem livre arbítrio. Não posso forçá-lo a ficar em casa. Ele pode voltar um dia, se quiser. #Arminiano Eu escolhi o cachorro. O cachorro é meu. Irei atrás do cachorro e o trarei de volta a qualquer custo. # Calvinista O cachorro é totalmente depravado, mas é meu. Eu o escolhi e ele sempre será parte da família. #Calvinista Antes só do que mal acompanhado! #Desigrejado... continua em MINISTÉRIO BERÉIA

Conversões Islâmicas X Conversões Cristãs

Por Leandro Teixeira 

Acabei de ler uma reportagem no jornal O Globo, nomeada “Conversões inversas na terra dos Reis Católicos”, escrita por Priscila Guilayn. A matéria trata do fenômeno religioso que ocorre hoje na Espanha: sobre as conversões entre a religião cristã evangélica e a religião muçulmana. O foco da reportagem está no fato, percebido pela autora, de que o ... continua em MINISTÉRIO BERÉIA

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Apologista Paulo Romeiro Fala Sobre a Doutrina da Trindade


A dicotomia sagrado/secular na Igreja Evangélica Brasileira

Fonte: UMP da quarta 
 
Irmãos amados, hoje, quero levá-los a refletir sobre um assunto que tem ganhado espaço na Igreja Evangélica Brasileira em nossos dias. A dicotomia sagrado/secular tem moldado o pensamento e as ações de muitos de nossos irmãos, trazendo conceitos diversos e inversos à realidade que as Escrituras traçam para o viver cristão. Quero começar nossa reflexão pelo texto de João 1.12, que nos revela quem somos. Se, de fato, cremos no Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, e fomos amorosa e soberanamente eleitos pelo Pai, nos tornamos filhos de Deus. Isto n... mais »

Candidato, que é pastor evangélico, proibirá shows de rock se for eleito presidente do Equador

Jornalista Márcio Melânia 
 
 
Zavala também disse que irá censurar o cinema por prejudicar juventude. Pastor evangélico deve se candidatar pelo Partido Roldosista Equatoriano. Um pastor evangélico que quer disputar a presidência do Equador afirmou que, se for eleito, proibirá os shows de rock e censurará o cinema porque esses espetáculos prejudicam a juventude, segundo entrevista divulgada nesta quarta-feira (30). "Qualquer show de rock no nível, por exemplo, deste senhor Marilyn Manson, que destrói a mente dos jovens, os levam à droga e à perdição, e atenta contra a liberdade e o respeito à fé e ao culto, eu pro... mais »

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mensagem Não Desanimes


Rev. Hernandes Dias Lopes (1ª IPB de Vitória - ES)

Debate sobre Predestinação na Rit


Mediador do Debate: Rev. Eber Cocarelli (IPI São Paulo)

A MORTE DE UMA IGREJA

 
 
*Por Rev. Hernandes Dias Lopes* 
 
As sete igrejas da Ásia Menor, conhecidas como as igrejas do Apocalipse, estão mortas. Restam apenas ruínas de um passado glorioso que se foi. As glórias daquele tempo distante estão cobertas de poeira e sepultadas debaixo de pesadas pedras. Hoje, nessa mesma região tem menos de 1% de cristãos. Diante disso, uma pergunta lateja em nossa mente: o que faz uma igreja morrer? Quais são os sintomas da morte que ameaçam as igrejas ainda hoje? Em primeiro lugar, a morte de uma igreja acontece quando ela se aparta da verdade. Algumas igrejas da Ásia Me... mais »

‘’Tenho essa promessa de Deus, na hora que ele me chamar eu estou pronta!’’, diz Joelma sobre virar cantora gospel

Por Márcio Melânia
 
Fonte:  NOTÍCIAS CRISTÃS 
 
[image: Joelma]Segunda colocada na Batalha das Famosas, vocalista da Banda Calypso respondeu a perguntas dos leitores de Contigo! Online. Voz potente, ritmo contagiante e um "bate cabelo" inigualável... Sem falar no carisma, claro. Não à toa, a cantora Joelma, da Banda Calypso, tornou-se uma das artistas mais queridas do país. A prova definitiva foi o resultado da megaenquete realizada por Contigo! Online no final de 2012, a Batalha das Famosas, que somou mais de 10 milhões de votos e a elegeu a segunda celebridade mais amada do Brasil, num total de 80 concorrentes. “É uma surpresa ... mais »

Por que os Jovens Evangélicos estão se Desviando na Universidade?

 
As estatísticas são sombrias. Alguns chegam a afirmar que em média, 60% dos jovens evangélicos que adentram a universidade se afastam da comunhão dos santos e da igreja. Ora, seria simplista da minha parte afirmar de modo absoluto os reais motivos para a apostasia de nossos jovens, todavia, acredito que algumas razões são preponderantes para o esfriamento da fé da juventude cristã: 1- Nossos jovens não estão sendo preparados pela igreja para enfrentar as demandas sociais, comportamentais e filosóficas na universidade. Na verdade, afirmo sem a menor sombra de dúvidas de que a igrej... mais »

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A tragédia de Santa Maria: Deus está do lado dos que sofrem

Por Leonardo Gonçalves 

Tragédias como a de Santa Maria – RS costumam suscitar o debate sobre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Um debate besta, diga-se de passagem, uma vez que a Bíblia afirma tanto uma coisa como a outra. É verdade que não podemos explicar o paradoxo, mas podemos aceitar a verdade revelada e crer que Deus é poderoso até mesmo para extrair o bem do continuar leitura em MINISTÉRIO BERÉIA

Fé e arrependimento antes do batismo?

Michael Kimmitt 

O argumento é, sem dúvida, o seguinte: como os infantes são incapazes de exercer tanto fé como arrependimento, eles não são sujeitos apropriados do batismo. Mas entendamos um pouco mais o argumento e vejamos que se trata de um sofisma. O que está na verdade implícito é o seguinte: A Escritura requer fé e arrependimento [...] Continuar leitura em Monergismo

Cirurgia não trouxe felicidade, diz Lea T. após troca de sexo

Por Márcio Melânia
 
 
Modelo falou com exclusividade para o Fantástico como se sente após a operação de mudança de sexo. Dois anos atrás, a modelo internacional Lea T., filha do jogador de futebol Toninho Cerezo, falou ao Fantástico sobre a dor de ser uma transexual, ou seja, de ter nascido em um corpo de homem, mas se sentir uma mulher. Fantástico: existe um lado bom em ser transexual? Lea: “Não. Eu não vejo um lado bom em ser transexual. Sou penalizada em tudo”, disse ela na época. Depois dessa entrevista, Lea T. fez a cirurgia de troca de sexo. Será que ela está feliz? A modelo falou com exclusividad... mais »

ESTUDO 08 AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS

A promessa é palavra penhorada; é compromisso que alguém faz à outra pessoa. Na Bíblia há muitas promessas, sendo algumas condicionais e outras incondicionais. No evangelho que estamos estudando há cerca de 60 promessas divinas. Vejamos algumas delas:

1. Onde Jesus está agora e o que Ele nos prometeu? (14.2,3)
2. Qual a promessa de Jesus àqueles que O servem? (12.26) 
 
03- Quando obedecemos a Jesus podemos esperar dEle o cumprimento de duas promessas. Quais são elas? (14.23)

04- Vejamos três grandes dádivas que Ele nos dá:

a) 10.28:

b) 14.27:

c) 15.9:

05- As pessoas que crêem em Cristo de maneira total têm três promessas. Quais são elas? (5.24):

a)

b)

c)

06- O que o Espírito Santo faz na vida do discípulo de Cristo? (16.8)

07- O Espírito Santo fica com o discípulo de cristo por quanto tempo? (14.16)

08- O Espírito Santo ajuda a todo discípulo de cristo de que maneira? (16.13)

09- Se o discípulo guardar os mandamentos de Cristo, o que acontecerá com ele? (14.21)
a)

b)

c)

10- Você já recebeu alguma promessa que Deus lhe fez? Peça o cumprimento a Jesus e Ele lhe fará!

Versículos Bíblicos e Possíveis Respostas
  1. João 14.2, 3 “[2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Ele está na Casa do Pai, no Céu, ele prometeu que virá nos levar).
  2. João 12.26 ”Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará” (O que serve a Cristo estará com Ele e será honrado pelo Pai)
  3. João 14.23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (Ele virá habitar em nós).
  4. a) João 10.28 “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (recebemos vida eterna para sempre); b) João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Recebemos a paz de Cristo em nós); c) João 15.9 “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Somos Amados por Cristo).
  5. João 5.24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em condenação, mas já passou da morte para a vida. (a. Tem a vida Eterna (salvação); b. Não é condenado; c. Já passou da morte (separação de Deus) para a vida).
  6. João 16.8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (O convence do pecado, da justiça e do juízo, ou seja, toca no seu coração para que deixe o pecado, seja absolvido dos erros passados e o alerta para a condenação que pode vir sobre ele, caso não se arrependa e volte-se para Jesus)
  7. João 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre (O Espírito Santo fica no servo de Deus para sempre).
  8. João 16.13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras (Guiando o crente na verdade).
  9. João 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (a. Será amado pelo pai; Será amado por Cristo; Cristo se manifesta e ele).
  10. Resposta pessoal.

Religiosos procuram consolar familiares dos 231 universitários mortos em incêndio

Por Márcio Melânia
 
 
Consternação e dor marcaram o sepultamento, hoje, dos 231 universitários mortos em incêndio, no domingo de madrugada, da boate Kiss, de Santa Maria (a 286 Km de Porto Alegre). Missas, cultos, celebrações ecumênicas estão sendo oficiados em todo o país em memória das vítimas e de seus familiares. Só em Santa Maria, cidade universitária com uma população de 262 mil moradores, foram enterrados, hoje, 90 jovens. Outros enterros ocorreram em Itaqui, Ijui, Passo Fundo, Erechim, Chapada, cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul e em quatro cidades do oeste de Santa Catarinal, locais de pr... mais »

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO E COMO CHEGAR A ELA


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ATOS 16.30-31
[30] e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? [31] Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

EXÓRDIO:
     Todos os seres humanos possuem necessidades vitais como: Comer, beber, vestir, respirar e outras. Espiritualmente não é diferente. Jesus  viveu entre os homens, fez o bem, sofreu, padeceu, foi crucificado, mas sua história não terminou aí. Ele ressuscitou, está vivo à destra do Pai para interceder pelos que o servem. Jesus também está presente na terra para salvar o pecador que reconhece sua necessidade de Jesus e da salvação por Ele oferecida e Dele se aproxima pedindo a sua misericórdia em sua vida.

NARRAÇÃO:
     Os servos de Deus Paulo e Silas buscavam imitar as ações de Jesus, ou seja, fazendo o bem para as pessoas, isto fizeram ao anunciar o evangelho as pessoas e libertar um mulher que possuía um espírito de adivinhação dando lucro aos senhores, ao verem a mulher liberta do demônio que a fazia adivinhar não pensaram na mulher, mas vendo acabar a esperança de seus lucros à custa da opressão daquela mulher ficaram irritados e deram uma surra de varas nos servos de Deus e os lançaram na prisão. Paulo e Silas ao invés de se reclamar, começaram a cantar louvores a Deus e a cadeia onde estava foi acometida por um terremoto que abriu as portas da prisão. O carcereiro pensou que os presos tivessem fugido e tentou suicídio, mas Deus tinha um plano na vida dele, e Paulo e Silas estavam ali e disseram que não fizesse aquele mal contra sua vida que ninguém tinha fugido. O carcereiro viu que Ele tinha uma grande necessidade de encontrar-se com o Jesus que estes homem pregavam, percebeu que precisava da salvação que Ele oferecia de graça, desejava saber como chegar a esta salvação. Eu gostaria de nesta mensagem falar sobre a maior necessidade do ser humano que é receber a Cristo como Senhor e Salvador único e suficiente da sua vida e a salvação outorgada por Ele. Mas o que fazer para ser salvo? Como chegar à salvação? Este assunto trato baseado no tema abaixo:

TEMA: O QUE FAZER PARA SER SALVO?

1.      CHEGAR-SE A CRISTO RECONHECENDO QUE É PECADOR.
     A psicologia tem tentado colocar na mente humana que o homem não é tão pecado quanto parece, e traz ensinamentos que o ser humano é um produto do meio, ou seja, ele não é culpado segundo a visão psicológica e de alguns filósofos. Jean Jacques Rousseau dizia que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe e o torna mal. A Bíblia diz que o homem já nasce pecador, o salmista Davi disse: “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe” (Salmos 51.5), ou seja, quando nasce uma criança, não nasce um inocentezinho, mas um pecadorzinho, Paulo diz que nós herdamos a natureza corrompida de Adão (Romanos 5.12), ainda disse que Deus olhou para terra e não viu nem um justo (Romanos 3.10), disse mais que todos pecaram e estão separados da gloria de Deus (Romanos 3.23). Jesus disse que não veio salvar justos e sim pecadores ao arrependimento (Mateus 9.13). A Bíblia deixa bem claro que todos os homens são pecadores e precisam de Jesus, pois só Jesus pode perdoar pecados, pois Ele é Deus (Lucas 5.20, 24). Pedro depois que Jesus efetuou a pesca maravilhosa (Lucas 5), disse: “Senhor, afaste-se de mim que sou um pecador (Lucas 5.8), Isaias disse quando experimentou se aproximar da presença gloriosa de Deus: Ai de mim! Estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros (Isaías 6.5). Reconheça que é pecador. Jesus veio para salvar pecadores! ALELUIA!!!

2.      CHEGAR-SE A CRISTO ARREPENDIDO DOS SEUS PECADOS.
“Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3.19).
“Deus ordena a todos os homens em todo o tempo que se arrependam” (Atos 17.30).
     O arrependimento é a porta de entrada no reino de Deus, segundo João Batista, o propagandista de Jesus disse: Arrependei-vos porque está próximo o reino de Deus (Mateus 3.2); também Jesus sua primeira mensagem depois que passou quarenta dias no deserto em jejum e oração foi a seguinte: “Arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus (Mateus 4.17), o pecado precisa se arrepender dos seus pecados, isto é, voltar atrás e pedir perdão ao Senhor que se compadecerá dele, pois é rico em perdoar (Isaias 55.7) e fiel e justo para perdoar os pecados e purificar de toda injustiça (I João 1.9). Quando o homem sente uma tristeza pelos erros que cometeu e sente vontade de deixá-los e viver uma nova vida, esta tristeza é Deus que coloca no coração e gera arrependimento para a vida (II Coríntios 7.10), como Zaquel, o cobrador de impostos, que resolveu repartir um terço da sua riqueza com os pobres e devolver quatro vezes mais a quem ele tinha roubado (Lucas 19.8). Arrependa-se dos seus pecados e volte-se para Jesus pedindo perdão a ELE.
    
3.      CHEGAR-SE A CRISTO DEPOSITANDO SUA FÉ NELE.
     O homem é tendente a acreditar que pode merecer a salvação e tenta por muitos meios chegar-se a Deus, muitos se apegam a uma religião que muitas vezes promete curas, milagres e vitória financeira, mas quanto a salvação dizem que o homem precisa “fazer por onde” para merece-la. Não é isso que a Bíblia diz, pelo contrário, relata que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Jesus Cristo (Gálatas 2.16). Mas, que fé é esta que a Bíblia fala? Esta fé que a Bíblia fala é traduzida por confiança. Fé é confiar somente em Jesus para salvação, é confiar que somente Ele é suficiente para trazer salvação. A fé não deve ser colocada em coisas, religiões, pessoas, esforços próprios, mas somente em Jesus. “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele (Isaias 53.5). Somente Jesus levou na cruz os nossos pecados, então só Nele devo depositar a minha fé. Jesus é o único que pode interceder por nós junto ao pai como diz na Palavra de Deus: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre o homem e Deus, Jesus Cristo, homem” (I Timóteo 2.5); “Foi Ele quem morreu, ou antes quem ressuscitou, e também intercede por nós” (Romanos 8.34); Por isso pode salvar totalmente os que por meio Dele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles (Hebreus 7.25). Confia em Jesus que Ele tem vida eterna para tua vida. Como diz o hino 93 do hinário Novo Cântico: “A Minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor”. Deposite sua fé em Jesus e você receberá vida eterna.

4.      CHEGAR-SE A CRISTO ENTREGANDO SUA VIDA A ELE.
     Agora chegamos a um ponto desafiante, pois Jesus sempre fez prova dos que o seguiam, e sempre convidou pecadores para seguirem Ele como o apóstolo Mateus registrou as palavras do Senhor, dizendo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30). A salvação é um dom de Deus (Efésios 2.8), no grego carisma, que quer dizer presente. Nós não pagamos um presente que recebemos de alguém, mas recebemos de graça confiando na pessoa que nos presenteou. Jesus nos ama tanto que podemos nos entregar a Ele sem temer o futuro como diz belo cântico: “Porque Ele vive posso crê no amanhã/Porque Ele vive temor não há/ mas eu bem sei que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que vivo está”. Entregar-se a Cristo é entregar a Ele toda a condução da sua vida, como alguém faz quando confia em um motorista ou piloto para conduzir carro ou avião. Conta-se uma história de um menino que estava sentado na poltrona de um avião lendo sua revista em quadrinho, de repente houve uma turbulência em uma das turbinas, todos ficaram assustados e gritavam de pavor e o pequeno leitor ali calmo, uma senhora quis saber porque estava tão calmo numa hora tão turbulenta, o menino respondeu com calma e um sorriso: “Fiquem calmos, tudo vai terminar bem, pois meu pai é o piloto. Deus é o piloto da nossa vida, entregue-se a Ele e tudo terminará bem, pois quando você eu partirmos daqui iremos morar eternamente com Ele. Entregue sua vida a Jesus que sua caminhada terminará bem, mas aqueles que navegam nesta vida sem Jesus seu fim será triste e para sempre separado de Deus. O que você quer para sua eternidade, viver com Deus ou separado Dele? Para viver para sempre com Ele precisa entregar a vida a Jesus. Faça isso agora!!

CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem baseada na pergunta do carcereiro de Filipos: que me é necessário fazer para me salvar? (Atos 16.30) que há uma necessidade de todo ser humano ter um encontro com Jesus e receber dele a salvação, trabalhamos o seguinte esboço:

Tema: O que fazer para ser salvo?
1.       Chegar-se a Cristo reconhecendo que é pecador.
2.       Chegar-se a Cristo arrependido dos seus pecados.
3.       Chegar-se a Cristo depositando sua fé nele.
4.       Chegar-se a Cristo entregando sua vida a ele.

Pergunto se de fato já tivemos um encontro com Jesus ou será que Ele é apenas para nós mais um no meio da multidão? Você já se achegou a este Jesus maravilhoso, se não, agora é hora. Jesus te convida pela sua Palavra para ser uma nova criatura, uma vida nova e transformada pelo seu poder.
Creia em Jesus, entregue-se ao Senhor e Ele mudará a tua vida e te dará a vida eterna. Amém!

APLICAÇÃO:

Musica: Alma Cansada

Oração: Entrega pessoal a Cristo

Desafio: Uma entrega pessoal a Jesus.

Oração: Pelas pessoas presentes

REFERÊNCIAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. Texto Bíblico de Atos 16 e notas de Rodapé. 2ªED. Ampliada. Campinas – SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Revista Corrigida e Contemporânea. 1ªED. Recife – PE: SBB, 1999.


Autor: Presbítero e missionário Veronilton Paz da Silva
Bacharel em Teologia pelo ITG de Belo Jardim - PE; Graduando em Letras pela UEPB, Campus VI Monteiro – PB, formação de evangelista pelo CEIBEL (Curso Extensivo do Instituto Bíblico Eduardo Lane, Patrocínio – MG); Curso de Preparação de Obreiros, Garanhuns – PE); Professor de Escola Bíblica Dominical na Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro, Professor do CEIBEL em Monteiro – PB; Missionário na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote, Monteiro – PB.
Contato: cristaoreformado@gmail.com e Cel. (83) 96790574




ESBOÇO DE SERMÃO DOMINICAL DO MISSº VERONILTON PAZ (CP/IPB SÍTIO SERROTE)


TEXTO: APOCALIPSE 2.1-7

TEMA: ÉFESO, A IGREJA QUE ESMORECEU NO AMOR A CRISTO

1.        APRESENTAÇÃO DA PESSOA DE JESUS E SUA RELAÇÃO COM A IGREJA. V.1-2a

1.1      Controla o governo da igreja. V.1a
“Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas [...]”.

1.2      Está presente na igreja. V.1b
“[...] que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”.

1.3      Conhece pessoalmente e intimamente a igreja. V.2a
“Conheço as tuas obras [...]”.

2.        APRESENTA AS VIRTUDES E FALHAS DA IGREJA. V.2b, 2c, 2d, 3, 4, 6

2.1      Tinha qualidades elogiáveis. V.2b, 2c, 2d, 6

Ø         Era uma igreja operante. V.2b
“Conheço [...] o teu trabalho [...]”.

Ø         Tinha perseverança no sofrimento. V.2c, 3
“Conheço [...] a tua perseverança”.

Ø         Não tolerava o pecado, falsos mestres e suas heresias. V.2d, 6
“[...] sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos”.
“Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”.

2.2      Tinha qualidades dignas de repreensão. V.4

Ø         No início foi uma igreja amorosa, mas com o tempo deixou o amor por Cristo esfriar. V.4
“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.

3.        APRESENTA DESAFIO, CORREÇÃO E PROMESSAS PARA IGREJA. V.5, 7

3.1      Desafia a igreja ao arrependimento e ouvir a voz do Espírito Santo. V.5a, 7a
“Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras [...]”.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas [...]”.

3.2      O não arrependimento daqueles crentes será corrigido por Cristo fechando as portas daquela igreja. V.5b
“[...] e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres”.

3.3      Promete a vida eterna a Igreja vencedora. V.7b
“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

CONCLUSÃO:
     Vimos nesta mensagem sobre a carta de Jesus por meio de João a igreja de Éfeso que aquela igreja esmoreceu no amor a Cristo, primeiro, esta carta apresenta a pessoa de Jesus e sua relação com a igreja; segundo, apresenta as virtudes e falhas da igreja e; terceiro, apresenta o desafio, correção e promessas de Cristo para aquela igreja. A igreja de Éfeso trabalhou muito para Cristo, mas esqueceu de parar um pouco para ouvir Cristo falando. E nós o que faremos? Devemos continuar trabalhando, mas paremos também para ouvir a voz de Jesus. Ex. Marta e Maria.

APLICAÇÃO:

Música: NC 137

Desafio: Ouvir a voz de Deus e descansar Nele.

Oração: Por uma vida mais próxima de Cristo, ouvindo a sua voz.