sexta-feira, 27 de outubro de 2017

REFLEXÃO BÍBLICA - SEDE DE DEUS


Salmo 42.1-2
1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”

Você está com sede? Deseja saciar-se?

Um menino chegou à uma casa, após uma longa caminhada em busca das cabras do pai. Chegando ali perto em uma casa falou: “Por favor! Tenho sede! Um pouco de água por favor!” Uma senhora gentil ofereceu aquela água retirada do pote e ele sorveu aquele líquido precioso tornando-se revigorado.

Davi estava pensando sobre a ânsia de um animal chamado corça em busca de uma fonte de água refrescante onde mataria sua sede e refrigeraria o seu corpo por causa do calor. Ele reflete que a nossa alma tem uma sede intensa não de uma água física, mas espiritual que satisfaz a alma, sobre isto podemos depreender algumas lições irrefragáveis para o nosso coração.

Primeira, quem deseja saciar-se em Deus, sua alma precisa suspirar por Deus: 1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma (v.1), suspirar é ter paixão, amor desmedido, querer viver para agradar Deus, buscar agradar a Ele, se preciso for morrer pelo Senhor, por isso Paulo diz que o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fp 1.21), ele estava disposto a morrer para não negar a sua fé.

Saciar-se em Deus é viver com tanta paixão por Ele a ponto de suspirar por Ele. Quando um casal de namorados estão apaixonados, eles suspiram de paixão, eles ocupam sua mente um com o outro, o crente deve ocupar sua mente com Deus, precisamos viver para agradá-lo, ter o coração ardendo quando fala em Jesus, ter sua alma aquecida quando busca ao Senhor. Você tem suspirado pelo Senhor?

Segundo, quem deseja saciar-se em Deus, sua alma precisa ter sede de Deus: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (v.2a), dizia o teólogo Santo Agostinho que o homem possui um vazio do tamanho de Deus e que só Deus pode preencher este vazio, devido a isto o homem anda em vários lugares em busca de paz, vive nos bares, bordéis, drogas, outros buscam satisfazer-se nas coisas materiais, vários estão em busca de religiões diversas, porém, a solução para este vazio não está em ninguém mais, somente em Jesus, ele mesmo disse: 37 [...] Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo 7.37-38), venha à fonte das águas vivas que podem matar a sede da tua alma e te dá satisfação eterna.

Ele é a fonte, nós sedentos pecadores quando vamos até Ele com sinceridade de coração, Ele não nos lança fora, pelo contrário, Ele nos acolhe (Jo 6.37), busque nesta fonte que nunca seca, a agua (satisfação) que Ele nos dá nunca se acaba (Jo 4.14). Sua alma está aflita? Jesus é a solução, Ele satisfaz a sua alma!

Terceira, quem deseja saciar-se em Deus precisa ter um encontro com Deus: “[...] quando irei e me verei perante a face de Deus?” (v.2b), o ser humano nascido sob o domínio do pecado, é totalmente incapaz de levantar-se por si só, precisou que Deus viesse até Ele, Jesus se fez homem e veio habitar entre nós (Jo 1.14), o pecado formou uma parede de separação entre o homem e Deus (Is 59.1-2), sendo assim não haveria nenhuma possibilidade dele encontrar-se com Deus a mesmo que Deus viesse ao seu encontro.

 Podemos ver isto exemplificado no pastor que foi ao encontro da ovelha perdida e não desistiu até que a encontrou (Lc 15.3-7), da mulher que perdeu a moeda e não ate recuperar seu dinheiro perdido (Lc 15.8-10), por isto que o apostolo João afirmou que Deus enviou o seu Filho como salvador do mundo (I Jo 4.14), não foi você que buscou a Deus, Ele veio ao teu encontro. O salmista disse que sua alma almejava o Senhor mais do que os guardas pelo amanhecer (Sl 130.6), se você está com o coração ansioso pelo Senhor, saiba que Ele vem ao teu encontro e não te lança fora!

Para Concluir dizemos que da forma como Davi suspirou, teve sede e desejou a presença do Senhor, nós precisamos entender que somente Deus é que pode nos satisfazer, da forma como Ele encheu o coração de Davi, também enche o nosso, como tornou Davi feliz, também nos fará, do modo como deu a salvação ao seu servo, também nos dá. Creia e se lance na fonte de aguas vivas, Jesus Cristo.


Autor: Missº Veronilton Paz