sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma Avaliação da Igreja Brasileira

Recebi uma mensagem via e-mail do Rev. Davi Botelho sobre a Igreja Evangélica Brasileira, deixo a mensagem na integra para nossos leitores. Um abraço!
 
Uma avaliação da Igreja brasileira

Em 20 anos a igreja quase quadruplicou em tamanho, prosperou em finanças, junto com o Brasil que se tornou a sexta economia mundial, será a quinta até o final do ano que vem e a quarta em 2020. Em 10 anos o salário mínimo saiu de 75 dólares para cerca de 300 dólares.
 O resultado de tudo isso é que nos tornamos um dos mais consumistas do mundo. Os EUA pretende liberar os vistos para os brasileiros e os demais países tem facilitado os vistos para nós, isto não é porque somos bonzinhos, mas por causa do nosso dinheirinho que valorizou muito e que o custo de vida no Brasil se tornou um dos mais caros do mundo.

Em 2005 fizemos um planejamento estratégico de 10 anos para avaliar a igreja brasileira  em 2015. Este foi coordenado pelo engenheiro Mateus Nápoli, filho de pastor e líder de missões. Para isto usamos os fatos listados que afetaria na conclusão.

• Vida Espiritual
• Discipulado
• Denominacionalismo
• Visão Missionária
• Economia Brasileira
• Renda per Capita e Distribuição de Renda
• Indústria
• Relações Internacionais do Brasil
• Inclusão Digital

Ao final do planejamento escolhemos duas tendências para 2015 e uma delas foi denominada: Igreja de Laodicéia. Avaliem vocês essa conclusão minuciosamente. Até parece profético, pois a economia na época não tinha a perspectiva do que é hoje o Brasil e a igreja. O Cenário estudado e mostrado abaixo sobre o Planejamento Estratégico de 2005 na Horizontes mostra o exemplo denominado "Laodicéia"

"m 2015, 1/4 da população brasileira é evangélica e é superficial na vida cristã, a igreja se tornou rica e abastada, mas sem visão.A mídia evangélica tem influenciado com a teologia da prosperidade, formando uma mentalidade materialista e mundanista, aumentando a estrutura de poder das denominações. O discipulado é fraco e não atende a todas as necessidades da igreja, que tornou-se intelectualizada voltada para os seus próprios interesses. A falta de espiritualidade resultou no desinteresse e falta compromisso com missões. Os missionários têm sido negligenciados em todas as áreas de apoio.

A economia do país está em alta com crescimento da indústria e serviços. Mesmo com este crescimento, não há investimento da igreja na obra missionária. As organizações missionárias e juntas denominacionais lutam bravamente por recursos e missionários para serem enviados. A estrutura de envio missionário foi afetada resultando no interesse de pequenos grupos e
empresários, a igreja ignorou a sua responsabilidade de envio, sustento e cuidado missionário.

No cenário internacional também crescemos, devido ao investimento no agro negócio e outras tecnologias que aumentaram a exportação. A nossa imagem melhorou diante das comunidades internacionais, assistimos ao estabelecimento de parcerias nas áreas de esportes, cultura e negócios. Hoje em dia, a maioria das parcerias missionárias é nessas áreas, pois, com a decadência da igreja brasileira, há um desinteresse da igreja internacional
em apoiar o movimento missionário brasileiro.

Há uma diminuição considerável pela procura de treinamento missionário por duas razões: a zona de conforto e a falta de sustento. O treinamento tornou-se a curto prazo e com procura por cursos a distância. Esta situação tem limitado o número de candidatos e obreiros de base nas agências missionárias causando um aumento no custo de formação. Há menor busca por
especialização, literaturas bíblicas e cursos de missões, afetando o ministério de mobilização e investimento missionário.

A adoção à internet cresceu com o incentivo a cursos de informática. Devido à concorrência houve uma queda nos preços de produtos comercializados virtualmente. Novas estratégias missionárias são dirigidas a programas de televisão, grupos de comunicação e à própria internet."
Chamemos um Auditor
Imagine o que ocorreria se contratássemos um auditor de planejamento para analisar e dar seu parecer sobre a Igreja e para onde ela deveria ir, a fim de cumprir o seu propósito máximo. Ele nos faria algumas perguntas com o objetivo de chegar a uma conclusão. Sua primeira pergunta talvez seria: Qual é a tarefa principal da igreja?
Responderíamos que é tornar Cristo conhecido por toda criatura, em todo o mundo.
E, para isso, com quem a igreja conta atualmente?
Responderíamos que a igreja possui mais de 800 milhões de cristãos verdadeiros. Ele ficaria surpreso!
A terceira provável pergunta seria: Quais são os recursos com os quais contamos hoje?
Responderíamos que mais de 50% dos cristãos no mundo são classificados como ricos e que somente 13% são verdadeiramente pobres. Temos todas as estratégias e os melhores treinamentos para evangelizar todos os povos, tribos, e nações. Temos métodos de tradução da bíblia para as línguas que nada têm do livro sagrado e condições de terminar a tarefa em nossa geração.  Sua admiração seria ainda maior.
Uma última pergunta: Vocês sabem onde se encontram as pessoas não seguidoras de Cristo, alvos da pregação?
Orgulhosos, responderíamos com riquezas de detalhes que a maioria delas, ou 95% dos menos alcançados da terra, está concentrada numa região do mundo que denominamos Janela 10-40. Lá estão aproximadamente 2.3 bilhões de pessoas que chamamos de os menos alcançados, pelo evangelho, da terra.
Nosso interlocutor a essa altura estaria em êxtase com grande admiração pelo conhecimento demonstrado, recursos financeiros e pessoal que possuímos.
E sua conclusão seria: Vocês não são sérios naquilo que creem e fazem.

Tenho tido pena dos nossos jovens que vão a algumas conferências missionárias e saem entusiasmados, mas depois que chegam em suas igrejas são esfriados por seus pastores que não tem visão missionária.
Que o Pai tenha misericórdia de nós e nos perdoe dessa realidade mostrada dois anos antes do cumprimento do CENÄRIO 2015.
David Botelho
uniasia@mhorizontes.org.br
Missão Horizontes - Bradesco - Agência 1020 - Conta 3111-9

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As Boas Novas do Evangelho de João – Estudo 03

PECADO, O PROBLEMA DO HOMEM

           A Bíblia mostra que Deus ama o homem e que Ele tem um plano para cada um. Porém muitos não têm experimentado o amor de Deus de maneira completa por causa do PECADO; estão separados de Deus, pois a Bíblia mesma diz: “as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” Is. 59.2. Por causa do pecado a Bíblia descreve o homem como morto espiritualmente, não tendo comunhão com Deus.
  • Responda com suas próprias palavras:
    1. Qual a condição do homem que está separado de Deus? (12.46; 8.12)

    1. Em (8.12) como Jesus é chamado?

    1. Qual o efeito do pecado sobre a pessoa que peca? (8.34)

    1. De acordo com (3.19) todos os homens têm vontade de ver a luz?

    1. Por que alguns homens gostam de ficar nas trevas (longe de Deus)? (3.19,20)

    1. De que pecado os homens são culpados, de acordo com (16.9)?

    1. Qual a condição dos homens que não crêem no Filho de Deus? (3.36)

    1. Quem já está condenado por Deus? (3.18)

    1. Jesus veio ao mundo para nos condenar? (3.17). O que Ele veio fazer?

    1. Qual a razão apontada por Jesus de certas pessoas não terem a vida que Ele veio proporcionar? (5.40)

Chave de Correção:
  1. João 12.46 “Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. João 8.12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (está vivendo nas trevas).
  2. João 8.12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jesus é chamado Luz do Mundo).
  3. João 8.34 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (o pecado escraviza o homem).
  4. João 3.19 “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Não. Nem todos desejam a luz de Cristo).
  5. João 3.19, 20 “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más”. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (Porque suas são obras são más e Deus as reprova).
  6. João 16.8, 9 “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim” (São culpados do maior pecado, que é Não crê em Jesus).
  7. João 3.36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Não terão a vida eterna e a ira de Deus está sobre eles).
  8. João 3.18 “Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Todo o que não crê (confia) em Jesus para salvação).
  9. João 3.17 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Não. Veio trazer salvação para toda a humanidade).
  10. João 5.39, 40 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (As pessoas não tem vida eterna porque não vão até Jesus).

Esboço do Sermão Dominical do Missº Veronilton Paz (CP Sitio Serrote)



TEXTO: I JOÃO 4.7-21

Tema: CARACTERÍSTICAS DO AMOR DE DEUS

1.        O HOMEM PODE CONHECER O AMOR DE DEUS. V.7-8

1.1 O amor procede de Deus e não do homem. V.7a
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus [...]”.

1.2 O amor só é vivenciado por quem é nascido de Deus. V.7b-8
“[...] e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.

2.        A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS. V.9, 10, 13, 14

2.1 O amor de Deus manifestou-se independente do nosso amor por Ele. V.10a
“Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós [...]”.

2.2 O amor de Deus manifestou-se de forma visível quando Deus enviou seu Filho Jesus ao mundo para salvá-lo. V.9, 10b, 14
“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos”.
“[...] m que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos”.
“E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo”.

2.3 A garantia que o amor de Deus está em nós é a presença do seu Santo Espírito em nós. V.13
“Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito”.

3.        O RESULTADO DO AMOR DE DEUS NO CRENTE. V.11, 12, 15-20

3.1 Leva o crente a confessar Cristo e permanecer no amor de Deus. V.15-16
“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”.

3.2 Leva o servo de Deus a ter confiança no futuro, retirando dele todo o medo. V.17-18
“Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

3.3 Leva o salvo a amar o próximo. V.11, 12, 19, 20
“Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros”.
“Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado”.
Nós amamos, porque ele nos amou primeiro”.
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.
E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão”.

CONCLUSÃO:
 Vimos nesta mensagem que o amor de Deus tem algumas caracteristicas como: 1. Ser conhecido pelos homens; 2. É manifesto entre nós e; 3. resulta em atitudes na vida do crente. Já experimentamos o amor de Deus? 

APLICAÇÃO: 
Hino: NC 42 "O Grande Amor de Deus"
Desafio: Vivencia de amor por Deus e pelo proximo.
Oração: Entrega dos crentes ao amor de Deus, não crentes a uma experiencia de conversao.

Autor: Pb. Veronilton Paz (IPB Monteiro-PB - Congregação do Sítio Serrote)  83 9679 0574