terça-feira, 16 de junho de 2009
Reflexões da fé Reformada Calvinista
Uma visão reformada das Escrituras.
´´Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.`` (II Timoteo 3.16,17)Desde pequeno nos expressamos de alguma forma, enquanto crianças, nos expressamos com choro ou sorrindo. Existem várias maneiras de nos comunicarmos: Existe a forma cantada, gesticulada, falada e escrita. Dentre todas essas formas, quero abordar a forma escrita. Existem vários gêneros literários: O gênero poético, o gênero narrativo, dissertativo. Na Bíblia encontramos estilos apocalípticos, históricos, proféticos, narrativos, poéticos, mas estive pensando o que é um livro? Como é feito?Um livro segundo o dicionário´priberam`é : ´´ conjunto de folhas impressas ou manuscritas reunidas num volume;`` . O livro é feito de junção de palavras organizadas segundo as normas gramaticais de sua língua, que vai dando sentidos e expressando as idéias do autor. Então me pergunto , qual a diferença entre um livro secular por exemplo e a Palavra de Deus, se ambos trazem a mesma características de um livro?O apóstolo Paulo escrevendo a Timoteo nos fala qual a diferença entre a Escritura e os demais escritos, a palavra que foi empregada por Paulo é uma palavra grega composta de dois substantivos, o primeiro deles é ´´Theos`` , o segundo é ´´Pneuma``. Esses dois substantivos o apóstolo Paulo usou para formar uma única palavra, nos dando a idéia de que Deus soprou ao ouvido dos escritores bíblicos aquilo que Ele queria revelar ao homem. A confissão belga coloca da seguinte maneira: ´´ Confessamos que a palavra de Deus não foi enviada nem produzida "por vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo", como diz o apóstolo Pedro (2 Pedro 1:21).`` O apóstolo Paulo e o apóstolo Pedro comungam da mesma idéia que a Escritura é inspirada por Deus, soprada ao ouvido humano para que possamos por meio dela nos corrigirmos, nos educarmos na lei de Deus e adentrarmos nas santas e ABSOLUTAS verdade que repousam no próprio caráter imutável de Deus.Hoje em dia ouvimos sobre novas revelações, entretanto quero vos dizer caro leitor que a Escritura é suficiente, completa revelação de Deus e de sua vontade. Foi essa suficiência que levou Martinho Lutero a declarar: ´´ Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.``Para nós reformados, concordamos com Lutero, estamos satisfeito com a revelação perfeita de Deus, pois para nós o poder da Palavra de Deus consiste no transformar as vidas, nos capacitando ´´para toda boa obra ``.
Postado por Robson Apolucena
"TROPA DE ELITE" Uma Analise Cristã...
Embora o filme não apresente bons procedimentos éticos na instituição da Policia Militar/Civil, o que deve-se considerar, pois abuso de autoridade nunca deixou de ser crime, pensei que seria interessante analisarmos o filme, dado ao seu alcance público, principalmente por pelo menos três aspectos que considero relevantes; Primeiro, pela apresentação da Instituição da Policia do RJ e sua Cultura, (no filme), sugerindo que a corrupção está inserida como "tatuagem" na Instituição, o que dificulta grandemente o trabalho de oficiais honestos, acredito que uma maior legislação sobre as autoridades poderia, de certa forma, minimizar esse progresso da corrupção, não só na Policia, como em todas as instituições Publicas de governo; em Segundo aspecto, a Hipocrisia do povo brasileiro frente a realidade da violência civil, em que os cidadãos supostamente promovem eventos em prol da "paz" social, mas que se observarmos na verdade, são os proprios que promovem o tráfico, o que inexoravelmente vai gerar maior violência, este aspecto evidência o quanto a sociedade está distante da consciência de pecado e da necessidade de principios éticos Cristãos, acredito que este é um dos fatores no qual a Paz do Mundo diverge com a Verdadeira Paz que Cristo oferece:
João 14:27"Deixo-vos a Paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
Paz sem verdade e Justiça(Cristianismo, consciência de pecado) não é Paz, mas uma propaganda, sem praticamente nenhum efeito social, uma Sociologia Calvinista aqui "cairia como uma luva", indico a leitura do Livro "Sociedade sem Pecado" (MacArthur); Quanto ao terceiro e ultimo aspecto, em que penso "ai está o sucesso do longa" deve-se a abordagem do personagem Nascimento. Apesar de usar uma ética propria(sem legislação) para o exercicio de sua profissão, o personagem estabelece a "lei do talião" olho por olho, dente por dente, contra o tráfico "parece" que funciona, não quero aqui fazer uma distinção sobre o que é correto ou não, principalmente pela dificuldade do contexto social que vive o estado do RJ, e propriamente por minha incompetência como ""sociologo"". O que considero relevante na introdução do personagem na pelicula é a necessidade de se fazer Justiça. Ontem no Jornal Nacional observei o comentário do crítico, escritor e roteirista Arnaldo Jabor, sobre o filme que estamos analisando, embora Arnaldo tenha uma posição Ateista e não concordo com muitas das concepções desta figura pública, tenho de confessar que desta vez salvou-se, dentre a explanação de seu comentário uma das coisas que pronunciou destaco aqui: "o Brasileiro está cansado da impunidade que reina na Politica e nas instituições públicas, está cansado de conversa, ele quer ver atitude e o personagem Nascimento oferece esta atitude que todos nos queremos ver".
Acredito que toda essa balburdia social que vivemos, deve-se a um unico problema, que se solucionado responderia a maioria da demanda de nossos problemas sociais, é o distanciamento de Deus e de uma teologia solida e compromissada com as escrituras, penso que a concepção de Deus traz ao Homem consciência de pecado, de Justiça, de Paz e principalmente de Salvação para uma sociedade que se afoga, cada dia mais, nos laços do pecado (Corrupção, Impunidade, Falta de Justiça) Lembro-me das palavras de Cristo:
Mateus 5:6"Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos." Mateus 5:10"Bem-aventurados os perseguidos por causa da Justiça, porque deles é o reino dos céus." Mateus 5:20"Porque vos digo que, se a vossa Justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus."
Ainda que o vocabulario do texto de "tropa de elite" não seja o mais convidativo cristão, alias não sei por que o Cinema Nacional transborda de tanto palavreado "chulo", penso que talvez os Produtores, Diretores e Roteiristas sugerem que isto trará "maior realidade" ao contexto cinematografico, ou por uma influência de escritores como Nelson Rodrigues. Particularmente entendo que estes argumentos não são validos, primeiro por meus principios morais, segundo por que não é preciso um texto de vocabulario chulo, para trazer realidade a cena, tanto é que o personagem Nascimento, um dos poucos que não utiliza de muitas palavras (algumas) "indecorosas", é "inexplicavelmente"?! o que mais traz realismo ao filme, ainda mais hoje, onde a comunicação está mais visual do que nunca, esta é uma das razões pelas quais o cinema contemporâneo brasileiro vem passando por grandes transformações, pelo menos no que diz respeito a produção geral, o roteiro do filme é excelente, o texto poderia ser melhorado, mas o importante e voltando ao ultimo aspecto, é que nós como igreja de Cristo devemos ter o compromisso de salgar o mundo com a Justiça de Deus, apresentada no Evangelho de Cristo, ainda mais no contexto social de impunidade e corrupção em que vivemos e nas instituições, nas quais estamos inseridos, devemos anunciar o Reino de Deus seja em Palavra, seja em nosso procedimento, se buscarmos o Reino de Deus, em primeiro lugar, como Igreja de Cristo, toda nossa influência Cristã será evidenciada na sociedade e atuará como agente de transformação, desta mesma sociedade, pois o proprio Cristo nos afirma isto:
Mateus 6:33"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Sola Gratia
Amém, Atenciosamente,
Demétrius Neves.
Na sua opinião,qual o futuro do protestantismo no Brasil?
Mapa de Procedência
Links que indicamos
Blog de um amigo jornalista cristão
http://www.igrejareformada.ca/
comunidade no orkut ,Inimigos das Heresias
blog do Dr. Augustus,Solano e Mauro
http://www.monergismo.com
O Evangelho é civil também
A "incurtura" sempre é prejudicial quando utilizamos de forma errônea as lentes capazes de aferir a Teologia Reformada distorcendo quase sempre sua Hermenêutica. A proposta de uma melhor leitura da Eleição, não nos deixa fora de nossa responsabilidade de proclamadores. Nem omissos na tarefa profética( em concordância com o AT que não é sinônimo de predições futuras) _ a Eleição como autenticação da tarefa evangelizadora nos faz pensar em um evangelho inclusivo( como de fato o é) procurando capacitação para assim expor de forma genuina a verdadeira fé entregue aos santos.Uma mudança em nossos mecanismos, refletem o desejo de não mais sermos uma Igreja reacionária que espera primeiro a ação para depois emitir seu parecer ( contrariando os princípios de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perfeitamente captado pelos nossos irmãos reformadores) _ O não acesso aos nossos arraiais é uma prova disso. Das muitas localidades que visitei: Ceará, Pernambuco e Paraíba. Poucas são as Igrejas que possuem rampa de acesso, banheiro adaptado, a dificuldade ao "ouvir" a exposição bíblica por falta de intérpretes( LIBRAS) sem falar nos locais onde os"estranhos" não são bem-vindos.De fato o evangelho é mais crívil quando visível e é o próprio Deus que assim o faz! Para o louvor de sua glória. ELE é soberano. E que o nosso bondoso Deus nos ajude.
Você é puritano?
Aprendendo com os Puritanos.
Neste texto tentaremos expor de modo muito breve e bastante resumido sobre a perspectiva puritana a respeito da pregação. Também em breve falaremos do dia do Senhor e da adoração no modo de ver puritano. E a parti disso buscaremos aprender mais com os puritanos.
Chamo de ´´Puritanos`` o movimento reformista da igreja da Inglaterra que aconteceu entre os séculos XVI e XVII , considerado como um movimento pós-reforma protestante.O nome ´´puritano`` surgiu quando eles foram apelidados pelo mundo em um sentido pejorativo e ofensivo. Um pai de um famoso puritano era chamado assim pelo fato de no domingo a tarde, ao invés de sair para jogar e dançar na praça preferia ficar com a família lendo a Bíblia e orando com a família.
Mais o que os puritanos têm de especial para poder nos ensinar algo? J.I. Packer compara os Puritanos a ´´gigantescas sequóias`` e diante deles nós somos apenas pequenas árvores. Por quê? Porque possuía uma espiritualidade e uma vida de santidade, uma teologia prática, uma fé experimental que nós nunca conseguimos igualar. Em minha opinião a grande diferença entre nós( quando refiro a ´´nós``, me refiro aos evangélicos de um modo geral atualmente) e os Puritanos é que eles possuíam uma enorme erudição aliada a uma imensa piedade.
-Pregação:
Além de muitos escritores e livros de imenso valor como ´´O pastor aprovado`` , ´´O peregrino``, ´´A morte da morte na morte de Cristo``, ´´Um guia seguro para o céu``. A fina flor da reforma produziu grandes pregadores tais como Richard Baxter, John Bunyan, John Rogers, e mais tarde como puritanos nascidos fora de época: Jonathan Edwards, C. H. Spurgeon e no século passado , o ex-médico real, David Martin Lloyd-Jones.
Mais o que fazia tais homens diferentes de nós na pregação? Para começo é bom saber que o movimento puritano desenvolveu de um forma profunda a pregação expositiva, alguns deles passavam meses expondo um único capítulo, porque eles tentavam retirar todas as doutrinas , implicações que aquele verso continha. Conta-se que uma vez um pregador puritano passou duas horas pregando, e quando chegou ao final do sermão pediu desculpas a congregação, mas a mesma pediu para que ele não se desculpasse mas que continuasse pregando. Muito diferente da maioria dos púlpitos modernos, a algo na pregação dos puritanos que os diferenciam, os pregadores puritanos tinham a bíblia em sua mente e coração. Spurgeon disse que John Bunyan jorrava sangue bíblico. E isto é um dos motivos que tornava a pregação deles tão poderosa, eles não perdiam tempo com mensagens de auto-ajuda tão comum nos dias de hoje.
Outro fato que nós podemos aprender com eles é que a ênfase deles na pregação estava na fidelidade da entrega da mensagem e não na visão atual e errada, que muito foi influenciada pela prática de C. Finney ,de sucesso que muitos pregadores têm. Entendiam que o Espírito Santo é Soberano e que a eficácia última não está sob o alcance do ministro. Daí serem contra a invenção de fórmulas que quisessem arrancar decisões do público. Achavam melhor o pregador ir orar para Deus agisse nos corações das pessoas.
Um fato que se deve notar era que antes que um pregador puritano fosse ao púlpito ele deveria pregar o sermão para ele mesmo, deveria ler as escrituras para sua vida. Isso hoje é algo bastante negligenciado, e é a causa de muitos pecados cometidos pelos ministros, eles lêem as escrituras para a igreja, mas não a lêem para suas vidas.
Por fim os puritanos levavam muito a serio a pregação. Expor a palavra do Deus Santo, Eterno e cheio de Poder e Glória os enchiam de temor e tremor, ao passo que com diligência buscavam ser fieis ao texto, de modo que por meio de suas bocas a palavra do Deus imutável pode-se ser exposta. Eles procuravam pelo espiritual na sua pregação, tinham o compromisso com Deus acima de todas as coisas. Não entretinham bodes mas alimentavam ovelhas. A seriedade era algo notável nos puritanos, e até alvo de critica por parte de alguns. Um dos pregadores mais sérios dos puritanos era Jonathan Edwards, conhecido por ter uma noção forte do inferno e um amor aos perdidos, certa fez foi indagado porque era tão serio na sua pregação, e ele argumentou que se você visse uma casa queimando em chamas e seu filho dentro, no único cômodo da casa que ainda não estava queimado. De que forma você falaria com ele, não seria da forma mais séria possível, alertando ele do perigo? Outro fato que levavam os puritanos a encararem com seriedade a pregação era o caráter passageiro da vida, e ainda mais naquela época de tanta dificuldade, doenças, guerras etc. Um dos grandes puritanos disse que deveria se pregar: ´´Sem a certeza de pregar novamente, Como um homem moribundo a homens moribundos`` 1.
Quão distantes estamos? Bom, depois de uma breve exposição de alguns pontos puritanos sobre pregação, vemos que temos muito a aprender com os puritanos. Ainda teria muito que se falar sobre pregação puritana, mas espero que tenhamos aprendido um pouco mais. A época da Igreja do Novo Testamento tem lições para todas as Igrejas, e também entendemos que os puritanos tem muitas lições para nós neste início de século. Justamente porque buscavam moldar a sua época as Escrituras ao invés de modificar as Escrituras de acordo com a época.
Solus Christus
1: J.I. Packer, ´´Entre os gigantes de Deus`` Editora Fiel.
Fontes: Piper, John. ´´Supremacia de Deus na pregação`` Shedd publicações.
J.I. Packer, ´´Entre os gigantes de Deus`` Editora Fiel.
Postado por Laurindo Cavalcanti às 17:30 2 comentários
Marcadores: Bíblia, cristianismo, pregação, puritanos
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Segunda-feira, 31 de Março de 2008
Neste texto tentaremos expor de modo muito breve e bastante resumido sobre a perspectiva puritana a respeito da pregação. Também em breve falaremos do dia do Senhor e da adoração no modo de ver puritano. E a parti disso buscaremos aprender mais com os puritanos.
Chamo de ´´Puritanos`` o movimento reformista da igreja da Inglaterra que aconteceu entre os séculos XVI e XVII , considerado como um movimento pós-reforma protestante.O nome ´´puritano`` surgiu quando eles foram apelidados pelo mundo em um sentido pejorativo e ofensivo. Um pai de um famoso puritano era chamado assim pelo fato de no domingo a tarde, ao invés de sair para jogar e dançar na praça preferia ficar com a família lendo a Bíblia e orando com a família.
Mais o que os puritanos têm de especial para poder nos ensinar algo? J.I. Packer compara os Puritanos a ´´gigantescas sequóias`` e diante deles nós somos apenas pequenas árvores. Por quê? Porque possuía uma espiritualidade e uma vida de santidade, uma teologia prática, uma fé experimental que nós nunca conseguimos igualar. Em minha opinião a grande diferença entre nós( quando refiro a ´´nós``, me refiro aos evangélicos de um modo geral atualmente) e os Puritanos é que eles possuíam uma enorme erudição aliada a uma imensa piedade.
-Pregação:
Além de muitos escritores e livros de imenso valor como ´´O pastor aprovado`` , ´´O peregrino``, ´´A morte da morte na morte de Cristo``, ´´Um guia seguro para o céu``. A fina flor da reforma produziu grandes pregadores tais como Richard Baxter, John Bunyan, John Rogers, e mais tarde como puritanos nascidos fora de época: Jonathan Edwards, C. H. Spurgeon e no século passado , o ex-médico real, David Martin Lloyd-Jones.
Mais o que fazia tais homens diferentes de nós na pregação? Para começo é bom saber que o movimento puritano desenvolveu de um forma profunda a pregação expositiva, alguns deles passavam meses expondo um único capítulo, porque eles tentavam retirar todas as doutrinas , implicações que aquele verso continha. Conta-se que uma vez um pregador puritano passou duas horas pregando, e quando chegou ao final do sermão pediu desculpas a congregação, mas a mesma pediu para que ele não se desculpasse mas que continuasse pregando. Muito diferente da maioria dos púlpitos modernos, a algo na pregação dos puritanos que os diferenciam, os pregadores puritanos tinham a bíblia em sua mente e coração. Spurgeon disse que John Bunyan jorrava sangue bíblico. E isto é um dos motivos que tornava a pregação deles tão poderosa, eles não perdiam tempo com mensagens de auto-ajuda tão comum nos dias de hoje.
Outro fato que nós podemos aprender com eles é que a ênfase deles na pregação estava na fidelidade da entrega da mensagem e não na visão atual e errada, que muito foi influenciada pela prática de C. Finney ,de sucesso que muitos pregadores têm. Entendiam que o Espírito Santo é Soberano e que a eficácia última não está sob o alcance do ministro. Daí serem contra a invenção de fórmulas que quisessem arrancar decisões do público. Achavam melhor o pregador ir orar para Deus agisse nos corações das pessoas.
Um fato que se deve notar era que antes que um pregador puritano fosse ao púlpito ele deveria pregar o sermão para ele mesmo, deveria ler as escrituras para sua vida. Isso hoje é algo bastante negligenciado, e é a causa de muitos pecados cometidos pelos ministros, eles lêem as escrituras para a igreja, mas não a lêem para suas vidas.
Por fim os puritanos levavam muito a serio a pregação. Expor a palavra do Deus Santo, Eterno e cheio de Poder e Glória os enchiam de temor e tremor, ao passo que com diligência buscavam ser fieis ao texto, de modo que por meio de suas bocas a palavra do Deus imutável pode-se ser exposta. Eles procuravam pelo espiritual na sua pregação, tinham o compromisso com Deus acima de todas as coisas. Não entretinham bodes mas alimentavam ovelhas. A seriedade era algo notável nos puritanos, e até alvo de critica por parte de alguns. Um dos pregadores mais sérios dos puritanos era Jonathan Edwards, conhecido por ter uma noção forte do inferno e um amor aos perdidos, certa fez foi indagado porque era tão serio na sua pregação, e ele argumentou que se você visse uma casa queimando em chamas e seu filho dentro, no único cômodo da casa que ainda não estava queimado. De que forma você falaria com ele, não seria da forma mais séria possível, alertando ele do perigo? Outro fato que levavam os puritanos a encararem com seriedade a pregação era o caráter passageiro da vida, e ainda mais naquela época de tanta dificuldade, doenças, guerras etc. Um dos grandes puritanos disse que deveria se pregar: ´´Sem a certeza de pregar novamente, Como um homem moribundo a homens moribundos`` 1.
Quão distantes estamos? Bom, depois de uma breve exposição de alguns pontos puritanos sobre pregação, vemos que temos muito a aprender com os puritanos. Ainda teria muito que se falar sobre pregação puritana, mas espero que tenhamos aprendido um pouco mais. A época da Igreja do Novo Testamento tem lições para todas as Igrejas, e também entendemos que os puritanos tem muitas lições para nós neste início de século. Justamente porque buscavam moldar a sua época as Escrituras ao invés de modificar as Escrituras de acordo com a época.
Solus Christus
1: J.I. Packer, ´´Entre os gigantes de Deus`` Editora Fiel.
Fontes: Piper, John. ´´Supremacia de Deus na pregação`` Shedd publicações.
J.I. Packer, ´´Entre os gigantes de Deus`` Editora Fiel.
Postado por Laurindo Cavalcanti às 17:30 2 comentários
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Segunda-feira, 31 de Março de 2008
Hermenêutica Reformada
Os princípios de interpretação bíblica derivam naturalmente de pressupostos bíblico-teológicos. Eles devem nortear nossa interpretação da Bíblia. O princípio geral do qual se deriva todos os outros é o da auto-interpretação das Escrituras. Este princípio enfatiza que a Bíblia deve ser nossa primordial norma de autoridade para interpretar ela mesma, ao invés de recorrermos a tradições eclesiásticas ou a supostas novas revelações do espírito. Diante disso surge o princípio de analogia da fé. A fé significa o conjunto de doutrinas fundamentais das escrituras. Portanto, quando formos interpretar determinado texto, observar o ensino geral das escrituras, comparar nossa interpretação com as doutrinas fundamentais da fé cristã. A relevância deste princípio é importantíssimo para a hermenêutica reformada, porque respeita a unidade da fé. Diante dessa analogia que o interprete deve realizar, emergi a importância que a teologia sistemática tem para a nossa interpretação. A relação entre a hermenêutica e a teologia sistemática é de troca. Enquanto a exegese, fundamentada nos princípios hermenêuticos, produz a teologia sistemática. A teologia sistemática também serve à hermenêutica, direcionando a interpretação.
Um bom interprete precisa ter um bom conhecimento das doutrinas bíblicas que são organizadas pela teologia sistemática. Também importante para o interprete é a teologia bíblica que organiza a revelação de modo histórico. A teologia bíblica nos mostra o conceito de progressividade da revelação, que demonstra o desenvolvimento da revelação enfatizando a organicidade das Escrituras. Também está ligada ao conceito da história da redenção que tem como centro Cristo. Um exemplo claro da importância da teologia bíblica para o interprete é a doutrina do culto. Se entendermos que no antigo testamento o ponto central do culto era o sacrifício do cordeiro que aponta para o cordeiro santo de Deus, isso nos ajudará a compreendermos que a pregação do sacrifício realizado por Cristo em nosso culto deve ser a parte mais central.
Outro princípio muito importante é o cristológico, o significado deste princípio é que toda a Bíblia, tanto o Novo como o Antigo testamento nos revela Cristo, e também que ambos se concentram em Jesus. Este princípio é grandemente norteador para o interprete, porque nos ensina que a chave para a interpretação das Escrituras é a segunda pessoa da Trindade. O capítulo 24 de Lucas nos mostra o quanto este princípio é verdadeiro ao mostrar que o próprio Cristo nos diz que o antigo testamento o revela e aponta para Ele. Um fato também muito importante que este princípio nos mostra é que a promessa do antigo testamento se cumpre no novo testamento, que a nossa interpretação do antigo testamento deve ser iluminada pelo novo testamento. Isto está totalmente de acordo com o conceito de progressividade que se completa no fechamento do cânon bíblico.
Uma das coisas mais importantes na hermenêutica é o estudo da tipologia. A tipologia é algo intrinsecamente importante na conexão e progressão entre o antigo e o novo testamento. Pois tipologia é a analise de acontecimentos, personagens, elementos, e algumas situações que prefiguram outros acontecimentos (Moisés, o libertador do povo no Egito, prefigura a redenção perfeita realizada pelo verbo eterno de Deus, portanto temos aqui uma relação de tipo e antítipo), e realidades na nova aliança. Um ponto interessante é que a tipologia não pode jamais ser confundida com a alegoria, porque a alegoria é fruto da imaginação fértil de alguns, enquanto a tipologia está fundamentada na revelação e pode ser demonstrada por meio da exegese. Os tipos podem ser explícitos (São aqueles que estão citados de modo direto no novo testamento, como é o caso de 1Pe 3:21, onde se ensina que o dilúvio era uma figura do batismo), ou também implícitos (Estes são percebidos pela clara relação que possuem com alguns aspectos no antigo testamento, embora não referidos de maneira obvia no novo.).
Um bom interprete precisa ter um bom conhecimento das doutrinas bíblicas que são organizadas pela teologia sistemática. Também importante para o interprete é a teologia bíblica que organiza a revelação de modo histórico. A teologia bíblica nos mostra o conceito de progressividade da revelação, que demonstra o desenvolvimento da revelação enfatizando a organicidade das Escrituras. Também está ligada ao conceito da história da redenção que tem como centro Cristo. Um exemplo claro da importância da teologia bíblica para o interprete é a doutrina do culto. Se entendermos que no antigo testamento o ponto central do culto era o sacrifício do cordeiro que aponta para o cordeiro santo de Deus, isso nos ajudará a compreendermos que a pregação do sacrifício realizado por Cristo em nosso culto deve ser a parte mais central.
Outro princípio muito importante é o cristológico, o significado deste princípio é que toda a Bíblia, tanto o Novo como o Antigo testamento nos revela Cristo, e também que ambos se concentram em Jesus. Este princípio é grandemente norteador para o interprete, porque nos ensina que a chave para a interpretação das Escrituras é a segunda pessoa da Trindade. O capítulo 24 de Lucas nos mostra o quanto este princípio é verdadeiro ao mostrar que o próprio Cristo nos diz que o antigo testamento o revela e aponta para Ele. Um fato também muito importante que este princípio nos mostra é que a promessa do antigo testamento se cumpre no novo testamento, que a nossa interpretação do antigo testamento deve ser iluminada pelo novo testamento. Isto está totalmente de acordo com o conceito de progressividade que se completa no fechamento do cânon bíblico.
Uma das coisas mais importantes na hermenêutica é o estudo da tipologia. A tipologia é algo intrinsecamente importante na conexão e progressão entre o antigo e o novo testamento. Pois tipologia é a analise de acontecimentos, personagens, elementos, e algumas situações que prefiguram outros acontecimentos (Moisés, o libertador do povo no Egito, prefigura a redenção perfeita realizada pelo verbo eterno de Deus, portanto temos aqui uma relação de tipo e antítipo), e realidades na nova aliança. Um ponto interessante é que a tipologia não pode jamais ser confundida com a alegoria, porque a alegoria é fruto da imaginação fértil de alguns, enquanto a tipologia está fundamentada na revelação e pode ser demonstrada por meio da exegese. Os tipos podem ser explícitos (São aqueles que estão citados de modo direto no novo testamento, como é o caso de 1Pe 3:21, onde se ensina que o dilúvio era uma figura do batismo), ou também implícitos (Estes são percebidos pela clara relação que possuem com alguns aspectos no antigo testamento, embora não referidos de maneira obvia no novo.).
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