terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ESTUDO 08 AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS

A promessa é palavra penhorada; é compromisso que alguém faz à outra pessoa. Na Bíblia há muitas promessas, sendo algumas condicionais e outras incondicionais. No evangelho que estamos estudando há cerca de 60 promessas divinas. Vejamos algumas delas:

1. Onde Jesus está agora e o que Ele nos prometeu? (14.2,3)
2. Qual a promessa de Jesus àqueles que O servem? (12.26) 
 
03- Quando obedecemos a Jesus podemos esperar dEle o cumprimento de duas promessas. Quais são elas? (14.23)

04- Vejamos três grandes dádivas que Ele nos dá:

a) 10.28:

b) 14.27:

c) 15.9:

05- As pessoas que crêem em Cristo de maneira total têm três promessas. Quais são elas? (5.24):

a)

b)

c)

06- O que o Espírito Santo faz na vida do discípulo de Cristo? (16.8)

07- O Espírito Santo fica com o discípulo de cristo por quanto tempo? (14.16)

08- O Espírito Santo ajuda a todo discípulo de cristo de que maneira? (16.13)

09- Se o discípulo guardar os mandamentos de Cristo, o que acontecerá com ele? (14.21)
a)

b)

c)

10- Você já recebeu alguma promessa que Deus lhe fez? Peça o cumprimento a Jesus e Ele lhe fará!

Versículos Bíblicos e Possíveis Respostas
  1. João 14.2, 3 “[2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Ele está na Casa do Pai, no Céu, ele prometeu que virá nos levar).
  2. João 12.26 ”Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará” (O que serve a Cristo estará com Ele e será honrado pelo Pai)
  3. João 14.23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (Ele virá habitar em nós).
  4. a) João 10.28 “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (recebemos vida eterna para sempre); b) João 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Recebemos a paz de Cristo em nós); c) João 15.9 “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Somos Amados por Cristo).
  5. João 5.24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em condenação, mas já passou da morte para a vida. (a. Tem a vida Eterna (salvação); b. Não é condenado; c. Já passou da morte (separação de Deus) para a vida).
  6. João 16.8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (O convence do pecado, da justiça e do juízo, ou seja, toca no seu coração para que deixe o pecado, seja absolvido dos erros passados e o alerta para a condenação que pode vir sobre ele, caso não se arrependa e volte-se para Jesus)
  7. João 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre (O Espírito Santo fica no servo de Deus para sempre).
  8. João 16.13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras (Guiando o crente na verdade).
  9. João 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (a. Será amado pelo pai; Será amado por Cristo; Cristo se manifesta e ele).
  10. Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário