domingo, 15 de maio de 2022

REFLEXÃO: ANSIEDADE, VOCÊ NÃO PRECISA DELA! (I PEDRO 5.7)

*ANSIEDADE, VOCÊ NÃO PRECISA DELA!*

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).

Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade no texto original significa “estrangulamento”, pois ela sufoca as forças e esperanças daquele que se entrega as suas nuances. Pedro estava escrevendo para uma igreja perseguida, tentada a viver na ansiedade. Nesta parte ele diz que eles não poderiam nem deveriam dar lugar a este mal. Sobre isto nós veremos algumas lições.

*I. UM PROBLEMA: SER ANSIOSO* (v.7). A ansiedade aqui tratada não é a doença com causas naturais, mas a que é pecaminosa, fruto da desconfiança na fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas. O ansioso (pecaminoso) traz para si problemas físicos, psíquicos e espirituais, pois este problema pode levá-lo a ter doenças psicossomáticas, atingindo a mente e o físico. Também está com sua espiritualidade defeituosa, deixando de crê no suprimento das suas necessidades pelo Senhor, quando outros elementos da criação como aves e plantas que não trabalham são por Ele supridos (Mt 6.25-32). Além disso, viver ansioso é uma prova que Deus não é prioridade, pois se fosse o homem descansaria Nele e Ele cuidaria de todo o resto (Mt 6.33). Você é ansioso (a)? Se sim, estás com sérios problemas físicos, mentais e espirituais!

*II. UMA DECISÃO: LANÇAR SUA ANSIEDADE SOBRE DEUS* (v.7). Viver ansioso é uma decisão, abandoná-la também o é. Lançarr a ansiedade sobre Cristo significa colocar tudo na conta Dele, entregar tudo a Ele, descansar nas suas promessas. A causa da ansiedade não pode ser atribuída a outras pessoas e nem mesmo ao diabo, mas a própria pessoa que escolheu viver ansiosa. A decisão de abandonar a ansiedade é individual e intransferível, assim sendo largue toda a ansiedade, pois ela não te traz benefícios, somente problemas.

*III. UM RESULTADO: SENTIREMOS SEU CUIDADO SOBRE NÓS* (v.7). O resultado de abandonar a ansiedade é que experimentaremos o cuidado de Deus. A Escritura afirma que a oração confiante nos leva a largar a ansiedade e desfrutar da paz de Deus que excede todo entendimento (Fp 4.6-7). Também podemos contemplar na Palavra de Deus que quando o homem vem a Cristo cansado e oprimido pelos seus fardos existenciais receberá alivio e descanso (Mt 11.28-30). Cristo ainda ensina que se o homem priorizá-lo na sua vida, tudo o mais ficará sob os seus cuidados (Mt 6.33; Sl 37.5). Experimente abandonar a ansiedade e desfrutarás do cuidado de Deus em oração confiante, pois os resultados serão abençoadores!!!

Querido (a) irmão (a)s! A ansiedade (pecaminosa) é um problema que tem assolado muitas pessoas, até mesmo cristãos vivem sofrendo com este mal, devido a isto é necessária uma decisão de abandonar este inimigo íntimo através de uma vida de oração confiante. O resultado que a pessoa gozará na sua vida ao viver confiante em Deus é que se livrará da ansiedade, terá paz sublime e receberá alívio dos fardos pesados desta vida. Experimente confiar no Senhor e se ver livre de uma vez por todas da ansiedade. *PASTOR VERONILTON PAZ*

*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*

Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.