quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

*REFLEXÃO: O QUE APRENDEMOS COM A GENEALOGIA DE JESUS (PARTE I)*


*TEXTO: MATEUS 1.1-4*

*[1]* Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. *[2]* Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; *[3]* Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; *[4]* Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom

*REFLEXÃO: O QUE APRENDEMOS COM A GENEALOGIA DE JESUS (PARTE I)*

*INTRODUZINDO*, Abraão casou com Sara (Gn 11.29), saiu de Ur dos Caldeus para harã (Gn 11.31), chamado por Deus (Gn 12.1-5), foi ao Egito (Gn 12.10-20), fez aliança com Deus (Gn 15.18, 17.1-22), foi pai de Isaque, o filho da promessa (Gn 17.1-5), é o único do velho testamento chamado de crente (Gl 3.9), é chamado o pai da fé (Gl 3.7), chamado o amigo de Deus (II Cr 20.7). Cristo foi chamado Filho de Abraão (v.1), numa alusão á salvação dos povos pela fé na pessoa de Cristo. Vamos extrair algumas questões interessantes nesta questão.

*PRIMEIRA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI PARA QUE POR MEIO DESTE CHAMADO O SEU POVO ATRAÍSSE AS NAÇÕES PARA ELE*. Sobre este chamado vemos Deus dizendo para Abraão se seguintes palavras: *Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra* (Gn 12.3). As Escrituras Apontam duas formas de Missões: *a) A Missão centrípeta*, no qual as pessoas atraem as pessoas para o centro, era este o chamado para Israel por meio de Abraão, os quais deveriam atrair as nações para o Deus verdadeiro e eles falharam na sua Missão; *b) A missão centrifuga* que usa a Força do centro para fora para todos os lados; *c) A Igreja possui estas duas missões*, centrípeta que atrai as pessoas pelo seu testemunho fiel (Mt 5.16) e, centrifuga, que vai até as pessoas para evangelizar elas  e falar da vida, perdão e graça que está na pessoa de Jesus (Mc 16.15; Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; Lc 24.44-49; Jo 20.19-22; At 1.6-11). Temos cumprido nossa missão? A Missão dada a Abraão só se cumpriu perfeitamente em Jesus, isto será visto a partir do próximo item. As duas principais missões da Igreja são: *a) viver para glória de Deus* (adoração, culto) e; *b) promover a glória de Deus* (evangelização, missões). Jonathan Edwards era pastor de uma grande igreja e ficava triste com tanta estagnação espiritual da sua vida e igreja, ele desafiou a si mesmo e a igreja para buscar a Deus e quando de madrugada estavam orando o Espírito santo foi derramado sobre eles com muito poder e aquelas pessoas saíram dali para evangelizar, o pastor Jonathan Edwards pregou falando da vida que Jesus dá para as pessoas e denunciando as injustiças sociais da sua época. Como temos vivido hoje, temos pregado contra o pecado? Contra o erro, roubo, corrupção, etc.?

*SEGUNDA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI PLENAMENTE REALIZADO EM CRISTO JESUS QUE ATRAI HOMENS DE TODAS AS TRIBOS, POVOS, LÍNGUAS E NAÇÕES POR MEIO DA FÉ*. O apóstolo João na visão de Apocalipse pôde observar o resultado final da evangelização alcançando todos os povos da terra, conforme verificamos: *[9]* Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; *[10]* e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. *[11]* E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, [12] dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. *[13]* E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? *[14]* Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro*. Aqui nesta revelação que Jesus deu ao seu servo João, ele viu o cumprimento da missão inicial lá de Abraão, mas também da missão da Igreja que foi em busca dos homens de todos os povos. Jesus que foi rejeitado pelos judeus porque eles tinham a mente pequena e achavam que a salvação era só para judeus, por isso Jesus disse que Deus amou o mundo (Jo 3.16), este texto não indica que todos os indivíduos do mundo serão salvos, mas pelo contexto da conversa de Jesus com o judeu Nicodemus, podemos chegar à conclusão que Jesus estava se referindo a judeus e gentios, ou seja, a salvação é para todos os povos, tribos e línguas, você se envolve com missões? Você pode contribuir como missões, Indo, Orando ou Contribuindo. Mas a missão não é apenas para que as pessoas conheçam a Jesus, mas devem ser desafiados a tomar uma decisão e se entregar a Ele, assunto das próximas linhas. se você pregar você terá resultados satisfatórios, este resultado será visto de maneira ampla no Dia de Cristo.

*TERCEIRA, O CHAMADO PARA O CRENTE ABRAÃO FOI COLOCADO COMO UM DESAFIO PARA SER ACEITO POR TODOS OS QUE QUEREM SE ACHEGAR A DEUS POR MEIO DE JESUS*. O apóstolo Paulo também expressou a verdade sobre a evangelização desde o Antigo testamento até o Novo Testamento que é que as pessoas conheçam e rendam seus corações a Jesus, vejamos: *[7]* Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. *[16]* Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo* (Gl 3.7,16). Toda a mensagem além de transmitir a realidade do pecado do homem, necessita também se apresenta a ação salvadora de Cristo em favor do pecador caído, porém, se deve se concluir com um desafio de receber a Cristo por meio da fé em Jesus. Os filhos de Abraão não são os que nasceram com o sangue de Abraão na veia, mas os que tiveram os seus corações alvejados pelo sangue do descendente de Abraão, que é Jesus. Isso significa que a salvação se estendeu até nós e hoje você pode se tornar um filho de Abraão se você pela fé entregar a sua vida a Cristo, tornando-se um filho de Deus. Este desafio é feito hoje para você que está aqui e ainda não teve um encontro com Cristo, se entregue a Ele hoje! Além de falar de Jesus como filho de Abraão, também fala que Ele é filho de Davi. O que será que isto pode trazer de significação para nós? Isso é assunto para nosso próximo ponto.

*CONCLUINDO*, vimos nesta primeira parte da genealogia de Jesus que Jesus é chamado Filho de Abraão, como foi dito a este que Através dele seriam benditas todas as nações da terra, Jesus cumpriu este papel de levar o evangelho até todas as partes da terra, mas esta salvação somente é adquirida pela fé. Nosso papel é divulgar Cristo a todas as pessoas, mas, somente será salva aquela pessoa que pela fé se entregar a Jesus, pois, Abraão chegou-se a Deus pela fé nós poderemos nos achegarmos a Cristo também, crê Nele e receber vida eterna.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil - 161 Anos Evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

 

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

*REFLEXÃO: A IGREJA É O POVO QUE ESPERA A VINDA DE JESUS*


*TEXTO: I CORÍNTIOS 1.7*

“De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”.

*REFLEXÃO: A IGREJA É O POVO QUE ESPERA A VINDA DE JESUS*

*INTRODUZINDO*, A igreja de Cristo é o povo que vive neste mundo com a esperançada vinda do Senhor, conforme examinamos: *De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo* (v.7). A pregação do evangelho para ser porderosa precisa ser escatológica, para que seja cheia de esperança, ou seja, a pregação precisa apontar para a segunda vinda de Cristo, sobre esta vinda de Cristo queremos extrair três lições:

*PRIIMEIRA, A VINDA DE CRISTO SERÁ VISÍVEL*. Jesus virá, não de um modo secreto, mas visível a todas as pessoas, como João se expressa no Apocalipse: *Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!* (Ap 1.7). Todas as pessoas da terra serão ressuscitadas para comparecer diante Dele para ser condenados ou salvos (Jo 5.28-29). Se Cristo voltasse e você o visse nas nuvens do céu, qual seria sua sentença: Salvação ou condenação?

*SEGUNDA, A VINDA DE CRISTO SERÁ REPENTINA*. A vinda de Cristo acontecerá em uma hora que ninguém espera, consoante está escrito: *Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá* (Mt 24.44). Não sabemos o dia nem a hora, devido a isto, devemos estar preparados todos os dias, pois sua vinda não será marcada em um calendário, mas, virá sem que ninguém o espere, de modo inesperado, pois, a verdade é que Ele virá e precisamos aguardar ansiosamente a sua vinda!

*TERCEIRA, A VINDA DE CRISTO DEVE SER AGUARDADA EM SANTIDADE*. Cristo virá, nós seremos semelhantes a Ele, o veremos como Ele é, mas para chegarmos lá, precisamos viver uma vida de santidade longe do pecado aqui, vejamos: *2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro* (I Jo 3.2-3). Sem santidade nunca veremos o Senhor. Então, se desejamos nesse grande dia, necessitamos abandonar toda e qualquer prática do pecado que sejamos encontrados puros ali.

*CONCLUINDO*, devemos viver aguardando vinda de Jesus, pois ela é certa, quando mesnos se espera, os céus se abrirão, Ele descerá nas nuvens dos céus de forma visível, repentina. A forma que nós devemos aguardar esta vinda é uma vida de santidade, isto é, fugindo do pecado. Será que estamos preparados para a volta de Jesus? Você tem certeza que vai morar eternamente com Jesus? Se sua resposta é *NÃO*, receba a Cristo ainda hoje e tenha certeza de receber um lugar gratuito nas mansões celestiais ao lado de Jesus! (*Trecho do sermão no capítulo 1 de I Corintios*).

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

*REFLEXÃO: SOMOS CHAMADOS PARA SER SANTOS*


*TEXTO: I CORINTIOS 1.2*

“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.

*REFLEXÃO: SOMOS CHAMADOS PARA SER SANTOS*

*INICIALMENTE*, informamos que a santidade é um tema que, como afirmava o Bispo Anglicano J. C. Ryle, *não está em voga nos círculos evangelicos modernos*, muitos confundem santidade com usos e costumes farisaícos e outros dispensam este tema, mas, sem santidade ninguém verá a Deus (Hb 12.14), Paulo afirma que a Igreja não é salva para viver em pecado, mas para ser santa. Existem três aspectos sobre a santificação: Definitiva, progressiva e final. Iremos ver cada um deles a seguir.

*PRIMEIRA, A IGREJA É SANTIFICADA POR CRISTO DE MANEIRA DEFINITIVA*. O servo de Deus vai informar que a igreja já foi santificada em Cristo Jesus, vejamos: à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus [...]* (v.2a). Todos aqueles que já foram salvos por Cristo Jesus já estão santificados definitivamente. Esta santificação definitiva é o perdão de pecados que recebemos quando nos rendemos a Jesus como nosso Único e Suficiente Senhor e Salvador. Se você já entregou sua vida a Jesus Cristo, você já é santo, mas precisa continuar se santificando como veremos a partir de agora.

*SEGUNDA, A IGREJA É SANTIFICADA POR CRISTO DE MANEIRA PROGRESSIVA*. A igreja além de já está santificada em Cristo Jesus, deve continuar se santificando, conforme o texto atesta: *À igreja de Deus que está em Corinto [...] chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso* (v.2b). A santidade da igreja acontece também no dia-a-dia, é uma progressão, a cada dia nós vamos buscando a Cristo usando os meios de graça como a Palavra, oração, sacramentos, consagração, entrega, dia após dia, Deus vai tirando de nós o pecado, pois santidade progressiva significa cada dia despir-se do velho homem (Ef 4.22-24), todos os dias lutar contra o pecado (I Co 9.26), desenvolver a salvação (Fp 2.12), até chegar à glória quando seremos finalmente santos sem nenhum resquício do pecado, assunto este tratado a partir deste instante.

*TERCEIRA, A IGREJA SERÁ SANTIFICADA POR CRISTO FINALMENTE NO CÉU*. A Palavra de Deus atesta que além de ser santificados definitivamente na hora da conversão, santificados progressivamente durante toda nossa vida aqui, um dia seremos totalmente santos na presença de Jesus, vejamos: *2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro* (I Jo 3.1-3). Nesta passagem está escrito algumas verdades sobre quando estivermos em nosso estado de santidade final: *a)* Nós seremos semelhantes a Cristo, receberemos um corpo semelhante ao seu corpo glorioso (v.2a; Fp 3.20-21); *b)* Nós veremos como Ele é (v.2b; Jó 19.25-27); *c)* Nós chegaremos neste estado de santidade plena se vivermos uma vida pura aqui (v.3). É impossível ver o Senhor sem andar em santidade aqui (Hb 12.14).

*CONCLUINDO*, Jesus nos santificou definitivamente quando alcançou o nosso coração e nos salvou, nos santifica diariamente quando o buscamos e vai retirando o poder do pecado de nós, chegaremos uma dia á santidade plena quando Jesus finalmente voltar, mas lembre-se que somente chegará ao céu aquele que alcançado por Cristo viveu em santidade nesta vida. Você está vivendo uma vida santa ou na prática do pecado? Caso a segunda seja sua resposta, abandone todo o pecado e terás um lugar eterno no céu.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).