sábado, 9 de maio de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA: JESUS, O REI QUE AMA ESTAR NO MEIO DE PECADORES


TEXTO: LUCAS 23.32-33
32 E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele. 33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda”.

Inicialmente, gostaria de anotar que Jesus sempre esteve no meio de pecadores. Ele andou com eles, comeu com eles, devido a isto era recriminado pelos religiosos por causa do seu amor demonstrado por aquelas pessoas que já tinham sido alijadas da sociedade. Ele veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10), veio resgatar aqueles que ninguém dava nada por eles. O Senhor tem poder para transformar um ser inútil para sociedade em alguém útil e agraciada por Deus.

Nesta passagem escolhida, vimos que até mesmo na hora da sua morte, ele é colocado no meio de pecadores, entre dois malfeitores, criminosos que passaram a vida toda cometendo crimes. Todavia, na hora da morte aqueles homens se depararam com o Senhor da vida, Jesus estava ali sendo julgado entre pecadores. Algumas lições bíblicos sobre este auspicioso, bendito e eternal Rei.

Primeira, Jesus está no meio dos pecadores para levar-lhes a Palavra da Verdade. O Senhor sempre falou a verdade, mas não apenas isso, Ele era a própria verdade (Jo 14.6), esta verdade liberta: ”E Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). A Palavra que sai da boca de Jesus é a mais pura verdade, superior a palavra de reis e profetas, pois aqueles diziam “assim diz o Senhor”, mas Jesus dizia “Em verdade vos digo (Jo 5.24), isto indica que os profetas apontavam para Deus, Jesus apontava para si mesmo, Ele é Deus, Ele é a verdade pura e cristalina, superior a qualquer palavra proferida por quem quer que seja. Ao abrir as Escrituras desde Genesis 1.1 até Apocalipse 22.21, verás ecoar esta verdade bendita, Jesus é o sim, o amém de Deus, o cumprimento verdadeiro das promessas de Deus ao seu povo.

Alguns dizem que não existe verdade absoluta, mas nós cristãos cremos que as palavras que emanam da boca de Jesus em todas as Escrituras são absolutas em matéria de fé e prática para a vida de todo ser humano que levar a sério a vida espiritual. A verdade que procede de Deus ela inunda a nossa alma e traz refrigério para a nossa vida. Quem está em Cristo não pode viver uma vida de mentira, pois Cristo nos traz a Palavra da Verdade e por esta Palavra vivemos, nos movemos, existimos e o adoramos. Jesus é a Palavra Viva que desceu do céu, Ele sustenta todas as coisas (Hb 1.3). Ele é a Palavra da Verdade que quando vinda ao coração do pecador traz a fé que ele precisa para ser salvo, pois a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo (Rm 10.17). Somente Jesus pode revelar a Palavra da verdade ao coração do homem! Você já tem a Palavra da Verdade no seu coração?

Segunda, Jesus está no meio dos pecadores para convidá-los ao arrependimento. Jesus sempre está convidando os pecadores, esta foi sua primeira pregação: (Mt 4.17), ao longo do seu ministério Ele sempre convidou pessoas para que se arrependam dos seus pecados, pois se não se arrependerem todos irão perecer como atesta a Palavra de Deus: se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13.3). O arrependimento não é uma mensagem para que alguns pregadores ensinem, todos os pregadores deveriam pregar constantemente sobre arrependimento para remissão de pecados, pois esta foi a mensagem de Jesus, dos apóstolos, da igreja primitiva, até  hoje a nossa pregação nunca deve deixar de ter um confronto ao pecado, um convite ao arrependimento e um desafio para que o pecador tome uma decisão.

O pregador que não trouxe na sua mensagem um convite ao arrependimento não está imitando Cristo, não está pregando biblicamente, pois todo texto bíblico fala sobre Deus, de modo pessoal, possuem uma ordem divina, exala uma promessa do céu e um confronto ao pecado para que o homem possa se arrepender e abandonar os seus pecados. Jesus ao se deparar com a mulher a adúltera lhe fez este desafio: “vá e não peques mais” (Jo 8.11), pois o verdadeiro arrependimento leva a pessoa a fugir do pecado, causa uma tristeza pelo mal cometido e uma volta para Deus, abandonando todo e qualquer pecado. Jesus continua hoje convidando pecadores ao arrependimento, Ele está te chamando agora e dizendo: “Arrependa-se dos seus pecados”. Esta decisão precisa ser urgente, pois amanhã pode ser tarde demais.


Terceira, Jesus está no meio dos pecadores para lhes oferecer vida eterna. O maior homem que já passou por esta terra morreu de braços abertos oferecendo salvação à humanidade. Ele disse: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28), ou seja, a vida eterna é uma realidade na pessoa de Jesus. Ele te oferece salvação gratuita, segura e eterna. A maneira de tomar possa desta salvação é crendo na pessoa de Jesus e rendendo a sua vida a Ele como Jesus afirmou: “Em verdade vos digo que quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). A salvação está disponível para todos que reconhecendo-se pecadores passam a crer na pessoa de Jesus, o apostolo João afirmou esta verdade preciosa ao escrever que: 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
Aquele que tem o Filho tem a vida; 12 aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”
(I Jo 5.11-13). Esta salvação não depende de suas obras, pois ela é somente pela graça, por meio da fé, isto não vem do homem é um dom (presente) de Deus, não vem das obras para que ninguém se orgulhe (Ef 2.8-9), basta crê em Jesus!

Talvez algumas pessoas estejam na dúvida se são de fato salvas e surgem a pergunta: Será que sou um salvo? Como saber que tenho salvação? A resposta é bem simples, aquelas pessoas que creram em Jesus, continuam sendo pecadoras, porém, não tem mais prazer de viver no pecado: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (I J0 3.9), quando cometem algo que desagrada a Deus se entristecem e querem sair daquela situação, confessa o pecado a Deus e deixa de praticar: O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13), assim sendo, se você deseja servir a Cristo precisa abandonar todo o pecado, pois a causa da salvação é a graça de Deus, mas a evidencia visível da salvação é uma vida de boas obras, fugindo do pecado, vivendo para a gloria de Deus: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). No texto que lemos no inicio tem dois malfeitores, um deles permaneceu impenitente e o outro se arrependeu e ouviu de Jesus a promessa: “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Jesus nos oferece vida eterna segura e garantida! Você quer? Renda-se a Cristo ainda hoje!

Concluindo, queremos dizer que Jesus o Rei que ama habita no meio dos pecadores, faz isso porque ama pecadores, deseja que estes conheçam a Palavra da verdade, se arrependam dos seus pecados e tenham vida eterna. Este Ser Supremo e Celestial te ama e quer se dá a conhecer por ti. Entregue-se a Ele hoje e receba a certeza de Salvação, tenha toda a tua vida transformada pelo Poder de JESUS, O REI QUE AMA ESTAR NO MEIO DE PECADORES!!!

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva

quarta-feira, 6 de maio de 2020

PROGRAMA OPINIÃO E DEBATE SOBRE A PERSEVERANÇA DOS SANTOS.


REFLEXÃO BÍBLICA: NINGUEM FALA COMO JESUS


TEXTO: JOÃO 7.44-46
44 alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46 Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem”.

Incialmente, queremos dizer que Jesus é incomparável, ninguém se compara a Ele. Os guardas que foram enviados como seus algozes voltaram como diz o ditado “de mãos abanando”, sem trazer Jesus. A ideia dos religiosos era que Ele fosse trazido humilhado pela sua guarda. Quando chegam lá e são perguntados: Cadê o homem? Não mandamos vocês o trazer preso? Porque não trouxeram? Os guardas deram uma resposta que ecoou nos seus ouvidos, pois aquele que tentavam desqualificar era um Ser Divino, por isso que concordamos com aqueles guardas: Jamais alguém falou como este homem”, Porque ninguém consegue falar como Jesus, nesta reflexão queremos trazer uma resposta simples e envolta em humildade, porque Jesus é maior do que tudo que sabemos sobre Ele, Vamos em frente?

Primeira, Somente Jesus fala com autoridade divina. Jesus é o Deus feito carne, que tornou-se um de nós, sentiu as nossas dores, morreu a nossa morte para nos conceder a vida. Porém, mesmo Ele tendo recebido uma pele humana não deixou de ser Deus, Ele tem autoridade divina pois a sua autoridade se estende na terra e no céu (Mt 28.18), se sua autoridade estende até o céu, Ele tem autoridade como Deus e como homem (Jo 17.6), as suas palavras tinham uma autoridade divina tamanha que Ele sustenta o universo pela sua palavra (Hb 1.3).

A sua autoridade divina é vista nas suas palavras quando Ele declara aos ventos e ao mar e estes lhe obedecem (Mc 4.35-41), ordena aos demônios e estes batem em retirada (Mc 5.1-20), com a sua palavra cura as doenças (Mc 5.1-43), e na cruz do calvário com as suas palavras nos libertou definitivamente ao proferir: “Está consumado” (Jo 19.30), as palavras de Jesus possuem uma autoridade divina, tudo que Ele fala devemos obedecer, pois Ele tem toda autoridade e nós apenas devemos lhe obedecer.

Quando Ele profere uma palavra, não está falando como um mero homem como pensavam os arianos, mas como Deus, sua voz é tão poderosa que quando a ouviu caiu aos seus pés como morto (Ap 1.17), Suas palavras possuem autoridade divina e estas palavras transformam o mais perdido dos pecadores, sua palavra ressuscita até um morto de quatro dias (Jo 11.39-44) para provar a sua autoridade divina até mesmo sobre a morte! Ele é Deus! Sua Palavra tem autoridade divina! Ele pode com uma palavra apenas mudar toda a sua vida e todas as circunstâncias que o fazem sofrer!

Segunda, Somente Jesus fala de modo libertador. Quando Jesus pregou as pessoas, trouxe liberdade para elas, quando as suas palavras estão em nós temos verdadeira liberdade, pois ao conhecemos a verdade proferida pela sua boca, esta nos liberta verdadeiramente, conforme Jesus mesmo atesta: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32), ao ter contato com a Palavra de Jesus, elas modificam a nossa alma, nos libertam do pecado, do diabo e da carne, as palavras de Jesus trouxeram libertação para um homem perseguidor do cristianismo, sanguinário que estava odiando Jesus e os seus seguidores chamado Saulo de Tarso, tornando-o num pregador do evangelho (At 9.20), Ele transforma um desonesto e egoísta chamado Zaqueu em um homem honesto e generoso (Lc 19.8), Ele pode te libertar e te fazer ser uma pessoa transformada pelo seu poder.

A libertação precisa ser vista pelos que nos rodeiam, a nossa vida precisa ser uma carta aberta para que as pessoas leiam e vejam Cristo em nós (II Co 3.3), pois se a vida de Cristo não é enxergada em nós pelas pessoas, existe algo errado com a nossa fé, pois quando temos fé, esta é demonstrada através de uma vida de boas obras – obediência (Ef 2.10). Se você já foi liberto por Cristo não pode mais viver em pecado, alias, a liberdade que Ele nos deu não foi para viver na carne, mas viver no Espírito (Gl 5.16), agradando a Deus e tendo a sua vida como um testemunho vivo da graça transformadora de Jesus, vivendo para agradar a Deus em tudo. Não podemos ir além das Escrituras, nem ficar aquém do elas nos dizem, uma verdade inaudita que Deus nos revelou na sua Palavra é que Ele liberta pecadores para viver uma vida nova (II Co 5.17). Queira esta liberdade que a Palavra de Jesus traz para você!

Terceira, Somente Jesus tem palavras de vida eterna. Jesus estava rodeado de pessoas que diziam ser seus discípulos, pois comeram dos pães que Ele multiplicou (Jo 6.1-15), Jesus endureceu o seu discurso dizendo que o seu objetivo estava errado, pois não estavam ali por causa Dele, mas dos pães e peixes que Ele multiplicou (Jo 6.26-27), devido a este discurso muitos começaram a abandonar as fileiras de Cristo (Jo 6.66), alguém tentou interpelar Jesus para que fizesse um discurso mais agradável, pois aquele discurso era muito duro para ser suportado pelas pessoas (Jo 6.60). Jesus então chega para os doze e lhes desafia: “Porventura, quereis vós outros retirar-vos (Jo 6.67), ou seja, quem não suportar a minha verdade pode se retirar. Pedro, afoito como era, um homem entre trancos e barrancos, fraco e ao mesmo tempo sincero abre seus lábios e diz uma das maiores verdades da história do cristianismo, vejamos: 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68-69).

Queridos, talvez muitas vozes já se tenha feito ouvir por vocês e prometeu muitas coisas: As vozes do sexo descompromissado gritam PRAZER, DELE QUE VOCÊ PRECISA; as vozes do dinheiro mau adquirido gritam PODER, NECESSITAS DELE; as vozes do egoísmo gritem FAMA, SUCESSO, SOMENTE COM ELES SERÁS FELIZ. Mas, uma voz suave, tranquila que ecoa no mais profundo da nossa alma e diga VIDA ETERNA SEGURA E GARANTIDA, NÃO APENAS AGORA, MAS POR TODA A ETERNIDADE.  Somente Jesus tem vida eterna para dar, somente Ele pode te salvar. Somente Ele nos concede um lugar nas mansões celestiais!  Glórias a Jesus!!! Isto é que é Deus!!!

Concluindo, Aqueles guardar que voltaram sem levar Jesus preso, ecoaram na eternidade, e nós também queremos dizer como eles: ”Jamais alguém falou como este homem”. As suas palavras possuem autoridade divina, trazem libertação e vida eterna. Você já crê em Jesus, já foi liberto por Ele? Já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for negativa, entregue-se a Cristo ainda hoje, agora e receberás Dele a certeza de Vida eterna (Salvação). Você quer?

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva