quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: PORQUE POSSO TER ESPERANÇA NO ANO NOVO?*

*TEXTO: SALMOS 39.7*

“E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”.

*REFLEXÃO: PORQUE POSSO TER ESPERANÇA NO ANO NOVO?*

*INTRODUZINDO*, gostaríamos de informar que é possível nós termos esperança para o próximo ano porque ela não depende de um homem nem de uma instituição, muito menos do poder aquisitivo; mas a nossa esperança é por causa de uma pessoa e esta pessoa é Jesus, sobre a causa desta auspiciosa e pululante espeerança iremos aprender algumas lições destacadas a seguir.

*PRIMEIRA, DEUS É SOBERANO SOBRE TODAS AS COISAS* (Jó 42.2). Podemos ter a certeza que a nosssa esperança não é vã se descansarmos em Deus, pois, Ele governa tudo quee existe, sobre isto Jó destacou: *Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado*. Jó estava todo chagado, havia perdido toda sua fortuna, todos os seus filhos e o apoio da sua mulher que desejou que ele morresse, mas o servo de Deus vai dizer que sua esperança não está nas coisas desta vida, mas no Deus todo poderoso. Ele está no controle de cada partícula do universo, nada aconteça fora do seu controle. Sua vida está debaixo da soberana mão de Deus. Se você ddescansar neste Deus, podes ter esperança!

*SEGUNDA, DEUS É IMUTÁVEL EM SEU SER* (Tg 1.17). As Escrituras afirmam que podemos ter esperança em Deus porque Ele não muda nunca, vejamos: *Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança*. Deus é eternamente o mesmo, tudo que Ele fez no passado pode fazer novamente hoje. Os milagres, sinais e maravilhas que operou no passado, hoje também realiza. A imutabilidade de Deus leva-nos à confiança e esperança Nele. Talvez, você esteja triste e pesaroso pelos problemas que enfrentou com a pandemia, mas Deus pode agir e fazer que tudo volte ao normal, pois Eleé imutável em suas perfeições e ações. Creia e espere Nele! Neste ano novo ouse descansar neste Deus imutável!

*TERCEIRA, DEUS É GALARDOADOR DAQUELES QUE O BUSCAM* (Hb 11.6). Deposite sua fé e esperança em Deus, pois, Ele é quem abre os tesouros celestes para abençoar aqueles que o buscam, confira: *De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam*. Tudo que recebemos é um presente, seja a vida, respiração, trabalho, familia, fé, amigos, tudo é presente de Deus, nós devemos tudo a Ele, o Senhor não nos deve nada. Sabendo da sua ação poderosa em nosso favor, tudo que precisamos vem Dele, por isso se descansarmos em Deus podemos ter esperança, se o nosso futuro está nas mãos deste Deus maravilhoso, podemos ter esperança. Desacanse Nele, pois, do trono da graça vem todas as bençãos. Busque a Ele, pois Ele dar galardão (presentes) a todos que o buscam! Descanse e tenha esperança!

*FINALIZANDO*, no ano novo podemos ter esperança e descansar em Deus, pois, Ele tem o universo em suas mãos, ouse confiar em Deus, deixe para trás todas as mágoas, tristezas e angústias. Deixe o passado para trás! Abandone toda ansiedade, tenha esperança em Deus, porque Ele governa todas as coisas, é imutável e abençoador. Sorria, Jesus poder dar uma virada abençoadora na tua vida e fazer você plenamente feliz! Creia e se entregue a Ele! Feliz Ano Novo!!!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA.

 


 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: DEUS NOS CONVIDA, POR GRAÇA, PARA O PERDÃO*

 

*TEXTO: ISAÍAS 1.18-20*

18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. 19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse”.

*REFLEXÃO: DEUS NOS CONVIDA, POR GRAÇA, PARA O PERDÃO*

*INICIALMENTE*, informamos que todos os seres humanos são pecadores (Rm 3.23), que o pecado atingiu todas as partes da natureza humana (Rm 3.10-22), que o homem está morto (incapacitado) (Ef 2.1), incapacitado de ir a Cristo por suas próprias forças, necessitando que Deus o ajude vir até Cristo (Jo 6.44), assim sendo, o próprio Deus tomou a iniciativa de salvar o homem abrindo o seu coração (Jo 14.15-16), dando o arrependimento (At 5.31; 11.18; Rm 2.4), e a fé (Ef 2.8-9; Tt 1.1), entregando Jesus pelos nossos pecados e nos salvando com base na justiça perfeita de Cristo (II Co 5.21), tudo isto acontece por causa da sua graça que é imensurável, infinita e atuante, por isso Deus nos faz um convite gracioso que gostaríamos de explicar em algumas lições.

*PRIMEIRA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, PORQUE A GRAÇA É MAIOR QUE O PECADO* (v.18). Não há pecado maior que a graça de Deus, pois, Ele oferece perdão a todos aqueles que, arrependidos, se voltam para Deus, afinal, o Senhor nos diz por intermédio do profeta: *Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã*. Deus aqui está dizendo que ainda que os meus e os seus pecados sejam tão grandes, que pareçam manchas (escarlata e carmezim) que não possam ser tiradas, ele nos purifica totalmente (neve e lã), Deus está oferecendo o perdão para todos os nossos pecados, não importa quão grandes eles sejam, quão sujos nos tornaram, quão graves tenham sido, se nos arrependermos, Ele nos perdoa e nos purifica (I Jo 1.9), não lembra mais do passado, ou seja, não passa em rosto (Is 43.25), nos recebe e concede um lugar no seu Reino Celestial (Lc 23.39-43), retira toda a condenação que receberíamos (Rm 8.1). Se algum pecado está te atormentando e tirando a sua paz, Jesus te oferece perdão ainda hoje!

*SEGUNDA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, MAS A RESPONSABILIDADE DE ACEITAR O CONVITE É NOSSA* (v.19). Deus oferece um convite gracioso de perdão, mas, o ser humano deve aceitar este convite, conforme, Deus nos informa: *Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra*. As Escrituras apresentam Deus apontando e oferecendo o perdão, mas o ser humano para receber este perdão precisa querer aceitar este convite, Ele precisa reconhecer que é pecador (Lc 5.8; Is 6.5), deixar o pecado (Pv 28.13; Jo 8.1-11), entregar-se a Cristo e passa a viver como uma nova criatura (II Co 5.17). Você e eu temos a responsabilidade de abandonamos todos os pecados, buscarmos viver uma vida que agrade a Deus, afinal, as Escrituras afirmam que aqueles que vivem na pratica do pecado não conhecem a Deus (I Jo 3.9), ou seja, o pecado na vida do cristão deve ser um acidente, não uma prática diária. Deus hoje nos convida pela sua graça para o perdão, conforme Apocalipse 22.17: *O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida*. Aceite o convite da graça e tenha perdão e vida eterna!

*TERCEIRA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, E QUEM REJEITAR RECEBERÁ A JUSTA PUNIÇÃO* (v.20). Deus é gracioso e perdão a todos os que se arrependem, mas, Deus é justo e também exercerá a sua justiça contra todos os que rejeitam a sua graça, consoante o profeta nos indica: *Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse*. Deus é cem por cento amor e justiça, o mesmo Deus que ama e salva, também se ira contra aqueles que preferem viver no pecado (Rm 1.18-20) e que ouvem a Palavra, mas nunca se tornam praticantes (Tg 1.22). Deus havia dito a Israel que eles sofreriam destruição por causa dos seus pecados, no Novo Testamento, Deus também pune os que vivem na prática do erro, que rejeitam a Palavra de Deus, eles no último dia receberão a sentença de condenação do Senhor (Jo 12.47-48), pois, tiveram a oportunidade e não aproveitaram, o rejeitaram e um dia se lamentarão ao ver Jesus vindo nas nuvens (Ap 1.7), mas será tarde demais. Não rejeite este convite, aceite o chamado da graça!!!!!

*FINALIZANDO*, dizemos que todos nós somos pecadores, que precisamos da graça de Deus, Ele está nos oferecendo perdão gratuitamente, nossa responsabilidade é aceitar este convite, arrependermo-nos dos nossos pecados e entregarmos nossa vida a Jesus, vivendo para o seu inteiro agrado. Ele nos oferece perdão, paz no coração e vida eterna. Receba este convite de Jesus. Se você já tem certeza de vida eterna (salvação) passe esta mensagem adiante para que outros conheçam a Jesus, mas, se você ainda não tem certeza de vida eterna (salvação) precisa entregar a vida e o coração a Jesus ainda hoje! *Leia todos os textos para entender o assunto e desejando conhecer mais a Bíblia, temos um estudo bíblico para você gratuito*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: DEUS FAZ DIFERENÇA ENTRE OS QUE PERTENCEM A ELE OU NÃO*


*TEXTO: MALAQUIAS 3.18*

“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve”.

*REFLEXÃO: DEUS FAZ DIFERENÇA ENTRE OS QUE PERTENCEM A ELE OU NÃO*

*INTRODUZINDO*, os homens estão divididos em várias classes, etnias, guetos, etc. Mas, espiritualmente estão divididos entre os que pertencem a Cristo ou não. Há uma música do grupo Rebanhão que diz: “De que lado você está, de que lado você quer ficar? De Jesus ou do mundo?” Nós iremos com base neste assunto iremos extrair algumas lições para nossas vidas.

*PRIMEIRA, A DIFERENÇA ESTÁ NA JUSTICA OU PERVERSIDADE* (v.18). Deus fala por intermédio do profeta: *Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso*. Aqui nesta passagem o termo justo significa santo, aquele que busca viver vida correta, isto é, aqueles que pertencem a Cristo devem ser conhecidos por uma vida idônea e de comprometimento com Cristo. O contrário de alguém justo é uma pessoa perversa, ou seja, ela inverte as cosias corretas, o que lhe agrada não são as coisas justas, mas aquilo que desagrada a Deus. Lembre-se que se você pertence a Cristo, não pode viver na perversidade, fazendo as vontades da carne e do mundo; mas, deve viver uma vida que louve e exalte a Deus.

*SEGUNDA, A DIFERENÇA ESTÁ NO SERVIR OU NÃO SERVIR* (v.18). Continuando a mensagem, Deus informa que a diferença entre os que pertencem a Deus ou não são conhecidos por servir a Deus ou não, vejamos: *Então, vereis outra vez a diferença [...] entre o que serve a Deus e o que não o serve*. Quando ele faz esta diferença dizendo que alguns servem a Deus e outros não, na verdade está nos informando que somente pertence a Deus aqulele que se aproxima Dele para servir, pois muitos se aproximam de Deus, não para servir, mas, para servir-se das bençãos que Ele tem para dar. Lembre-se que se você se aproximar de Deus por causa das coisas que Ele pode te dar, não estarás servindo verdadeiramente a Ele. Queira servir o Senhor com toda a tua vida, de todo coração.

*TERCEIRA, A DIFERENÇA ESTÁ EM SER OU NÃO FILHO DE DEUS* (v.17). Deus vai alertar que aqueles que lhe pertencem são seus filhos, serão poupados da condenação, vejamos: *Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve*. Deus livra aqueles que lhe pertencem da condenação, no dia preparado por Ele, julgará todos os que o rejeitaram em vida (Jo 3.18), salvará todos aqueles que a Ele se entregaram (Jo 5.24). Deus os trata como algo valioso (tesouro), exclusivo (particular) e lhes poupa (defende) como um pai faz ao filho. Você já é um filho de Deus? Já tem certeza de salvaçao?

*CONCLUINDO*, Deus conhece aqueles que lhe pertencem, mas todos os que professar crer em Jesus devem andar longe do pecado, deixo uma passagem biblica para que reflitamos se de fato pertencemos ao Senhor: *Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor* (II Tm 2.19). Você pertence ao Senhor? Você busca se afastar das coisas que desagradam a Deus? lembre-se que aqueles que pertencem a Deus dizem não ao pecado e sim ao Senhor!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes