terça-feira, 14 de setembro de 2021

JESUS, DEUS PRESENTE CONOSCO (Mt 1.23)

*TEXTO: MATEUS 1.23*

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.

*TEMA: JESUS, DEUS PRESENTE CONOSCO*

*INTRODUÇÃO*

Jesus é Deus, pois a Bíblia afirma sua divindade (Jo 1.1; Jo 5.18), além do mais está escrito que Deus é trancendente, ou seja, é maior e distinto da criação; também está explicado que Ele é imanente, isto é, está presente no universo criado por Ele. Este Deus se fez homem para habitar conosco (Jo 1.14), O profeta já havia dito que seu nome seria “Emanuel”, que significa Deus conosco (Mt 1.23). Sobre este ser divino chamado Jesus iremos extrair algumas lições.

*I. ELE NOS TROUXE A PAZ DE DEUS* (Jo 14.27).

Jesus vai nos informar que a paz (Gr. “Eirene”, satisfação, bem-estar) pertence aos seus discípulos, vejamos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27). Jesus vai informar algumas verdades neste versículo: a) Deixo-vos a paz (v.27a), indica que sua paz permenace conosco sempre. b) A minha paz vos dou (v.27b), se observa que a paz que precisamos vem somente de Jesus e não das coisas externas. c) Não vo-la dou como o mundo a dá (v.27c), está apontando que a paz do mundo é falsa e passageira, a Dele é real e eterna. d) Não de turbe o vosso coração nem se atemorize (v.27d), sua paz traz consolo interior e confiança em Deus ao invés de medo. Você já tem a paz de Jesus?

*II. ELE NOS TROUXE A PROVISÃO DE DEUS* (Fp 4.6).

A Palavra de Deus nos informa que devemos confiar na provisão de Deus, segundo o texto nos orienta: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Deus está nos orientando que devemos evitar a ansiedade, pois esta é inútil e desnecessária, não nos ajuda, apenas atrapalha e nos faz faz adoecer. O antidoto para vencer a ansiedade quanto às necessidades vitais é uma vida de oração, pois quando dobramos nossos joelhos não estamos buscando um ser impotente, mais o ser totalmente potente. Quando olhamos para a provisão vemos que Ele é pequena, quando olhamos o provedor vemos que nada nos faltará, pois quando a fonte da terra minguar, a do céu continua jorrar. Você confia que Jesus pode satisfazer suas necessidades?

*III. ELE NOS TROUXE A SALVAÇÃO DE DEUS* (Hb 5.9).

O senhor é o nosso salvador eterno, conforme o autor aos Hebreus nos informa: “E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9). Ele trouxe a vida eterna do céu para nós, conquistou-a na cruz. Esta salvação que Ele oferece tem algumas carateristicas: I). É uma obra eterna e não temporal, ou seja, aqueles que são verdadeiramente salvos estarão salvos eternamente (v.9a; Jo 10.28; Jo 5.24). II) É uma obra exclusiva Dele sem méritos humanos, isto é, não pode ser comprada por obras nem merecida (V.9b; Ef 2.8-9; Rm 3.28). III) É uma obra que gera obediência naqueles que foram verdadeiramente salvos, ou seja, quem é salvo não vive no pecado (v.9c; I Jo 3.9; Ef 2.10). Se você chegasse agora diante de Cristo e Ele lhe perguntasse: Porque você acha que eu deveria deixar você entrar no céu? O que diria a Ele?

*CONCLUSÃO*

Concluindo, observamos que Jesus é Deus presente conosco, trazendo a paz, provisão e salvação de Deus. Aplicação: Você já tem paz na alma ou vive em tormentos? Confia que Deus é o provedor das suas necessidades? Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, podes receber ainda hoje, satisfação para plena no coração e na vida, provisão para a vida por uma vida de buscar ao Senhor e plena certeza de vida eterna. Você quer? Renda-se totalmente a Cristo neste instante!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz

*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*

Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA

*CULTOS*: QUARTAS: 19h30min; DOMINGOS: 9h00min e 19h30min.