sexta-feira, 3 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.35-42 (O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS - OBJETIVO - SEXTA PARTE) - PRIMEIRA MENSAGEM

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 1.35-42
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

INTRODUÇÃO
No discurso existem três pessoas: A pessoa que fala (eu), a pessoa com quem se fala (tu, você) e a pessoa de quem se fala (ele), um testemunho não é falar de si, é falar de alguém, quando se testemunha sobre Jesus, o objetivo não pode ser falar de si, das suas habilidades, caprichos e desejos, João Batista tanto falou sobre Jesus que o seu objetivo foi alcançado, sobre o objetivo do testemunho iremos tratar neste instante continuando a temática sugerida.

TEMA: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS – O OBJETIVO - SEXTA PARTE

1.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE APONTAR PARA JESUS. V.35-36
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”

1.1  Cristo é a conteúdo central de todas as Escrituras. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

1.2  Cristo é a revelação perfeita do Pai aos homens. Jo 1.18
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

1.3  Cristo é superior aos que ensinam sobre Ele. Jo 1.30
“É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim”.

2.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE LEVAR PESSOAS A SEGUIR JESUS. V.37-39
37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima”.

2.1  Para seguir Jesus o homem precisa ouvir falar sobre Jesus. V.37
“Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus”.

2.2  Para seguir Jesus o homem precisa ser sincero diante de Cristo. V.38
“E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes?”

2.3  Para seguir a Jesus o homem precisa ter proximidade com Jesus. v.39
“Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima”.

3.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE ENCORAJAR OS CRENTES A SALVAR OUTRAS VIDAS. V.40-42
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

3.1  O discípulo de Cristo inicia a sua pregação pelos seus parentes. V.40-41a
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão [...]”

3.2  O discípulo de Cristo prega somente sobre Cristo. V.41b
“[...] a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)

3.3  O discípulo de Cristo sabe que seu testemunho por si só não salva, a palavra de salvação vem de Cristo. V.42
“e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

CONCLUSÃO
Examinamos nesta mensagem que o Testemunho tem por objetivo: Primeiro, Apontar para Jesus: Como o conteúdo central das Escrituras, a revelação perfeita do Pai e, também superior aos que ensinam sobre Ele. Segundo, Levar Pessoas a Seguir Jesus: Ouvindo sobre Jesus, tendo sincero diante Dele e, tendo proximidade com Ele. Terceiro, Encorajar os Crentes a Salvar outras Vidas: Começa pelos parentes, prega somente Cristo e, reconhece a incapacidade de seu testemunho de salvar sem a ação de Cristo. Você tem testemunhado sobre Jesus? Você já tem Cristo como o teu Senhor e como o teu Salvador? Lembre-se que para testemunhar sobre Jesus você precisa primeiro ter Ele em sua vida. Reflita se você já pertence a Ele e assim poderá testemunhar.


AUTOR: Missionário Veronilton Paz da Silva

quarta-feira, 1 de março de 2017

MANÁ DIÁRIO - GÊNESIS 37.12.17 (JOSÉ, O FILHO OBEDIENTE AO SEU PAI)

MANÁ DIÁRIO – GÊNESIS 37-12-17
12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém, 13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui. 14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém. 15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras? 16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho? 17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã”.

JOSÉ, O FILHO OBEDIENTE AO SEU PAI
Certa feita uma mãe que perdeu um filho em um acidente expressou uma frase que ficou marcada na mente de todos, dizendo que: “Meu filho sempre foi obediente, nunca transgrediu uma ordem minha”, isto nos leva a pensar sobre a questão da obediência que devemos ter aos pais, autoridades, acima de tudo, a Deus. José dando provas da sua obediência às ordens do seu pai, saiu para cumprir ordens dele, apesar de ser filho da mulher amada de Jacó, Raquel, ao contrário de se tornar um filho encostado, preguiçoso, desobediente, por causa da posição de proximidade que tinha junto ao seu pai, não foi isso que ele fez. Pelo contrário, foi obediente ao seu pai, se destacando não pelos mimos do pai a ele, e sim pela sua dedicação obediente a ele, sobre isto iremos extrair algumas lições praticas para a nossa vida.

Primeira, A obediência de José era digna de ser seguida porque ele fazia sem reclamar. Jacó precisou de José para ir procurar seus irmãos e saber como estavam, podemos examinar isto na passagem: “12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém, 13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui” (v.12-13). Podemos observar que Jacó deu uma ordem para que José fosse naquela missão, quem sabe José foi levando comida, água e outras coisas de necessidade deles, justamente para aqueles que zombavam dos seus sonhos, que lhes demonstravam ódio, ele poderia ter argumentado com o seu pai, mas ao contrário disto, obedeceu sem questionar dizendo: “Eis-me aqui”. Como você tem agido diante das ordens dos seus pais, autoridades, igreja, Deus? Obediência não deve ser forçada, mas feita de maneira voluntária, sem reclamar. Cristo disse que nos tinha como amigos (Jo 15.15), o que ele falava era de uma relação pessoal, nossa obediência não era por medo de um senhor carrasco, mas para satisfazer um amigo querido, faça como José diga eis-me aqui para obedecer Senhor, para o que o Senhor quiser. José além de obedecer sem reclamar, cumpria as ordens do seu pai em qualquer circunstancia, isto será visto agora.

Segunda, a obediência de José era digna de ser seguida porque ele fazia mesmo se isto trouxesse dificuldades para ele. Aquele menino era pau para toda obra, não se preocupava em fazer outra coisa senão agradar ao seu pai, sem pensar nos revezes, conforme se registrou: “14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém. 15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras?” (v.14-15). Andando por aqueles vales, montes ele poderia encontrar animais selvagens, peçonhentos, etc. Ele chegou a ficar errante pelo caminho, mas estava disposto a obediência, não estava se preocupando com isso, mas em obedecer ao seu Pai, no NT temos um homem que disse não ser a vida preciosa desde que cumprisse o seu ministério, ou seja, para ser obediente a Deus, poderia até morrer (At 20.24), Jesus disse que aquele que é fiel até a morte receberá a coroa da vida (Ap 2.10). Mesmo que surjam as dificuldades seja obediente meu irmão, obedeça ao Senhor de todo o seu coração. José não se preocupou com os problemas, para ele o importante era ser obediente. Temos sido obedientes nas horas das dificuldades ou somente quando tudo bem? Guardamos os preceitos do Senhor quando o céu está lindo e cor de anil ou quando surgem as noites escuras e tempestuosas? José foi obediente mesmo quando se perdeu no caminho ficando errante e eu e você? Além de guardar as ordens do pai sem reclamar e mesmo passando por dificuldades ele também fez de maneira completa, assunto este tratado abaixo.

Terceira, A obediência de José era digna de ser seguida porque ele fazia de maneira completa. José obedecia as ordens de maneira completa, ele não negociava nem deixava sua obediência pela metade, vejamos o texto aqui está descrito: “16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho? 17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã” (v.16-17). Tozer disse que já tentou viver obedecendo a Deus pela metade e Deus pelas Escrituras o fez entender que com Cristo é tudo ou nada, que com Ele quem não ajunta espalha (Lc 11.23), não tente brincar com Deus achando que pode servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo, Faraó tentou fazer uma proposta para Moisés para o povo sair do Egito, Faraó fez propostas para Moisés que ficassem as mulheres, meninos, gado, e Moisés foi enfático dizendo que “nem uma unha ficará” (Êx 10.26), A obediência de Moisés foi semelhante a José, foi completa, o nosso coração não pode está dividido. José não parou até encontrar seus irmãos (v.17), ele obedeceu de maneira completa, não fez pela metade, Deus não aceita o homem pela metade, Deus não divide sua glória (Is 42.8), busque obedecer não fazendo quase tudo, mas tudo. Como disse Spurgeon: “Com Cristo é tudo ou nada”, assim imite o servo José, seja obediente de maneira completa.

Para Concluir gostaria de relembrar o que vimos sobre José e sua obediência, enfatizamos que: A sua obediência foi feita sem reclamar, mesmo em meio à dificuldades e, de maneira completa. Você é obediente? Tem feito alegre ou murmurando? Quando a coisa fica difícil obedece ou tira o corpo fora? Faz de maneira completa ou quase tudo? Queridos a obediência é uma marca evidente do cristão, além de prestar submissão aos pais, autoridades, igreja, você precisa obedecer à autoridade suprema que é o Deus Soberano, Criador e Sustentador do universo. A maneira de obedecer a Ele está contido nas Escrituras. Quer saber quais são as ordens de Deus para você, leia a Bíblia, obedeça a Deus e seja feliz!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PE (JMN/IPB); Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras – Língua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).