sábado, 4 de setembro de 2021

REFLEXÃO: JESUS, A ÚNICA TÁBUA DE SALVAÇÃO


*TEXTO: ATOS 4.12*

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

*TEMA: JESUS, A ÚNICA TÁBUA DE SALVAÇÃO*

*INTRODUÇÃO*

Um navio estava em alto-mar e uma tempestade o fez naufragar, um dos marinheiros tentava nadar a todo custo, mas nunca avistava terra, ele já estava sendo tomado pelo cansaço, quando de repente viu que boiava ali perto uma tábua larga, sem pensar duas vezes, agarrou-a e descansou, conseguindo chegar numa ilha. A vida humana se parece muito com esta estória, pois a vida sem Cristo é uma navio naufragado, o mar é o pecado para nos afundar, Jesus é a única tábua de salvação que podemos nos agarrar. Vejamos algumas lições a seguir.

*I. JESUS MORREU PARA ADQUIRIR A NOSSA SALVAÇÃO * (v.10).

O texto afirma a morte de Jesus por nós ao nos informar: [...] Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes [...]” (v.10). A crucificação de Jesus foi de responsabilidade dos homens, mas estava dentro de um plano predeterminado por Deus (At 4.27-28) para salvar pecadores (I Pe 1.18-20), pois tínhamos uma dívida impagável (Sl 49.7-8), Jesus na cruz rasgou a dívida e nos perdoou todos os pecados, dando salvação (Cl 2.13-14). Jesus morreu para perdoar os seus pecados e lhe garatir a salvação. Ele é a única tábua de salvação!!!

*JESUS RESSUSCITOU PARA GARANTIR NOSSA SALVAÇÃO* (v.10).

Podemos observar que Jesus além de da sua morte para adquirir a salvação, também ressuscitou, conforme podemos observar: [...] Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos [...]” (v.10). Se a morte de Jesus adquiriu a salvação para seu povo, sua ressurreição grante que esta salvação estará sempre segura, pois Ele vive para estar ao nosso lado sempre (Mt 28.20b), salva totalmente e ninguém poderá condenar-nos (Rm 8.33; Hb 7.25a); intercede por nós sempre e nos grante salvos (Hb 7.25; Rm 8.34), começou a obra da salvação e a concluirá plenamente (Fp 1.),6 como Ele está vivo garante nossa salvação tanto agora como no futuro e eternidade, ninguém pode nos tirar da mão Dele (Jo 10.28). Jesus é poderoso para nos salvar e também preservar-nos salvos para sempre (Jd vv.1,25; II Tm 1.12). Glórias a Jesus!!! Nossa única tábua de salvação!!!

*III. JESUS PRECISA SER RECEBIDO PARA EFETIVAR NOSSA SALVAÇÃO* (vv.11-12).

As Escrituras afirmam também que você não poderá ser salvo se rejeita ao Senhor Jesus, os judeus o rejeiram como afirma Pedro: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores” (At 4.11), os judeus não quiseram recebê-lo (Jo 1.11), mas para aqueles que o receberam, Ele seria a pedra principal, como o texto afirma: “[...] a qual se tornou a pedra angular” (At 4.11), o termo Pedra aqui indica poder e firmeza, Ele nos salva pelo seu poder. Mas, o ser humano precisa render seu coração e clamar pelo nome de Jesus, segundo indica a passagem: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). Você não pode fazer nada, mas Jesus pode fazer tudo pela sua salvação. Clame a Ele agora, somente Ele pode te salvar, pois é a única tábua de salvação!

*CONCLUSÃO*

vimos nesta reflexão que Jesus é a nossa única tábua de salvação, ele morreu para adquirir nossa salvação e ressucitar para garantir e preservá-la para sempre, mas precisamos receber ao Senhor, clamando a Ele por salvação. Você já tem certeza de sua salvação? Se sua respost a é negativa, necessitas ainda hoje ter um encontro com Jesus, recebendo-o como seu único Senhor e salvador. Jesus é a sua única tábua de salvação, agarre-se a Ele agora!!!

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva

*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*

Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

*CULTOS*: QUARTAS: Oração e Doutrina (19h30min); DOMINGOS: EBD (9h00min); Culto de Louvor e Adoração (19h30min).

domingo, 29 de agosto de 2021

REFLEXÃO: IDENTIDADE DE QUEM AMA JESUS!


TEXTO: JOÃO 14.23

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

IDENTIDADE DE QUEM AMA JESUS

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas colocam frases na testa dizendo: "Jesus eu te amo" e outras do tipo, mas será que isso é o bastante? O que caracteriza uma pessoa que ama Jesus? Como ela pode ser identificada? Iremos tratar de algumas questões envolvendo este assunto, vejamos a seguir.

I. A PESSOA QUE AMA JESUS OBEDECE A SUA PALAVRA (v.23a).

O verdadeiro seguidor de Jesus não apenas profere com a sua boca que o ama , mas ele prova isso com a sua vida, obedecendo ao Senhor, vejamos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra [...]”. Não adianta dizer que ama o Senhor e ao mesmo tempo viver na desobediência. Alguns missionários ingleses foram conversar com o lider indiano Mahatma Gandhi sobre Cristo e perguntaram se ele cria no Senhor, a resposta dele foi: “Eu creio no vosso Cristo, não no vosso cristianismo”. Você ama a Cristo? Obedece sua Palavra?

II. A PESSOA QUE AMA JESUS É AMADO POR DEUS (v.23b).

A palavra de Deus fala do seu amor de modo geral por todas as pessoas, chamado também de graça comum, na qual Ele cuida de toda e qualquer uma das suas criaturas (Mt 5.45), mas as Escrituras também falam de um amor especial e salvifico que Deus dispensa sobre todos aqueles que crêem e seguem Jesus (Jo 3.18), sobre este amor Jesus disse: Se alguém me ama [...] meu Pai o amará [...]”. Então, Deus ama de maneira salvadora aqueles que se entregam a Cristo, passando a amá-lo. Você já se entregou a Cristo? Salvação é para quem ama se entrega a Cristo!

III. A PESSOA QUE AMA JESUS TORNA-SE SUA HABITAÇÃO (v.23c).

Jesus ainda vai afirmar que Deus habitará somente naquelas pessoas que o amam, averiguemos: “Se alguém me ama [...] viremos para ele e faremos nele morada”. Deus prometeu habitar nas pessoas que amam a seu Filho, mas somente ama Jesus quem obedece seus mandamentos (Jo 14.21), isto é, Cristo passa a habitar no nosso coração (Ef 3.17), através do Espírito Santo (I Co 6.19), isto significa que não pertencemos mais a nós mesmos, e sim ao Senhor. passamos a viver para Deus e não para nós mesmos (Gl 2.20). Você já é habitação de Cristo?

CONCLUSÃO

Nesta breve reflexão examinamos que o Cristão é identificado por seu amor a Jesus, e para sabermos se alguém ama Jesus devemos saber que aquele que o ama guarda a sua Palavtra em obediência, é amado por Deus para salvação e passa a ser habitação de Cristo. Será salvo somente aquele que ama o Senhor acima de qualquer coisa ou pessoa e lhe entrega todo o ser de modo irrestrito. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é “NÃO”, hoje ainda renda seu coração ao Senhor sem reservas e Ele te garante um lugar eterno no céu! Faça isso hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL

Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

CULTOS: QUARTAS: Oração e Estudo Bíblico (19h30min); DOMINGOS: EBD (9h00min), Culto de Louvor e Adoração (19h30min).