*[1]* Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. *[2]* Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; *[3]* Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; *[4]* Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom
*REFLEXÃO: O QUE APRENDEMOS COM A GENEALOGIA DE JESUS (PARTE I)*
*INTRODUZINDO*, Abraão casou com Sara (Gn 11.29), saiu de Ur dos Caldeus para harã (Gn 11.31), chamado por Deus (Gn 12.1-5), foi ao Egito (Gn 12.10-20), fez aliança com Deus (Gn 15.18, 17.1-22), foi pai de Isaque, o filho da promessa (Gn 17.1-5), é o único do velho testamento chamado de crente (Gl 3.9), é chamado o pai da fé (Gl 3.7), chamado o amigo de Deus (II Cr 20.7). Cristo foi chamado Filho de Abraão (v.1), numa alusão á salvação dos povos pela fé na pessoa de Cristo. Vamos extrair algumas questões interessantes nesta questão.
*PRIMEIRA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI PARA QUE POR MEIO DESTE CHAMADO O SEU POVO ATRAÍSSE AS NAÇÕES PARA ELE*. Sobre este chamado vemos Deus dizendo para Abraão se seguintes palavras: *Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra* (Gn 12.3). As Escrituras Apontam duas formas de Missões: *a) A Missão centrípeta*, no qual as pessoas atraem as pessoas para o centro, era este o chamado para Israel por meio de Abraão, os quais deveriam atrair as nações para o Deus verdadeiro e eles falharam na sua Missão; *b) A missão centrifuga* que usa a Força do centro para fora para todos os lados; *c) A Igreja possui estas duas missões*, centrípeta que atrai as pessoas pelo seu testemunho fiel (Mt 5.16) e, centrifuga, que vai até as pessoas para evangelizar elas e falar da vida, perdão e graça que está na pessoa de Jesus (Mc 16.15; Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; Lc 24.44-49; Jo 20.19-22; At 1.6-11). Temos cumprido nossa missão? A Missão dada a Abraão só se cumpriu perfeitamente em Jesus, isto será visto a partir do próximo item. As duas principais missões da Igreja são: *a) viver para glória de Deus* (adoração, culto) e; *b) promover a glória de Deus* (evangelização, missões). Jonathan Edwards era pastor de uma grande igreja e ficava triste com tanta estagnação espiritual da sua vida e igreja, ele desafiou a si mesmo e a igreja para buscar a Deus e quando de madrugada estavam orando o Espírito santo foi derramado sobre eles com muito poder e aquelas pessoas saíram dali para evangelizar, o pastor Jonathan Edwards pregou falando da vida que Jesus dá para as pessoas e denunciando as injustiças sociais da sua época. Como temos vivido hoje, temos pregado contra o pecado? Contra o erro, roubo, corrupção, etc.?
*SEGUNDA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI PLENAMENTE REALIZADO EM CRISTO JESUS QUE ATRAI HOMENS DE TODAS AS TRIBOS, POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES POR MEIO DA FÉ*. O apóstolo João na visão de Apocalipse pôde observar o resultado final da evangelização alcançando todos os povos da terra, conforme verificamos: *[9]* Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; *[10]* e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. *[11]* E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, [12] dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. *[13]* E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? *[14]* Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro*. Aqui nesta revelação que Jesus deu ao seu servo João, ele viu o cumprimento da missão inicial lá de Abraão, mas também da missão da Igreja que foi em busca dos homens de todos os povos. Jesus que foi rejeitado pelos judeus porque eles tinham a mente pequena e achavam que a salvação era só para judeus, por isso Jesus disse que Deus amou o mundo (Jo 3.16), este texto não indica que todos os indivíduos do mundo serão salvos, mas pelo contexto da conversa de Jesus com o judeu Nicodemus, podemos chegar à conclusão que Jesus estava se referindo a judeus e gentios, ou seja, a salvação é para todos os povos, tribos e línguas, você se envolve com missões? Você pode contribuir como missões, Indo, Orando ou Contribuindo. Mas a missão não é apenas para que as pessoas conheçam a Jesus, mas devem ser desafiados a tomar uma decisão e se entregar a Ele, assunto das próximas linhas. se você pregar você terá resultados satisfatórios, este resultado será visto de maneira ampla no Dia de Cristo.
*TERCEIRA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI COLOCADO COMO UM DESAFIO PARA SER ACEITO POR TODOS OS QUE QUEREM SE ACHEGAR A DEUS POR MEIO DE JESUS*. O apóstolo Paulo também expressou a verdade sobre a evangelização desde o Antigo testamento até o Novo Testamento que é que as pessoas conheçam e rendam seus corações a Jesus, vejamos: *[7]* Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. *[16]* Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo* (Gl 3.7,16). Toda a mensagem além de transmitir a realidade do pecado do homem, necessita também se apresenta a ação salvadora de Cristo em favor do pecador caído, porém, se deve se concluir com um desafio de receber a Cristo por meio da fé em Jesus. Os filhos de Abraão não são os que nasceram com o sangue de Abraão na veia, mas os que tiveram os seus corações alvejados pelo sangue do descendente de Abraão, que é Jesus. Isso significa que a salvação se estendeu até nós e hoje você pode se tornar um filho de Abraão se você pela fé entregar a sua vida a Cristo, tornando-se um filho de Deus. Este desafio é feito hoje para você que está aqui e ainda não teve um encontro com Cristo, se entregue a Ele hoje! Além de falar de Jesus como filho de Abraão, também fala que Ele é filho de Davi. O que será que isto pode trazer de significação para nós? Isso é assunto para nosso próximo ponto.
*CONCLUINDO*, vimos nesta primeira parte da genealogia de Jesus que Jesus é chamado Filho de Abraão, como foi dito a este que Através dele seriam benditas todas as nações da terra, Jesus cumpriu este papel de levar o evangelho até todas as partes da terra, mas esta salvação somente é adquirida pela fé. Nosso papel é divulgar Cristo a todas as pessoas, mas, somente será salva aquela pessoa que pela fé se entregar a Jesus, pois, Abraão chegou-se a Deus pela fé nós poderemos nos achegarmos a Cristo também, crê Nele e receber vida eterna.
*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil - 161 Anos Evangelizando o Brasil.
*CONTATO*:
*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil
*CONTATO*:
Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.
Email: cristaoreformado@gmail.com
Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).