quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Verdades sobre a Oração – Reflexão trazida no culto de oração Na Igreja Presbiteriana de Zé Doca - MA


Texto: Mateus 7.7-12

Para começo de Conversa, explicitamos que a oração é primordial para a vida cristã, ter intimidade com Deus envolve necessariamente uma vida de oração, não podemos deixar de buscar a Deus no quarto secreto da oração, no recôndito da presença de Deus. Jesus no sermão do monte também nos ensinou sobre este tema necessário e maravilhoso. Algumas lições que podemos aprender com o Mestre Jesus, são:

Primeira, o porquê de orar: É uma ordem de Deus. Jesus dá ordens concernentes a oração como “pedi”, “batei”, “buscai” (v.7). Quem não ora é um cristão rebelde e desobediente, não tem prazer na obediência, não agrada a Deus e vive como se Deus não existisse ou que não fosse alguém digno da sua obediência. Oração é obediência ao Deus soberano, governador do universo.

Segunda, a forma de orar: Com perseverança. Jesus disse nesta parte devemos orar insistindo, podemos observar isso quando relata: “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á” (v.7), ou seja, peça até Ele responder, busque e não pare até que o encontre, bata e insista até que a porta se abra para você. Persevere, não esmoreça na oração, Ele vai se levantar em seu favor. Como diz Rev. Jeremias Pereira: “Clame até que os céus se abram sobre você”. Não pare, não desista.

Terceira, Os resultados da oração: A Resposta de Deus. Jesus vai dizer que “todo o que pede recebe, o que busca encontra e a quem bate, abrir-se-lhe-á”, porque Deus é Pai de todos os que recebem a Cristo (Jo 1.12), se nós como pais terrenos e falíveis buscamos dar coisas boas aos nossos filhos, como no exemplo citado, se nos pedirem pão não lhe daremos pedra, se pedir peixe, não lhe daremos uma cobra (vv.9-11), pelo contrário, nós como pais, buscamos dar o melhor para os nossos filhos, porém, muitas vezes precisamos dizer sim, não ou espere porque buscamos dar algo que vai lhe fazer bem e não mal, Deus não é diferente, Ele irá dizer sim, não ou espere dentro da sua vontade porque sabe o que é melhor para nós.

Quarta, A responsabilidade da oração na igreja: Orar uns pelos outros. Jesus termina esta seção sobre oração tratando da nossa responsabilidade como igreja de termos uma mutualidade de oração, isso pode ser examinado quando diz: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, fazei também a eles (v.12). Embora este versículo seja muitas vezes usado para tratar sobre causa e efeito, dizendo que se você fizer o bem ao próximo vai colher o bem, porém, este verso está dentro de um contexto sobre oração, entendemos então que ele trata de oração mutua, uns devem orar pelos outros.


Concluindo, pedimos que você reflita como está sua vida de oração. Você e eu precisamos levar a oração a sério, a Palavra de Deus diz que devemos buscar o conhecimento de Deus, saber sobre Ele, ter a boa teologia (Reformada), mas não podemos esquecer de buscar o seu poder pela oração, o conhecimento se adquire na Bíblia, nos livros confiáveis; porém, conhecimento sem estar banhado pelo Espírito não nos ajudará, mas quando juntamos o conhecimento ao poder advindo de uma vida constante de oração veremos Deus fazer grandes coisas. Queira Deus que dos céus desça sobre nós um poderoso reavivamento espiritual neste momento em Nome de Jesus.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA. Email: Cristaoreformado@gmail.com