terça-feira, 9 de julho de 2013

Mensagem do Missionário Veronilton Paz da Silva


TEXTO: EZEQUIEL 37.1-14

A visão dum vale de ossos secos
1 Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; 2 e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. 3 Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. 4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. 6 E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. 7 Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. 8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. 9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. 11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. 12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13 E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. 14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.

EXÓRDIO:
Deus tem um chamado para cada um dos seus servos, fomos chamados do mundo para viver para glória de Deus (I Co 10.31), chamados também para sairmos das quatro paredes para evangelizar (At 1.8), como diz a missionária Norma do SOS Sertão: Fomos chamados para servir não como uma obrigação nem somente na igreja, mas em toda parte onde o Senhor nos colocar, assim sendo, missões é um estilo de vida”.

NARRAÇÃO:
As imagens da visão de Ezequiel fazem relação com o povo de Israel que estavam que estavam no cativeiro da Babilônia sem esperança de restauração, aquele vale de ossos secos era a realidade de Israel, mas não iria continuar assim. Como Deus chamou o profeta para levar esta mensagem de restauração também nos chama para levarmos uma mensagem de Deus aos que estão sem esperança, longe da graça de Deus. Temos feito isso?

TEMA: O CHAMADO DE DEUS PARA SEU SERVO

1.      É SEMPRE PARA ONDE HÁ PESSOAS NECESSITADAS. V. 1-3

a)     Deus nos faz ver e sentir a necessidade das pessoas. V. 1-2
“[1] Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; [2] e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos”.

b)     Devemos confiar no agir de Deus. V. 3
“Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes”.

2.      EXIGE UMA AÇÃO NOSSA: PREGAÇÃO DO EVANGELHO. V. 4-10

a)     A pregação do evangelho traz vida aos ouvintes. V. 4-9
[4] Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. [5] Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. [6] E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. [7] Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. [8] E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. [9] Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

b)     A pregação do evangelho deve ser conforme a vontade de Deus ordenada na Bíblia. V. 7a, 10a
“Profetizei, pois, como se me deu ordem [...]”.
“Profetizei, pois, como ele me ordenara [...]”.

c)     A pregação do evangelho leva a igreja ao crescimento. V. 10
“Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo”.

3.      RESULTA NO AGIR PODEROSO DE DEUS. V.11-14

a)     Quando o homem perde a esperança, Deus age soberanamente. V. 11-13
“[11] Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. [12] Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. [13] E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor”.

Os termos “ossos se secaram”; “estamos de todo exterminados”, referem-se ao exílio que o povo vivia na Babilônia, onde o povo de Israel por causa dos seus pecados estava sofrendo. Semelhantemente a expressão “eis que abrirei a vossa sepultura”, é um termo figurativo, indica que a iniciativa de livrar o povo de Israel foi do próprio Deus, “sepultura” era o exílio, em que o povo estava preso como um defunto está preso à sepultura, só Deus pode dizer a um morto: “Vem para fora”; Deus também nos tirou de uma sepultura, chamada pecado, onde estávamos presos como um defunto a um caixão, e nunca vimos defunto pedir para mudar de caixão, ou trocar mortalha, pois está morto e preso ao caixão. Somente Deus pode pegar o homem morto em seu pecar e lhe ressuscitar, dando-lhe nova vida.
“Ele vos deu vida estando vós mortos em delitos e pecados”. (Ef 2.1)
“E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos”. (Ef 2.5)

b)     Deus nos aviva pelo seu Espírito. V. 14

1.      O Espírito nos traz vida. V.14a
“E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra [...]”

2.      O espírito nos faz conhecer o senhor. . 14b
“[...] e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor”.

CONCLUSÃO:
Nós vimos nesta mensagem que Deus tem um chamado para o seu servo e que este chamado se dá da seguinte forma: Chama para onde há pessoas necessitadas; requer que preguemos o evangelho e; esperemos o resultado, o agir poderoso de Deus. Olhe para teu vizinho com olhos de misericórdia e pregue o evangelho para ele. Não espere uma voz do céu te mandar pregar, a  Bíblia já te manda (Mc 16.15), o Espírito Santo está em ti e encherá tua boca (Sl 81.10). A pregação somos nós que fazemos, mas o sucesso da pregação é com Deus e sua Palavra não volta vazia (Is 55.11).

APLICAÇÃO:

Música: Renova-me Senhor Jesus

Desafio: Crentes à consagração e pregação da Palavra; não crentes à Salvação pela entrega pessoal a Cristo.

Oração: Pela obediência ao chamado de Deus para cada um de nós. Inclusive, se Deus hoje está chamando alguém para entregar o coração e Ele, faça isto agora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Bíblia de Genebra, ARA Ampliada, Ed. Cultura Cristã.
Revista Igreja e Missão, Ed. Didaquê.
CRUZ, Luiz Ricardo Monteiro da. Introdução ao Velho Testamento. 1ªED. Garanhuns-PE: CPO/IBN, 2006.
SUELY, Norma. Apostila Sobre Missões. 2ªED. Garanhuns-PE: CPO/IBN, 2007.

Autor: Veronilton paz da Silva, presbítero, missionário, bacharel em teologia do ITG de Belo Jardim-PE, evangelista pelo CEIBEL do IBEL de Patrocínio-MG, CPO do IBN de Garanhuns-PE, graduando em letras na UEPB Monteiro-PB. Contato para palestras, pregações, estudos bíblicos ou aulas teológicas (083) 9971 3627. 




Algumas reflexões sobre o comportamento e o papel do cristão na sociedade do consumo


Fonte: UMP da quarta

*“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;”* * 1 Timóteo 6:17* O mundo de hoje é dinâmico e acaba por solicitar de nós que o acompanhemos em cada uma das suas transformações ano a ano, de tempos em tempos. Nesse sentido e sem querer tudo demonizar e colocar a culpa no capiroto - como a religiosidade sugere, estas mudanças podem fatidicamente nos afastar de Deus. Assim, entende-se claramente que o alerta de Paulo em Efésios 5:16 *“**... mais »

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA


Por Pr. Joaquim de Andrade 

As Seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e benéficas. Com a chegada do novo milênio ... Continuar leitura em MINISTÉRIO BERÉIA