quinta-feira, 12 de agosto de 2010

História do Movimento Reformado



A REFORMADA NA INGLATERRA

Alderi Souza de Matos

A história do movimento reformado na Inglaterra apresenta dois fenômenos com vastas implicações, um deles de caráter negativo e o outro, positivo. No aspecto negativo, a Inglaterra foi o primeiro país em que o calvinismo se dividiu em várias correntes, devido a diferentes entendimentos sobre a forma de governo da Igreja. O elemento positivo foi a realização da Assembléia de Westminster, que produziu os documentos doutrinários mais influentes da tradição reformada.

Até 1534, a Inglaterra foi solidamente católica romana. Naquele ano, o rei Henrique VIII rompeu com Roma e criou uma Igreja nacional inglesa, a Igreja Anglicana. Desde o século 14, com o pré-reformador John Wyclif e seus simpatizantes, os lolardos, havia surgido um forte movimento de valorização das Escrituras e protestos contra os desvios da Igreja Tradicional. Com o advento da Reforma Protestante, as idéias luteranas logo chegaram ao país. Todavia, algum tempo depois a reformada obteve maior aceitação.

Durante o reinado de Eduardo VI (1547-1553), filho e sucessor de Henrique, as influências reformadas se fizeram sentir de modo crescente. Martin Bucer, o reformador de Estrasburgo, passou os seus últimos anos na Inglaterra, e o reformador polonês Jan Laski foi pastor da Igreja de Estrangeiros em Londres. João Calvino correspondeu-se com Thomas Cranmer, o arcebispo de Cantuária, com o rei Eduardo e com Somerset, o lorde protetor. Dois documentos fundamentais redigidos por Cranmer, o Livro de Oração Comum e os Trinta e Nove Artigos demonstraram claras influências reformadas.

Todavia, a marca mais profunda deixada pelo calvinismo na Inglaterra foi o movimento conhecido como puritanismo. Os puritanos eram os pastores e leigos calvinistas ingleses que insistiam que a Igreja Anglicana se tornasse mais “pura”, isto é, mais bíblica, em sua teologia, culto e forma de governo. Esse movimento produziu um vasto e duradouro impacto na sociedade inglesa devido às suas ênfases principais: estudo sério das Escrituras, pregação doutrinária e expositiva, valorização da experiência religiosa e da santificação, e uma visão abrangente da vida sob o senhorio de Deus.

No reinado de Maria, “a Sanguinária” (1553-1558), houve um vigoroso esforço no sentido de restaurar o catolicismo romano. Centenas de protestantes foram executados na fogueira e muitos outros se refugiaram no continente, em cidades como Zurique e Genebra. Sob Elizabete I (1558-1603) o anglicanismo adquiriu os seus traços definitivos, com a rejeição da teologia reformada. Os puritanos experimentaram uma repressão crescente por parte dessa poderosa rainha e de seus dois sucessores imediatos, Tiago I e Carlos I.

Infelizmente, em meio às tremendas dificuldades que enfrentavam, os puritanos ficaram ainda mais enfraquecidos por causa de sua falta de unanimidade na questão da forma de governo eclesiástico. Enquanto muitos deles eram presbiterianos, outros eram adeptos do sistema congregacional e alguns poucos queriam preservar o episcopalismo. O puritanismo atingiu o seu ponto culminante na década de 1640, quando os puritanos controlaram o parlamento inglês e convocaram a célebre Assembléia de Westminster.
Fonte: www.mackenzie.br 

Conheça o Missionário Marcio Brito

Missões: Congregação de Serra Grande - I.P.Planalto


Situada no municipio de Lagoa do ouro a mais ou menos 43 quilométros de Garanhuns esta congregação é fruto do trabalho evangilistico dos amados irmãos norte-americanos, e hoje resiste ao tempo desafiando as muitas dificudades, a mais de 45 anos lá estão alguns dos primeiros membros. o Diácono Manoel é um deles. Esta congregação pertence a igreja Preesbiteriana do Planalto que fica localizada a Rua ismael Tinõ e Silva, 710 - Boa Vista - Garanhuns - PE - CEP 55.292-080 - e-mail: jernando@terra.com.br. O Pastor efetivo é o Rev. Ernando Pereira Vasconcelos, e assiste a congregação o Miss. Márcio antonio Gomes de Brito. e-mail. diacmarcio@yahoo.com.br.
"Quando chego ao trabalho, sinto-me no céu, vejo a comunhão e sigeleza doa amados sem contar o amor a mim dedicado, assim como a reverencia, vejo homens. mulheres e crianças que verdadeiramente amam a obra do SENHOR, Presbiterianos que vivem unidos em um só proposito: Louvar e adorar a DEUS"
Miss. Márcio Brito.



Noticias Missionárias

Ministério SOS Sertão



Este ministerio tem como objetivo levar a Palavra de Deus aos lugares mais inospitos do sertão do Vale do Pajeú. As missionárias Jardelita Bispo e Norma Suely estão a frente deste lindo trabalho e além disto ainda ministram aulas no CPO-Curso de preparação de Obreiro no IBN- Instituto Bíblico do Norte em Garanhuns-PE no mês de julho. Você deseja ser um matenedor deste ministério? Você pode contribuir com qualquer quatia. Conta para deposito: Banco Bradesco Agencia 3211-5 conta poupança 2496724-7.
Que o SENHOR JESUS CRISTO possa te abençoar e ajudar esse lindo e tão presioso trabalho que tanto tem ajudado, educado e sempre levando a ação social a sério. Deus seja louvado através das amadas.
Fonte: www.missmarciobrito.blogspot.com 

Notícias Missionárias do Sertão

IGREJA PRESBITERIANA DO PLANALTO NA INAUGURAÇÃO NA CONGREGAÇÃO DE LAGOA GRANDE


Autoridades do Presbiterio, assim como o pastor efetivo da I.P. de São João estiveram presentes no culto solene de inauguração.







Membros da I.P.P. Compartilhavam da festa juntamente com os amados da nova casa de oração de lagora grande.









A minha presença foi um presente de DEUS, e claro aqui ao lado de nosso tecladista o amado irmão que chamamos tão docimente de Guigo!






O Grupo Nordestinade da I.P. do Planalto. claro estava abrilhantando, um momento suiblime do louvor, na zona rual nada como louvar ao bem caracteristico.







O grupo de louvor da I. P. do Plaunalto deixou a mensagem de DEUS cantanda.
Bateria: Levi; Violão e vóz: Presb. Silvino; Baixo: Diác. Azevedo; Teclado: Guigo e Voses: Presb. Davi e a irmã Valeria.





Irmão "MANOEL"
Com esse servo de DEUS, que um dia sonhou a muito tempo, hoje o SENHOR realiza seu sonho e abre mais uma porta para Sua Palavra ser pregada.
Que CRISTO JESUS, esteja sempre o abençoando.





As amadas irmãs se juntaram a mais nova família de DEUS! Da esquerda para direita: Valeria, Nady e a Miss. Iale

Além dos amados, estiveram vários outros membros de outras igrejas e principalmente muitos irmão(s) da comunidade. A I.P. do Planalto foi representada não só pelos membros como pelos presbíteros José Luiz, Silvino e o Miss. Márcio Brito. E em clima de festa mais uma ação missionária que compartilhamos como os amados de Lagoa Grande. Deus continue a abençoar aquele trabalho. Um sonho do amado Irmão Manoel que vindo de São Paulo veio ser uma realidade seu tão grande sonho de plantar um trabalho para pregação da palavra do SENHOR e depois de tantos anos conforme a vontade soberana de DEUS seu sonho hoje é uma realidade em CRISTO JESUS.
"A Igreja Presbiteriana do Planalto em nome do Rev. José Ernando P. Vasconcelos agradece a recepção assim como as festividades logo após o culto."