sábado, 24 de agosto de 2013


CREIA: O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

LIÇÃO 03

JESUS É O CRISTO E O FILHO DE DEUS
Lourdes de 10 anos pergunta para a professora da Escola Bíblica Dominical: O que significa a palavra Cristo?
A professora responde: Não sei, mas irei pesquisar e responderei depois.

1.      JESUS É CHAMADO DE CRISTO
Cristo no hebraico “messiah” significa “Ungido”. No Velho Testamento, os profetas, sacerdotes e reis eram ungidos (molhados) com óleo, para ser empossados nos seus cargos. Cristo como Ungido significa que Ele substitui os profetas (Jo 1.18-19; 4.19; 6.14), os sacerdotes (João 1.29; 17.1-26; Hebreus 4.14-16), e os reis (1.49; 19.19-22). Ou seja, Jesus é tudo para nós que cremos Nele.

a)      João escreveu o evangelho com o propósito firme de levar o leitor a crê que Jesus é o________________ e o __________ de _______________, e a ter _________________ ___________________. (João 20.30-31)

b)       Leia agora João 1.19-2.25, observe que João prova que Jesus é o Cristo e o Filho de Deus. O povo esperava o Cristo, ou seja, aquele que foi enviado para salvar os homens (Mt 1.21). Em João 1.41 André viu Jesus, e percebeu que era o Messias, que quer dizer o _________________ prometido.

c)       Em João 1.45 Felipe também percebeu que Jesus era o _________________ prometido no Velho Testamento.

d)      João prova que Jesus é o _______________, apresentando o testemunho de dois homens: André e ________________.
e)       Messias significa ________________. Quem disse claramente em João 1.41: “Achamos o Messias”, foi ____________________.

f)        Outro homem que deu testemunho de Jesus foi João Batista. Ele por duas vezes identifica Jesus como o __________________ de ___________ (João 1.29, 36). Segundo João Batista, o Cristo prometido veio para tirar o ______________________ do _______________________.

g)      Se eu quero conhecer o Salvador prometido por Deus, eu tenho que conhecer o ____________________ que André e Filipe conhecem.

h)      Se eu quero ter meus pecados perdoados, eu preciso procurar o _______________________ de Deus que tira o pecado do Mundo.

i)        Aquele que é o Cristo é também o Cordeiro de Deus que tira o ______________________ do _______________.

2.      JESUS É CHAMADO DE FILHO DE DEUS

a)      Outras pessoas perceberam que Jesus é o Filho de Deus. Quais foram? Leia João 1.32-34, 49 para descobrir que os nomes dos homens que reconheceram Jesus como o Filho de Deus são: ____________________________ e __________________________.

b)      Jesus como Filho de Deus tem a mesma autoridade e poder de Deus. Em João 2.1-11 temos que Jesus tem poder de transformar ________________ em vinho e em João 2.13-22, Jesus tem autoridade de purificar o _________________. Estes dois sinais mostram que Jesus é o Filho de Deus.

c)       Alguns acham que Jesus como Filho de Deus é inferior a Deus, mas em João 5.18 João diz que Jesus como Filho de Deus é _______________________ a ________________________.

d)      Quando João e Natanael chamaram Jesus de Filho de Deus estavam dizendo que Ele é ______________ a _____________.

e)      Jesus faz tudo que o Pai faz (Jo 5.19), ele ________________ os mortos (Jo 5.21); é _______________ da mesma forma que o Pai é; Como o Pai tem vida para dar as pessoas o _____________ também tem este poder (Jo 5.26).

f)        Deus disse que não divide a sua glória com ninguém (Is 42.8), mas Ele divide sua glória com Jesus (Jo 17. 5), então Jesus é ____________ a _________________.

CONCLUSÃO:
 O pecado, ficamo com ele ou peço para Jesus, o Cordeiro de Deus que o tire de nós? Reconheço que Jesus tem autoridade para transformar a minha vida? Já tenho esta certeza de Jesus está comigo e ter me salvado?

REFERENCIAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. 2ª Ed. Ampliada. Campinas-SP: Cultura Cristã, 2010.
MARTINS, José. Creia: O evangelho Segundo João. 2ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1987.
KALLER, Donald K. O Evangelho Segundo João. 7ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1998.

O Pecado para a Morte e a Blasfêmia contra o Espírito Santo


Augustus Nicodemus Lopes


Não são poucos os pregadores de linha pentecostal que ameaçam os críticos das atuais "manifestações espirituais" de cometerem o pecado sem perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Mas, será? O pecado para a morte é mencionado por João em sua primeira carta: "Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue (5.16c)". A morte a que João se refere é a morte espiritual eterna, a condenação final e irrevogável determinada por Deus, tendo como castigo o sofrimento eterno no inferno. Todos os demais pecados podem ser perdoados, mas o “pecado para morte” acarreta de forma inexorável... mais »