sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: O ANUNCIO DA CRIAÇÃO*


*TEXTO: GÊNESIS 1.3*

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz”.

*REFLEXÃO: O ANUNCIO DA CRIAÇÃO*

*INTRODUZINDO*, Houve uma declaração que Deus falou algo: *Disse Deus: *Haja luz; e houve luz*, isto é, quando Deus fala algo, Ele muda o estado de coisas. Ele declarou uma palavra criadora, uma palavra que transformou o nada em tudo. Quando Deus declarou a palavra não havia nada que o fizesse voltar atrás porque sua palavra é soberana. Deus soprou ao pronunciar a Palavra, este sopro trouxe sentido à existência. Algumas lições serão enfatizadas.

*PRIMEIRA, A VOZ SOPRADA DA BOCA DE DEUS (RUÁH ELOHIM) GEROU A CRIAÇÃO MATERIAL, BEM COMO A CRIAÇÃO ESPIRITUAL*. Deus criou com a sua boca a criação física visível com as águas, plantas, animais (Gn 1.3-25). Deus criou também a criação invisível a olho nu, seres que somente são vistos por instrumentos como microscópio. Deus criou além da criação física, também a espiritual como os anjos, eles servem aqueles que vão herdar a vida eterna. *Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?* (Hb 1.14). Deus criou também uma nova criação através do sacrifício de Jesus na cruz, afinal, aquele que está em Cristo é uma nova criatura, as coisas antigas já passaram e tudo se fez novo (II Co 5.17).

*SEGUNDA, A VOZ SOPRADA DA BOCA DE DEUS (RUÁH ELOHIM) ANIMOU A CRIAÇÃO MATERIAL, BEM COMO RENOVA A NOSSA VIDA ESPIRITUAL*. O sopro de vida de Deus trouxe vida para o homem feito de barro e ele passou a ser vivente (Gn 2.7). A voz soprada da boca de Deus trouxe ânimo para a criação, dinamizou tudo criado, depois de criar o mundo, povoou de seres em todas as partes. A voz do Senhor quando soprada da sua boca espalhou cores, brilho e beleza em todo o universo criado. Quando Deus sopra em uma direção, Ele traz vida, traz renovo espiritual e faz de um viver mórbido, uma vida nova e dinâmica.

*TERCEIRA, A VOZ SOPRADA DA BOCA DE DEUS (RUÁH ELOHIM) TEVE O SEU PROPOSITO REALIZADO, AINDA HOJE ELA NÃO VOLTA VAZIA*. Toda palavra que sai da boca de Deus tem um propósito, seja de salvação ou de juízo (Mt 10.32-33). A palavra de Deus é poderosa nas alturas, mas do que o som de muitas aguas, tem mais poder do que os vagalhões do mar (Sl 93.4), quando ele brada a sua voz desde os céus os montes tremem na sua presença (Is 64.3), sua voz quando fala para um coração, este se derrete na sua presença. Glórias mil vezes a este nome!!! A voz do Senhor é maravilhosa, Deus sopra a sua fala de maneira soberana e maravilhosa nas Escrituras (Jo 3.8), se você quiser ouvir Deus falar, ouça a pregação do verdadeiro evangelho. A voz do Senhor é tão maravilhosa que é mais importante para nós do que qualquer questão física, Jesus disse que nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor (Lc 4.4).

*CONCLUINDO*, Nós vimos que houve um anúncio na criação: *Haja luz; e houve luz*. Isso significa dizer que Deus soprou (Ruah Elohim), ele gerou a criação material, Ele pode renovar a nossa vida espiritual. A Palavra quando sai da boca Dele realiza um propósito de salvar quem crê e se entrega a Jesus e condenar quem não se entrega a Jesus pela fé. Que efeito você quer que esta palavra traga ao seu coração? Salvação ou condenação? Se quer salvação precisa entregar a vida a Cristo e abandonar todo e qualquer pecado. Quer fazer isso agora?

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: VOCÊ JÁ É UM FILHO (A) DE DEUS?*

 

*TEXTO: JOÃO 1.12-13*

*12* Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; *13* os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

*REFLEXÃO: VOCÊ JÁ É UM FILHO (A) DE DEUS?*

*INTRODUZINDO*, ser filho de alguém é pertencer aquela pessoa e herdar o que ela tem. Deus tem apenas um filho gerado por Ele, este é Jesus (Jo 1.18), mas, Ele adota homens como seus filhos por adoção através da pessoa bendita de Jesus (Ef 1.4-5). Será que já somos filhos de Deus? Iremos analisar isso através de algumas lições.

*PRIMEIRA, O QUE O RECEBE SE TORMA UM FILHO DE DEUS PORQUE CRÊ (CONFIA) NELE*. Aqui nesta passagem há um convite para se tornar filho de Deus, conforme vemos: *Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus [...*] (v.12a). Muitos dizem que todos são filhos de Deus, o que é uma inverdade, pois as Escrituras afirmam que todos os homens sao criaturas de Deus (Mc 16.15). Aqui se refere a um privilegio que é se tornar filho de Deus (v.12), mas para isso é preciso receber a Jesus como o seu Senhor e Salvador, pois Ele é o Filho Unigênito de Deus nós filhos adotados por meio Dele. Quer ser filho de Deus, receba a Jesus!!!

*SEGUNDA. O QUE O RECEBE SE TORMA UM FILHO DE DEUS VIVENDO DEBAIXO DA AUTORIDADE DO SEU NOME*. O apostolo continua dizendo que para ser Filho de Deus precisa crê no Nome de Jesus, verifiquemos: *[...] a saber, aos que crêem no seu nome* (v.12b). Quando se fala no objeto da crença no nome de Jesus está falando sobre a autoridade de onde depositamos nossa fé, não é no pastor, não é no homem desta terra, pois maldito é o quem que confia no homem para salvação (Jr 17.5) e bendito é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor (Jr 17.7), a eficácia da nossa fé depende de onde a depositamos. o Hinário Presbiteriano tem uma canção que diz: *A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor*. A minha e a sua fé somente terá eficácia se for depositada na pessoa de Jesus!!!

*TERCEIRA, O QUE O RECEBE TORNA-SE UM FILHO DE DEUS PORQUE FOI REGENERADO POR DEUS SEM MÉRITO HUMANO*. João conclui esta seção tratando que aquelas pessoas que se tornaram filhos de Deus por meio da sua crença pessoal em Jesus, somente chegaram à fé porque o próprio Deus os levou ao novo nascimento, os tirou da morte espiritual (Ef 2.1), e os levou a uma nova vida em Cristo (II Co 5.17), aqui na passagem ele diz: *Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus* (v.13), ou seja, somente se chega a fé quem Deus o faz ter, quem Ele soberamente realiza uma obra salvifica e restauradora no seu coração, sem mérito humano algum, mas graciosamente. A salvação é uma obra graciosa de Deus sem que o homem mereça ou a conquiste por méritos próprios.

*CONCLUINDO*, você já é um (a) filho (a) de Deus? Você já tem certeza de salvação? Se você responde a ´primeira com um SIM e a segunda com um NÃO, então a sua primeira resposta não foi verdadeira, pois, Deus oferece certeza de salvação para todos aqueles que se tornam filhos de Deus ao receber a Cristo como o seu Único Senhor e Salvador (Jo 1.12; Jo 5.24; 6.47; 10.28). Mas, Jesus te oferece hoje a certeza de vida eterna se você se arrepender dos seus pecados e ter um encontro com Jesus, tornando-se um filho de Deus. Tudo isso que você viu aqui faz sentido para você? Se faz, gostaria de entregar-se a Cristo hoje?

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: DESOBEDIÊNCIA, UMA ATITUDE DE EGOÍSMO*

 


*TEXTO: AGEU 1.1-4*

*1* No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote. *2* Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada. *3* Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:*4* Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?”

 

*REFLEXÃO: DESOBEDIÊNCIA, UMA ATITUDE DE EGOÍSMO*

 

*INTRODUZINDO*, o povo de Israel estava vivendo em desobediência a Deus, andando na contramão do que Deus queria para eles, pois, quando o ser humano viver desobedecendo a Deus, torna-se insensível para ouvir a voz do Senhor o alertando, nós iremos aprender algumas lições sobre este assunto.

 

*PRIMEIRA, O EGOÍSMO É REPREENDIDO PELA PALAVRA DE DEUS*. Deus chamou o povo para ouvir a sua repreensão através do profeta, conforme verificamos: *No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote* (V.1). Deus usa seus servos que profetizam sua Palavra através da pregação para que as pessoas abandonem a desobediência. Se você está lendo esta mensagem, Deus está falando contigo e te conclamando a abanbonar toda a desobediência. Obedeça a Deus e saia desta vida de desprezo á sua Palavra!

 

*SEGUNDA, O EGOÍSMO FAZ O HOMEM DEIXAR SEMPRE O REINO DE DEUS EM SEGUNDO PLANO*. Nós observamos ainda que a desobediência nos leva a não priorizar o reino de Deus, segundo podemos obbservar: *Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada* (v.2). Quando vemos alguém que deixa as coisas de Deus de lado, elas estão em desobediência a Deus. Muitas pessoas se ausentam da reunião da igreja sem justificativa, as pessoas possuem tempo para tudo, mas não para Deus, o contexto aqui era o povo de Israel que se preocupava com seu bem estar enquanto a casa de Deus estava caindo aos pedaços. Eles não priorizaram o Reino de Deus e você como vai agir?

 

*TERCEIRA, O EGOÍSMO LEVA A OLHAR SOMENTE PARA O SEU UMBIGO*. Aquele povo era egoísta, se preocupava apenas consigo mesmo, consoante se relata: *3Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?* (vv.3-4). Aquela nação passou a se preocupar com suas vontades e caprichos, deixando de lado outras questões importantes tanto como com relação a Deus como ao próximo, pois, além de deixar a casa de Deus em ruínas, eles cometiam injustiças socais (Jr 22.13), violência (Mq 2.2), roubos (Hc 2.9), desprezo á família (Ml 2.16), isto demonstra que o egoísmo atrapalha a vida nossa e a dos outros também, bem como nossa comunhão com Deus.

 

*CONCLUINDO*, o egoísmo deve ser abandonado, pois, ele atrapalha a sua comunhão com Deus e com o próximo, bem como, ela nos isola e nos faz viver ma vida cada dia mais solitária, devido a isto você precisa ainda hoje largar todas as práticas egoístas, priorizar o reino de Deus e aqueles que mais precisam. Deus abençõe!!!

 

*AUTOR*: Pastor Veronilton paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos Evangelizando o Brasil.

 

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 1.3-4

TEXTO: II CORINTIOS 1.3-4

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”.

INTRODUÇÃO

Um dos pilares da Reforma religiosa do Séc. XVI foi a ideia que a glória e o louvor devem dados somente a Deus, este ensino foi resumido na frase: “Soli Deo Glória” - “Glória a Deus Somente”. Este ensino é seguido de perto na teologia, vida e culto pelas igrejas reformadas. Paulo nesta carta, antes de defender a sua autoridade apóstolica, exalta a Deus, sobre esta exaltação ao Senhor iremos aprender algumas lições tendo através do tema exposto.

TEMA: O SERVO DE DEUS EXALTA SOMENTE O SRNHOR

1. ELE EXALTA DEUS POR QUEM ELE É. V.3

Paulo vai declarar que Deus é bendito (Gr. “eulogimênos, fonte de todas as bençãos), podemos examinar este termo no Novo testamento se referindo a Deus em outras ocaiões: Efésios 1.3-4, Deus é enfatizado pelo que fez no passado ao nos escolher antes da fundação do mundo e I Pedro 1.3, no qual Deus é louvado pelo futuro de esperança eterna que nos dá, aqui Paulo destaca três características sobre Deus.

a) Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. V.3a

Paulo vai fazer uma distinção entre o Pai e o Filho ao dizer: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo [...]” (v.3a), lembremos que a distinção aqui não é na essência, mas nas pessoas da Trindade, pois as Escrituras que o Pai é Deus (v.3a), que o Filho é Deus (Jo 1.1; Jo 5.18) e que o Espírito Santo é Deus (At 5.3-5). O Filho é gerado do Pai, sendo Ele a exata expressão de Deus (Hb 1.3). Warren Wiersbe afirma que chamar Deus de Pai de Jesus é dizer que por meio Dele nos tornamos filhos de Deus por adoção (Jo 1.12, Ef 1.4-5) e, além de rececermos o privilégio de falarmos com Ele livremente por meio de Jesus (Ef 3.12), recebemos uma herança eterna nos céus, a vida eterna (I Pe 1.4). louvado seja Deus!!!

b) Deus é o Pai de misericórdias. V.3b

O apóstolo vai afirmar ainda que Deus e o Pai de onde vêem as suas misericórdias, vejamos: “Bendito [...] o Pai de misericórdias [...]” (v.3b). Luis Bonnet afirma que “quando afirmamos o termo assentado por Paulo neste trecho não significa que Ele é apenas misericordioso, mas que a fonte de todas as misericórdias que recebemos vêem Dele”. Até mesmo, os gestos misericordiosos que os homens demonstram uns com os outros têm sua fonte primária em Deus. Dele vem a misericórdia para não nos dá a condenação que merecemos, mas, a salvação que nunca fizemos juz.

c) Deus é a fonte de toda consolação. V.3c

Paulo destaca mais uma característica de Deus aqui que é ser o autor e fonte da consolação, consoante se examina: “Bendito seja [...] o Deus de toda consolação!” (v.3c). A nossa alma somente encontra consolo em Deus. A palavra consolo (Gr. “Parakleseos”, conforto interno). Indica, então, que o consolo que o Senhor nos oferece é no coração, não depende das circunstancias externas, como afirmou Santo Agostinho: “O coração possui um vazio do tamanho de Deus que somente Deus pode preencher”, ou seja, Deus traz o verdadeiro consolo ao coração. Se seu coração estiver pesado, entregue tudo a Cristo agora e seja consolado.

2. ELE EXATA DEUS PELO QUE ELE FA Z. V.4

Paulo destaca aqui, além daquilo que Deus é para nós, o que Ele faz por nós, que é nos ofereccendo o seu consolo ou conforto, para que prossigamos na nossa caminhada cristã. sobre isto algumas verdades devem ser verificadas.

a) O nosso conforto vem de Deus. V.4a

Paulo então declara novamente que nosso consolo ou conforto vem de Deus, conforme vemos: “É ele que nos conforta [...]” (v.4a). O termo grego usado aqui é “parakleseos” que indica um consolo confortador. Deus é quem nos consola, as pessoas não estarão sempre conosco, elas são limitadas, mas Deus sempre estará sempre conosco, mesmo quando estivermos isolados das pessoas, Ele estará sempre presente para nos consolar, devido a isto que Paulo afirma que é Deus que nos consola, conte a Ele onde está a sua dor, fale com Ele onde está doendo, pois seu consolo vem somente Dele!!! BENDITO É O NOME DO SENHOR!

b) O nosso conforto acontece mesmo nas tribulações. v.4b

Paulo acrescenta que Deus nos consola mesmo quando estamos passando por momentos doídos, nas agruras da vida, como pode ser exaurido na passagem: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação [...]” (v.4b). Deus está conosco nas tribualações da vida, seja, nas fornalhas, tempestades, lutas, etc. Deus não nos promete livrar dos problemas, mas estar conosco em meio a eles. Quando estiver nas maiores angústias, chame por Ele que Ele vem, como afirma A. W. Tozer: “A distancia entre sua luta e Deus é apenas uma oração”. Clame por Ele! Glórias ao Nome do Senhor!!!

3. ELE EXALTA DEUS PELO QUE ELE FA Z ATRAVÉS DO SEU POVO. V.4

Depois de exaltar Deus por quem Ele é, pelo que fez por nós, ele também exalta o Senhor por causa daquilo que Ele faz por nosso intermédio, conforme veremos a seguir.

a) Deus nos permite passar por tribulações.

Uma verdade que precisamos entender na nossa vida é que Deus permite lutas tribulosas na vida dos seus filhos, pois o texto diz: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação” (v.4a), isto indica que as tribulações não são permitidas por Deus para nossa destruição, mas para execução de plano maior em nosso favor, o exemplo é a história do servo José vendido pelos irmãos, injustiçado no Egito, preso e esquedido por um copeiro que ele ajudou, mas no tempo de Deus, Ele interpreta os sonhos de Faraó, torna-se governador do Egito, mas quando seus irmãos aparecem no Egito para comprar comida, José diz que não foram seus irmãos que o enviaram para o Egito, mas Deus o havia enviado (Gn 45.8). Por trás da face carrancuda dos eventos tribulosos há a mão de Deus guiando tua vida. Aleluia!!!

b) Deus nos consola nas tribulações.

Paulo além de relatar que Deus permite que enfrentemos tribulações, Ele nos traz o devido consolo, sobre isto o texto afirma: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação”(v.4b). O Senhor promete que nos ajuda e consola quando passamos por tribulações por caussa do evangelho. Precisamos distinguir as lutas pelo evangelho daquelas que passamos por causa dos nossos erros, se as lutas que enfrentamos provém de atitudes erradas nossas, precisamos nos arrepender e pedir a Deus que nos ajude. Porém, quando enfrentamos lutas pelo evangelho devemos glorificar a Deus e saber que Ele está conosco em todos os momentos nos consolando.

c) Deus nos usa para consolarnos outros que passam pelo que passamos.

Deus permite que passemos por lutas, angústias e tribualações, bem como, Ele nos consola, trazendo o conforto necessário, para que possamos confortar outros que passem pelas mesmas lutas, vejamos: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (V.4c). Deus quer te usar para que você, com o mesmo consolo que recebeu de Deus possa conosolar outros. Há muitas pessoas sofrendo, angustiadas, sem tino na vida, nós precisamos exercer o ministério de consolo com estas pessoas. Você está disposto (a) a ser um canal de benção para as pessoas?

CONCLUSÃO

Paulo exaltou a Deus por quem Deus é: Pai de Jesus, Pai de misericordia e Deus de toda consolação. Exaltou o Senhor pelo que Ele faz por nós: Nos consola em toda a tribulação. Exaltou Deus pelo que Ele faz por meio de nós: Usa-nos para consolar outras pessoas que já estão sofrendo. Aplicação: Devemos exaltar ao Senhor por sua graça derramada sobre nós, pois, tem sido conosco nas lutas, porém, Deus quer ser exaltado na nossa vida através do nosso agir indo ao encontro dos que sofrem, levando-lhes o consolo para o coração sofrido e para a sua alma. Devemos ser amigos que consolam os que sofrem e ao mesmo tempo devemos lhes apresentar o melhor amigo, que é Jesus. Você que entrou aqui hoje e não tem paz no coração, ou que estar passando por lutas angustiantes, quero lhe apresentar a única pessoa que pode te dar paz, alegria e certeza de salvação, você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.