sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Riqueza não é pecado

Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. (1 Timóteo 6:17-19)
Confesso que a moralidade do brasileiro é algo extremamente confuso e complexo para mim. Veja, por exemplo, os critérios que são usados pelos eleitores para eleger seus representantes. No horário eleitoral gratuito e nos debates, fala-se em votar contra o candidato dos empresários. O fato de alguém ser rico ou empresário é apontado como um pecado capital, uma espécie de lepra ética, que deve ser escondida a todo custo. Mas a falta de estudo não é vista como algo problemático para a eleição de autoridades, como bem prova o deputado federal mais votado das eleições de 2010, o palhaço Tiririca. Corrupção também não parece ser problema, já que deputados acusados de envolvimento no mensalão foram eleitos, sem falar nos políticos ficha suja.

O mesmo acontece no terreno da teologia. A teologia católica é cheia de reservas em relação à riqueza material, tanto que os padres fazem voto de pobreza. Nas igrejas históricas do protestantismo, é nítida a influência da teologia latino-americana e sua proposta de reinterpretar a Bíblia de modo mais sociológico (eu diria, marxista mesmo), enxergando-a em um contexto de luta entre exploradores e explorados. Uma leitura que acaba colocando a riqueza como algo pecaminoso em si mesmo e que deve ser limitada a qualquer custo. Esta é uma das raízes de propostas como o plebiscito sobre o tamanho da propriedade rural, apoiada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e pela sua satélite protestante, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

Mas, a riqueza é, em si mesma pecaminosa? O que podemos dizer?

A riqueza pode ser uma fonte de tentações
Vamos examinar o texto que abre este post. Em 1 Timóteo Paulo dá ao jovem pastor Timóteo uma série de orientações sobre como cuidar de diferentes grupos de pessoas, como servos e senhores. Uma dessas instruções é específica para os ricos.

Basicamente Paulo diz que os ricos devem evitar dois pecados: o orgulho e a confiança nas riquezas. O dinheiro, os bens materiais, as posses...nada disso faz do rico uma pessoa superior, por si só, aos demais. Ele não deveria ser uma pessoa orgulhosa, soberba, esnobe. Por outro lado, ele também não deve trocar o Deus verdadeiro pelo dinheiro. Ele não deveria agir como o jovem rico que se encontrou com Jesus e escolheu ficar com suas posses ao invés de seguir a Cristo. A nossa confiança deve ser depositada unicamente em Cristo.

Mas, se formos sinceros e honestos, veremos que estas instruções se aplicariam, perfeitamente, a outros grupos. As pessoas bonitas não devem se orgulhar de sua beleza e nem confiar nela como sendo uma fonte de sucesso, dinheiro e outros prazeres. O mesmo pode ser dito dos que possuem um bom emprego, ou são doutores, dos atletas ou de quem se destaca de forma acentuada em qualquer área.

A riqueza também pode ser uma tentação porque abre portas a uma série de prazeres pecaminosos. Com dinheiro sobrando é muito mais fácil obter poder para se comprar o que quiser...de favores sexuais a políticos, incluindo-se aí drogas, bajuladores e outras tantas que não consigo imaginar. No entanto, tudo isso seria apenas um sintoma de um coração que confia nas riquezas e não em Cristo. Por isso Paulo se concentrou apenas nas duas exortações acima.

A riqueza pode ser uma fonte de bênçãos
Contudo, nem só de perigos vive a riqueza. Na verdade, se os ricos souberem usar corretamente os seus bens podem acumular um sólido tesouro espiritual que lhes será útil para se apoderarem da vida verdadeira. Assim como o dinheiro pode abrir uma série de oportunidades para o pecado...também pode ser uma fonte de bênçãos para a Igreja, o mundo e para o homem rico.

Para atingir esse objetivo, Paulo dá três conselhos: pratiquem o bem; sejam ricos em boas obras e generosos para dar e repartir.

Ao meu ver, praticar o bem seria a mesma coisa que ser rico em boas obras. Envolve aqui não apenas o "dar e repartir", mas também todas as questões relativas à piedade pessoal, como a oração, os jejuns e a leitura da Palavra. Mais: engloba o uso dos diferentes talentos que os ricos possuem no crescimento do Corpo de Cristo. As habilidades administrativas, as oportunidades de se aprofundar em diferentes conhecimentos (ricos podem possuir mais tempo e recursos para estudar que os mais pobres) e até mesmo a rede de contatos sociais...tudo isso pode ser usado para favorecer a expansão do Reino de Deus.

E, claro, a generosidade em dar e repartir não é um aspecto menor. Pessoas ricas podem, por exemplo, não ter tempo para fazer um doutorado em Teologia, mas podem pagar os estudos de uma outra pessoa que não têm os recursos necessários para pagar pelos estudos. Podem ajudar a manter obras de ação social, que ajudem pessoas carentes a estudarem, se capacitarem e possam progredir materialmente. Podem ajudar os pobres e necessitados a terem cuidados médicos, patrocinar a construção de casas, financiar pesquisas científicas...certamente o leque de opções está além da minha capacidade de imaginação.

O argumento mais forte
Creio que os argumentos mostrados acima são claros para provar que a riqueza, em si mesma, é neutra. O dinheiro e o acúmulo de posses não são coisas ruins ou demoníacas. Na verdade, as riquezas são um grande teste. Tanto podem ser um passaporte para o inferno...como uma ótima oportunidade de crescimento espiritual e santificação.

Mas ainda falta um argumento decisivo para mostrar que ser rico não é pecado. É óbvio, mas é ignorado por muitos. Havia pessoas ricas na Igreja. Se elas não existissem, Paulo não teria porque orientar a Timóteo sobre como cuidar deles e dos senhores. Cristo não morreu apenas para salvar aos pobres...Ele também morreu para resgatar a ricos da maldição do pecado.

Charles Studd doou toda a herança que recebeu de seu pai para promover obras cristãs
Se não devemos ir atrás das heresias da Teologia da Prosperidade, também não devemos cometer o exagero de ir na outra direção e condenarmos os ricos, como fazem os marxistas. Ninguém deve exigir que os ricos vendam seus bens e os distribuam aos pobres...embora eles e os demais possam fazer isso, se assim o desejarem. E não...realmente não entendo como bíblico ou correto que façamos plebiscitos para limitar a propriedade rural.

Sejamos ricos, pobres ou de classe média...o nosso papel é empregar tudo o que somos e temos para a glória de Deus. Amém!

Seja um referencial a partir do exemplo de Cristo

Textos básicos:
" Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." (I Co 11.1)

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." (I Tm 4.12)

No primeiro texto encontramos o Apóstolo Paulo exortando aos crentes de Corinto a que fossem exemplo dele como ele o era de Cristo. Paulo compreendia que normalmente elegemos pessoas como referenciais, como modelo, às quais buscamos imitar em toda a nossa maneira de ser, seja no modo de andar, falar, agir, enfim, em todas as áreas das nossas vidas, até mesmo na nossa forma de ver o mundo e suas ideias; e, a partir desta compreensão ele ensinou aos irmãos coríntios que procurassem o melhor exemplo para seguir. Nos versículos anteriores podemos perceber o contexo em que se deu esta admoestação; aqueles irmãos estavam vacilantes quanto à vida cristã, a qual, agora que já nasceram de novo, deveria em tudo glorificar ao Pai celestial, porém, eles estavam dando importância a conselhos e convites à práticas que em nada agradavam a Deus. Paulo os advertiu a que procurassem em tudo parecer com Cristo, assim como ele mesmo procurava fazer. Trazendo este princípio para o nosso tempo, percebemos que ele se aplica perfeitamente à nossa realidade, mesmo depois de passados tantos anos.

Podemos constatar a situação em que se encontram os jovens e adolescentes desta nossa geração; desnorteados, em busca de um "referencial". A Sociologia aponta o porquê desta tão grande necessidade que o Ser Humano tem de ter alguém em quem se espelhar; explicando que, na verdade, a real necessidade é a de se auto- afirmar como ser social, a partir desta auto-afirmação, inconscientemente ele vai estabelecendo a sua personalidade, a qual será o resultado da sua personalidade, felizmente ou infelizmente (depende de quais foram as suas referências). E é nesta busca, que muitos acabam encontrando falsos padrões para nortearem seus passos. Vemos aí a idolatria por astros da música e do cinema, destaco mais ainda os da música. É claro que temos cantores cujas músicas são sadias, mas hoje em dia isto é coisa rara. A maioria delas fazem apologia ao sexo ilícito, à infidelidade conjugal, ao uso de drogas, à violência, enfim, são as ofertas dos"ídolos" desta nova geração que, sutilmente vão degenerando a personalidade dos seus fãs, alguns indo por este caminho definham até o mais profundo abismo, chegando a não encontrar mais razão para a sua existência. O que quero dizer com estas palavras é que é urgente a necessidade que estes jovens e adolescentes tem de encontrarem outros jovens e adolescentes que sejam exemplos fiéis de Cristo, que venham a influenciá-los positivamente. Jovens e adolescentes cujo modelo é Cristo, assim como Jesus foi modelo para Paulo, o qual, consequentemente tornou-se exemplo para tantos outros.

A igreja de Cristo deve procurar preparo para receber estes jovens e adolescentes que chegam na igreja totalmente desnorteados, com fome de Deus, mas com seus pensamentos tão confusos. Eles precisam encontrar dentro da Igreja um referencial, não apenas no seu Pastor, mas, principalmente naqueles que são da sua mesma faixa etária.
Ainda me lembro com alegria dos meus primeiros anos servindo ao Senhor. Cheguei na igreja, fui muito bem acolhida e pude, para a glória de Deus encontrar jovens e adolescentes comprometidos com Deus; pessoas da minha idade cujo maior desejo era o de agradá-lo. Vivi tempos muito edificantes com eles. Eram jovens que valorizavam o ato de congregar, de estar juntos na casa do Senhor, vivendo a comunhão uns com os outros; jovens que, ao chegar na igreja a primeira coisa que procuravam era orar juntos e buscar a face do Senhor, antes mesmo do ajuntamento para a liturgia do culto. Jovens que tinham o prazer de evangelizar e de, num feriado, retirar-se para vigílias e retiros espirituais, não retiros de "turismo", mas retiros espirituais. Eram jovens que buscavam o revestimento do poder do Espítiro Santo para as suas vidas (ou, "Batismo com o Espírito Santo", os dons, como prefiram chamar), eram jovens que buscavam com zelo os dons espirituais, como nos exortou Paulo (ICo 14.1), jovens que buscavam viver de forma coerente com a fé que professavam. Pois não adianta falarmos em línguas todo o tempo ou termos outros dons, se a nossa vida não fizer jus ao nome de cristãos (que significa "parecidos com Cristo") que levamos conosco por onde passarmos. Não falo desta época como forma de saudosismo, mas como um grito de alerta: Nós cristãos estamos deixando pouco a pouco o primeiro amor, as primeiras obras, a forma de vida cristã que agrada a Deus. Estamos nos esquecendo que o nosso testemunho diante daqueles que nos cercam fala mais alto que as nossas palavras. O verdadeiro avivamento ocorre quando há em nós uma profunda consciência de pecado, arrependimento, Fé e mudança de vida e este deve começar em nós; mas muitas vezes temos colocado a culpa da falta de avivamento nos outros. Se sabemos que este referencial está se perdendo, devemos ser os primeiros a corrermos atrás do prejuízo. Nós mesmos é que estamos perdendo com este abandono do primeiro amor, não é Deus; pois Ele continua sendo o mesmo Deus, mesmo que não o busquemos. Mas uma coisa é certa: Ele tem muito mais a nos dar, falo em termos espirituais, o banquete está preparado, e nós estamos ao lado da mesa, com as mãos para trás e com a boca e o coração fechados, sem buscá-lo, e é por isso que temos tido tão pouco a oferecer aos outros e até a nós mesmos.

Falando a Timóteo (I Tm 4.12), Paulo encoraja-0 a ser um jovem-exemplo, um jovem no qual outros possam encontrar o exemplo de Cristo, um jovem que seja modelo dos outros fiéis.
Faço agora algumas perguntas que primeiro vem para mim e só depois para os outros:
Quando um novo convertido começa a conviver com a igreja, que impressão ele tem ao olhar para o meu viver? Que referencial eu tenho sido para os mais novos na fé? De que maneira eu tenho marcado a sua vida? Tenho percebido que determinada atitude que tomei foi indigna de um servo de Cristo que deve ser exemplo dos fiéis? Tenho olhado para os jovens e adolescentes lá no meu trabalho ou na minha escola da mesma maneira que Jesus olhou para a multidão e se compadeceu delas (Mt 9.36)?
Pense nisso!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eleições 2010

Maranhão atribui vitória de Ricardo a erro de digitação de eleitores

RICARDO_COUTINHO__MARANHAO
O governador José Maranhão (PMDB) concedeu uma entrevista coletiva na noite de domingo (03) na sede do PMDB para comentar o resultado da eleição.
Ele declarou que a vantagem de Ricardo Coutinho (PSB) teria se devido à confusão do eleitorado, que teve de sufragar cinco nomes.
Para ele, por ser o penúltimo a ser votado, teria sido prejudicado. "Agora, no segundo turno, com apenas dois candidatos, ninguém mais vai se equivocar".
Maranhão disse que pretende retomar sua campanha amanhã mesmo e disse que mudou seu entendimento em relação aos debates. Agora, ele promete participar de todos.

 FONTE: Parlamento PB

Bíblia Informatizada

A Melhor Bíblia Eletrônica do Mundo!



Por Marcelo Lemos
Faz tempo que quero compartilhar isto com vocês, assim como fiz aos que me acompanham via Orkut. Não é de hoje que descobri na Internet, por acaso, aquela que é, na minha opinião, a melhor Bíblia Eletrônica disponível. É melhor pelo seu excelente e eclético conteúdo. É melhor por sua facilidade, praticidade e versatilidade. É melhor, e o melhor!, por ser uma ferramenta completamente gratuíta.
Estou falando da Bíblia digital E-Sword. Quem baixar seus recursos verá que o soffware, em todos os sentidos, faz jus ao nome: trata-se de uma verdadeira Espada Eletrônica. Caso o usuário conheça o básico da língua inglesa, ele poderá economizar alguns milhares de reais que seriam usados em incontáveis versões das Escrituras, dicionários, enciclopédias e comentários bíblicos consagrados.
Aqueles para quem a Língua Inglesa é “grego”, podem pesquisar os recursos em espanhol que usuários latinos disponibilizam para downloda. Num artigo futuro estarei dando dicas de download para os interessados. Aguardem.
1º PASSO
A primeira coisa a se fazer é baixar o instalador do software, que aparece logo quando se acessa o link (botão na barra superior) “Downloads”. O arquivo tem mais ou menos 37 MB, e não gasta muito tempo para ‘baixar’; os demais aquivos, quase sempre, são menores: e para instalá-los, lembrem-se, é preciso ter baixado antes o software principal.
2º PASSO
Assim que se acessa a página de downlodas, na qual se encontra o soffware principal, surge também uma barra de navegação dividida nas seguintes categorias: Bíblias, Comentários, Dicionários, Mapas, Extras, Devocionais, e  Help (onde se aprende a lidar com o programa). Acessando cada uma destas páginas o usuário poderá fazer download dos inúmeros recursos disponíveis em cada categoria, a maioria deles, felizmente, sem qualquer custo.

Nosso Andar Diário

Nosso Andar Diário


Segura a minha mão

 
Deuteronômio 31:1-8
 
…não temas, nem te atemorizes. —Deuteronômio 31:8
Isaías 28–29
Filipenses 3
 
As ondas do Lago Michigan estavam altas e esparramavam-se no cais no dia em que acompanhei uma família até o farol. Ouvi a menina dizer: “Papai, ande comigo e segure minha mão nesta parte assustadora.”
Às vezes, a vida pode nos assustar também: perda de entes queridos, preocupações financeiras e de saúde. Enquanto carregamos estes fardos e ansiedades desejamos uma mão forte para segurar as nossas e nos manter firmes e seguros.
Quando Josué assumiu a liderança de Israel, Moisés o lembrou da ajuda divina em tempos árduos. Nos dias difíceis que viriam, Josué precisaria lembrar-se de confiar em Deus e Suas promessas. Moisés disse, “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (Deuteronômio 31:8).
Em Isaías 41:13 Deus nos encoraja: “Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” Quando a vida se torna assustadora, Deus está conosco, podemos segurar Suas fortes mãos.
A canção de Lowell Alexander nos lembra da presença de Deus: “Você encontrará montanhas tão altas, desertos distantes e vales profundos. Às vezes a jornada é gentil, às vezes os ventos são frios. Mas, lembre e saiba, você nunca andará só […] Jesus estará ao seu lado na jornada.” Caminhará ao nosso lado segurando nossas mãos nos lugares assustadores.
Na presença de Deus, os medos desaparecem.

Pesquisa Pastoral

Este Blog em parceria com o Blog Cariri Reformado realizou a alguns meses pesquisa sobre a atuação pastoral do Rev. Altino Júnior.
A pesquisa entrevistou 25 Pessoas
Ficando assim os números:
Acho Ótimo 23 92%
Acho Bom o1 4%
Não Gosto 01 4%
Total 100%
P.S. O Resultado da Eleição Pastoral bateu com estes números, mostrando que temos credibilidade. Se os institutos de Pesquisas Eleitorais quiserem eu ensino como fazer pesquisas sérias. Pb. Veronilton Paz

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pastoral

Parece... Mas Não É:
Cuidado com o Falso Profeta

No Sermão da Montanha, Jesus preveniu a sua igreja a respeito dos falsos profetas, que se travestem externamente de ovelhas, mas que na verdade são lobos vorazes. O Mestre por Excelência advertiu o seu povo dizendo: "Acautelai-vos dos falsos profetas[...] Pelos seus frutos os conhecereis[...]. Nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus" (MT 7.15,16,21). Em face dessa admoestação temos que pensar em alguns fatos importantes: Primeiro, uma ortodoxia sadia não está desvinculada de uma conduta sadia. A fidelidade ortodoxa tem que desaguar numa fidelidade comportamental. Segundo, um bom comportamento externo tem que estar associado a verdade das Escrituras. Terceiro, o falso profeta nunca se mostrará facilmente. A sua verdadeira identidade é difícil de se aferir, porque tudo se passa no âmbito da sutileza. É um lobo disfarçado, ou seja, parece...,mas não é uma ovelha, tanto no ensino quanto na vida. Diante desses fatos, a pergunta que urge fazermos é esta: Quais são as características de um pseudo mestre? Vejamos algumas:

1) Nunca falam do julgamento final e do destino eterno dos perdidos. Não abordam em suas mensagens a realidade do inferno.

2) Não pregam sobre o aspecto expiatório da redenção. Falam sobre os ensinos de Cristo, mas não de sua oferta voluntária e substitutiva na cruz.

3) Não enfatizam em suas mensagens a necessidade urgente do arrependimento por parte dos seus ouvintes. Ninguém precisa auto examinar-se, ninguém precisa sentir-se profundamente pecador, não há necessidade nenhuma de abandonar vícios, atitudes ilícitas...

4) São vagos em suas mensagens; nunca chegam a particularizar doutrinas. Não ensinam sobre a necessidade da santificação, da retidão e da justiça.

5) São movidos pela avareza. A ganância norteia as suas vidas, seu amor e apego ao dinheiro pautam todos os seus atos, porque, na verdade, ambicionam somente o lucro. Como está escrito na Segunda Epístola de Pedro: "...também,movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias;..." (II Pe 2.3).

6) Eles possuem carisma, mas não tem caráter. Assemelham-se a Judas Iscariotes: pregam, curam, evangelizam, expelem demônios, ressuscitam os mortos, porém, no final do dia roubam da bolsa sem nenhum escrúpulo, sem nenhuma vergonha.
Portanto, meus irmãos, precisamos ser sóbrios, necessitamos ficar alertas, temos que nos inspirar nos crentes bereanos e crivarmos tudo e todos por meio da Palavra de Deus. Não nos deixemos levar pelo carisma divorciado do caráter e da verdade bíblica, porque nem tudo que relux é ouro, nem tudo o que parece de fato é. Como diz as Escrituras: "Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema". (Gl 1.8)

Rev. Marcus Nolasco de Abreu

Entre Serra e Dilma, o que fazer agora?

Por Profª Ana Chagas (IEC, João Pessoa-PB).


Infelizmente ainda não foi dessa vez, mas espero que na próxima eleição para presidente, a Marina Silva ganhe. Espero que daqui para a frente, o povo brasileiro passe a olhar de maneira mais atenta para a Marina, que, além de ter ficado exposta publicamente como candidata à presidência, já era e continua sendo, antes de tudo, uma cidadã comprometida com a questão da preservação do meio ambiente e de uma melhor qualidade de vida para o povo brasileiro; e isto é fato, desde bem antes de ela vir a almejar a candidatura.
Algo que achei super "interessante" ontem, foi a cena do candidato Serra vindo com um novo discurso de que sempre foi um ecologista convicto. As estratégias às quais um candidato está disposto a lançar mão quando a coisa aperta. Serra está tentando com esta declaração conquistar os eleitores que deram o seu voto de confiança à Candidata Marina Silva, porque entenderam que ela é uma pessoa de visão, que tem boas propostas para o futuro do Brasil.
Lamentavelmente, é impossível levantar com precisão qual dos dois sentará na cadeira de presidente.
Sinceramente, ainda não me decidi. Mas o que posso dizer é que estou orando e pedindo a direção de Deus para capacitar-me a analisar as propostas e também as mudanças de posicionamento acerca de determinados temas acerca dos quais os presidenciáveis diverigiram durante a campanha para o primeiro turno (1º turno).
Porém, mesmo diante de mais um desafio, demos o nosso voto com responsabilidade, pois é o nosso dever enquanto bons cidadão; porém devemos também orar pela vida de cada um destes políticos, pois é mandamento divino. Não anule o seu voto, faça valer a força da sua cidadania.

Deus cumpra a sua vontade, a qual também pode ser permissiva: por meio da qual Ele permite, mas não satisfaz o seu propósito, até que se cumpra a sua plena e soberana vontade.
Que Ele nos abençoe a cada dia, e nos dê sabedoria em todas as áreas da nossa vida... E principalmente quanto a decisão através do voto no próximo dia 31 de Outubro.

Fonte: Conectando a Bíblia

Lady Gaga quer virar pastora para celebrar união gay

Lady Gaga

quer virar pastora



A cantora sempre desperta polêmica, e enche os bolsos, com suas declarações e atos em favor do “matrimônio” (sic) homoafetivo. Agora, pretende ir além. Segundo informações do portal Noticias Cristianas, a ‘artista’ está fazendo CURSO DE TEOLOGIA POR CORRESPONDÊNCIA, e preparando a documentação necessária para ser ordenada ministra evangélica. Seu objetivo principal? Celebrar o casamento de seus fãs homossexuais!
Alguém aí consegue se lembrar de algum versículo bíblico para indicar à moça?

Fonte: 5 Calvinistas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A IURD E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Gostaria de deixar claro que o dízimo e as ofertas são santos e do Senhor (II Co 9.7). Essas contribuições são tiradas em todas as Igrejas que realmente crêem na Palavra de Deus. A IURD de maneira alguma erra em ensinar isso ao povo, entretanto tudo o que é em demasia foge do propósito e padrão divino (Ec 7.16). Certo pastor disse com razão que - “a heresia também pode ser um exagero da verdade”. Há, com certeza, fundamentos nessa asseveração, fazendo com que nos preocupemos com nossas igrejas e seu nível espiritual. É como nos alimentarmos com só um tipo de comida, por melhor que ela seja, trará prejuízos a nossa saúde, ficaremos sem as vitaminas e proteínas necessárias. Devemos ensinar essas coisas sem se esquecer das demais. Veja o que o Senhor Jesus fala: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas” (Mt.23:23). O Senhor mostra nesse versículo que não basta só pregarmos sobre o dízimo, temos que falar sobre a justiça, sobre a misericórdia e sobre a fé. Não basta termos uma igreja que só dízima, mas temos que ter uma Igreja santa (Ef 5.27) que conheça o juízo e exerça misericórdia com fé no seu coração (Hb 11).

“Ou dá, ou desce”.

O Bispo Macedo e a IURD não pede oferta de maneira equilibrada. Sua ideologia é a do “dá ou desce”. As reuniões da IURD, na maioria das vezes, se resumem na mensagem da doutrina da prosperidade – “Dê um pra ganhar cem” – parece ser atraente, mas não é factual.

Em uma aula de como tirar ofertas o Bispo Macedo diz o seguinte: “... Você tem que chegar e se impor: É seguinte pessoal, vocês vão ajudar agora a obra de Deus... se você quiser ajudar, amém... se não Deus vai levantar um montão de gente pra ajudar... entendeu como é que é? (falando aos seus pastores) Se quiser bem, se não quiser que se danem (se referindo às pessoas que não colaborariam). Aqui é assim – OU DÁ OU DESCE... (ele volta aos seus obreiros) Você não pode ser chocho... você tem que ser o super herói do povo... (continua o exemplo)... Pessoal, nos vamos fazer isso aqui (uma campanha), o grande desafio... é a fé ou não é... tudo ou nada... (ele volta-se aos obreiros)... Eu peguei a Bíblia nos EUA e joguei no chão... ou Deus honra essa palavra ou... ai eu joguei a Bíblia no chão... ela se espalhou toda... Ai eu chutei a Bíblia... Isso chama a atenção... uns vão dizer que esse ai é bom... outros vão dizer que é um falso profeta... mas vai ter pessoas que vão ficar do nosso lado... esses vão por tudo (o dinheiro) lá (na salva)... Você não pode ter vergonha de pedir... Peça, peça e peça... ai eu perguntei quem é que gostaria de ter o cajado de Moisés... O povão disse euuuuuuuu... é isso ai, você pode... Dez mil – entendeu pessoal (pastores)” (TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO DO YOU TUBE).

A Teologia da Prosperidade, para quem não sabe, é a doutrina principal pregada pela IURD. Trata-se de uma substituição do Evangelho da Graça, pelo “evangelho” da ganância. É comum ouvimos da boca dos pregadores da prosperidade coisas do tipo: “Você é filho do Rei, não tem por que levar uma vida derrotada.. Deus quer você seja rico, que tenha muito dinheiro... quem é pobre está fazendo a vontade do diabo... está vivendo em pecado... Um homem de Deus é rico!” A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina.

O Pr. Esequias Soares faz um comentário interessante sobre essa ideologia da IURD de Edir Macedo: “Desde muito cedo na história do cristianismo, já havia aproveitadores, que usavam a Palavra de Deus visando lucros pessoais – “Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos” (II Co 2.17). O termo grego para “falsificadores” é “kapeleuo”, negociar com, comerciar no varejo, colocar à venda, traficar, comercializar em pequena escala... falsificar, adulterar, negociar, buscar lucros... Esse verbo aparece referindo-se tanto aos mercadores, aqueles que usam a Palavra de Deus, visando interesses pessoais, como aos falsificadores, que adulteram e sofismam a Palavra para agradar as pessoas e delas tirar vantagens... é a prática da simonia... O apóstolo Paulo já via, em seus dias, essa tendência mercadológica e, para combatê-la, usou uma palavra com o significado de falsificar ou mercadejar a Palavra. Isso envolve práticas da simonia, adulterar a Palavra, fazer da religião comércio e faltar com sinceridade diante de Deus, visando interesses pessoais. O apóstolo rebate os simoníacos e, ao mesmo tempo, reafirma a sua sinceridade, quando diz; antes, falamos de Cristo com sinceridade... muitos confundem fé cristã com negócios e colocam a igreja nessa esfera, isso banaliza o sagrado e reduz as coisas de Deus à categoria de mero produto comercial... O tema do culto cristão é o Senhor Jesus, e não as ofertas.”

Cito alguns textos bíblicos, que refutam esse evangelho falso, que promete ao homem uma vida de prosperidade materialista, atiçando-lhe a ganância.

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mat.6.19,20)

“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. (ITm 6.4-11)

“...Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece...” (Fl 4.11-13)

“...E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e näo é rico para com Deus...” (Lc 12.15-21)


O IBGE trouxe uma constatação chocante para a ideologia dos propagadores da teologia da prosperidade no Brasil... Foi comprovado, no último censo de 2006, que os evangélicos são os que mais contribuem com a sua religião, apesar disso, são os religiosos mais pobres do País. Ou seja, essa teologia na prática não funciona. Bem, com a palavra os pregadores da prosperidade!

Que possamos nos levantar e espremermos a ferida do pecado que tanto nos assola e traz a verdadeira miséria – a miséria espiritual que leva o homem ao inferno. (Cf. Is 1; ITs 5.23; Heb 12.14).

Para saber mais sobre a IURD, adquira a apostila de estudos sobre esse movimento por um preço especial.

Música e pornografia…

por Marcelo Lemos

Música e pornografia…



LONDRES, Inglaterra, 20 de agosto de 2010 (Notícias Pró-Família) — Embora os líderes religiosos tenham estado avisando acerca dos efeitos morais no cenário da moderna música popular há décadas, agora até mesmo alguns líderes da indústria musical estão expressando suas preocupações. Hoje o produtor musical Mike Stock disse para os meios de comunicação britânicos que ele crê que a cultura popular está “sexualizando” as crianças.
“A indústria musical foi longe demais. Não é sobre eu ser antiquado. É sobre manter valores que são

importantes
no mundo moderno. Nesta época, você não consegue assistir às estrelas modernas — como Britney Spears ou Lady Gaga — com uma criança de dois anos”.
“Noventa e nove por cento das listas de músicas de sucesso é música
popular e 99 por cento disso é pornografia sutil”, acrescentou ele.
Stock é membro do trio dos “legendários” produtores musicais que constituem Stock Aitken Waterman, cujas propriedades de talentos têm incluído Cliff Richard, Debbie Harry, Donna Summer, La Toya Jackson e Kylie Minogue. O trio foi uma das mais bem sucedidas parcerias de composição e produção de músicas na história do negócio das músicas, com mais de 40 das 100 paradas de sucesso da Inglaterra, e ganhando uma fortuna estimada em 60 milhões de libras.
Stock disse para o jornal Daily Mail, “As crianças estão sendo forçadas a virar adultas numa fase em que são novas demais. Olhe para os vídeos. Eu não ia querer, por necessidade, que meus filhos pequenos assistissem a esses vídeos. Com certeza eu ficaria envergonhado de ficar sentado ali com minha mãe”.
Na Inglaterra “Hit Parade”, a primeira lista de vendas de discos ingleses no começo da era da música popular, foi publicada em novembro de 1952, e era medida pelas vendas de partituras musicais. A primeira música número 1 na Hit Parade da Inglaterra foi “Here in My Heart” (Aqui está o meu coração) de Al Martino, o “cantor romântico popular” e ator ítalo-americano que é também conhecido por sua atuação como personagem Johnny Fontane no filme “The Godfather” (O Poderoso Chefão) de 1972.
Nesta semana, a Rádio BBC 1 declarou em reportagem que a posição número 1 na Inglaterra estava sendo mantida pelo cantor de rap Tramar Dillard, mais bem conhecido por seu nome artístico “Flo Rida”, por sua composição musical de rap “Club Can’t Handle Me” (O clube não consegue me suportar). A música, feita em grande parte em duas notas da escala musical, inclui um vídeo em que uma multidão frenética de frequentadores de clube noturno sai do clube tempestivamente e vai para as ruas, destruindo um loja de esquina e terminam fazendo giros numa lavandeira automática.
A amplamente criticada música de Lady Gaga “Alejandro” caiu para número 22 na lista das músicas mais populares. O vídeo apresenta Lady Gaga, exibida em peças íntimas bem curtas e traje debochador de freira, simulando sexo sadomasoquista e engolindo um rosário. Mostra também uma equipe de dançarinos seminus simulando atos homossexuais, temas que são tão comuns que estão começando a ser considerados ultrapassados na cultura popular britânica.
“Antes de as crianças chegarem a colocar o pé na escola, elas já têm todas essas imagens — os vídeos populares e jogos de computador como Grand Theft Auto — as confrontando, e os pais não conseguem impor controle”, continuou Stock.
Ele respondeu às preocupações dos pais produzindo o que ele chamou de “programa dirigido à família”. O “Go! Go! Go! Show” é um programa de música popular e danças realizadas por cantores quase adolescentes que está recebendo críticas positivas em Londres.
Brian Clowes, diretor de pesquisas da organização pró-vida e pró-família Human Life International, expressou surpresa que haja ainda alguém que “não creia que a indústria musical corrompa os valores morais, sexualize as meninas e desrespeite as mulheres”.
Tais pessoas, ele disse para LSN, “deveriam simplesmente visitar o YouTube e selecionar qualquer meia dezena de vídeos musicais para assistir”.
“Há só um punhado de artistas que chega a tentar promover bons valores morais, já que isso é considerado ‘maçante’ e, ainda mais importante, inútil. Muitos cantores fazem de seu alvo meninas pré-adolescentes com suas mensagens, e então essas meninas seguem o conselho e letras que ouvem e terminam arruinando suas vidas” comentou Clowes.
É verdade que não somos forçados a assistir a esse lixo; mas somos também responsáveis por assegurar que nossas crianças cresçam santas, saudáveis e felizes. Se elas seguirem os vídeos e programas musicais, elas não conseguirão ser santas, saudáveis e felizes”.
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Fonte: http://noticiasprofamilia.blogspot.com
Veja também este artigo original em inglês: http://www.lifesite.net

Pastoral

Rev. Hernandes Dias Lopes

Reforma, uma necessidade constante

A Reforma não foi um desvio do cristianismo primitivo, mas uma volta a ele. A igreja havia se desviado das veredas da verdade e a Reforma foi um movimento para colocar a igreja de volta nesses trilhos. Um dos lemas da Reforma era: "Igreja Reformada, sempre reformando". O que isso significa? Não significa certamente que a igreja precisa ir se amoldando à cultura prevalecente de cada época e sim que a igreja precisa voltar-se continuamente às Escrituras para não se conformar com a cultura prevalecente de cada época. Não é a cultura que julga as Escrituras, mas as Escrituras que julgam a cultura. O primeiro pilar da Reforma foi "Só as Escrituras".
Muitas igrejas herdeiras da Reforma, seduzidas pelo encanto das filosofias engendradas pelo enganoso coração humano, afastaram-se daquelas verdades essenciais da fé cristã e capitularam-se às novidades heterodoxas. Queremos, aqui, apontar alguns desses desvios:
1. A doutrina sem vida. A Reforma trouxe não apenas uma volta à Palavra, mas, também, uma volta à piedade. Uma das exigências dos puritanos era: doutrina pura e vida pura. Não podemos separar a doutrina da vida, a teologia da prática, a ortodoxia da piedade. A vida piedosa é consequência da sã doutrina. Uma igreja trôpega na Palavra jamais estará na vanguarda da luta pelo restabelecimento dos valores morais absolutos.
2. A vida sem doutrina. Se a doutrina sem vida deságua em racionalismo estéril, a vida sem doutrina desemboca em misticismo histérico. Esse foi o equívoco do Pietismo alemão do século dezoito, que cansado da doutrina sem vida, foi para o outro extremo e pleitiam vida sem doutrina e acabou caindo num experiencialismo heterodoxo. Há muitos indivíduos que, em nome da fé evangélica, deixam de lado as Escrituras e buscam uma espiritualidade edificada sobre o frágil fundamento das emoções. Buscam experiência e não a verdade. Buscam uma luz interior e não a luz que emana da verdade de Deus. Correm atrás de gurus espirituais, guias cegos, que arrastam consigo, para o abismo do engano, seus incautos seguidores.
3. O liberalismo teológico. O liberalismo teológico nasceu do ventre do racionalismo iluminista. O homem, cheio de empáfia, decidiu que só poderia aceitar como verdade o que a razão humana pudesse explicar. O resultado imediato foi a negação das grandes doutrinas do cristianismo como a criação, a redenção e a ressurreição. A Bíblia foi retalhada, mutilada e torcida. Os seminários que outrora formaram teólogos de renome e missionários comprometidos com a evangelização dos povos foram tomados de assalto por esses liberais e muitos pastores formados nesses seminários despejaram esse veneno mortífero dos púlpitos nas igrejas e o rebanho de Deus, desorientado e faminto do pão da Vida, foi disperso. Há milhares de igrejas mortas pelo mundo afora, vitimadas pelo liberalismo teológico. Precisamos entender que a verdade de Deus é inegociável. A igreja que abandona a sã doutrina morre.
4. O sincretismo religioso. O Brasil é um canteiro fértil onde floresce o sincretismo religioso. Mais e mais igrejas aderem a essa prática para atrair pessoas. Templos lotados e multidões sem conta se acotovelam em grandes concentrações públicas para buscar um milagre, uma cura ou uma experiência que lhes mitigue a angústia, que só o evangelho de Cristo pode oferecer. Precisamos de uma nova Reforma que traga de volta a igreja para a Palavra. Precisamos de seminários que não se dobrem à sedução dos liberais nem se entreguem ao pragmatismo ávido por resultados. Precisamos de pastores que amem a Cristo e sejam fiéis às Santas Escrituras para alimentar o rebanho de Deus com o trigo da verdade em vez de empanturrá-lo com a palha do sincretismo religioso. Precisamos de uma igreja bíblica, viva, santa, cheia do Espírito, alegre, vibrante e operosa. Uma igreja herdeira da Reforma e continuadora da Reforma!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Um alerta de Deus ao seu povo

Rev. Hernandes Dias Lopes (1ª IP de Vitória-ES)


É Deus quem está falando e falando desde os céus. Salomão está consagrando o templo de Jerusalém, quando escuta este alerta de Deus: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14). Destacamos, aqui, algumas importantes lições:

1. O povo de Deus precisa se humilhar. A restauração que vem de Deus e emana dos céus começa quando o povo de Deus se humilha. O mundo é impactado e os corações são alcançados quando o povo de Deus se prostra e se humilha sob a mão do Altíssimo. Antes da igreja chamar o mundo ao arrependimento, ela precisa se humilhar diante de Deus. O juízo começa pela Casa de Deus. A igreja só pode levantar-se diante dos homens quando primeiro se prostra diante de Deus. Nada pode ser mais contraditório que um crente soberbo. A soberba é a porta de entrada da ruína. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

2. O povo de Deus precisa buscar a Deus em oração. Quando o homem reconhece sua fraqueza ele confessa a onipotência divina. Só quando nos humilhamos diante de Deus é que aprendemos a verdadeira essência da oração. É o reconhecimento da nossa fragilidade que nos impulsiona a orar. Aqueles que se humilham diante Deus, também o buscam de todo o coração. Aqueles que choram pelos seus pecados, também oram com fervor. A restauração divina vem dos céus sobre uma igreja que ora. A oração abre o caminho da cura, pavimenta a estrada do avivamento e abre as comportas da restauração. Os avivamentos sempre foram precedidos por oração. Mas, que tipo de oração? Não uma oração centrada no homem. Oração não é prioritariamente buscar as bênçãos de Deus, é buscar o Deus das bênçãos. Orar é deleitar-se em Deus por quem ele é mais do que buscá-lo pelo que ele dá. O alvo principal da oração é comunhão com Deus. É deleite em Deus. Orar é intimidade com Deus. É na presença de Deus que existe plenitude de alegria e só na sua destra há delícias perpetuamente.

3. O povo de Deus precisa se converter dos seus maus caminhos. Não poucas vezes o povo de Deus envereda-se por atalhos perigosos, por descaminhos escabrosos e desvia-se das veredas da justiça. Quando aqueles que conhecem a Deus desviam-se da verdade, caem na iniquidade, e praticam os mesmos pecados daqueles que não o conhecem, tornam-se pedra de tropeço, embaraço para os incrédulos e motivo de escândalo no mundo. A igreja de Deus é convocada pelo próprio Deus a voltar suas costas para o pecado e converter-se dos seus maus caminhos. Como resultado do arrependimento da igreja, Deus promete ouvir seu clamor e sarar a sua terra. A santidade é o segredo da vitória na oração e a vitória na oração é o segredo do avivamento e, o avivamento traz restauração para a igreja e salvação para o mundo.

Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br