sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: A VINDA DE CRISTO ESTÁ PROXIMA!*


*TEXTO: APOCALIPSE 1.3*

“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

*REFLEXÃO: A VINDA DE CRISTO ESTÁ PROXIMA!*

*INTRODUZINDO*, Jesus veio a primeira vez para ser salvador da humanidade, alguns o receberam e muitos o rejeitaram. Ele virá uma segunda vez para instaurar o seu reino com todos os que creram Nele e para executar o juízo final contra todos aqueles que o rejeitaram, o tempo que Jesus nos revela aqui, dizendo que está próximo, seria a sua vinda. A cada dia vemos os sinais preditos por Ele que precederiam a sua volta, sobre este imnportante assunto, iremos extrair algumas lições.

*PRIMEIRA, SERÁ NO FIM DESTA PRESENTE ERA*. No fim deste tempo atual, numa data que não sabemos quando será, Jesus voltará, encerrará o seu reinado espiritual para iniciar seu reinado pleno conforme pedro esceveu: *Ora, o fim de todas as coisas está próximo, portanto sede criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações* (I Pe 4.7). Devemos viver neste tempo atual com o olhar fixo no tempo do fim, devemos viver de maneira sobria e criteriosa aguardando o Senhor voltar e enquanto esperamos sua vinda, vivemos em oração. Você almeja a vinda de Jesus?

*SEGUNDA, SERÁ DE MANEIRA PÓS TRIBULACIONAL, VISÍVEL E GLORIOSA*. A vinda de Cristo foi descrito pelo próprio Jesus como se observa: *29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória* (Mt 24.29-30). Esta passagem nos ensina algumas verdades que devemos observar: *a)* A igreja passará pela tribulação, pois a vinda de Jesus será após a tribulação (v.29a); *b)* Alguns sinais grandiosos tomarão lugar nos céus antes da aparição do Senhor (v..29b); *c)* A vinda de Jesus será visível nas nuvens dos céus, caindo por terra o ensino do arrebatamento secreto (v.30a); *d)* A sua vinda será pessoal e gloriosa (v.30b). Devemos almejar a vinda do Senhor, pois Ele não tardará, breve aparece nas nuvens. Você aguarda a sua vinda?

TERCEIRA, SERÁ DE MANEIRA REPENTINA. A vinda de Jesus será repentinamente, Ele não avisa o dia, mas está dando avisos prévios sobre a sua volta, que será de surpreza, sobre isso ele disse: *42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá* (Mt 24.42-44). Podemos extrair algumas liçoes: *a)* Não sabemos o dia nem a hora, então devemos vigiar, ou seja, viver em santidade (v.42); *b)* Cristo virá como um ladrão, não avisará o dia e nem a hora, preciasamos estar preparados (v.43); *c)* Cristo virá repentinamente, assim sendo não devemos demorar a acertar a vida com Deus, pois amanhã pode ser tarde demais (v.44). Cristo voltará! Você está preparado (a) para a sua vinda?

*CONCLUINDO*, Cristo virá em breve, não sabemos o dia e nem a hora, a sua vinda será pós tribulacional, visível, gloriosa e repentina. Aguardamos o dia em que o arcanjo tocará a trombeta, Cristo descerá nas nuvens doss céus para consumar o plano de Deus para a história da humanidade. você está preparado para aquele dia em que o Senhor virá nas nuvens dos céus? Se sua resposta é negativa, você está em maus lencóis; poirém, você pode preparar hoje ainda para este dia, entregando a vida a Jesus e o servindo. Faça isso neste momento. (*Trecho do sermão sobre o capítulo 1 de Apocalipse, pregado na IPB Zé Doca MA*).

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: ANSIEDADE, UM MAL DESNECESSÁRIO*


*TEXTO: FILIPENSES 4.6*

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

*REFLEXÃO: ANSIEDADE, UM MAL DESNECESSÁRIO*

*INTRODUZINDO*, Você conhece uma pessoa ansiosa? Você sabe onde encontrar alguém ansioso? Você vê alguém ansioso toda vez que se olha no espelho. A palavra ansiedade significa estrangulamento, ela tira a nossa paz, nosso sono e nos faz enterrar os sonhos. Paulo, quando escreveu Filipenses, estava preso. Ele não sabia o que lhe aconteceria, mas falou sobre alegria em toda a carta, mas, algo impede a alegria cristã que é a ansiedade, iremos aprender algumas lições sobre este assunto, para trabalharemos algumas lições.

*PRIMEIRA, A ANSIEDADE NÃO MELHORA NADA NA VIDA*. A ansiedade é inútil, nada pode fazer para ajudar à sua vida, pois nada melhora à nossa vida, sendo impotente para trazer alguma solução para as questões da vida. Sobre este mal iremos aprender algumas lições. *a) Não melhora nada quanto aos dias da vida* (Mt 6.27). Jesus no Sermão do Monte falou sobre a inutilidade da ansiedade, ela não pode acrescentar nada a sua vida, como se observa: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (Mt 6.27). Jesus estava orientando que não há como você mudar e acrescentar nada à sua vida. a ansiedade somente vai fazê-lo deixar de viver de bem com a vida, mas seus dias serão os mesmos que Deus já determinou que vais viver. Não ande ansioso, ela é inútil! *b) Não melhora nada quanto aos problemas da vida* (Mt 6.34). A ansiedade não lhe ajudará quanto aos problemas, pois ela antecipa a angústia por algo que nem sabes se irá acontecer, vejamos: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Deixe o seu dia com os problemas que já são real e não porque você pensa que vai acontecer. Não antecipe seus sofrimentos por meio da sua ansiedade.Não viva ansioso, não vale a pena!!! *c) Não melhora nada quanto as necessidades da vida* (Mt 6.25). Deus ordena a que não andemos ansiosos quanto às nossas necessidades, comforme podemos ver: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6.25). As necessidades fisicas e psicologicas muitas vezes nos deixam ansiosos, preocupados, mas isto não resolve nada, não deixaremos de ter as necessidades porque ficamos ansiosos, mas pioraremos a situação e ainda colocaremos em jogo nosso saúde. Não ande ansioso (a), pois nada resolve!!

*SEGUNDA, A ANSIEDADE PREJUDICA A VIDA DO SER HUMANO*. A ansiedade, além de ser inútil com relação aos problemas, ela traz outros problemas, prejudicando o ser humano, vejamos algumas áreas que a ansiedade prejudica o ser humano: *a) A ansiedade mina a confiança do homem em Deus* (Mt 6.29,30). Jesus nos informa que a ansiedade nos torna iguais às pessoas sem Deus, que não confiam Nele, conforme se observa: *29* Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. *30* Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas” (Mt 6.29,30). Ele usa o termo gentio, muito conhecido pelos seus ouvintes à época, demonstrando que as pessoas que vivem ansiosos estão desconfiando de Deus, pois Ele conhecee cada uma das suas necessidades, a ansiedade demonstra que a pessoa não está confiando no Deus que lhe fez promessas, ou seja, está dizendo que Ele não cumprirá o que disse. Não ande ansioso por coisa alguma, confie em Deus! *b) A ansiedade deixa o coração do homem abatido* (Pv 12.25). Quando a pessoa vive ansiosa, ela passa a viver abatida, pois seu coração está desanimado, vejamos: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv 12.25). Ela perde o brilho, cai de produção no trabalho, não consegue ser o mesmo com as pessoas, pois cria situações que afasta de si as pessoas. Pois, sua ansiedade, está deixando seu coração pesado, e isto respinga em toda a sua vida. Saia deste abatimento, não viva ansioso (a)! *c) A ansiedade antecipa problemas inexistentes* (Mt 6.34). Além da ansiedade minar a confiança em Deus e nos deixar abatido, ela antecipa problemas inexistentes, vejamos: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). O ansioso vê o problema na porta da sua casa, quando este ainda nem aconteceu. O ansioso deixa de viver as bençãos do presente, pois está preocupado com os problemas do futuro que ele pensa que irão acontecer. Cuide dos problemas de hoje e deixe os de amanhã chegarem, pois você nem sabe se chegarão. Não ande ansioso, descanse em Deus no presente, nao antecipe o futuro inexistente.

*TERCEIRA, A ANSIEDADE DEVE SER ABANDONADA*. A ansiedade não nos é útil, pelo contrário, traz males para nossa vida, então, ela precisa ser abandonada urgentemente, como fazer isso? *a) Abandonamos a ansiedade por meio de uma vida de oração* (Fp 4.6). Devemos colocar todas as nossas necessidades diante de Deus em oração, conforme observamos: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Paulo cita aqui que as nossas petições devem ser colocadas diante de Deus pela oração e suplica, ou seja, devemos pedir humildemente, pois súplica é oração humilde de um menor para um maior, depois fala em ações de graças, que é gratidão, pois quem tem um coração, irá reconhecer tudo que o Senhor fez nada vida Dele e a ansiedade desaparecerá. A oração a Deus é um antídoto contra a ansiedade! *b) Abandonamos a ansiedade quando a lançamos em Cristo* (I Pe 5.7). O apóstolo Pedro vai trazer uma expressão que denota confiança, pois para orar, como vimos anteriormente em Paulo, é preciso confiar em Deus, vejamos o que Pedro falou: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe 5.7). O verbo lançar usado aqui indica colocar tudo na sua conta, entregar tudo a Ele sem reservas. Cristo cuida de nós, devemos então nos jogarmos nos seus braços, confiar Nele, Confie plenamente no Senhor e lance tudo que lhe preocupa Nele, Ele cuida de ti. Não ande ansioso (a), Cristo cuida de ti! A nossa confiança em Deus é um antídoto contra a ansiedade. *c) Abandonamos a ansiedade quando colocamos Deus como nossa principal prioridade* (Mt 6.33). A ansiedade muitas vezes é causada porque colocamos outras prioridades à frente de Deus, a Ele damos somente as sobras, qquando deveria ser o contrário, vejamos o que disse Jesus: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Quando colocamos a provisão como prioridade na nossa vida estaremos sempre ansiosos, porque se olhamoss para a provisão, veremos que ela é bem pequena e pode se acabar; porém, se priorizarmos Jesus, nosso provedor, perceberemos que seu depósito estará sempre cheio, pois, quando os depósitos da terra secam os do céu continuam cheios. Coloque Jesus em primeiro lugar e Ele cuidará de todo o resto. Priorizar Jesus acima de tudo é um antídoto contra a ansiedade.

*CONCLUINDO*, Vimos nesta mensagem que a ansiedade é uma mal que não melhora a vida, pelo contrário, prejudica nossas relação com Deus e com as pessoas e conosco, vimos ainda que a ansiedade precisa ser abandonada. Você é uma pessoa ansiosa? Deseja abandonar a ansiedade? Você precisa hoje ainda lançar toda a ansiedade sobre Cristo, pois Ele tem cuidado de ti. Você já tem certeza de ssalvação? Se ainda não podes responder sim, você precisa receber Jesus como seu Senhor e Salvador, crendo no coração e o confesando diante dos homens. Faça isso hoje em nome de Jesus. Amém! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais da Palavra de Deus*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evaangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: DEUS QUER QUE SEJAMOS PROPRIEDADE EXCLUSIVA DELE*


 *TEXTO: I CORINTIOS 1.30-31*

*30* Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, *31* para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

*REFLEXÃO: DEUS QUER QUE SEJAMOS PROPRIEDADE EXCLUSIVA DELE*

*INTRODUZINDO*, gostaríamos de dizer que Deus é o dono de tudo que existe, pois criou todas as coisas (Sl 24.1), preserva tudo que foi criado (Ne 9.6), mas, ele chama de propriedade exclusiva Dele somente aqueles que rendem as suas vidas a Jesus, sobre a propriedade de Deus sobre o cristão, através de Cristo, iremos extrair algumas lições.

*PRIMEIRA, DEUS FEZ HOMENS PROPRIEDADE DELE POR MEIO DE JESUS CRISTO, POR CAUSA DA SUA MISSÃO* (V.30a). O texto inicia dizendo que nós pertencemos a Deus, mas este pertencimento se dá por causa da missão de Cristo na igreja, vejamos: *Mas vós sois dele, em Cristo Jesus [...]* (v.30a). O termo grego *christus* é o equivalente do hebraico *Messiah* que significa “ungido”, este termo é veterotestamentário e indicava a missão profetica, sacerdotal e real que o Cristo teria, pois, Ele pregaria a Palavra como o profeta, faria o sacrifício e inttercessão como o sacerdote e venceria toda a resistencia do nosso coração e nos levaria á conversão como o rei vencia seus adversãrios. Somos propriedade Dele por que Ele nos conquistou para si mesmo, por meio da missão de Cristo que nos salvou!

*SEGUNDA, DEUS FEZ HOMENS PROPRIEDADE DELE, POR MEIO DE JESUS, POR CAUSA DA SUA AÇÃO* (v.30b). Paulo vai falar sobre nós como propriedade de Deus, não apenas por causa da missão de Cristo, mas por causa da sua ação, como vemos: *[...] o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção* (v.30b). O que significa esse texto? De modo básico verificamos que afirmar que Cristo se tornou *sabedoria* é dizer que foi sua sabedoria que nos levou a ser salvos, ele abriu o nosso coração e colocou o entendimento da palavra para salvação. Quando diz que Ele se tornou nossa *justiça*, está dirimindo que a sua justiça foi colocada sobre nós e Deus quando olhar para nós vê a justiça de Cristo (II Co 5.21). Ao indicar que Jesus se tornou nossa *santificação*, esta destacando que a santidade perfeita de Cristo nos garante a salvação e nós nos santificamos porque Ele nos aperfeiçou para sempre (Hb 10.14). Ao declarar que Cristo se tornou nossa *redenção*, na verdade está informando que Cristo nos comprou e deu-nos liberdade. Pertencemos a Deus por causa da sua ação salvadora em nós e por nós!

*TERCEIRA, DEUS FEZ HOMENS PROPRIEDADE DELE, POR MEIO DE JESUS, PARA QUE REFLITAM A SUA GLÓRIA* (v.31). Paulo encerra esta seção falando sobre o resultado da ação de Deus, por meio de Cristo, salvando-nos, que é a sua glória, vejamos: *Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor* (v.31). Todos aqueles que foram salvos não devem se orgulhar, mas render toda a glória a Cristo. Se você é orgulhoso não está glorificando a Deus, mas, a si mesmo, praticando idolatria. Deus seja glorificado pela salvação de pecadores indignos como nós.

*CONCLUINDO*, todos aqueles que renderam suas vidas a Cristo se tornam propriedade exclusiva de Deus, somente a estes é concedida a vida eterna. Aqueles que fazem parte deste grupo, fazem a vontade do seu dono, que é Deus. Abrem mão das suas vontades para fazer a vontade do Senhor. Você Já se entregou aos cuidados de Jesus? Já tem certeza de vida eterna (salvação)? Se sua resposta é negativa, entregue sua vida a Cristo ainda hoje. Deus abençõe! *Faça um estudo bíblico gratuito e se aprofunde no conhecimento da Palavra de Deus*. (Adaptado de trecho da Exposição de I Corintios capítulo primeiro, na IPB Zé Doca MA).

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: BUSCANDO AO SENHOR VERDADEIRAMENTE*


*TEXTO: ISAÍAS 55.6-7*

*6* Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. *7* Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”

*REFLEXÃO: BUSCANDO AO SENHOR VERDADEIRAMENTE*

*INTRODUZINDO*, dizemos que o homem foi criado para viver com Deus, ao se afastar de Deus quis viver como Deus, precisando voltar ao Senhor que o criou. O Senhor convida-nos para buscá-lo perpetuamente e querer estar perto Dele, pois, somos nósque precisamos de Deus e não o contrário. Necessitamos que nossa vida esteja diante deste Deuspara que encontremos verdadeira felicidade, paz e vida eterna. Sobre esta busca algumas lições precisam ser assimiladas.

*PRIMEIRA, É UMA BUSCA URGENTE* (v.6). O Senhor deve ser buscado urgentemente no dia de hoje, muitas pessoas ficam protelando esta busca, marcam sempre para uma próxima vez, quando deveriam fazer isto urgentemente. afinal de contas, não sabemos o que nos sucederá amanhã ou se estaremos vivos (Pv 27.1; Tg 4.13-15). Esta busca é tão importante que as Escrituras estão cheias, por todos os livros que a formam, de convites de Deus para que o homem o busque. Aqueles que adiam esta busca poderão chegar ao dia que será tarde demais, afinal o dia de prestar contas a Deus pode ser a qualquer momento. Não adie esta busca!!! Você pode ser pego de surpresa e não heverá mais chance alguma para salvar-se!

*SEGUNDA, É UMA BUSCA TRANSFORMADORA* (v.7). Aquele que busca a Deus e quer serví-lo, precisa abandonar o pecado. seja aquele feito em atos (caminhos), ou mesmo interiormente (pensamentos), precisa passar por uma verdadeira conversão, deixando de lado as práticas pecaminosas que antes se enlameava e agora precisa ababonar tais práticas pregressas para viver em obediência ao Senhor. A pregação que não convida o pecador para uma transformação e abandono do pecado é um falso evangelho que estará levando pessoas a ser religiosos apenas, sem, contudo, experimentar uma mudança no seu caráter e na vida. Arrependa-se dos pecados ainda hoje e abandone-os para que sejas aceito (a) por Deus e tenhas a sua vida renovada e transformada por Ele.

*TERCEIRA, É UMA BUSCA PERDOADORA* (v.7). Quando buscamos a Deus no tempo certo (hoje), abandonamos o pecado e suplicamos o perdão de Deus, Ele se comapadece (tem misericórdia) de nós e nos perdoa, Deus é rico em perdoar. Ele oferece perdão a todos aqueles que se arrependem e abandonam o pecado, afinal, o evangelho fala de perdão, mas, para quem reconhece que pecou e deixa o pecado (Pv 28.13). Não importa quão lamacento tenha sido seu passado, se houver no seu coração um verdadeiro arrependimento e o abandono do pecado, Deus lhe oferece perdão gratuito e pleno. Ele tem um tesouro de perdão para nos oferecer e nós podemos recebê-lo ainda hoje!

*FINALIZANDO*, precisamos que nossa deseje ao Senhor e a busque constantemente, Ele se deixa ser encontrado por aqueles que o buscam com os seus corações sinceros e dispostos e mudar de vida (Jr 29.13-14). Mas, esta busca precisa ser urgeente, pois, amanhã pode ser tarde demais. Hoje, temos esta rica oportunidade de repensar nossa vida e recomeçar, busque ao Senhor agora, entregue-se de todo coração a Ele, abandone o pecado e receba perdão e vida eterna. Deus abençõe! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais sobre a Palavra de Deus*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).