segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 1.3-4

TEXTO: II CORINTIOS 1.3-4

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”.

INTRODUÇÃO

Um dos pilares da Reforma religiosa do Séc. XVI foi a ideia que a glória e o louvor devem dados somente a Deus, este ensino foi resumido na frase: “Soli Deo Glória” - “Glória a Deus Somente”. Este ensino é seguido de perto na teologia, vida e culto pelas igrejas reformadas. Paulo nesta carta, antes de defender a sua autoridade apóstolica, exalta a Deus, sobre esta exaltação ao Senhor iremos aprender algumas lições tendo através do tema exposto.

TEMA: O SERVO DE DEUS EXALTA SOMENTE O SRNHOR

1. ELE EXALTA DEUS POR QUEM ELE É. V.3

Paulo vai declarar que Deus é bendito (Gr. “eulogimênos, fonte de todas as bençãos), podemos examinar este termo no Novo testamento se referindo a Deus em outras ocaiões: Efésios 1.3-4, Deus é enfatizado pelo que fez no passado ao nos escolher antes da fundação do mundo e I Pedro 1.3, no qual Deus é louvado pelo futuro de esperança eterna que nos dá, aqui Paulo destaca três características sobre Deus.

a) Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. V.3a

Paulo vai fazer uma distinção entre o Pai e o Filho ao dizer: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo [...]” (v.3a), lembremos que a distinção aqui não é na essência, mas nas pessoas da Trindade, pois as Escrituras que o Pai é Deus (v.3a), que o Filho é Deus (Jo 1.1; Jo 5.18) e que o Espírito Santo é Deus (At 5.3-5). O Filho é gerado do Pai, sendo Ele a exata expressão de Deus (Hb 1.3). Warren Wiersbe afirma que chamar Deus de Pai de Jesus é dizer que por meio Dele nos tornamos filhos de Deus por adoção (Jo 1.12, Ef 1.4-5) e, além de rececermos o privilégio de falarmos com Ele livremente por meio de Jesus (Ef 3.12), recebemos uma herança eterna nos céus, a vida eterna (I Pe 1.4). louvado seja Deus!!!

b) Deus é o Pai de misericórdias. V.3b

O apóstolo vai afirmar ainda que Deus e o Pai de onde vêem as suas misericórdias, vejamos: “Bendito [...] o Pai de misericórdias [...]” (v.3b). Luis Bonnet afirma que “quando afirmamos o termo assentado por Paulo neste trecho não significa que Ele é apenas misericordioso, mas que a fonte de todas as misericórdias que recebemos vêem Dele”. Até mesmo, os gestos misericordiosos que os homens demonstram uns com os outros têm sua fonte primária em Deus. Dele vem a misericórdia para não nos dá a condenação que merecemos, mas, a salvação que nunca fizemos juz.

c) Deus é a fonte de toda consolação. V.3c

Paulo destaca mais uma característica de Deus aqui que é ser o autor e fonte da consolação, consoante se examina: “Bendito seja [...] o Deus de toda consolação!” (v.3c). A nossa alma somente encontra consolo em Deus. A palavra consolo (Gr. “Parakleseos”, conforto interno). Indica, então, que o consolo que o Senhor nos oferece é no coração, não depende das circunstancias externas, como afirmou Santo Agostinho: “O coração possui um vazio do tamanho de Deus que somente Deus pode preencher”, ou seja, Deus traz o verdadeiro consolo ao coração. Se seu coração estiver pesado, entregue tudo a Cristo agora e seja consolado.

2. ELE EXATA DEUS PELO QUE ELE FA Z. V.4

Paulo destaca aqui, além daquilo que Deus é para nós, o que Ele faz por nós, que é nos ofereccendo o seu consolo ou conforto, para que prossigamos na nossa caminhada cristã. sobre isto algumas verdades devem ser verificadas.

a) O nosso conforto vem de Deus. V.4a

Paulo então declara novamente que nosso consolo ou conforto vem de Deus, conforme vemos: “É ele que nos conforta [...]” (v.4a). O termo grego usado aqui é “parakleseos” que indica um consolo confortador. Deus é quem nos consola, as pessoas não estarão sempre conosco, elas são limitadas, mas Deus sempre estará sempre conosco, mesmo quando estivermos isolados das pessoas, Ele estará sempre presente para nos consolar, devido a isto que Paulo afirma que é Deus que nos consola, conte a Ele onde está a sua dor, fale com Ele onde está doendo, pois seu consolo vem somente Dele!!! BENDITO É O NOME DO SENHOR!

b) O nosso conforto acontece mesmo nas tribulações. v.4b

Paulo acrescenta que Deus nos consola mesmo quando estamos passando por momentos doídos, nas agruras da vida, como pode ser exaurido na passagem: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação [...]” (v.4b). Deus está conosco nas tribualações da vida, seja, nas fornalhas, tempestades, lutas, etc. Deus não nos promete livrar dos problemas, mas estar conosco em meio a eles. Quando estiver nas maiores angústias, chame por Ele que Ele vem, como afirma A. W. Tozer: “A distancia entre sua luta e Deus é apenas uma oração”. Clame por Ele! Glórias ao Nome do Senhor!!!

3. ELE EXALTA DEUS PELO QUE ELE FA Z ATRAVÉS DO SEU POVO. V.4

Depois de exaltar Deus por quem Ele é, pelo que fez por nós, ele também exalta o Senhor por causa daquilo que Ele faz por nosso intermédio, conforme veremos a seguir.

a) Deus nos permite passar por tribulações.

Uma verdade que precisamos entender na nossa vida é que Deus permite lutas tribulosas na vida dos seus filhos, pois o texto diz: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação” (v.4a), isto indica que as tribulações não são permitidas por Deus para nossa destruição, mas para execução de plano maior em nosso favor, o exemplo é a história do servo José vendido pelos irmãos, injustiçado no Egito, preso e esquedido por um copeiro que ele ajudou, mas no tempo de Deus, Ele interpreta os sonhos de Faraó, torna-se governador do Egito, mas quando seus irmãos aparecem no Egito para comprar comida, José diz que não foram seus irmãos que o enviaram para o Egito, mas Deus o havia enviado (Gn 45.8). Por trás da face carrancuda dos eventos tribulosos há a mão de Deus guiando tua vida. Aleluia!!!

b) Deus nos consola nas tribulações.

Paulo além de relatar que Deus permite que enfrentemos tribulações, Ele nos traz o devido consolo, sobre isto o texto afirma: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação”(v.4b). O Senhor promete que nos ajuda e consola quando passamos por tribulações por caussa do evangelho. Precisamos distinguir as lutas pelo evangelho daquelas que passamos por causa dos nossos erros, se as lutas que enfrentamos provém de atitudes erradas nossas, precisamos nos arrepender e pedir a Deus que nos ajude. Porém, quando enfrentamos lutas pelo evangelho devemos glorificar a Deus e saber que Ele está conosco em todos os momentos nos consolando.

c) Deus nos usa para consolarnos outros que passam pelo que passamos.

Deus permite que passemos por lutas, angústias e tribualações, bem como, Ele nos consola, trazendo o conforto necessário, para que possamos confortar outros que passem pelas mesmas lutas, vejamos: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (V.4c). Deus quer te usar para que você, com o mesmo consolo que recebeu de Deus possa conosolar outros. Há muitas pessoas sofrendo, angustiadas, sem tino na vida, nós precisamos exercer o ministério de consolo com estas pessoas. Você está disposto (a) a ser um canal de benção para as pessoas?

CONCLUSÃO

Paulo exaltou a Deus por quem Deus é: Pai de Jesus, Pai de misericordia e Deus de toda consolação. Exaltou o Senhor pelo que Ele faz por nós: Nos consola em toda a tribulação. Exaltou Deus pelo que Ele faz por meio de nós: Usa-nos para consolar outras pessoas que já estão sofrendo. Aplicação: Devemos exaltar ao Senhor por sua graça derramada sobre nós, pois, tem sido conosco nas lutas, porém, Deus quer ser exaltado na nossa vida através do nosso agir indo ao encontro dos que sofrem, levando-lhes o consolo para o coração sofrido e para a sua alma. Devemos ser amigos que consolam os que sofrem e ao mesmo tempo devemos lhes apresentar o melhor amigo, que é Jesus. Você que entrou aqui hoje e não tem paz no coração, ou que estar passando por lutas angustiantes, quero lhe apresentar a única pessoa que pode te dar paz, alegria e certeza de salvação, você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário