sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Qual é o papel da Igreja evangélica no Brasil?


Por Mauricio Zágari

Considero-me um cristão desimportante. Não tenho cargo eclesiástico, nunca fui ordenado a nada, não tenho coluna em revista, não sou famoso, apenas meia dúzia de pessoas na face da terra me conhecem, nunca fui convidado a palestrar em grandes conferências. Em suma, sou um cristão bastante irrelevante dentro do cenário evangélico brasileiro. Não sou referência para nada, não tenho fãs nem discípulos, não sou uma celebridade gospel. Não sou “dom”, não sou nem diácono e, embora tenha feito dois seminários teológicos, aquilo que eu falo ou escrevo na prática não muda a vida de quase ninguém (talvez de minha filha). Sou apenas mais um na nuvem de cristãos anônimos espalhados por esse brasilzão, tentando acertar um pouco, errando muito, sem poder de afetar quem quer que seja. Ou seja, em termos de influência no cenário evangélico brasileiro sou um zero à esquerda.
Ao mesmo tempo, vejo homens que são verdadeiras referências teológicas entre os protestantes brasileiros. Pastores, teólogos, sacerdotes e acadêmicos com títulos elegantes que escrevem colunas e artigos em revistas, que dão dezenas de conferências teológicas por ano, que aparecem na televisão, que escrevem livros e fazem parte de uma espécie de elite do pensamento cristão nacional. Esses homens escrevem em blogs, revistas, dão palestras em seminários, vivem com seus nomes e fotos em anúncios de workshops em revistas evangélicas, são convidados para palestrar em zilhões de lugares. Gente grande, gente parruda.
Enquanto os meus pensamentos teológicos são irrelevantes no cenário nacional, o que esses homens de renome falam influencia, gera debates, muda mentalidades, provoca o surgimento de organizações, é uma coisa de louco. Basta um desses medalhões abrir a boca e dizer algo que no dia seguinte centenas ou até milhares de cristãos evangélicos por todo o país estarão comentando, expressando suas opiniões, debatendo e até se ofendendo, dependendo da postura de cada um. As redes sociais vão fervilhar.
A grande questão é que todas essas grandes figuras do cenário evangélico brasileiro têm suas crenças e ideologias. Uns acreditam que a Igreja deve influenciar a sociedade pela via política. Outros creem que a Igreja deve ajudar a reinventar a sociedade secular. Tem gente que acredita que a Igreja tem que ser fonte de insumos para a ética da nação. Há os que investem na ideia de que a Igreja deve ajudar a redefinir a ordem do poder econômico e político no mundo. Nessa Arca de Noé que é a “inteligentzia” evangélica brasileira tem todo tipo de passageiro, cada um com uma pelagem distinta.
É extremamente comum vermos ainda a guetificação dos setores da Igreja, alicerçada em termos como “fundamentalismo” e “liberalismo”, em evidentes e paradoxais ações de afastamento em nome de uma suposta união. A estratificação da Igreja está na pauta do dia. Caudilhos religiosos escrevem artigos em websites em que criticam aqueles que discordam deles com uma postura tão arrogante e deselegante que envergonha qualquer cristão anônimo. Leio alguns artigos escritos por esses homens cheios de dons em que vejo a utilização de termos vergonhosos para classificar aqueles que deles discordam. E sinto vergonha alheia.
A Igreja do Brasil está mal e vai piorar. E os culpados, escreva isso, não são o povo, os desconhecidos, os zero à esquerda como eu. São aqueles que, tendo renome para dar o exemplo ao povo, aos desconhecidos, aos zero à esquerda como eu, usam termos depreciativos e argumentos ofensivos e nada cristãos para criticar outros líderes que discordam de suas visões intocáveis. Somos obrigados a ler artigos em que se fala de graça, humildade e união por meio de palavras que carecem de graça, são recheadas de soberba e desunem mais do que qualquer outra coisa. E, em meio a uma igreja incoerente como essa, criticam quem critica a incoerência.
O papel dos zés-ninguéns como nós
Ao mesmo tempo, leio em Tiago 5.16 que “A oração de um justo é poderosa e eficaz” – justo não por justiça própria, mas por ter sido justificado por Cristo, naturalmente. O que, de certo modo, confere um poder de influência ao cristão zé-ninguém como eu. Por quê? Porque a Palavra de Deus mostra que por meio da fé e da devoção pessoal o zé-ninguém pode influenciar o Estado, a sociedade, o mundo. Pois Deus ouve a voz dos pequeninos. Se isso não fosse assim, se não surtisse efeito, se a busca das soluções imanentes não viesse por via transcendente, por que Paulo diria em 1 Tm 2.1,2: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”?
Nós, que somos os menores, abrigamos setores sérios, éticos e sadios do protestantismo brasileiro. Enquanto em muitas cúpulas vemos uns querendo devorar o fígado de quem deles discorda, os pequeninos estão promovendo a verdadeira revolução social: de joelhos, com o rosto no pó. Como a Bíblia manda.
Leio na internet e nos artigos as discussões de alguns dos grandes nomes no cenário evangélico nacional, que acreditam realmente que vão mudar a realidade do país pelo caminho da mobilização, da mistura com o Estado, da influência sobre a sociedade, e os comparo com as legiões de irmãzinhas e irmãozinhos que passam noites em vigília, que choram pelo país, que clamam pelo fim da violência nas favelas, que impõem as mãos sobre o mapa do Brasil e clamam a Deus por misericórdia e mudança. E aí me pergunto: qual é o caminho mais bíblico? Qual surtirá mais efeito?
Ouço as palavras do Rei em 2 Cr 7.14 dizendo “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” e ao mesmo tempo leio os artigos e os livros daqueles que acham que elegendo políticos evangélicos e formando comitês gospel para subir a rampa do Planalto vamos mudar algo neste país e me pergunto: qual é o caminho? A face do Senhor ou a face da presidenta da República? Quem tem o poder de promover a revolução social, o fim da miséria, a implantação da ética do Reino entre nós? Deputados? Comitês? Alianças? Governadores? Presidentes? Ou um tal de Deus?
Ouvindo muitos, a sensação que tenho é que parece que Deus não tem muita força para isso não.
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. A quem Jesus nos ensinou a pedir isso? À Associação de Moradores? Ao Ministério Público? À mídia? Aos jornais? À TV Globo? É impressionante como há grandes líderes evangélicos de renome no país que não acreditam no poder da oração. Ou, se acreditam, demonstram por suas palavras e atitudes que a oração pode até vir a ser feita, mas se um comitezinho não for organizado e uma declaração emitida à imprensa ela não vai adiantar nada. Enquanto isso vejo o cristão anônimo clamando a Deus como ensina Mateus 6.6. Que alento…
Enquanto vejo lideranças evangélicas esbravejando sobre questões político-partidárias e querendo usar o sagrado Evangelho de Cristo para defender agendas antimiséria e contra a fome, escuto o senhorzinho sentado ao meu lado no banco da igreja lendo a Bíblia em voz alta passagens como “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.31-33).
Sou um cristão desimportante. Não tenho cargo eclesiástico, nunca fui ordenado a nada, não tenho coluna em revista, não sou famoso, apenas meia dúzia de pessoas na face da terra me conhecem, nunca fui convidado a palestrar em grandes conferências. Em termos de influência no cenário evangélico brasileiro sou um zero à esquerda. Mas uma coisa eu sei: enquanto gente parruda da teologia promove cruzadas ideológicas a favor de suas agendas (e, faço questão de frisar aqui: acreditando de todo o coração que aquele é realmente o caminho certo, não desqualifico sua sinceridade), ouço Jesus sussurrar das páginas da minha Bíblia: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”.
Lendo certos artigos na internet parece que Jesus não estava tão certo assim quando disse essas coisas.
Resta orar: Pai, eu peço. Não vou participar de comitês, não vou à mídia, não escreverei artigos em websites ofendendo quem discorda de mim. Mas vou pedir-te, Pai, crendo na eficácia da oração deste pequeno desconhecido que vos fala. E, quando eu pedir, que seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. Amém.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Fonte: Apenas
Extraído de http://www.ministeriobbereia.blogspot.com 

Racismo Além de Crime, é Pecado!

PROPAGANDA OU NÃO DA TAM??? VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


Aconteceu na Tam, pessoal, é verídico !!!
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta a comissária..
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.
'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons...'
 
               
 

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, ainda haverá guerra."
(Bob Marley)
Enviado por e-mail pelo Rev. Hermilton Gonçalves

Mulçumanos São Amados por Cristãos, mas Perseguem os Mesmos

 E-mail enviado por Rev. Hermilton Gonçalves


ELES TÊM PLENA LIBERDADE RELIGIOSA NO OCIDENTE, MAS PERSEGUEM E MATAM CRISTÃOS
NOS PAÍSES ONDE TEM MAIORIA MUSULMANA




 REUNIÃO DE SACERDOTES DE PRISÕES DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (USA)

CONCLUSÕES DA REUNIÃO:
A religião muçulmana é a que mais cresce em número nos Estados Unidos ,
especialmente nos grupos minoritários. No mês passado, assisti à uma classe
de treinamento, para manter as minhas condições de segurança no departamento
de prisões do estado.
Durante a reunião, foram apresentados três dos intervenientes que
dissertaram sobre o tema: Um sacerdote católico, um pastor protestante e um
imã muçulmano, que nos deram diversas explicações. Na minha qualidade de
capelão, interessava-me, sobretudo o que o imã islâmico diria.
O imã fez uma completa e detalhada apresentação da sua religião de base do
islamismo, apresentando inclusive alguns vídeos.
Depois das apresentações, foi concedido um tempo para perguntas e respostas.
Quando chegou à minha vez, perguntei ao imã:
Por favor, corrija-me se me equivoco, mas segundo entendo, a maioria dos
imãs e clérigos do Islã, declararam a "JIHAD" (guerra santa), contra os
infiéis de todo o mundo. De modo que matando um infiel, que é uma ordem para
todos os muçulmanos, têm assegurado um lugar no céu. Se assim é... pode
dar-me uma definição de infiel?
Sem discutir minhas palavras, o imã disse: "São os não crentes".
Questionei: Permita assegurar-me que o entendi bem: A todos os seguidores de
Alá, é-lhes ordenado que matem a todo aquele que não é da sua fé, para
poderem ir para o céu? Está correto?
A expressão da sua cara mudou de uma autoridade para a de uma criança
apanhada em flagrante a ir à caixa das bolachas. Com ar envergonhado
respondeu: ASSIM É!
Acrescentei: pois bem senhor imã, tenho um verdadeiro problema quando
imagino se o Papa Bento XVI ordenasse a todos os católicos que matassem
todos os muçulmanos e que o Dr. Stanley ordenasse a todos os protestantes
que fizessem o mesmo para também poderem ir para o céu...
O imã ficou mudo.
Continuei: Também estou com um problema que é ser seu amigo, quando o senhor
e os seus colegas, dizem aos seus pupilos que me matem. O que preferiria o
senhor: a Alá que lhe ordena matar-me para poder ir para o céu ou a Jesus
que me ordena amá-lo, para que eu vá para o céu e que o leve comigo.
Podia-se ouvir cair uma agulha no chão de tanto silêncio, quando o imã
inclinou a cabeça de vergonha.
COM O NOSSO SISTEMA JUDICIAL LIBERAL E POR PRESSÃO DA "ACLU" (Organização
Árabe Americana), ESTE DIÁLOGO NÃO SERÁ PUBLICADO. POR ISSO, ROGAMOS QUE
FAÇA CIRCULAR ESTE DIÁLOGO POR TODAS AS SUAS LISTAS PARA O DAR A CONHECER.
Rick Mathes - Capelão de prisões (USA)
"OU VIVEMOS TODOS JUNTOS COMO IRMÃOS OU MORREMOS TODOS JUNTOS COMO IDIOTAS"!
(Dr. Martin Luther King)
Se eles matam e se matam pela sua fé... porque não enviar este e-mail aos
meus amigos e irmãos de fé...
Sejamos corajosos!!!

 --
*
***Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Fide, Sola Gratia, Soli Deo Gloria!***

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto EVAS

Graça e Paz!
O projeto EVAS (Evangelismo e Ação Social) foi uma benção desde a ação social até o culto à noite. Muitos visitantes presentes e mais de 100 atendimentos com corte de cabelo, manicure, pedicure, presentes, lanche. Breve postarei as fotos aqui. Obrigado a Deus e a IP-Monteiro por esta benção na Congregação do Sítio Serrote.

A Palavra de Deus é Absoluta


Salmos 119: 57 a 60

No mundo secular tem sido corrente a idéia de não haver mais verdade absoluta, e que a verdade é relativa, ou seja,  a minha verdade pode não ser a sua verdade.
E porque isso tem acontecido?
Certamente por causa da total falta de observância a palavra de Deus. A palavra de Deus é a verdade absoluta, nela não há erros ou enganos.
E para exemplificar vou falar de um erro clássico, muito cometido em nosso meio, com respeito a casar-se. Uma das orientações que a bíblia nos dá sobre casamento é não se por em jugo desigual. No entanto o que mais se vê é crentes se envolvendo com descrentes, se casando e sofrendo as conseqüências da não observância da palavra de Deus. Observância e obediência! Começa a achar que não se por em jugo desigual é relativo, que pode dar certo com uma nova pessoa, apesar de ter visto que não deu certo com um monte de gente. Ora, se nem com todo dito crente se deve casar, quanto mais com quem não conhece ao Senhor.
O autor do salmo 119 afirma que Deus é na sua vida, tudo  que  precisa.  Ele enxerga e sente prazer nos mandamentos e na lei de Deus (versículo 54). Vejamos alguns sinônimos usados por ele para mostrar a importância da Palavra: testemunhos, lei, mandamentos, decretos, juízo e preceito.
No versículo 57 ele diz: “O Senhor é a minha porção; Eu disse que guardaria as tuas palavras”. E isso me faz lembrar quando me converti e de uma oração que eu já fiz e ainda faço. Você consegue se lembrar de uma oração assim: ”Senhor faz a tua vontade em minha vida, e tira de mim o que não te agrada!”? Eu acredito que todo cristão que deseja ardorosamente fazer a vontade de Deus, já fez essa oração um dia e continuará fazendo até o dia de sua morte.
Creio que o salmista devia estar em uma grande luta para obedecer a palavra de Deus. Veja a expressão (do versículo acima) “eu disse que guardaria a tua palavra”.  Há uma luta aqui e ele completa com o versículo seguinte essa idéia que trago pra vocês: “imploro de todo coração a tua graça”. Por que ele está implorando pela graça de Deus? Para poder obedecer a palavra de Deus. Seguindo o versículo,  ele continua: “compadece-te de mim segundo a tua palavra”.  E por que ele diz isso? Ele diz isso por saber que Deus é compassivo e cheio de misericórdia. Dá força ao cansado e  levanta ao caído. Deus nunca nos deixará sem resposta.
No versículo 59 ele diz: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” Ele viu que, ao ler a palavra de Deus, estava indo por um caminho errado e resolveu voltar a obediência às Escrituras, pois  elas são a resposta de Deus para ele, e claro, também para nós.
As crianças muitas vezes não sabem que caminhos estão tomando, onde estão pisando ou correndo, podendo assim cair em um lugar perigoso. Já o adulto sabe muito bem onde pisa por ter discernimento se o terreno tem lodo e, portanto, sabe se é escorregadio ou firme. Logo, não podemos andar por qualquer caminho, pois para nós o caminho é Jesus, a sua palavra é resposta para todas as nossas indagações e situações. Vejamos algumas:
No relacionamento entre pais e filhos    Colossenses 3:21, Colossenses 3:20  Efésios 6:1
No relacionamento de marido e mulher   Colossenses 3:19
Sobre dizimo  Malquias 3:10   
Sobre imposto de renda   Lucas 20:25
Sobre balança justa  Provérbios 20:23                                        


Para o Cristão não existe relativismo e sim a absoluta verdade das escrituras sagradas que devem ser observadas e obedecidas. Sigamos o exemplo do salmista quando ele diz no versículo 60, do Salmo 119: “Apresso-me, não me detenho, em guardar os teus mandamentos.”

Que Deus nos ajude.

Por Iris Bernardo
Fonte: UMP Da Quarta IP de Campina Grande-PB

Carta ao Meu Filho

 Por Rev. Josafá Vasconcelos (Igreja Presbiteriana da Herança Reformada)
Esta carta foi por mim escrita e dirigida ao meu filho Samuel, que anos atrás se envolveu emocionalmente com uma jovem descrente. Na época minha esposa e eu ficamos muito preocupados e iniciamos uma batalha pela salvação de sua alma. Graças ao Senhor ele considerou a Palavra de Deus, e, por Sua misericórdia, libertou o meu amado filho de cair na “linsonja da mulher estranha”. Hoje ele está casado com Helen, uma serva de Deus, com quem tem uma mimosa filhinha da aliança, Sara.
O propósito de publicar esta carta é advertir aos jovens que estão no mesmo envolvimento emocional, sendo seduzidos por Belial até que a “flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto poderá lhe custar a vida”. Meu desejo também é de encorajá-los a ouvirem a voz da Sabedoria ― o Senhor Jesus.

—―––––––––––––––

Meu querido filho Samuel, meu primogênito, consagrado ao Senhor. Sua mãe e eu o amamos muito e nutrimos grande esperança de vê-lo feliz e abençoado, principalmente sendo útil na causa do Mestre. Temos orado incessantemente por você, principalmente agora que você está passando por essa provação. Como seu pai e também como seu pastor, quero, com muito amor, mas também firmeza, lhe trazer, em nome do Senhor, uma exortação bíblica, que espero possa lhe ajudar a tomar a decisão certa neste caso.

Meu filho, Deus propôs, desde a eternidade, escolher um povo para si, resgatá-lo e separá-lo dos demais povos, para que fosse exclusivamente seu. Estabeleceu com ele uma aliança para se relacionar e lhe pôs um selo específico (uma marca) para distingui-lo e proibiu terminantemente o relacionamento mais íntimo de qualquer dos seus filhos com os demais pecadores. Desejo lhe mostrar na Escritura, desde o Éden, este propósito da parte do Senhor. Deus prometeu um salvador a Adão e a Eva, bem como a toda sua descendência (Gn. 3:15). Caim matou Abel, e não foi contado como pertencente à Aliança. Por isso a descendência chamada santa, ou dos filhos de Deus, começou no capitulo 5 com Sete: “Viveu Adão cento e trinta anos e gerou um filho à sua semelhança e conforme a sua imagem e chamou-lhe Sete” (Gn. 5:3). Caim não foi considerado e Abel já estava com Senhor.

No capitulo 6, encontramos a primeira ameaça, que trouxe desgraça e destruição: “Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus, que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si, mulheres...” (Gn. 6:1-2). Essa contaminação provocou a ira de Deus que chegou a se arrepender de ter feito o homem e destruiu a maioria deles no dilúvio. O casamento misto, reduziu o número dos participantes da aliança a 8 pessoas! De Noé, Deus escolheu Sem e assim retomou a linhagem santa até o Abraão, quando, de um modo mais claro, revelou sua vontade de manter um povo distinto na terra, para o louvor de sua glória, chamando Abraão e estabelecendo uma aliança com ele. Quando Isaque, seu filho, alcançou a idade adulta, Abraão mandou seu servo buscar, junto aos seus parentes, linhagem de Sem, mulher para ser esposa do seu filho. Abraão foi tão enfático em insistir que só poderia ser uma jovem de sua parentela que fez o servo jurar solenemente colocando a mão debaixo de sua coxa (Gn. 24:1-9). Por quê? Porque Abraão conhecia os propósitos do Senhor e os terríveis prejuízos que viriam caso a linhagem santa fosse contaminada.

O mesmo sucedeu quando Jacó e Esaú estavam na idade de se casarem. Rebeca e certamente seu pai Isaque, estavam tristes e preocupados com a possibilidade de seus filhos contaminarem a aliança com o casamento misto, veja: (Gn. 27:46 e 28:1-9). Jacó obedeceu, mas Esaú não, e foi deixado de fora. Outra ameaça surge no cap.34, do mesmo livro, com o estupro de Diná. Foi proposta uma ”conversão” forjada, que seria de grave conseqüência para o povo todo, e Deus usou o ódio dos irmãos de Diná, para destruir aqueles homens de Siquém “circuncidados”.

Muitos anos se passaram até que Satanás voltasse a ameaçar a pureza da Aliança e o povo de Deus com o pecado do relacionamento misto. Agora o povo de Deus estava atravessando o deserto. Balaque, rei dos moabitas, temendo a Israel, contratou Balaão para maldiçoar o povo, mas Balaão embora no íntimo quisesse, não conseguiu. Foi então que, inspirado por Satanás, ensinou a Balaque uma fórmula maligna e infalível: o relacionamento misto (Nm 31:15-16). Isso resultou num grande juízo da parte de Deus contra o povo e morreram 24.000 pessoas vitimadas por uma terrível praga, que só cessou quando Finéias transpassou com sua lança um israelita que chorava agarrado à sua namorada estrangeira (Nm 24 — leia todo). Temos mais tarde o caso de Sansão. Deus se utilizou das loucuras de Sansão para livrar Israel, mas isto não o isenta da culpa de ter se casado e depois se relacionado com mulheres que não eram da aliança.

Quando quis se casar com uma filistéia, seus pais o recriminaram, (Juízes 14:1-3) porque sabiam que esta desobediência cheirava ruína e morte. Agora a Escritura expõem a triste experiência de Salomão, um jovem rei, que contou com o apoio de seu pai que o aconselhou (I Reis 2 :1-4) e o instruiu (Prov. 4). Tinha a melhor das intenções, pediu sabedoria e recebeu, mas arruinou-se por causa do pecado do casamento misto. O capitulo 11 de I Reis diz: “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônita e hetéias, mulheres das nações de que havia o Senhor dito a Israel: não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor”.

Após o exílio, depois de grande sofrimento, em fim o povo retorna para sua terra, por mercê de Deus. Mas Esdras descobre que algo estava errado e a ameaça estava de novo rondando o povo, era o pecado do casamento misto. Sob a liderança de Esdras o sacerdote, o povo foi exortado fortemente e uma grande consternação e arrependimento tomou conta dos que haviam voltado a Sião por terem se envolvido em casamento misto. No capitulo 10 de Esdras, vemos a descrição desse fato e do drama que se instalou na difícil tarefa de ter que despedir as mulheres estrangeiras e seus filhos.

Neemias, servo do Senhor, na mesma ocasião, como governador, usando de sua autoridade, tratou com severidade os envolvidos. “Contendi com eles e os amaldiçoei e espanquei alguns deles e lhes arranquei os cabelos...” e os admoestou relembrando-lhes o que acontecera com Salomão, cujas mulheres estrangeiras o fizeram cair em pecado. (Ne. 13:21-27) No Novo Testamento, nada mudou a este respeito, a aliança é a mesma e os seus termos também. Em Cristo fomos chamados para debaixo da aliança, para dentro da comunidade de Israel (Ef 2:12-13). Somos agora o povo santo de Deus (I Pe. 2:9-10), seus filhos e, o mesmo que Ele requereu deles no Velho Testamento, requer agora de nós: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulo...que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo?” (II Co. 6:14-18). Casamento, somente “no Senhor” (I Co. 7:39). Por isso, meu filho, não podemos sequer admitir um envolvimento, ainda que seja apenas sentimental, de um filho da aliança, com uma moça ímpia, filha de Belial. Lembre-se que para o Senhor Jesus, não é pecado somente aquilo que é externo, mas o que já existe no coração (Mt. 5: 27-28).

Meu filho, por quem tenho derramado lágrimas, intercedendo e suplicando todos os dias diante do trono da graça. Sei que esse sentimento é involuntário, e você não é responsável por ele, mas o ter facilitado para que ele surgisse, e visse a nutri-lo e protegido. Isso é pecado e entristecesse a Deus. É preciso ser mais duro contra o pecado, não acaricie aquilo que corre como câncer no seu coração e que no fim lhe leva à morte. Rogue a Deus e implore para que Ele extirpe do seu coração este sentimento.

Tome providências severas contra ele. Corte todos os meios para que ele seja nutrido. Faça exatamente o que diz o texto: “retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor” (II Co. 6:17,18). Eu sei que dói, mas o Senhor sofreu muito mais por você. Sei que você tem tentado resistir, mas... “Ora na vossa luta contra o pecado ainda não resististe até o sangue” (Hb 12:4). Estamos orando por você, sua mãe e eu, “na expectativa que Deus lhe conceda, não só o arrependimento... mas também o retorno à sensatez, livrando-o dos laços do diabo...” (II Tim. 2:26).

Deus o abençoe!

_________________________
Fonte: Os Puritanos

Extraído do site: http://www.eleitosdedeus.org/familia-casamento/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sermão do Rev. Aroldo (IPB Buique/Catimbau

Tema: Igreja

www.presbiterianabuique.blogspot.com 

A palavra Igreja do grego Eclesia sig aqueles que são chamados para fora do mundo.Deus escolhe os seus para viverem de um modo de vida que ele mesmo prescreve em sua palavra.Essa comunidade espiritual é formada por todos os que foram regenarados por Cristo Jesus.Regeneração - Ato pelo qual Deus implanta no coração do homem uma nova disposição de vida,de adoração e serviço ao próprio Senhor.Não há regeneração fora de Cristo Jesus,é isso que encontramos revelado na palavra de Deus,em João 1:13 que diz :"Os quais não nasceram do sangue,nem da vontade da carne,nem da vontade do homem ,mas de Deus" .O novo nascimento só é possivel em Cristo,e só acontece no tempo Dele.Essa Igreja que é formada por Cristo tem em si algumas caracteristicas vejamos:
  • É uma Igreja que ora- Essa era a prática comum da Igreja Primitiva .Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Atos 1:14 - Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da Atos 3:1 - Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, Atos 8:15 - No dia seguinte, por volta do meio dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da Atos 10:9  - Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Atos 12:5
     era assim a vida da Igreja de Cristo nos primeiros séculos do cristianismo,não deve ser também a da igreja atual? Alguns teologos do passado assim se pronunciaram acerca da oração:
  • "A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem."
    Agostinho de Hipona (354-430 d.C)
  • "Atualmente estou tão ocupado que não posso passar menos de quatro horas por dia na presença de Deus."
    Martinho Lutero (1483-1546)
  • "A oração é o antídoto para todas as nossas aflições."
    João Calvino (1509-1564) 
  • "A boa pregação nasce da boa oração."John Piper (1946)   
  • É uma Igreja que persevera na doutrina dos apóstolos.-  Doutrina dos apóstolos era o fundamento da igreja,hoje o que tem sido ? Milagres ! Testemunho,show.O que os cristãos desejavam era mais ensino  e não apenas experiencias.
  • É uma Igreja que gosta de está juntos - Eles se conheciam,partilhavam o que tinham,e essa comunhão veio em conseguencia do ensino,eles foram ensinado a viverem em comunhão.
Alem das caracteristicas apresentadas do ponto de vista biblico,a Igreja tambem é necessária.
  • Por que ela é uma instituição divina - Ela pertence a Cristo,ela é aquele que edifica a Igreja. 
  • Por que ela é indestrutivel - As portas do inferno não prevalece contra ela.
  • Por que ela gera vida em Cristo - Não tenho nem prata nem ouro ,mas o que tenho te dou,levanta-te e anda. 
Uma outra peculiaridade da Igreja é que ela está no mundo para:
  • Testemunhar de Cristo - Mt 28.19 
  • Ensinar - Mt 28.19 
  • Batizar - Mt 28.19

Sermonário do Missº Veronilton (IPB Sítio Serrote) - Cont.

Texto: Gênesis 16.13

Tema: Nosso Deus é Um Deus que Vê

1. Vê Nossas Atitudes. II Co 16.9

2. Deus Vê nossas Lutas. II Cr 20.12

3. Deus Vê Nosso Coração. I Sm 16.7

Este é mais um esboço dos meus sermões dominicais na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote

Sermonário do Missº Veronilton (IPB Sítio Serrote)

Texto: Gênesis 6.9

Tema: Noé, Uma História de Vida

1. Noé era um homem justo.

2. Noé era um homem integro

3. Noé anadava com Deus

Aqui está somente o esboço de meu sermão pregado sobre vida prática do cristão.
Contato (83) 9679-0574

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AGENDA DO MISSIONÁRIO E DA CONGREGAÇÃO DO SÍTIO SERROTE

QUARTA 12/10/2011 - Projeto EVAS 8:00h às 21:00h
SEXTA 14/10/2011 - Encontro de mulheres organizado pela SAF da Igreja Mãe na Congregação (19:30h).
Sábado 15/10/2011 - Prestigiaremos o 18º aniversário da 1ª Igreja Batista em Monteiro (19:00).
Domingo 16/10/2011 - Escola Bíblica Dominical na Igreja mãe (9:30h), Culto Dominical na Congregação do Serrote (15:30h), Culto Solene na Igreja Mãe (19:00)
Cel. (83) 96790574, email: veroniltonpaz@bol.com.br

Evangelismo e Ação Social

152 ANOS DE BENÇÃOS SOBRE O BRASIL
CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DO SÍTIO SERROTE

PROJETO EVAS – EVANGELIZAÇÃO E AÇÃO SOCIAL

CONVITE

          Convidamos todos o (a)s amigo (a)s do Sítio Serrote para um belíssimo evento que será realizado no templo da Congregação Presbiteriana do Serrote, aonde iremos durante todo o dia prestar serviços gratuitos a comunidade, veja os detalhes do evento:
Data: 12 de Outubro de 2011 (feriado nacional)
Veja alguns serviços que serão oferecidos:
·      Cortes de Cabelo Masculino e Feminino
·      Manicura e pedicura
·      Chapinha e penteado
·      Apresentação de DVDs Infantis para Crianças
·      Outras atrações
·      Apresentação do Plano da Salvação em Cristo
Lembramos que o evento encerra à noite com um culto festivo na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote.
Apoio: IPBM - Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro; UMP – União de Mocidade Presbiteriana; SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina; UPH – União Presbiteriana de Homens.
Coordenação: Pb. Veronilton Paz e Diác. Vicente Souza
Contamos com a sua presença! Será uma benção!
Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”. (Atos 16.31)
Este é um dos sermões que estou preparando para um livro que pretendo escrever chamado Veredas da Justiça: Sermões que Edificam, este livro que preparo no silêncio é visando catalogar sermões meus e de outros pregadores fiéis a doutrina cristã reformada.
TEXTO: CARTA DE PAULO AOS ROMANOS 12.1-2
EXÓRDIO:
O culto, seus elementos e sua veracidade sempre foi motivo de controvérsias históricas entre religiões. O cristianismo e judaísmo defendiam o culto monoteísta (adoração a um só Deus) em contraste com outras nações ímpias que realizavam cultos politeístas para cultuar vários deuses e deusas e no período apostólico com as divindades do império romano e culto do imperador, a partir da idade média a igreja corrompida pelo império romano entra em decadência espiritual, passando a colocar elementos estranhos no culto. Neste período surge culto aos santos (375 D. C.), culto a Maria (450 D. C.), Purgatório (506 D. C.), Uso de Imagens e relíquias (783 D. C.). Era vendido o perdão de pecados pelos dominicanos através das indulgências com a aprovação do papa, ao longo da história homens como John Huss, Pedro Valdo, Hulrico Zwinglio, Jerônimo Savanarola, que tentaram mudar esta realidade dentro da igreja foram mortos como herejes pela fogueira da “Santa Inquisição” onde a igreja que deveria trazer vida, matava os que não concordassem com seus desvarios e doutrinas deformadas. No século XVI na Alemanha Deus levantou um monge agostiniano chamado Martinho Lutero que apregoou 95 teses na Catedral de Winteberg no dia 31 de Outubro de 1517 e em uma destas teses estava que só a Escritura era a única regra de fé e prática do cristão e o principio regulador do culto. O culto verdadeiro seria baseado na Bíblia apenas e composto de oração, leitura bíblica, cânticos, pregação da palavra e ministração dos sacramentos: Batismo e Ceia do Senhor, seguido depois de pratica deste culto na vida, como dizia o pastor puritano Mathew Henry que “para ter vida no culto é preciso ter culto na vida”. Mas as nossa palavras condizem com nossa prática? Vivemos o que pregamos?
NARRAÇÃO:
No comentário bíblico de Romanos do Pastor Willian S. Smith, ele traz uma referencia ao culto verdadeiro como o conhecimento seguido da prática diária de uma vida piedosa, segundo este autor no seu comentário sobre Romanos 12.1-2, diz que a vida toda do homem alcançado pela graça deve ser um culto de adoração a Deus. “O termo “corpo” significa o homem total com todas as suas relações humanas”. Podemos dizer como o Rev. Hernandes Dias Lopes que a nossa teologia não deve ser dissociada da pratica e nem o nosso culto solene do nosso culto diário. Precisamos de uma ortodoxia = Doutrina fiel, mas também de uma ortopraxia – prática fiel. Baseado no texto lido, alumiado pela luz do Espírito Santo, quero trazer uma mensagem com o tema inserido abaixo:
TEMA: O CULTO VERDADEIRO

1.      O MOTIVO DO CULTO: AS MISERICÓRDIAS DE DEUS. V.1
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
Pelas misericórdias de Deus podemos oferecer um culto (sacrifício, onde se escolhe o melhor para Deus, usar a melhor roupa, sapato, perfume que tiver para cultuar a Deus. Ex: Caim e Abel; Gn 4.1-7) este culto (sacrifício) deve ser:
a)     Vivo. “...Sacrifício vivo...”
Contraste com a oferta material, animal morto repetido todos os anos, agora o culto era ao cordeiro que foi morto (I Pe 1.18-20), ressuscitou (Rm 4.25) e estava vivo pelos séculos dos séculos (Ap 1.17-18), nós crentes não carregamos o “senhor morto”, o nosso Senhor está vivo. ALELUIA!! NOSSO CULTO É VIVO!!
Para Jesus precisamos oferecer um culto vivo, solene com a vida e jamais um culto morto sem alegria. Um grupo de pastores decidiram visitar um leprosário e nos momentos de culto ali perceberam um homem no canto que havia perdido quase todos os movimentos devido ao avanço da lepra e isolado com os demais, ele no momento dos cânticos, orações e pregações de pastores que ali iam visitar ele levantava o único dedo que sobrou na mão direita todo o tempo, aquele homem com aquele gesto estava dizendo eu presto culto, adoro a este Deus. O culto daquele leproso era um culto (sacrifício) vivo. ALELUIA!!!
b)     Santo. “...Sacrifício ... santo
Separado para o uso de Deus, distanciado do pecado. Deus repreendeu Israel por causa dos seus ajuntamentos sem vida de santidade, eram formais no culto e sua vida era uma desgraça. Veja o que Deus disse ao povo de Israel:
“Não posso suportar pecado associado ao culto solene” (Is 1.13)
c)     Agradável a Deus “... Sacrifício... agradável a Deus...”.
Segundo a vontade de Deus, não sou eu que devo gostar do culto, mas Deus é que deve gostar ou não gostar do nosso culto, pois o culto é para Ele e não para mim.
Existe certo pregador que fazia propaganda da sua igreja dizendo: “Eu sou o profeta das nações e se você quiser ouvir sobre cura, prosperidade, prego. Aqui eu prego o que você quer ouvir.” O culto não é teocêntrico, mas antropocêntrico. Muitos dizem que vêem assistir o culto, quem assiste o culto é Deus, nós viemos para prestar culto. GLÓRIAS A DEUS!!!
d)     Racional. “...Sacrifício... que é o vosso culto racional
O culto cristão é um culto inteligente, espiritual, onde a razão (mente) que coordena suas atitudes é dirigida por Deus em todos os seus caminhos. “Este é o caminho andai nele” (Is 30.21).
“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hb 11.3) 
A fé cristã torna as pessoas inteligentes e jamais néscias, culto onde as pessoas fazem coisas loucas como um determinado DVD que me presentearam e as pessoas ficavam rodando feito peru de natal bêbado, outros caindo pelo chão e dizendo que caíram pelo poder de Deus, e ainda alguns com uma gritaria terrível, quando pergunta-se a respeito da veracidade disto com a Bíblia dizem que é mistério, só entende quem é espiritual. Meus irmãos deixemos de meninice e leiamos a Bíblia. Em nome de Jesus!
O apóstolo Paulo orienta-nos a orar com o espírito, mas também com a mente (I Co 14.15)

2.      A EXIGÊNCIA DO CULTO: A TRANSFORMAÇÃO DA VIDA. V. 2A
“E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”
a)     Não viver de acordo com as normas, modismos e invencionices deste mundo. “E não vos conformeis com este século (mundo)...”.
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” (I Jo 2.15)
Mundo neste texto é o sistema de rebelião contra Deus, por que já vi crente usar este texto para dizer que é pecado assistir copa do mundo, mas a Bíblia diz que o mundo (Planeta Terra) e os que nele habitam pertencem a Deus (Sl 24.1), Deus amou o mundo (judeus e gentios de as partes mundo e não apenas judeus como pensavam os judeus, Jo 3.16). Mundo tem vários significados depende do contexto onde a palavra está inserida. O que são práticas mundanas? São as práticas pecaminosas como: sensualidade (provocar desejo); sexo ilícito; vícios, bebidas, glutonarias, consumismo; mentiras; traições; roubos. Agora proibir jogar futebol dizendo que é coisa do mundo é não conhecer a Bíblia. Fujamos dos prazeres carnais!
b)     Ter a mente renovada pelo Espírito Santo. “... Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.
A atitude mental do crente deve ser remodelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito. Somente através dessa renovação santificadora o crente torna-se sensível o bastante para discernir se o comportamento está de acordo com a vontade de Deus em cada situação vivida. O apóstolo Paulo fala que temos a mente do Senhor (I Co 2.16), Tudo isto porque recebemos o Espírito Santo ao conhecemos a Cristo, Ele nos auxilia na aplicação da Palavra de Deus para nossas vidas. Jesus disse que aquele que o ama deve guardar seus mandamentos (Jo 14.15). Nossa mente sendo renovada por Cristo, iremos pensar nas coisas do alto onde Cristo está assentado (Cl 3.2). “Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Se todo pensamento está cativo à obediência de Cristo, então toda a pessoa estará em sua totalidade submissa a Cristo com suas idéias, motivos, desejos e decisões. Ser transformado pela renovação da mente é ter implantada uma nova mente com Cristo no controle, isto acontece pela aplicação do evangelho pelo Espírito.

3.      O RESULTADO DO CULTO: EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS. V. 2B
Precisamos em nossa vida experimentar a vontade de Deus em nossa vida e o nosso culto não é apenas o momento na igreja, mas é todo nosso viver sendo um culto oferecido a Deus. Deus revela sempre a sua vontade para nós, devemos está atentos para aprendermos ao ouvirmos Deus falar conosco e cumprirmos sua vontade. Esta vontade é sempre:
a)     Boa (para o servo de Deus). “Para que experimenteis qual seja a boa... vontade de Deus”.
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. (Fp 2.13)
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28)
“Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, para que se conserve muita gente em vida.” (Gn 50.18-20)

b)     Agradável (a Deus). “Para que experimenteis qual seja a agradável... vontade de Deus”.
“Nele (Cristo), digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.” (Ef 1.11)
“Que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.” (Is 46.10)
Deus só faz o que lhe agrada e não o que agrada o homem, Deus não precisa adequar-se a nossos costumes, nossos costumes é que devem adequar-se a Deus e a sua vontade. A vontade soberana de Deus é sempre estabelecida, lembram do caso de Jonas que Deus disse que deveria se dispor para ir pregar em Ninive e ele dispôs-se para fugir para Társis, Deus fez que acontecesse tempestade no mar, o profeta lançado ao mar foi engolido por um peixe e vomitado na Praia de Ninive. Quando a vontade de Deus é que Jonas esteja em Ninive não adianta fugir para Társis que Deus o traz para Ninive. Se Deus te ordena pregar sua Palavra não fuja, lembre de Jonas, se você fugir, Deus vai em busca de ti. Quando Deus te quer em Ninive, não fuja para Társis. ALELUIA!!! GLÓRIAS A DEUS! ELE CUMPRE SEMPRE SUA VONTADE SANTA!!!
c)     Perfeita (infalível, dentro do plano perfeito de Deus). “Para que experimenteis qual seja a perfeita... vontade de Deus”.
O caminho do Senhor é perfeito; a Palavra do Senhor é provada” (II Sm 22.31)
“Deus é a minha fortaleza e a minha força e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.” (II Sm 22.33)
“Deus é perfeito em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras.” (Sl 145.17)
Deus tem uma vontade que é perfeita em todos os aspectos, sua vontade segue seus atributos de perfeição, santidade, justiça, imutabilidade e amor. Ele tem um plano para cada criatura, sua vontade revelada nas Escrituras levam o homem a uma relação de amor com Ele e com seu semelhante. Todos os momentos da nossa vida acontece um milagre, um Deus perfeito que habita homens imperfeitos alcançados por sua graça e Ele não se corrompe com nossas imperfeições, pelo contrário nos purifica. Nós diante deste Deus não temos outra alternativa a não ser adorar. ADORE A ELE AGORA!!! ALELUIA!!!
Um rei chamado Nabucodonosor da Babilônia, que levou Israel cativo, porque Deus permitiu, por causa dos pecados de Israel, achou que era o rei da cocada preta, foi confrontado por três jovens israelitas que estavam ali como escravos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não adoraram a imagem de ouro que Ele fez, foram lançados na fornalha de fogo ardente, os que os lançaram na fornalha morreram e eles ficaram passeando dentro do fogo sem nenhuma queimadura junto com um quarto homem que segundo a teologia era uma teofania, aparição de Cristo no Velho testamento (dn 3.1-27). Deus estava presente na fornalha e livrou seus servos. O rei continuou no seu orgulho e Deus o fez ficar abilolado, doido e ele começou a viver entre os animais e comer capim feito jumento, para reconhecer que havia um Deus Supremo acima de tudo e todos (Dn 4.31-33), quando chegou seu juízo novamente ele disse:
“Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorificarei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em, geração. Todos os moradores da terra são por eles reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exercito do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu esplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” (Dn 4.34-37)
Deus tem sua maneira de operar e o seu agir pode parecer estranho a mente humana, mas com certeza terminará no cumprimento da perfeita vontade Dele. Nabucodonosor teve que agir feito jumento para reconhecer a Supremacia de Deus e você reconhece a Senhorio perfeito de Deus?

CONCLUSÃO:
Aprendemos nesta mensagem sobre o culto verdadeiro e esboçamos os seguintes pontos:
a)     O Motivo do Culto: As Misericórdias de Deus.
b)     A Exigência do Culto: Transformação da Vida.
c)      O Resultado do Culto: Experimentar a Vontade de Deus
Podemos perguntar se nosso culto é centrado em Deus ou no homem ou se exalta as misericórdias de Deus ou a capacidade humana? Ainda questiono, nossa vida tem sido transformada por uma devoção cúltica a Deus ou achamos que culto solene é divorciado de culto pessoal? E podemos ainda questionar se temos experimentado a vontade de Deus na nossa vida ou se vivemos apenas teoricamente o evangelho sem uma vida relacional onde conhecemos sua vontade?
Pensemos nisso e experimentemos mais de Deus em nossa vida e se há alguém que ainda não tem um pacto com Deus, aceite o convite da graça recebendo Jesus como seu Senhor e salvador e terás um tesouro nos céus, a salvação e a companhia de Jesus por toda a tua vida e eternidade. (Mt 28.20)
APLICAÇÃO:
1.      Aos crentes: Peçamos ao Senhor que restaure o altar do nosso coração para que cultuemos a Deus de modo verdadeiro.
2.      Aos não-crentes: Pense na sua vida ela já foi transformada por Deus, se não, hoje é o dia que o Senhor preparou para encher a tua alma da sua graça, Ele está de mão estendida.
Música: Quando Jesus Estendeu a Sua Mão
Quando Jesus estendeu a Sua mão
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim
Eu era pobre e perdido, sem Deus e sem Jesus
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim


A minha alma estava longe do caminho do céu

Eu era pobre, desprezível pecador
Mas Jesus já transformou minhas trevas em luz
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim.

Agora me regozijo desde que o aceitei

E na tempestade eu posso sossegar
Pois com Ele estou liberto do perigo e do mal
Desde que estendeu a Sua mão para mim.  
Oração:
Pelos crentes: restauração
Não Crentes: Conhecimento de Deus
 
Referencias Bibliográficas:
A Carta aos Romanos, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1984.
Introdução ao Novo Testamento, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio -MG, 1976.
A Igreja Ensinadora, Dra. Sherron George, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1988.
Bíblia Genebra, SBB - ARA, Edição Ampliada, Ed. Cultura Cristã, Campinas - SP, 2010.
Pequeno Catecismo Católico, Ed. Associação Brasileira de Ajuda a Igreja que Sofre, São Paulo - SP, 2006.
Do Pentecostes ao Renascimento, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1988.
Introdução ao Novo Testamento, Rev. Luis Ricardo Cruz, CPO/NE, Apostila do 1° Ano, Garanhuns - PE, 2006.

Sermão Dominical do pb. Missº Veronilton Paz

Este é o esboço do meu sermão pregado na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote, onde sirvo como missionário voluntário, esta mensagem foi fruto da minha colheita de maná ensinada pelo Pr. Luis Ricardo no CPO/NE. Que Deus edifique sua vida como edificou a minha!

TEXTO: EZEQUIEL 37.1-14
 
EXÓRDIO:
Deus tem um chamado para cada um dos seus servos, fomos chamados do mundo para viver para glória de Deus (I Co 10.31) reconhecendo que é pecador (Lc 5.8), se arrependendo dos pecados (At 3.19) e confessando a Jesus como Senhor e Salvador (Rm 10.9,10; Mt 10.31), e chamados também sairmos das quatro paredes para evangelizar (At 1.8).  

NARRAÇÃO:
As imagens da visão de Ezequiel fazem relação com o povo de Israel que estavam que estavam no cativeiro da Babilônia sem esperança de restauração, como Deus chamou o profeta para levar esta mensagem de restauração também nos chama para os que estão sem esperança, longe da graça de Deus. Temos feito isso?

TEMA: O CHAMADO DE DEUS PARA SEU SERVO

1.       É SEMPRE PARA ONDE HÁ PESSOAS NECESSITADAS. V. 1-3

a)      Deus nos faz ver e sentir a necessidade das pessoas. V. 1-2

b)      Devemos confiar no agir de Deus. V. 3

2.       EXIGE UMA AÇÃO NOSSA: PREGAÇÃO DO EVANGELHO. V. 4-10

a)      A pregação do evangelho traz vida aos ouvintes. v. 4-9

b)      A pregação do evangelho deve ser conforme a vontade de Deus ordenada na Bíblia. v. 7a, 10a

c)       A pregação do evangelho leva a igreja ao crescimento. v. 10

3.       RESULTA NO AGIR PODEROSO DE DEUS. V.11-14

a)       Quando o homem perde a esperança, Deus age soberanamente. v. 11-13
Os termos “ossos se secaram”; “estamos de todo exterminados”, referem-se ao exílio que o povo vivia na Babilônia, onde o povo de Israel por causa dos seus pecados estava sofrendo. Semelhantemente a expressão “eis que abrirei a vossa sepultura”, é um termo figurativo, indica que a iniciativa de livrar o povo de Israel foi do próprio Deus, “sepultura” era o exílio, em que o povo estava preso como um defunto está preso à sepultura, só Deus pode dizer a um morto: “Vem para fora”; Deus também nos tirou de uma sepultura, chamada pecado, onde estávamos presos como um defunto a um caixão, e nunca vimos defunto pedir para mudar de caixão, ou trocar mortalha, pois está morto e preso ao caixão. Somente Deus pode pegar o homem morto em seu pecar e lhe ressuscitar, dando-lhe nova vida.
“Ele vos deu vida estando vós mortos em delitos e pecados”. (Ef 2.1)
“E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos”. (Ef 2.5)

b)      Deus nos aviva pelo seu Espírito. V. 14

1.       O espírito nos traz vida. V.14a

2.       O espírito nos faz conhecer o senhor. . 14b

CONCLUSÃO:
Se você acha que só há desgraça, meu/minha irmão (ã) o melhor de Deus está por vir em tua vida. Olhe para teu vizinho com olhos de misericórdia e pregue o evangelho para ele. Não espere uma voz do céu te mandar pregar, a Bíblia já te manda (Mc 16.15), o Espírito Santo está em ti e encherá tua boca (Sl 81.10).

APLICAÇÃO:
 Cântico: NC 107 “Ao Pé da Cruz”
Oração: Pelos presentes e com eles
Desafio: Crentes à consagração e pregação da Palavra; não crentes à Salvação pela entrega pessoal a Cristo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Bíblia de Genebra, ARA Ampliada, Ed. Cultura Cristã.
Revista Igreja e Missão, Ed. Didaquê.
Apostila Introdução ao Velho Testamento, Rev. Luis Ricardo Monteiro da Cruz, CPO/NE, 2006.
Introdução ao Velho Testamento, Willian Smith, CEIBEL.