sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Culto Não Pode Parecer

Por Pb Veronilton Paz da Silva
Exaltação da irracionalidade...

Paulo apela para a coerência, supondo uma situação frequente na Igreja de Corinto. Imaginemos, diz o apóstolo, que haja um culto onde todos estejam presentes e começem a falar em línguas extranhas, sem interpretação (I Cor. 14.23-25).

O culto desorganizado é uma barreira à conversão.

Caso os incrédulos e indoutos, movidos pela curiosidade, entrassem no local de cultos onde os coríntios estavam reunidos, a reação deles seria supor que aqueles cristãos estavam loucos, por estarem agindo de foma tão irracional (I Cor. 14.23). O espetáculo de uma igreja reunida com todos falando ao mesmo tempo, funcionaria como uma barreira a conversão dos visitantes. Por outro lado, se a Palavra de Deus for anunciada e explicada de modo autêntico, ela penetrará como uma espada afiada nos seus corações e consciências, produzindo convicção de pecado (I Cor. 14.24,25).

Infelizmente temos visto coisas deprimentes acontecerem no seio de algumas igrejas neo-pentecostais. Dá-se mais tempo e crédito para canticos “proféticos”, mensagens “proféticas”, do que a genuína e sã doutrina da Santa Palavra. Parece que a mensagem bíblica não basta. Quando o culto virá um espetáculo, estamos beirando mais a encenação do que a espiritualidade resultante da unção do Espírito Santo. Devemos vigiar e combater verazmente estes “arranjos”, que mais servem para afastar os santos servos de Deus da edificação espiritual (I Sam. 15.22).

O culto cristão não promove escândalo.

Paulo mostra sua preocupação missionária, ao dizer que o culto cristão não deve parecer loucura aos incrédulos. Talvez os coríntios considerassem as línguas como tendo valor apologético, isto é, que servissem como demonstração aos incrédulos da presença de Deus no meio deles, durante seus cultos. Paulo, porém, não está persuadido por um tipo de espiritualidade que anula a razão ou o bom senso (I Cor. 10.31-33).

Figurativamente falando, ninguém pode por o Espírito Santo dentro de uma “caixinha de sapatos” e, com isso, limitar sua operação sobrenatural. Ele é absoluto e, assim sendo, está livre para agir como quiser. No entanto, não se pode dizer que o Espírito Santo é responsável por todo tipo patético de manifestações sobrenaturais, pois existem alguns fenônemos que chegam a beira do ridículo, se caracterizando por uma variedadede prodígios, incluindo espasmos, “descansar no Senhor”, glossolalia, ruídos semelhantes aos de animais e, especialmente, gargalhadas contagiantes, que vão desde o porteiro do templo até o pastor no púlpito. Nessas reuniões, os dirigentes de culto usam gestos característicos, sacudindo vigorosamente as mãos para cima e para baixo sobre a cabeça de alguma pessoa, ou ajuntando o ar num suposto e invisível recipiente de “benção”. Infelizmente, acontecimentos como estes, incluindo outros ainda mais escandalosos, têm ganhado espaço em muitas igrejas dentro e fora do Brasil. Devemos estar alerta, pois Paulo escreve: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos ultimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios” (I Tim. 4.1; I João 4.1).

A verdadeira espiritualidade não traz confussão.

A verdadeira espiritualidade no culto não anula o uso da razão. Cristãos cheios do Espírito não se portam como se estivessem em transe ou agindo irracionalmente. É verdade que sempre haverá os que chamam os cristãos de “loucos” ou “fanáticos”. Mas devemos viver de tal maneira que, se isso ocorrer, não seja por nossa infantilidade ou imaturidade. O próprio Paulo foi chamado de “louco” (Atos 26.24). O evangelho sempre parece loucura aos incrédulos. Mas, quando os próprios cristãos começam a se comportar como loucos, estão contribuindo para agravar a condenação deste mundo perdido.

Fonte: Revista Betel Jovens & Adultos – Professor. 19 de Setembro de 2004. Lição 12.
O Editor deste Artigo é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro, Professor da EBD, Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane (CEIBEL), Membro da Conselho do Fundeb em Monteiro, Reformado por Convicção.

6 Coisas que Não Te Impedirão

Por Marcelo Lemos

Em dias de pregação de um falso evangelho onde , infelizmente, grande parte daqueles que se dizem cristãos estão sendo persuadidos por falsos mestres a crerem que da forma como servem a Cristo estão garantindo sua salvação, dias onde os homems querem salvar a si mesmos, dias onde o evangelho verdadeiro já não se é pregado e muito menos praticado no meio dito evangélico, senti a necessidade de publicar em meu blog um de meus semões que tenho pregado em algumas tribunas onde sou convidado a falar. Mas antes de falar sobre o tema supracitado, gostaria de desculpar-me pela demora em atualizar minhas postagens, isso ocorreu devido ao fato de estar muito ocupado com minhas atividades universitárias, profissionais e também eclesiásticas, e sem contar que meu computador teve problemas esses dias!! rsrs….Pois bem…o que é o inferno e porque as pessoas temem ir para lá?…porque pouco se é pregado sobre ele?..quem o criou?… e quem será lançado neste lugar de tormento? A princípio para falarmos sobre esse assunto é necessário termos em mente que este lugar (o inferno)é real, e não é fruto de uma mente humana muito criativa, primeiro porque a doutrina do inferno é biblica(Sl 9.17)e segundo porque Jesus falou sobre ele( Mt 5.22) Esse já deveria ser um argumento esmagador contra aqueles que acreditam em um Deus que “ama” a todos ao ponto de não ter coragem de condená-los por toda a eternidade. Sim!!! o Homem longe de Cristo já está condenado!(Jo 3.18)

Em segundo lugar é importante sabermos que todo homem que vem a este mundo já está perfeitamente destinado ao inferno, a não ser que Cristo se compadeça dele e o salve! Essa é a doutrina da Depravação Total, ou seja, todo homem nasce completamente inimigo de Deus e sob sua fúria!..pode imaginar ser alvo das flechas venenosas da ira de Deus? Nem mesmo todo os exércitos desse mundo unidos se comparariam a tamanha destruição que a cólera de Deus pode provocar, agora imagine essa ira sobre uma unica pessoa,…..VOCÊ! Todo homem nasce imundo e cheirando mal as narinas de Deus, se não fosse assim não seria necessário Deus em Cristo ter morrido em nosso lugar, poderia ter sido qualquer outro, mas qualquer principiante em teologia sabe que o homem nasce com uma tatuagem em sua alma conhecida como “Pecado” que afasta o melhor homem desde mundo, tonando-o vil e podre aos olhos do Criador! Era isso que Paulo dizia aos irmãos romanos (Rm 3.1-20)

Terceiro, o inferno não é um lugar distante de Deus, essa idéia é uma idéia anti-biblica, o inferno é a consumação da ira de Deus…pois todos sabem que o diabo e ninguém nesse universo tem o poder de Criar qualquer coisa imaterial a não ser o Deus que é o Arquiteto do universo!!..logo, o inferno foi criado pelo próprio Deus para consumar sua ira sobre auqueles a quem Ele odeia!

Quarto, o Deus Soberano não sentirá nenhum tipo de arrependimento ao lançar alguns no inferno, essa falsa segurança de que Deus não terá coragem de o tal fazê-lo é oriunda do próprio Satanás que quer enganar os homens para que vivam no pecado e no engano de suas mentes corrompidas. Deus se sentirá realizado quando condenar os impios, porque a biblia diz que esses eram seus inimigos!!.. e estavam debaixo de sua ira!…acreditem os senhores ou não mas Deus os odiava!!(Rm 9.22)

Agora, após essas breves considerações, passarei a desmistificar algumas coisas nas quais alguns têm se “agarrado” para assim tentar aliviar suas consciências podres por saberem que estão desagradando ao Senhor dos Senhores….e por certo, nos corações dos eleitos de Deus, minhas palavras serão como bálsamo em feridas não cicatrizadas, proporcionando segurança em Cristo e certeza de sua eleição incondicional!

1-Obras. As obras têm sido o pricipal argumento daqueles que querem fugir da condenação do inferno. Acham que por fazerem coisas boas estão agradando a Deus, mas sabemos que qualquer obra longe de Cristo não possui valor algum muito menos salvifico, pois a Lei (obras) existiu justamente para isso, para anular todos os méritos humanos, provar para a humanidade que por nós mesmos estavamos completamente impossibilitados de aplacar a ira de Deus, ou seja, ninguém pode agradar a Deus pelo que faz, mas Crer é a unica forma de satisfazê-lo.(Ef 2.5-9)Não somos salvos pelas boas obras, mas sim para andarmos em boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andassemos nelas. Se obras pudessaem salvar alguém, então também não seria necessário Cristo ter morrido por nós, bastaria comprarmos nossas salvação com nossa bondade!!!…Idiotice, Tolice!! Isso é impossivel!!!…estamos longe de conseguirmos agradar a Deus pelo que fazemos, pois se fizermos tudo que nos for mandado, ainda somos inúteis diante da Grandeza de Deus, somente se Cristo estiver em nós é que podemos ser salvos!!

2-Religião- Esse também tem sido uma grande desculpa para os ímpios enganarem a si mesmos com relação a sua eternidade, infelizmente muitos estão dentro do sistema religioso e estão longe de serem salvos…me escute por favor!!…seu Dizimo não pode te salvar!…seus comparecimentos nos ensaios da mocidade não pode salvá-lo!!..sua saia, seu terno..nada disso pode salvá-lo!…somente Cristo pode fazer isso!…Deus está vomitando o sistema religioso atual!…acham que porque alguém levanta a mão em culto de domingo e lhes dão o número de seu telefone e endereço para visita já podem dizer que ganharam uma alma para Cristo….. isso é mentira! Eu tenho odiado com todas as minhas forças a religião contemporânea, porque estão enganando as pessoas com relação a sua salvação! Veja a postagem que precede essa e verá porque a sua religião não pode salvá-lo e porque você deveria odiá-la também! A religião tem sido a entidade que mais afasta o homem de Deus, pois lhe dá uma falsa segurança quando na verdade o lança com impetuosidade o condenando ao inferno!

3-Dons Espirituais- O erro com relação aos dons também tem sido muito presente no Cristianismo atual, principalmente em meio aos pentecostais que facilmente são ludibriados com esse argumento satânico!…Muitos acham que porque falam em linguas estranhas e profetizam estão em paz e de bem com Deus, se esquecem que Paulo quando foi se referir a igreja de Corinto os chamou de Carnais (e todos nós sabemos que carnal não entra no céu ok?) mesmo os irmãos daquela igreja desfrutando dos nove dons do Espírito! Alguns acham que depois de pecarem é só dobrar seus joelhos e falar em linguas e este será o sinal da aprovação de Deus…MENTIRA, MENTIRA E MENTIRA!!..se você pensa assim está profundamente enganado! Está indo para o inferno com suas linguas estranhas meu querido leitor! Outros julgam a espiritualidade dos outros pelo uso demasiado dos dons..pois quanto mais ele revela mais ele é homem de Deus, quanto mais ele profetiza, mais ele é usado por Deus! TOMEMOS CUIDADO!!! MUITOS NAQUELE DIA DIRÃO: SENHOR, SENHOR NO TEU NOME NÓS PROFETIZAMOS, NO TEU NOME EXPULSAMOS DEMÔNIOS E CRISTO DIRÁ: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.

4-Justiça- Outro engano ensinado pelos leigos é que o homem pode ser salvo se ele for justo, é um tipo de pseudo-santidade. Bom, acho que todo evangélico já encontrou um desses por ai, eles dizem: Eu não mato, não roubo, não adultéro e etc… Eles acham que isso pode salvá-los, mas como eu disse a princípio, mesmo que o homem pareça bonzinho, ele é IMUNDO, TOLO E INIMIGO DE DEUS..LOGO, ALVO DE SUA IMENSURÁVEL IRA!..Não há bondade alguma no homem, pois a bíblia diz que não há ninguém que faça o bem, não há um justo se quer e Isaias continua dizendo: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.(Is 64.6)

5-Crer na existência de Deus- Tiago afirma: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.(Tg 2.19) Perceba como acreditar na existência de Deus não é suficiente para a salvação, pois isso até o demônio pode fazer! É necessário uma fé salvadora, a mesma que Paulo falou aos efésios como citado acima, aquela que é dom gratuito de Deus para nossa salvação em Cristo! Se acreditar em Deus fosse suficiente, então toda a humanidade praticamente seria salva, pois até os ditos ateus em si mesmo acreditam em Deus, se fazendo de tolos para granjear algum alívio de consciência e isso também nos faria ter que acreditar que o universalismo é bíblico e todos nós sabemos que muitos são chamados, mas poucos escolhidos…Ore para que Deus deposite essa fé em seu coração, pois se não considere-se reprovado!

6-Outros caminhos-Existe um ditado maligno por ai que diz que todos os caminhos levam a Deus, o que é uma grande mentira, pois a bíblia diz que há caminhos que para o homem parecem direitos, mas no final são caminhos de morte (Pv 16.25) e a bíblia também afirma que os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos (Is 55.8-9)Só há um caminho que nos leve a Deus e seu nome é Jesus! Pois Ele mesmo afirmou: Eu sou O caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por mim!( Jo 14.6)Percebam que Jesus disse no singular, ou seja, O caminho e não os caminhos não é?….Logo, tentar enganar a si mesmo arrumando subterfúgios para se salvar é tolice,você estará na verdade condenando-se mais e mais, pois quem é sujo, suje-se mais ainda!

Soli Deo Gloria

Bruno Domingues

Fonte: blog Vox Dei

Canções Históricas

Veja Uma das Minhas Músicas Prediletas

Não Se Pode Matar Um Crente

Cecília de Souza/Moacyr Bastos



Não se pode um Crente!
Quem é salvo não morre, não!
Ele sobe à presença de Deus
Pra receber galardão
Roupas alvas, tão limpas e puras
Ele veste pra vida maior
Perde tudo por amor a Cristo
Pra viver em uma vida melhor.



Não, não se pode matar um crente.
E jesus realmente falou assim:
Quem perde a vida por mim
Tem sorte porque sua morte
Não é o fim.



Os romanos se divertiam
Vendo as feras matar os cristãos
Não sabiam que lá nas arenas
Gotas de sangue eram grãos
Que brotavam e se espalhavam
E de Deus recebendo poder
Pra provar aos reis deste mundo
Que um crente não pode morrer.



Meu irmão que estás com medo
De quem pode tua vida tirar
Pensas no inimigo maior
Que pode tua alma ceifar.
Ó não temes, nem cales ao mundo
Vai orando e buscando poder
E verás na hora da morte
Que o Senhor não te deixa

Timóteo, um líder digno de ser imitado.

Por Hernandes Dias Lopes.

Timóteo foi um dos líderes mais destacado da igreja primitiva. Não que fosse forte em todas as áreas. Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2). Timóteo foi educado à luz das Escrituras desde sua infância (2Tm 3. 14,15). Tanto sua avó Loide, como sua mãe Eunice eram mulheres comprometidas com Deus e com elas Timóteo aprendeu a ter fé sem fingimento desde a sua juventude (2 Tm 1.5).

Em Filipenses capítulo 2. 19 a 24, o apóstolo Paulo nos fala de algumas características desse importante líder espiritual.

Vejamos quais são essas marcas:

1. Timóteo, um líder que cuida dos interesses do povo. O líder é um sevo. Ele não visa seus próprios interesses, mas cuida dos interesses do povo de Deus. Timóteo não cuidava dos interesses do povo para alcançar com isso algum favor pessoal. Ele não usava as pessoas. Sua relação com as pessoas não era utilitarista. O apóstolo Paulo diz: “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide dos vossos interesses” (Fp 2.20). Jesus foi o maior de todos os líderes e ele disse que não veio para ser servido, mas para servir. Quando seus discípulos disputavam entre si quem era o maior dentre eles, Jesus tomou a bacia e a toalha e lavou os pés dos dicípulos. Liderança cristã é influência por meio do serviço abnegado.

2. Timóteo, um líder de caráter provado. Timóteo era um homem de Deus. Sua vida estava centrada em Cristo. Ele era comprometido com as Escrituras, fiel a Cristo Jesus e dedicado à igreja. Timóteo não buscava glória para si mesmo. Ele não construía monumentos ao seu próprio nome. Ele buscava na igreja os interesses de Cristo. Paulo denuncia o fato de existirem na igreja homens que buscavam interesses próprios, porém Timóteo, diferente desses, buscava os interesses de Cristo. Leiamos o registro do apóstolo: “…pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Fp 2.21).

3. Timóteo, um líder de caráter provado. Timóteo tinha zelo pela sua vida e também da doutrina. Ele era um homem consistente na teologia e na conduta. Seu caráter era provado.O apóstolo escreve: “E conheceis o seu caráter provado…” (Fp 2.22). Timóteo era um homem irrepreensível, que tinha bom testemunho dentro e fora da igreja. A vida do líder é a vida da sua liderança. Liderança não é apenas performace, mas sobre tudo, integridade. John Maxwell definiu liderança como influência. Um líder influencia sempre: para o bem ou para o mal. A liderança jamais é neutra. Um líder é bênção ou maldição. Timóteo era uma bênção, pois sua vida referendava seu ensino.

4. Timóteo, um líder consagrado à causa do evangelho. Timóteo não era um líder subserviente a homens. Ele servia ao evangelho. Paulo escreve: “…pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai” (Fp 2.22). Ele era servo de Deus, dedicado ao serviço do evangelho. Quem serve a Deus não se submete aos caprichos dos homens. Quem serve a Deus não depende de elogios nem teme as criticas. Quem serve a Deus não anda atrás de holofotes. Servir a Deus é servir ao evangelho, é colocar a vida a serviço do reino de Deus na proclamação e ensino do evangelho.

Estamos nos preparando para uma importante eleição de oficiais em nossa igreja. Que olhemos para o testemunho de Timóteo e busquemos em Deus a direção para a escolha da nossa liderança espiritual.

Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br

O amor restaurador do Pai e a volta do pródigo ao lar.

O amor restaurador do Pai e a volta do pródigo ao lar.
Por Hernandes Dias Lopes.

Em Lucas 15 Jesus contou três parábolas imortais. Todas elas têm a mesma ênfase: a restauração dos que haviam se perdido. Há algumas progressões nessas parábolas: de cem ovelhas, uma se desviou; de dez moedas, uma foi perdida; de dois filhos, um abandonou a casa paterna. A ovelha se desviou por descuido; a moeda foi perdida por negligência; o filho foi embora de casa por ingratidão. Nos três casos, há um processo de busca ou espera. As parábolas terminam com o mesmo enfoque, a alegria do reencontro com os que se haviam perdido. As três parábolas, embora com nuances diferentes, têm a mesma lição central: Deus ama os pecadores, mesmo aqueles que são enjeitados pela sociedade, ou rejeitados pela religião. Deus se alegra na salvação deles e festeja a sua volta ao lar. Vamos nos deter, agora, na última parábola.

Embora essa seja mundialmente conhecida como a parábola do filho pródigo, sua lição central recai não na fuga do filho rebelde, nem mesmo no seu arrependimento e volta ao lar, mas no amor gracioso do pai. A despeito do pródigo não valorizar o conforto do lar nem a companhia do pai e do irmão; a despeito do pródigo pedir sua herança antecipada e assim, considerar o seu pai morto; a despeito do pródigo romper os laços com sua família de forma tão radical e sair para uma terra distante para viver na dissolução, esbanjando os seus bens com os prazeres do pecado; a despeito do pródigo, com profunda ingratidão, ter calcado debaixo dos seus pés o amor do pai e todos os valores morais aprendidos com ele; a despeito do pródigo ter esbanjado toda a herança com vida desregrada e colher os frutos amargos de sua maldita semeadura; a despeito do pródigo voltar para casa maltrapilho e sujo, arruinado e falido, o pai corre ao seu encontro, o abraça, o beija, o restaura e celebra a sua volta. Esse amor restaurador do pai tem algumas características:

Em primeiro lugar, é o amor que procura e espera a volta do pródigo. Não é o homem perdido que busca a reconciliação com Deus; é Deus quem o procura, quem muda seu coração e quem o recebe de volta. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Tudo procede de Deus. É ele quem nos escolhe, chama, justifica, glorifica e festeja a nossa volta aos seus braços.

Em segundo lugar, é o amor que perdoa e restaura o pródigo. O filho pródigo não foi recebido de volta como um escravo, mas como filho. O pai corre ao seu encontro e o abraça e o beija. O pai manda lhe colocar vestes novas, sandálias nos pés e anel no dedo. O perdão é real e a restauração é completa. Para sermos reconciliados com Deus, três atitudes divinas foram tomadas: Primeiro, Deus não imputou a nós as nossas transgressões (2Co 5.19). Segundo, Deus colocou as nossas transgressões sobre Jesus (2Co 5.21a). Terceiro, Deus imputou a justiça de Cristo a nós (2Co 5.21). Estamos não apenas de volta ao lar, mas também perdoados e justificados.

Em terceiro lugar, é o amor que celebra a volta do pródigo ao lar. Deus não só perdoa e restaura, ele também festeja a volta do filho prodigo ao lar. Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Houve festa, música e alegria na casa do Pai, porque o filho que estava perdido foi encontrado, o filho que estava morto, reviveu. Deus se alegra quando os pródigos voltam para casa. Deus celebra com entusiasmo quando os pecadores se arrependem. Os anjos de Deus comemoram a chegada dos pródigos ao lar paterno. Deus tem prazer na misericórdia. Ele se deleita na salvação dos perdidos. Oh, amor bendito! Oh, graça infinita! Oh, salvação gloriosa

Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br