quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: ANSIEDADE, UM MAL DESNECESSÁRIO*


*TEXTO: FILIPENSES 4.6*

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

*REFLEXÃO: ANSIEDADE, UM MAL DESNECESSÁRIO*

*INTRODUZINDO*, Você conhece uma pessoa ansiosa? Você sabe onde encontrar alguém ansioso? Você vê alguém ansioso toda vez que se olha no espelho. A palavra ansiedade significa estrangulamento, ela tira a nossa paz, nosso sono e nos faz enterrar os sonhos. Paulo, quando escreveu Filipenses, estava preso. Ele não sabia o que lhe aconteceria, mas falou sobre alegria em toda a carta, mas, algo impede a alegria cristã que é a ansiedade, iremos aprender algumas lições sobre este assunto, para trabalharemos algumas lições.

*PRIMEIRA, A ANSIEDADE NÃO MELHORA NADA NA VIDA*. A ansiedade é inútil, nada pode fazer para ajudar à sua vida, pois nada melhora à nossa vida, sendo impotente para trazer alguma solução para as questões da vida. Sobre este mal iremos aprender algumas lições. *a) Não melhora nada quanto aos dias da vida* (Mt 6.27). Jesus no Sermão do Monte falou sobre a inutilidade da ansiedade, ela não pode acrescentar nada a sua vida, como se observa: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (Mt 6.27). Jesus estava orientando que não há como você mudar e acrescentar nada à sua vida. a ansiedade somente vai fazê-lo deixar de viver de bem com a vida, mas seus dias serão os mesmos que Deus já determinou que vais viver. Não ande ansioso, ela é inútil! *b) Não melhora nada quanto aos problemas da vida* (Mt 6.34). A ansiedade não lhe ajudará quanto aos problemas, pois ela antecipa a angústia por algo que nem sabes se irá acontecer, vejamos: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Deixe o seu dia com os problemas que já são real e não porque você pensa que vai acontecer. Não antecipe seus sofrimentos por meio da sua ansiedade.Não viva ansioso, não vale a pena!!! *c) Não melhora nada quanto as necessidades da vida* (Mt 6.25). Deus ordena a que não andemos ansiosos quanto às nossas necessidades, comforme podemos ver: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6.25). As necessidades fisicas e psicologicas muitas vezes nos deixam ansiosos, preocupados, mas isto não resolve nada, não deixaremos de ter as necessidades porque ficamos ansiosos, mas pioraremos a situação e ainda colocaremos em jogo nosso saúde. Não ande ansioso (a), pois nada resolve!!

*SEGUNDA, A ANSIEDADE PREJUDICA A VIDA DO SER HUMANO*. A ansiedade, além de ser inútil com relação aos problemas, ela traz outros problemas, prejudicando o ser humano, vejamos algumas áreas que a ansiedade prejudica o ser humano: *a) A ansiedade mina a confiança do homem em Deus* (Mt 6.29,30). Jesus nos informa que a ansiedade nos torna iguais às pessoas sem Deus, que não confiam Nele, conforme se observa: *29* Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. *30* Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas” (Mt 6.29,30). Ele usa o termo gentio, muito conhecido pelos seus ouvintes à época, demonstrando que as pessoas que vivem ansiosos estão desconfiando de Deus, pois Ele conhecee cada uma das suas necessidades, a ansiedade demonstra que a pessoa não está confiando no Deus que lhe fez promessas, ou seja, está dizendo que Ele não cumprirá o que disse. Não ande ansioso por coisa alguma, confie em Deus! *b) A ansiedade deixa o coração do homem abatido* (Pv 12.25). Quando a pessoa vive ansiosa, ela passa a viver abatida, pois seu coração está desanimado, vejamos: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv 12.25). Ela perde o brilho, cai de produção no trabalho, não consegue ser o mesmo com as pessoas, pois cria situações que afasta de si as pessoas. Pois, sua ansiedade, está deixando seu coração pesado, e isto respinga em toda a sua vida. Saia deste abatimento, não viva ansioso (a)! *c) A ansiedade antecipa problemas inexistentes* (Mt 6.34). Além da ansiedade minar a confiança em Deus e nos deixar abatido, ela antecipa problemas inexistentes, vejamos: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). O ansioso vê o problema na porta da sua casa, quando este ainda nem aconteceu. O ansioso deixa de viver as bençãos do presente, pois está preocupado com os problemas do futuro que ele pensa que irão acontecer. Cuide dos problemas de hoje e deixe os de amanhã chegarem, pois você nem sabe se chegarão. Não ande ansioso, descanse em Deus no presente, nao antecipe o futuro inexistente.

*TERCEIRA, A ANSIEDADE DEVE SER ABANDONADA*. A ansiedade não nos é útil, pelo contrário, traz males para nossa vida, então, ela precisa ser abandonada urgentemente, como fazer isso? *a) Abandonamos a ansiedade por meio de uma vida de oração* (Fp 4.6). Devemos colocar todas as nossas necessidades diante de Deus em oração, conforme observamos: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Paulo cita aqui que as nossas petições devem ser colocadas diante de Deus pela oração e suplica, ou seja, devemos pedir humildemente, pois súplica é oração humilde de um menor para um maior, depois fala em ações de graças, que é gratidão, pois quem tem um coração, irá reconhecer tudo que o Senhor fez nada vida Dele e a ansiedade desaparecerá. A oração a Deus é um antídoto contra a ansiedade! *b) Abandonamos a ansiedade quando a lançamos em Cristo* (I Pe 5.7). O apóstolo Pedro vai trazer uma expressão que denota confiança, pois para orar, como vimos anteriormente em Paulo, é preciso confiar em Deus, vejamos o que Pedro falou: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe 5.7). O verbo lançar usado aqui indica colocar tudo na sua conta, entregar tudo a Ele sem reservas. Cristo cuida de nós, devemos então nos jogarmos nos seus braços, confiar Nele, Confie plenamente no Senhor e lance tudo que lhe preocupa Nele, Ele cuida de ti. Não ande ansioso (a), Cristo cuida de ti! A nossa confiança em Deus é um antídoto contra a ansiedade. *c) Abandonamos a ansiedade quando colocamos Deus como nossa principal prioridade* (Mt 6.33). A ansiedade muitas vezes é causada porque colocamos outras prioridades à frente de Deus, a Ele damos somente as sobras, qquando deveria ser o contrário, vejamos o que disse Jesus: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Quando colocamos a provisão como prioridade na nossa vida estaremos sempre ansiosos, porque se olhamoss para a provisão, veremos que ela é bem pequena e pode se acabar; porém, se priorizarmos Jesus, nosso provedor, perceberemos que seu depósito estará sempre cheio, pois, quando os depósitos da terra secam os do céu continuam cheios. Coloque Jesus em primeiro lugar e Ele cuidará de todo o resto. Priorizar Jesus acima de tudo é um antídoto contra a ansiedade.

*CONCLUINDO*, Vimos nesta mensagem que a ansiedade é uma mal que não melhora a vida, pelo contrário, prejudica nossas relação com Deus e com as pessoas e conosco, vimos ainda que a ansiedade precisa ser abandonada. Você é uma pessoa ansiosa? Deseja abandonar a ansiedade? Você precisa hoje ainda lançar toda a ansiedade sobre Cristo, pois Ele tem cuidado de ti. Você já tem certeza de ssalvação? Se ainda não podes responder sim, você precisa receber Jesus como seu Senhor e Salvador, crendo no coração e o confesando diante dos homens. Faça isso hoje em nome de Jesus. Amém! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais da Palavra de Deus*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evaangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário